Smartphone para pessoa mais velha até 120-150€

Loura Tuga

Power Member
Orçamento / Tipo de compra:

R: 150€ (max dos máximos)

[ ] Loja Online
[X] Loja Física
[ ] Aparelho Usado

Rede:

[X] Livre
[ ] MEO
[ ] Vodafone
[X] NOS

Estilo:

[ ] Indiferente

[ ] Monobloco (comum)
[] Touchscreen (Até 4.5")
[] Touchscreen (Até 5.5")
[] Touchscreen (Até 6")
[X] Touchscreen (Até 6.5")
[X] Touchscreen (Superior a 6.5")

Sistema Operativo:

[ ] Indiferente

[X] Android
[ ] iOS
[ ] BlackBerry

Tipo de Utilização:

[ ] Outra (Indicar na descrição do uso)

[ ] Leve (Utilização inferior a 2h por dia.)
[X] Moderada (Utilização entre 3 a 5h de utilização por dia.)
[ ] Intensiva (Utilização entre 6 a 8h de utilização por dia.)
[ ] Extrema (Utilização superior a 10h)

Características / Uso:

[ ] Outra (Indicar na descrição)

[Ligações/conectividade]
[ ] 3G
[ ] 4G
[ ] 5G
[ ] Dual-SIM
[ ] Suporte a eSIM
[X] WiFi
[ ] Hotspot WiFi
[ ] Bluetooth
[ ] GPS
[ ] NFC

[Características de hardware]
[ ] USB-C
[ ] USB OTG
[ ] Jack Audio 3.5mm
[ ] Câmara principal na traseira
[ ] Câmara ultra-wide
[ ] Câmara telephoto
[ ] Flash na(s) câmara(s) traseira(s)
[ ] Flash na câmara frontal
[ ] Ecrã Super Amoled / OLED
[ ] Sensor de impressão digital
[ ] Desbloqueio por rosto
[ ] Dual-core
[ ] Quad-core
[ ] Octa-core
[ ] Autonomia superior a 2 dias

[Características de software]
[ ] Aplicações
[ ] Development / Comunidade (Suporte after-market)
[ ] Documentos (Word, Excel, PDF, TXT, ..)
[X] E-Mail
[X] Filmes
[X] Integração com redes sociais (Facebook, Twitter, etc)
[X] Acesso à Internet
[ ] Videochamada

R: O telemóvel será para um pessoa já mais velha que queria um telemóvel que tirasse fotos mais ou menos porreiras, e que desse para andar pela internet (incluindo Facebook), whatsapp, ver vídeos, etc. O tablet dela também está já para o velhinho e os olhos não ajudam por isso acho que não se importaria com ecrãs maiores e algo em que conseguisse fazer algumas das coisas que agora faz no tablet. Quer comprar em loja física e prefere marcas que tenham boa assistência em Portugal por ser mais fácil para ela resolver se alguma coisa acontecer. Estava a ver se a convencia a esperar pela altura do ano novo que terá melhores promoções provavelmente, mas não sei se consigo!


Tenho estado fora do país por isso não estou minimamente por dentro da oferta e das promoções que por aí andam pelo que fico imensamente agradecida por qualquer ajuda que me possam dar! :)
 
O critério do mais velho é muito amplo. Estou entre os 40/50 e com miopia relativamente suave há coisas que faço no tablet porque no smartphone mesmo sendo de 6” fica pequeno. Como é emails, consulta de sites por um período mais prolongado. Se for alguém que tem dificuldades de visão um smartphone não vai substituir o tablet pelo menos de forma confortável. Tendo em conta o preço é encontrar o maior que se conseguir com um bom ecrã. Não valerá a pena investir num tablet?
 
Talvez para uma pessoa mais velha um ecrã de 720p seja mais indicado do que um 1080p...

A sério.
Toda gente que vê a mi A3 tem criticado que os 720p são piores.
Se 720p é melhor para uma pessoa que vê mal, então para quem vê bem muito melhor ainda será.
Outra coisa ainda é o brilho do mi A3 que no máximo é igual ao brilho médio do meu Nokia.
Ou seja, não tem brilho suficiente.
 
A sério.
Toda gente que vê a mi A3 tem criticado que os 720p são piores.
Se 720p é melhor para uma pessoa que vê mal, então para quem vê bem muito melhor ainda será.
Outra coisa ainda é o brilho do mi A3 que no máximo é igual ao brilho médio do meu Nokia.
Ou seja, não tem brilho suficiente.
É Oled.
Vês as coisas um pouco maiores.
Para pessoas mais velhas, é melhor.
O ideal seria a pessoa experimentar.
 
É Oled.
Vês as coisas um pouco maiores.
Para pessoas mais velhas, é melhor.
O ideal seria a pessoa experimentar.
Vejo as coisas maiores?
Isso é alguma app que se tem que instalar ou alguma função nas configurações?
É que o meu filho tem um Mi A3 e não se vê nada maior comparando com o meu Nokia que também tem android One.
 
Vejo as coisas maiores?
Isso é alguma app que se tem que instalar ou alguma função nas configurações?
É que o meu filho tem um Mi A3 e não se vê nada maior comparando com o meu Nokia que também tem android One.
Por definição um ecrã com menor resolução tem os ícones maiores (vês isso facilmente num ecrã de portátil, entre full HD e outro HD ready).
O telefone tem uma opção para alterar o tamanho das letras. Testa.
O caminho é:
Ecrã → Tipo de letra
Ou algo parecido.
 
Por definição um ecrã com menor resolução tem os ícones maiores (vês isso facilmente num ecrã de portátil, entre full HD e outro HD ready).
O telefone tem uma opção para alterar o tamanho das letras. Testa.
O caminho é:
Ecrã → Tipo de letra
Ou algo parecido.

Mas isso dá para alterar em todos telemóveis.
 
Qual é a resolução de um e de outro?
1080p.

Por definição um ecrã com menor resolução tem os ícones maiores (vês isso facilmente num ecrã de portátil, entre full HD e outro HD ready).
O telefone tem uma opção para alterar o tamanho das letras. Testa.
O caminho é:
Ecrã → Tipo de letra
Ou algo parecido.

Isso não é verdade.
Android não é Windows.

Os ícones nos telemóveis e boxes de TV de diferentes resoluções são iguais em tamanho.
 
Se a ideia é aumentar o tamanho de letra nas definições tanto faz se é 720p ou 1080p.

A vantagem das resoluções mais altas é poder diminuir os DPI ou diminuir o tamanho de letra sem que isso afecte a visibilidade do texto em letras pequenas.
 
Se tu o dizes....
Então o melhor é todos os telemóveis terem 720 de resolução que sai mais barato ...

Não, porque 1080p vê-se melhor.
A cima de 1080p é que num telemóvel já não vale a pena devido ao tamanho do ecrã.

Se a ideia é aumentar o tamanho de letra nas definições tanto faz se é 720p ou 1080p.

A vantagem das resoluções mais altas é poder diminuir os DPI ou diminuir o tamanho de letra sem que isso afecte a visibilidade do texto em letras pequenas.

Se colocas maior em 720p começas a ter os contornos redondos em serrilhado (tipo escada).
E em 1080p não.
Por esse prisma então não vale a pena ter 4K em TVs porque a resolução 720p também é sempre aumentada para o tamanho da TV.
 
Última edição:
Olá a todos,

Acabei por conseguir convencer a pessoa a esperar para ver agora as promoções, mas queria comprar nos próximos dias. Agradeço as recomendações de todos.

O critério do mais velho é muito amplo. Estou entre os 40/50 e com miopia relativamente suave há coisas que faço no tablet porque no smartphone mesmo sendo de 6” fica pequeno. Como é emails, consulta de sites por um período mais prolongado. Se for alguém que tem dificuldades de visão um smartphone não vai substituir o tablet pelo menos de forma confortável. Tendo em conta o preço é encontrar o maior que se conseguir com um bom ecrã. Não valerá a pena investir num tablet?

Mais velha é já na casa dos 70, embora sem grande problemas de visão. O tablet poderá ser para substituir mais tarde, mas na realidade a pessoa nesta altura pretende mesmo é um telemóvel até porque o dela já começa a falhar. Se calhar se estivesse em bom estado até poderia considerar comprar um telemóvel básico e um tablet em alternativa. Mas de facto é um bom ponto e vou fazer essa sugestão para ver o que a pessoa prefere.

A minha questão com ambos os modelos mencionados é que ficam um pouco acima da gama de preços mencionada (a não ser que não esteja a encontrar alguma promoção que haja embora tenha procurado). Há alguma alternativa numa gama de preços mais baixa que valesse a pena? Alguns que vi (incluindo com desconto na própria NOS):
Xiaomi Redmi 7 (32 GB) €87,99
Xiaomi Redmi 7 (64GB) €149,90
Xiaomi Redmi 8 (64GB) €154,90


Obrigada!
 
Última edição:
Back
Topo