SmartThings - Casa "Inteligente"

@tiagorusso, obrigado pelo vídeo. Em relação à ligação elétrica, é dificil de fazer? Colocaste o controlador atrás do interruptor de parede?

Se tiveres algumas noções de instalações eléctricos (fase , neutro ...) é simples, é como por um interruptor (mas com mais fios).
Eu usei este tutorial como referencia que até tinhas as cores igual ao meu motor:

http://www.vesternet.com/resources/application-notes/apnt-73

Muito certamente terás que meter na caixa de derivaçao ao lado dos estores porque atras do interruptor so tens a fase.

Que tal é o material da Xiaomi? Vale a pena?

Deixa aqui o teu comentário quando tiveres uma opinião formada. :)

Eu tenho o sensor de movimento, janela, botão e temperatura da xiaomi. e até agora não tenho queixas de nenhum e tem uma rapida responsividade, por aquele preço não arranjas melhor. pelo que leio na community tem uns problemas de report do nivel da bateria, mas até agora não me afectou a mim (So tenho à 2 meses). O processo de emparelhamento dá mais trabalho mas depois do primeiro é sempre a andar.

Neste video vês me a usar um botão e se reparares bem na janela tambem tem o sensor de janela (embora neste video não ves em acção)

https://streamable.com/lo62l
 
Que tal é o material da Xiaomi? Vale a pena?

Deixa aqui o teu comentário quando tiveres uma opinião formada. :)

Eu tenho o material da Xiaomi à pouco mais de 2 meses e para já está tudo a correr as mil maravilhas.
O processo de emparelhamento foi um pouco mais lento que o normal, porque tive que recorrer ao método do catchall, mas depois de fazeres um os outros são muito mais rapidos.

A nível de bateria, os botões estão a reportar 98% de bateria, e uso-os para controlar os portões de garagem. Um clique abre/fecha o portão da garagem, e um hold (toque com mais de 2 segundos) abre/fecha o segundo portão.

Quanto aos sensores de janela/porta, estão também a reportar entre os 95 e 99% de bateria. Eu tenho-os nas portas principais da casa e nos portões, e estão a funcionar na perfeição, com resposta instantânea assim que se abre uma porta.

A minha única duvida é se o sensor do portão exterior vai continua a funcionar depois de apanhar chuva :)
 
em relação ao botao de temperatura da xiaomi estão a utilizar para que efeito? para controlar algum A/C?
no smarthings usam o core/webcore?
é tanta coisa que uma pessoa perde-se com tanta informação
 
Eu tenho o material da Xiaomi à pouco mais de 2 meses e para já está tudo a correr as mil maravilhas.
O processo de emparelhamento foi um pouco mais lento que o normal, porque tive que recorrer ao método do catchall, mas depois de fazeres um os outros são muito mais rapidos.

A nível de bateria, os botões estão a reportar 98% de bateria, e uso-os para controlar os portões de garagem. Um clique abre/fecha o portão da garagem, e um hold (toque com mais de 2 segundos) abre/fecha o segundo portão.

Quanto aos sensores de janela/porta, estão também a reportar entre os 95 e 99% de bateria. Eu tenho-os nas portas principais da casa e nos portões, e estão a funcionar na perfeição, com resposta instantânea assim que se abre uma porta.

A minha única duvida é se o sensor do portão exterior vai continua a funcionar depois de apanhar chuva :)
Só uma pergunta, com o Smartthings para emparelhar os devices da Xiaomi é necessário o gateway da Xiaomi?
 
em relação ao botao de temperatura da xiaomi estão a utilizar para que efeito? para controlar algum A/C?
no smarthings usam o core/webcore?
é tanta coisa que uma pessoa perde-se com tanta informação

Não existe botão de temperatura, ou tens o botão ou tens o sensor de temperatura.
Eu só tenho o botão e uso-o para controlar o portão da garagem.

Quanto à aplicação para gerir os automatismos, eu inicialmente usava o core, mas depois quando experimentei o webcore passei tudo para lá. é uma aplicação muito boa e extremamente versátil. Consegues parametrizar todo o tipo de eventos e processamento.
 
Tenho andado a estudar este tema e lido bastante tópicos, mas algumas duvidas sobre isto.
Gostava de saber numa casa com instalação existente como se pode e qual são os dispositivos para controlar a iluminação sem substituir a existente. No caso especifico são downlights com leds.
 
Tenho andado a estudar este tema e lido bastante tópicos, mas algumas duvidas sobre isto.
Gostava de saber numa casa com instalação existente como se pode e qual são os dispositivos para controlar a iluminação sem substituir a existente. No caso especifico são downlights com leds.
substituir o interruptor (relativamente simples) ou mudar as lampadas (mais caro e menos pratico)
 
Não é preciso substituir interruptores se usar um relay, tipo o Fibaro Relay Switch

Imaginando que o meu interruptor de parede funciona do seguinte modo:
Posição cima - ligar iluminação
Posição baixo - desligar iluminação

Tendo esse relay instalado, se eu ligar a iluminação pelo interruptor de parede (posição cima), consigo depois desligar a iluminação remotamente?
Em caso afirmativo, se depois voltar a mexer no interruptor de parede (posição baixo), este vai ligar a iluminação?
 
Imaginando que o meu interruptor de parede funciona do seguinte modo:
Posição cima - ligar iluminação
Posição baixo - desligar iluminação

Tendo esse relay instalado, se eu ligar a iluminação pelo interruptor de parede (posição cima), consigo depois desligar a iluminação remotamente?
Em caso afirmativo, se depois voltar a mexer no interruptor de parede (posição baixo), este vai ligar a iluminação?

Certo, ou então gastas mais 5€ e metes um interruptor tipo campainha, daqueles que primes e ele volta à mesma posição
 
Obrigado pelas vossas respostas!

@goliath_2k, não é a solução que procuro.
Pretendo manter os interruptores de parede atuais a funcionar normalmente (costumo ter visitas que não lidam com tecnologia), mas ao mesmo tempo quero poder controlar a iluminação através do smartphone.

E no caso dos comutadores de escada (um interruptor de parede no piso inferior e outro no piso superior a ligar/desligar a mesma lâmpada) o funcionamento é o mesmo? Preciso de um relay em cada interruptor, ou basta colocar apenas numa das pontas da escadaria?
 
Back
Topo