Smartphone Qtek ou Nokia série N?

jorgebraga

Power Member
Smartphone Qtek ou Nokia série N?
Alguém me pode dizer qual a melhor opção?

ando indeciso.
pretendo que tenha WLAN e ferramentas de produtividade (word,excel,etc), MSN e acesso à net.

Aguardo respostas!
Obrigado
 
Se dás mta importancia à suite de produtividade então o PDA tem realmente uma grande vantagem... De resto depende muito do uso que lhe vais dar... Eu não trocava WM por qualquer Symbian...
 
Deixa-me só fazer um comentário pessoal.

Quem está à procura de um pda para substituír um portátil desengane-se. É IMPOSSÍVEL trabalhar eficazmente num pda. Dá para desenrascar de vez em quando, mas tirem a ideia de escrever relatórios, falar no msn ou coisas do género.

primeiro porque o input é complicado, mesmo com detecção de escrita. Só se arranjarem um teclado bluetooth externo, o que leva ao ponto seguinte:

- o ecrã é simplesmente demasiado pequeno. A produtividade a escrever por exemplo um relatório que tenha bastantes imagens ou gráficos é perto de nula. Dá para fazer umas correcções, mas nada mais do que isso. Ou então têm grande força de vontade, porque isto é uma das causas das maiores desilusões de quem compra um pocket pc.

em relação à pergunta do tópico, concordo com o God_Lx. Dificilmente trocava o WM por um Symbian non-UIQ. o UIQ já é um pouco mais avançado, mas temo que as aplicações aínda não estejam ao mesmo nível das de WM. Pelo menos uma coisa não está certamente: a interface.
 
Atenção, é preciso saber se eles está a falar do Windows mobile para smartphones sem touchscreen! Ou seja, fica tão ou mais limitado que S60, e a maioria dos smartphones com Windows Mobile edição smaprtphone têm uma resolução baixíssima.
 
Atenção, é preciso saber se eles está a falar do Windows mobile para smartphones sem touchscreen! Ou seja, fica tão ou mais limitado que S60, e a maioria dos smartphones com Windows Mobile edição smaprtphone têm uma resolução baixíssima.

True. Eu assumi que ele quis dizer pocket pc, mas se era realmente smartphone (na linha do antigo mpx200 e afins, por exemplo), então sim, o Symbian é melhor. Não é que seja melhor, mas para mim controlar o windows mobile sem touchscreen é o pesadelo.
 
Sim também assumi que tinha touchscreen como ele falou dos Qtek's...

E também concordo com o xtr3me quando falamos de tentar utilizar o PDA como PC... Dá para fazer bastantes coisas mas nada como um PC...
 
eu refiro-me em especial aos Qtek 9090 /9100 e S200.
não conheço profundamente outros mas o que é que recomendam?

Eu acho bastante interessante o Nokia N80 mas parece bastante pequeno o ecrã. Normalmente os Qtek têm um tamanho de ecrã superior, no entanto, pelo que vi também parecem ter menos cores que o N80 ,neste caso.
 
Para productividade, Symbian.

Qtek com touchscreen atrapalha muito na escrita pois temos de passear uma caneta pelo ecrã.

Nada como um N73 com o 3310 Old-School Typing Style para escrever muito em pouco tempo.

Como já foi dito, um PDA não substitui um portatil, nem mesmo um Symbian, mas de longe que symbian te aproxima mais da sensação de "productividade" que um Qtek

Wlan tens N80 mas com ecrã reduzido, mas tambem existe o N95 ou mesmo um E60 que parece maior.

Abraços
 
Dependendo do dinheiro que tenhas disponível recomendava-te, se puderes, o htc p3600 ou o 3300. No caso de gostares de teclado físico (dá mais grossura ao pocket), podes ir pelo htc tytn, por exemplo.

Isto se puderes gastar o dinheiro que eles custam. Caso contrário, com um s200/9600 também ficas bem servido.

Para productividade, Symbian.

Qtek com touchscreen atrapalha muito na escrita pois temos de passear uma caneta pelo ecrã.

Nada como um N73 com o 3310 Old-School Typing Style para escrever muito em pouco tempo.

Como já foi dito, um PDA não substitui um portatil, nem mesmo um Symbian, mas de longe que symbian te aproxima mais da sensação de "productividade" que um Qtek

Wlan tens N80 mas com ecrã reduzido, mas tambem existe o N95 ou mesmo um E60 que parece maior.

Abraços

Tás a brincar ... só pode.

Como é que o symbian te aproxima mais de produtividade? Só na escrita e mesmo assim o que disseste não é verdade, uma vez que podes ter um pocket com teclado físico built-in (e qwerty) ou então podes recorrer a um teclado virtual (não o qwerty) que é tipo os teclados dos telemóveis normais só que é touchscreen (e faz uso do t9 normalmente).

De resto, não estou a ver como é que um symbian non-UIQ (ou seja S-Series)te dá mais produtividade que um WM.
 
Última edição:
O 9090 na minha opinião, esquece.

Em termos de hardware, é bom sim senhor. Mas é o tamanho não é o ideal para quem utilizar muito o telefone e andar muito com ele no bolso. No bolso é alto bajolo e depois para segurar aquilo junto ao ouvido :lol:

Sinceramente ganhas mais em ir para um s200 ou 9600. São mais maneirinhos e não comprometem.
 
vou analisar bem se vale a pena comprar um usado no miau ou um Nokia N80 novo na loja.
ainda por cima os 9090 que encontrados lá À venda não têm garantia e não parecem incluir todo o material que vem de origem.
 
Ajudava bastante se nos dissesses o que farias com o equipamento, ou seja, dependendo das necessidades, qualquer um dos dois pode ser muito bom ou muito mau.

Se pretendes ler bastante, um ecrã maior é melhor, se pretendes escrever bastante, é mais prático ter teclas. Também depende do tamanho que estás disposto a transportar, etc...

Em termos de velocidade de processamento, o S200 ou o N80 não são nenhuns foguetes, andam os dois à volta dos 200Mhz.

E por fim, comprar uma máquina desre tipo sem garantia é arriscar muito. Se for bem barato, tudo bem, mas acima dos 200 euros, não esqueças que serás sempre tu a pagar arranjos caso sejam necessários.
 
Ajudava bastante se nos dissesses o que farias com o equipamento, ou seja, dependendo das necessidades, qualquer um dos dois pode ser muito bom ou muito mau.

Se pretendes ler bastante, um ecrã maior é melhor, se pretendes escrever bastante, é mais prático ter teclas. Também depende do tamanho que estás disposto a transportar, etc...

Em termos de velocidade de processamento, o S200 ou o N80 não são nenhuns foguetes, andam os dois à volta dos 200Mhz.

E por fim, comprar uma máquina desre tipo sem garantia é arriscar muito. Se for bem barato, tudo bem, mas acima dos 200 euros, não esqueças que serás sempre tu a pagar arranjos caso sejam necessários.

pretendo que tenha WLAN e ferramentas de produtividade (word,excel,etc), MSN, acesso a mail, etc basicamente é isso.

o peso não interessa muito e não vou usá-lo para ver filmes. Já agora gostava de perguntar que tipo de ficheiros de video é que os N80 e os Qtek lêem.

eu sei que é arriscado comprar sem garantia é que estou um muito renitente em fazê-lo...

A Nokia presta assistência a qualquer telemóvel desde que tenha garantia, certo?n interessa o operador. Isto porque se comprar um Nokia de alguém que vive na outra ponta do país e essa loja não tem lojas perto de mim eu posso levá-lo a um centro Nokia , certo?

e no caso da Qtek?Se não tiver sido comprado em nenhum dos operadores nacionais (tmn,optimus,vodafone)

obrigado pela ajuda
 
boas pessoal o que o user jorgebraga esta a pedir (ajuda) também tenho em questão a mesma coisa!
Estou em duvida entre o n80 e o s200! o que quero fazer e mais ou menos wlan,"office" (só para listas não coisas muito avançadas), msn e se der foruns! o que acham melhor ambos são 200€ claro que o s200 e em segunda mão
 
pretendo que tenha WLAN e ferramentas de produtividade (word,excel,etc), MSN, acesso a mail, etc basicamente é isso.

o peso não interessa muito e não vou usá-lo para ver filmes. Já agora gostava de perguntar que tipo de ficheiros de video é que os N80 e os Qtek lêem.

eu sei que é arriscado comprar sem garantia é que estou um muito renitente em fazê-lo...

A Nokia presta assistência a qualquer telemóvel desde que tenha garantia, certo?n interessa o operador. Isto porque se comprar um Nokia de alguém que vive na outra ponta do país e essa loja não tem lojas perto de mim eu posso levá-lo a um centro Nokia , certo?

e no caso da Qtek?Se não tiver sido comprado em nenhum dos operadores nacionais (tmn,optimus,vodafone)

obrigado pela ajuda

Para word, excel e companhia, o qtek é definitivamente melhor, Há programas desses para symbian, mas ter um ecrã maior, ajuda. para msn, mail e web, são ambos bons. Quanto aos ficheiros de vídeo do qtek, creio que lê nativamente wmv, mas há players disponíveis para outros formatos, tal como para os symbian (divx, xvid e outros)

Sim, a nokia presta assistência em qualquer lado. Quanto ao qtek, terás de te dirigir à assistência do importador, e francamente, não sei quem dá assistência a essas máquinas.
 
boas pessoal o que o user jorgebraga esta a pedir (ajuda) também tenho em questão a mesma coisa!
Estou em duvida entre o n80 e o s200! o que quero fazer e mais ou menos wlan,"office" (só para listas não coisas muito avançadas), msn e se der foruns! o que acham melhor ambos são 200€ claro que o s200 e em segunda mão

Como já disse, para web, msn e e-mail, são ambos bons, para "office" o ecrã do qtek é maior em tamanho, o que melhora claramente a visibilidade, mas não deixa de ser de menor resolução.
 
Back
Topo