SmartThings - Casa "Inteligente"

Recebi dois google home mini na semana passada e posso dizer que estou satisfeito. É uma boa solução para um sistema de som multiroom juntamente com o spotify. Tinha medo que como não dava para ligar por bluetooth a uma coluna não teria grande qualidade de som, mas mesmo sendo o mini, para os meus standards está muito acima das espectativas (não sou nenhum audiofilo).

A integração com o meu smartthings foi simples mas só dá para integrar os actuadores mas nao os sensores (ex: não da para perguntar a temperatura do quarto). Mudei os nomes dos meus things para ingles, mas mesmos assim alguns em ingles tive que alterar para um vocabulario mais facilmente reconhecido (o problema aqui será as minhas apetencias do ingles). Ex. Tive de mudar roller shutter para o nickname windows ou mudar o nome suite (sweet) para bedroom.

Até agora não consegui por radio portuguesas a funcionar, tentei com o tunein que tem radios portuguesas na app a funcionar, mas o google não reconhece. Alguem já conseguiu por radios tugas a funcionar?

Outra funcionalidade que até agora não consegui por a funcionar é serem reconhecido tambem integrado na app google home do telemovel da mulher, consigo por a conta dela na minha app do google home, mas nao usar os dois telemoveis. Alguem conseguiu?
 
Boa noite a todos!
Estou neste momento a construir uma moradia com alguma contenção de custos, há um mês pesquisei sobre Domótica mas sendo uma absoluta leiga no tema procurei empresas nacionais e deram-me um orçamento de 2500-3000€ para a brincadeira de controlar estores e luzes... escusado será dizer que abandonei rapidamente a ideia! Agora deparei-me com este post acidentalmente e voltei a ficar colada!!!!! :) estava a pesquisar alarmes independentes de empresas...

Vou pedir ao meu electricista para deixar cabo neutro nos interruptores e em relação aos estores já tinha todos a fechar/abrir em dois botões centrais, mas tinham de ser clicados... que opções tenho para controlar os estores via telemóvel (simular que existem pessoas em casa, etc)?
Vou pesquisar com muita atenção tudo o que expuseram aqui neste post porque de momento estou em overload de informação e está difícil de perceber qual o melhor pacote inicial...

Funções que procuro:
- Controlo de estores remoto
- Controlo das luzes (intensidade e on/off)
- Controlo do Ar condicionado remoto
- Alarme com detecção de movimento + sirene + envio de SMS em caso de ocorrência
- Depois controlo da sonos etc já começa a ser relativo, a ver vamos porque isto está curtindo (€€€)

Muito obrigada desde já por toda a vossa ajuda!
Alguém na minha situação? Que opções tomarem e que opções tomariam? Ainda vou a tempo de alterar fios na electricidade porque ainda estamos de “paredes abertas”. Obrigada!!!!

Outra dúvida importante, a nível de interruptores disseram-me que neste momento tenho o fio neutro e o preto. Para esses interruptores precisamos dos três (azul, preto e castanho)?

Desculpem a ignorância absoluta!
 
Última edição pelo moderador:
Funções que procuro:
- Controlo de estores remoto
- Controlo das luzes (intensidade e on/off)
- Controlo do Ar condicionado remoto
- Alarme com detecção de movimento + sirene + envio de SMS em caso de ocorrência
- Depois controlo da sonos etc já começa a ser relativo, a ver vamos porque isto está curtindo (€€€)

Não faço a mínima ideia da casa que estás a construir, mas atirando assim por alto, desde que tenhas interesse e gosto sobre o assunto, muita paciência e alguma dedicação inicial, se calhar com 300 ou 400€ (se calhar até estou a dar um orçamento já caro) consegues isso tudo.
Se tiveres tempo e mandares vir as coisas da China (***** por exemplo usando os sensores e afins da Xiaomi) ainda reduzes esse custo bastante.
 
A minha casa é modesta a nível de dimensões. Para me centralizarem os estores todos para dois botões (um no piso superior e outro no piso zero, estão a pedir-me 500-600€). Sem nenhum tipo de Domotica... fazendo contas compensa-me colocar o Fibaro em janelas mais significantes ... (a sul)

Obrigada por todas as dicas :) vou ler todas com muita atenção!
 
A minha casa é modesta a nível de dimensões. Para me centralizarem os estores todos para dois botões (um no piso superior e outro no piso zero, estão a pedir-me 500-600€). Sem nenhum tipo de Domotica... fazendo contas compensa-me colocar o Fibaro em janelas mais significantes ... (a sul)

Obrigada por todas as dicas :) vou ler todas com muita atenção!

bem, se queres algo barato e ainda estás em fase de construção, permitindo escolher tomadas e afins, então vai já para a Sonoff, tens a ***** que até é parceira do Zwame a vender isso, vai ver os preços (não deves encontrar mais barato), se calhar com uns 30 ou 40€ controlas as persianas todas como pretendes com um comando e tudo (presumindo que as mesmas já são electrificadas claro).
 
bem, se queres algo barato e ainda estás em fase de construção, permitindo escolher tomadas e afins, então vai já para a Sonoff, tens a ***** que até é parceira do Zwame a vender isso, vai ver os preços (não deves encontrar mais barato), se calhar com uns 30 ou 40€ controlas as persianas todas como pretendes com um comando e tudo (presumindo que as mesmas já são electrificadas claro).

Para utilizar os switchs sonoff com o Smarthings não é necessário flashar as unidades? Apesar de parecer simples....não me parece que consiga faze lo
 
Recebi dois google home mini na semana passada e posso dizer que estou satisfeito. É uma boa solução para um sistema de som multiroom juntamente com o spotify. Tinha medo que como não dava para ligar por bluetooth a uma coluna não teria grande qualidade de som, mas mesmo sendo o mini, para os meus standards está muito acima das espectativas (não sou nenhum audiofilo).

A integração com o meu smartthings foi simples mas só dá para integrar os actuadores mas nao os sensores (ex: não da para perguntar a temperatura do quarto). Mudei os nomes dos meus things para ingles, mas mesmos assim alguns em ingles tive que alterar para um vocabulario mais facilmente reconhecido (o problema aqui será as minhas apetencias do ingles). Ex. Tive de mudar roller shutter para o nickname windows ou mudar o nome suite (sweet) para bedroom.

Até agora não consegui por radio portuguesas a funcionar, tentei com o tunein que tem radios portuguesas na app a funcionar, mas o google não reconhece. Alguem já conseguiu por radios tugas a funcionar?

Outra funcionalidade que até agora não consegui por a funcionar é serem reconhecido tambem integrado na app google home do telemovel da mulher, consigo por a conta dela na minha app do google home, mas nao usar os dois telemoveis. Alguem conseguiu?

Rádios portuguesas ainda não consegui também.

Referes-te ao reconhecimento das vozes, é isso?

Se não tiveres opção "Voice Match" entra em contacto com o suporte do Google Home e após feedback deles passados umas horas fica a trabalhar, aquilo é ativado do lado deles.
Aconteceu com outras pessoas a mesma situação.

A opção "Voice Match" aparece em "More Settings"
 
Estou a pensar em iniciar-me nesta brincadeira e o meu objetivo inicial é conseguir controlar a temperatura das divisões e ter um relé que ativa e desativa o aquecimento na caldeira com base em critérios à minha escolha. (e.g. quartoTemp > x && CaldeiraLigada == true).
Solução perfeita seria:
  1. TRV;
  2. Rele Wireless para ligar desligar caldeira;
  3. HUB;

No futuro gostava de ir expandido aos poucos para outras coisas como iluminação, tomadas e sensores como um higrostato. Idealmente ter um hub à medida onde possa ligar tudo e definir a lógica e regas à minha medida. Customização e facilidade de utilização são coisas que dou valor.

Se me recomendarem leituras e locais de interesse onde me possa ir informar melhor também ajuda.

Obrigado.
 
Malta, já tenho o interruptor Sonoff a funcionar! Precisei de chamar um electricista por outras coisas e aproveitei para ele me puxar o neutro e montar e depois eu foi só configurar o wifi

Agora quando chego a casa ligo as luzes da varanda no tlm e quando saio ligo as luzes e ele desliga-as automaticamente após 3m
 
Existe possibilidade de controlar o smartthings e os devices através de outra app (eu desconhecia). Usei a Gideon e achei bastante interessante!
 
Rádios portuguesas ainda não consegui também.

Referes-te ao reconhecimento das vozes, é isso?

Se não tiveres opção "Voice Match" entra em contacto com o suporte do Google Home e após feedback deles passados umas horas fica a trabalhar, aquilo é ativado do lado deles.
Aconteceu com outras pessoas a mesma situação.

A opção "Voice Match" aparece em "More Settings"

Eu queria criar um thread do google home para não misturar assuntos, mas meteram me aqui (no problem), O meu tema é que as colunas nao apareciam na app google home da mulher mas por magia apareceram. o voice match ja fez mas ela pergunta ainda diz que se chama tiago, mas não me faz especie isso.

Boas, alguém me sabe dizer quais as principais diferenças entre o smartthings e o harmony?

Nao tenho nenhum harmony por isso posso te dizer asneira, ambos tem interface wifi, o harmony tem IR e o smartthings tem zigbee e zwave. ambas tem integraçoes com os principais player de smarthome (alexa,google, hue). Também são integraveis entre eles.
 
Existe possibilidade de controlar o smartthings e os devices através de outra app (eu desconhecia). Usei a Gideon e achei bastante interessante!

Estive a experimentar e parece ter potencial, mas ainda falta umas coisas tipo luzes com dimmer, so da para ligar ou desligar, não dá para controlar a intersidade.

Se está interessado em 3rd party apps a action tiles é a mais conhecido, mas agora é a pagar e bastante.
https://www.actiontiles.com/

ontem consegui por a funcionar um mqtt brigde entre o smartthings e homeassistant para integrar a minha yeelight light strip e assim tirar o delay usando o ifttt, com isso também dá para integrar os xiaomi gateway e aspirador (ongoing).

https://github.com/stjohnjohnson/smartthings-mqtt-bridge

Atençao que embora use (para efeitos de hobby) não aconselho pequenos objectos com integração wifi de marca pouco conhecidas num ambiente de casa por razões de segurança e privacidade, neste momento estou a estudar a possibilidade de criar uma subrede sem acesso a internet para estes objectos por esse motivo.
 
Back
Topo