SmartThings - Casa "Inteligente"

Boas
Tinha ganho um premio em Amazon com card e aproveitei para mandar vir a versao monitoring kit US, mas só vi agora que existe diferenças para a versão europeia. Existe problemas em usar cá? Se quiser adicionar mais items vou ter que mandar vir dos eua? Ou consigo cá na europa?

Já recebi o smarthings, alguém me consegue ajudar com esta duvida?
 
Já tentaste emparelhar noutra janela que esteja a funcionar, e depois colocar no sitio final?

Viva, queria dar feedback, colcoquei um interruptor da neocoolcam que ja se encontrava emparelhado com o smarthings perto da persiana.....entretanto coloquei o smarthtings a emparelhar e boommm encontrou logo :) obrigado pela ajuda!
 
Boas

Após ler este fórum decidi começar a automatização da vivenda.
Vou começar pelos estores . Mandei vir hoje da Amazon UK o smartthings . Estava a 49£
Vai demorar cerca de mês e meio a chegar.
Agora só resta aguardar .
Obrigado a todos pelos conselhos e dicas
 
Boas

Após ler este fórum decidi começar a automatização da vivenda.
Vou começar pelos estores . Mandei vir hoje da Amazon UK o smartthings . Estava a 49£
Vai demorar cerca de mês e meio a chegar.
Agora só resta aguardar .
Obrigado a todos pelos conselhos e dicas

Ja baixou de novo :D
 
Última edição:
Existe um novo sistema de domotica que está a causar burburinho na comunidade smartthings, o hubitat, a grande vantagem é correr tudo local e assim não precisa de internet para funcionar, aumenta o nivel de segurança e diminui latencia. Como desvantagens, não tem app de telemovel, comparado com o smartthings é caro para o que parece ser um raspberry dentro de um caixa preta com pens zwave/zigbee (a volta 150 euros com portes e deve parar na alfandega) e ainda é muito verde.

Pelo que vi a comunidade consegue adaptar facilmente os DH da smartthings e é integravel com o smartthings (atraves de virtual devices) e alexa.

https://hubitat.com/

Na minha opinião ainda é muito novo para se saber se vale a pena ou não, mas acho que é uma boa soluçao para quem não tem uma ligaçao fixa à internet.
 
Viva,

passei pelas mesmas indecisões e inicialmente estava muito inclinado para o sistema da Xiaomi que é bom mas tem algumas limitações. entretanto optei pelo Samsung Smartthings que permite integrar uma quantidade enorme de dispositivos, inclusive os da Xiaomi tem também integração com o google home e/ou Amazon Alexa.

No meu caso em concreto, controlo por voz ou através da app:

Persianas
Sistema de som da Sonos
Iluminação (Tradfri da Ikea que é a mais acessível mas também funciona com Hue da Philips)
Iluminação automática em função da luminosidade ou movimentos
Fichas eléctricas e controlo de consumos
Ar condicionado (LG)
Sensores de fumo e CO2
Sensores de abertura de janelas/ portas
Robot Aspirador Xiaomi
Monitorização da temperatura e humidade nas divisões da casa

Dá para personalizar e existem plataformas que permitem controlar de uma forma muito intuitiva, segue o meu dasboard em anexo. testei tanto o google home como a Alexa. A minha escolha recaiu na Alexa que é mais intuitiva em termos de linguagem e faz uma ponte melhor com os meus dispositivos.

Tudo isto sem passar cabos. Tenho apenas o smartthings ligado ao router, o resto funciona sem fios. Apesar de parecer pouco útil. Permite-me de uma forma simples controlar a casa e a qualquer momento ter acesso aos dados da mesma. Por vezes saímos a pressa de casa...esquecemos nos de desligar o ar condicionado numa das divisões, luzes ficaram ligadas etc...

Uma vez que em termos de segurança um alarme apenas ligado ao wifi, não é suficientemente seguro, comprei um alarme que funciona com Wifi e também com cartão GSM de backup. Também sem fios (custo 100€ já com sensores)

Adicionei ainda uma camara de segurança que se ativa com movimentos e faz gravação na cloud sempre que existam movimentos dentro da casa. (custo 30€) Por questões de segurança e privacidade apenas ligo esta camara quando em ausento vários dias de casa.


Muito por alto, excluindo o sistema de som e o ar condicionado não ultrapassei os 500€ e a instalação satisfaz me imenso. A qualquer momento posso expandi-la e adicionar novos componentes. Não demorei mais de 2 horas a configurar e instalar todos os dispositivos.

dashboard.png
 
Viva,

passei pelas mesmas indecisões e inicialmente estava muito inclinado para o sistema da Xiaomi que é bom mas tem algumas limitações. entretanto optei pelo Samsung Smartthings que permite integrar uma quantidade enorme de dispositivos, inclusive os da Xiaomi tem também integração com o google home e/ou Amazon Alexa.

No meu caso em concreto, controlo por voz ou através da app:

Persianas
Sistema de som da Sonos
Iluminação (Tradfri da Ikea que é a mais acessível mas também funciona com Hue da Philips)
Iluminação automática em função da luminosidade ou movimentos
Fichas eléctricas e controlo de consumos
Ar condicionado (LG)
Sensores de fumo e CO2
Sensores de abertura de janelas/ portas
Robot Aspirador Xiaomi
Monitorização da temperatura e humidade nas divisões da casa

Dá para personalizar e existem plataformas que permitem controlar de uma forma muito intuitiva, segue o meu dasboard em anexo. testei tanto o google home como a Alexa. A minha escolha recaiu na Alexa que é mais intuitiva em termos de linguagem e faz uma ponte melhor com os meus dispositivos.

Tudo isto sem passar cabos. Tenho apenas o smartthings ligado ao router, o resto funciona sem fios. Apesar de parecer pouco útil. Permite-me de uma forma simples controlar a casa e a qualquer momento ter acesso aos dados da mesma. Por vezes saímos a pressa de casa...esquecemos nos de desligar o ar condicionado numa das divisões, luzes ficaram ligadas etc...

Uma vez que em termos de segurança um alarme apenas ligado ao wifi, não é suficientemente seguro, comprei um alarme que funciona com Wifi e também com cartão GSM de backup. Também sem fios (custo 100€ já com sensores)

Adicionei ainda uma camara de segurança que se ativa com movimentos e faz gravação na cloud sempre que existam movimentos dentro da casa. (custo 30€) Por questões de segurança e privacidade apenas ligo esta camara quando em ausento vários dias de casa.


Muito por alto, excluindo o sistema de som e o ar condicionado não ultrapassei os 500€ e a instalação satisfaz me imenso. A qualquer momento posso expandi-la e adicionar novos componentes. Não demorei mais de 2 horas a configurar e instalar todos os dispositivos.

dashboard.png

Como é que controlas o aspirador com o ST?
 
Viva,

passei pelas mesmas indecisões e inicialmente estava muito inclinado para o sistema da Xiaomi que é bom mas tem algumas limitações. entretanto optei pelo Samsung Smartthings que permite integrar uma quantidade enorme de dispositivos, inclusive os da Xiaomi tem também integração com o google home e/ou Amazon Alexa.

No meu caso em concreto, controlo por voz ou através da app:

Persianas
Sistema de som da Sonos
Iluminação (Tradfri da Ikea que é a mais acessível mas também funciona com Hue da Philips)
Iluminação automática em função da luminosidade ou movimentos
Fichas eléctricas e controlo de consumos
Ar condicionado (LG)
Sensores de fumo e CO2
Sensores de abertura de janelas/ portas
Robot Aspirador Xiaomi
Monitorização da temperatura e humidade nas divisões da casa

Dá para personalizar e existem plataformas que permitem controlar de uma forma muito intuitiva, segue o meu dasboard em anexo. testei tanto o google home como a Alexa. A minha escolha recaiu na Alexa que é mais intuitiva em termos de linguagem e faz uma ponte melhor com os meus dispositivos.

Tudo isto sem passar cabos. Tenho apenas o smartthings ligado ao router, o resto funciona sem fios. Apesar de parecer pouco útil. Permite-me de uma forma simples controlar a casa e a qualquer momento ter acesso aos dados da mesma. Por vezes saímos a pressa de casa...esquecemos nos de desligar o ar condicionado numa das divisões, luzes ficaram ligadas etc...

Uma vez que em termos de segurança um alarme apenas ligado ao wifi, não é suficientemente seguro, comprei um alarme que funciona com Wifi e também com cartão GSM de backup. Também sem fios (custo 100€ já com sensores)

Adicionei ainda uma camara de segurança que se ativa com movimentos e faz gravação na cloud sempre que existam movimentos dentro da casa. (custo 30€) Por questões de segurança e privacidade apenas ligo esta camara quando em ausento vários dias de casa.


Muito por alto, excluindo o sistema de som e o ar condicionado não ultrapassei os 500€ e a instalação satisfaz me imenso. A qualquer momento posso expandi-la e adicionar novos componentes. Não demorei mais de 2 horas a configurar e instalar todos os dispositivos.

dashboard.png
Boas,

Gostaria que me desse algumas dicas dos equipamentos utilizados para os estores e sensores de portas/janelas.

Quanto à iluminação Tradfri, é necessário comprar o HUB e o comando ou apenas as lampadas para utilizar com o samrtthings??

Desde já agradeço a resposta.
 
Boas,

Gostaria que me desse algumas dicas dos equipamentos utilizados para os estores e sensores de portas/janelas.

Quanto à iluminação Tradfri, é necessário comprar o HUB e o comando ou apenas as lampadas para utilizar com o samrtthings??

Desde já agradeço a resposta.
estores: Fibaro Roller shutter
sensores de porta/ janelas: Xiaomi Aqara
Tradfri: Não precisa do hub, liga diretamente ao smarthtings precisa apenas fazer o upload do controlador para as lampadas ikea
 
estores: Fibaro Roller shutter
sensores de porta/ janelas: Xiaomi Aqara
Tradfri: Não precisa do hub, liga diretamente ao smarthtings precisa apenas fazer o upload do controlador para as lampadas ikea

Tenho outra questão, tenho num tecto de sala 10 lampadas GU10, que pretendo colocar as ditas lampadas TRADFRI do IKEA, mas depois tenho crianças em casa o que vai ser dificil ter os interruptores sempre ligados, a solução passaria por também interruptores inteligentes? Seria solução? Já agora recomendações de interruptores e modo de funcionamento?!

Nesse mesmo tecto tenho duas zonas, sala estar e sala jantar, é possível criar grupos de lampadas para gerir de forma diferente em temos de temperatura e intensidade?
 
Tenho outra questão, tenho num tecto de sala 10 lampadas GU10, que pretendo colocar as ditas lampadas TRADFRI do IKEA, mas depois tenho crianças em casa o que vai ser dificil ter os interruptores sempre ligados, a solução passaria por também interruptores inteligentes? Seria solução? Já agora recomendações de interruptores e modo de funcionamento?!

Nesse mesmo tecto tenho duas zonas, sala estar e sala jantar, é possível criar grupos de lampadas para gerir de forma diferente em temos de temperatura e intensidade?
se for usar os interruptores inteligentes não é preciso as lampadas o serem, é só despesa...
 
Back
Topo