SmartThings - Casa "Inteligente"

Já comprei a Alexa e algumas lâmpadas inteligentes serão compradas de seguida para instalação. Posteriormente irei incluir módulos Shelly 2.5 para interruptores. Ainda não percebi se necessito ou não do smartthings. Em que situações são necessárias?
 
Já comprei a Alexa e algumas lâmpadas inteligentes serão compradas de seguida para instalação. Posteriormente irei incluir módulos Shelly 2.5 para interruptores. Ainda não percebi se necessito ou não do smartthings. Em que situações são necessárias?
Ou compras lâmpadas inteligentes (deves ter comprado zigbee ou Wi-Fi) ou compras o Shelly ou semelhante. Os dois são redundantes e não vai dar bom resultado. Uma lâmpada inteligente precisa de estar sempre ligada à corrente, não podes usar o interruptor seja com Shelly ou não porque quando cortas a corrente à lâmpada esta deixa de ser inteligente. Pessoalmente interruptores inteligentes são uma melhor solução porque permitem o uso de um interruptor normalmente, sem aplicação sequer. Os Shelly são uma excelente opção porque permitem manter os interruptores que lá estão.
 
Então para controlar por voz basta-me a Alexa e lâmpadas inteligentes? Qual a vantagem dos Shelly neste caso? E preciso do smartthings?

Vantagens do Shelly e o interruptor e inteligente e não a lâmpada. Fica mais barato comprar o Shelly q lâmpadas a preço premium. Se a lâmpada vai a vida kaput ... Com o Shelly manipulas o circuito e dura até o circuito/placa estoirar ... Compras as as lâmpadas por 1 euro e ficam inteligentes por causa do interruptor
 
Vantagens do Shelly e o interruptor e inteligente e não a lâmpada. Fica mais barato comprar o Shelly q lâmpadas a preço premium. Se a lâmpada vai a vida kaput ... Com o Shelly manipulas o circuito e dura até o circuito/placa estoirar ... Compras as as lâmpadas por 1 euro e ficam inteligentes por causa do interruptor
Obrigado pelas respostas. Começo a perceber. Contudo, acho que vou optar por lâmpadas inteligentes por terem melhores consumo e para uma melhor integração com a Alexa. Para os estores, pelo que entendo, o Shelly 2.5 é essencial. Mas então qual a vantagem do smartthings? Isso é que ainda não é claro para mim? E as tomadas inteligentes?
 
Obrigado pelas respostas. Começo a perceber. Contudo, acho que vou optar por lâmpadas inteligentes por terem melhores consumo e para uma melhor integração com a Alexa. Para os estores, pelo que entendo, o Shelly 2.5 é essencial. Mas então qual a vantagem do smartthings? Isso é que ainda não é claro para mim? E as tomadas inteligentes?
O SmartThings é um hub agregador de vários devices. Por exemplo se fores para Shelly, os Shelly só comunicam entre eles, mas imagina que tens um sensor de movimento de outra marca qualquer (suportado pelo SmartThings) e queres que quando detecte movimento acenda a luz. O Shelly não vai saber interpretar o sensor porque não fala a mesma linguagem, precisa de um "mediador" que pode ser o SmartThings ou outras opções mais diy, que diga ao Shelly que o sensor detectou movimento. Se só queres as luzes e os estores e optares pela mesma marca não precisas do SmartThings. A própria app da Shelly dá para fazeres algumas automações.
 
E qual a diferença entre os Shelly e os controladores finado?
Presumo que seja fibaro e o corrector mudou isso.

Shelly comunicam por Wi-Fi e são muito económicos. Para teres uma ideia, antes de terem aparecido no mercado estava a equacionar fibaro, mas para 6 janelas, ao preço normal ficavam por 300€. Com os shelly 2.5 fazes a festa por 120€.

Fibaro comunicam por um protocolo chamado zwave que obriga a um hub, mais uma vez pode ser o SmartThings mas há mais ofertas.

Para já os Shelly não são suportados em SmartThings (mas deverá estar para breve) mas não precisas dele para já, podes brincar com a própria app. Os fibaro penso terem integração directa.

Diria que Shelly é uma opção mais sensata, até porque isto da domotica ainda vai dar muitos passos e assim poupas algum dinheiro caso no futuro seja para mudar.

Os grandes construtores de interruptores só agora estão a entrar no mercado, schneider e legrand já apresentam coisas, segundo o que li algures num grupo do Facebook, a portuguesa efapel tb deverá entrar na corrida.
 
Mais uma vez obrigado pelas vossas excelentes respostas. Então, pelo que depreendo das vossas respostas, o Shelly não será suficiente para conseguir controlar os estores por voz através da Alexa certo? Para isso terei duas opções, ou interruptor inteligente ou hub tipo smartthings certo?

para controlar lâmpadas inteligentes através da Alexa basta instalar as lâmpadas ou preciso do hub?
 
É melhor te informares um pouco para não gastares dinheiro a toa. Eu tenho smartthings e lâmpadas inteligentes e poderia as controlar só por voz sem precisar do hub, mas o hub da liberdade para incluir tomadas IKEA sensores temperatura/porta/movimento da Xiaomi etc etc...mas....as lâmpadas que tenho, 2 lâmpadas e uma fita led, não estão ligadas no teto e a interruptores, estão em candeeiros e na bancada da cozinha, sempre ligadas, se metes lâmpadas inteligentes nos candeeiros do teto, basta um esquecimento e vais ao interruptor e acaba a magia da lâmpada inteligente.
 
Mais uma vez obrigado pelas vossas excelentes respostas. Então, pelo que depreendo das vossas respostas, o Shelly não será suficiente para conseguir controlar os estores por voz através da Alexa certo? Para isso terei duas opções, ou interruptor inteligente ou hub tipo smartthings certo?

para controlar lâmpadas inteligentes através da Alexa basta instalar as lâmpadas ou preciso do hub?
É suficiente sim. A cloud da shelly comunica directamente com a Alexa.
 
Back
Topo