SmartThings - Casa "Inteligente"

KillerWolf

Banido
Como existe varias soluções para criar uma casa "inteligente" e este topico, já estava a ter a ficar "confuso", foi criado este para só para o SmartThings.

A empresa que inicialmente começou o SmartThings, começou com o Kickstarter em 2012 e em 2014 foi comprada pela a Samsung.




Sim, tudo que aparece no video é possível de fazer :)


Smartthings é composto por um hub, que basicamente serve de "cerebro" para controlar varias funções/acções que são feitas na casa.

O hub é principalmente usado, para por varios dispositivos a comunicarem entre si, porque um "problema" que vejo nestas coisas, acaba por ser a redundância de maneiras que acabam por existir depois para fazer pequenas automatizações, usando ifttt ou depois as proprias aplicações dos dispositivos que compramos.


NVY7LjOoyOOUlMAqEqWtVV_mwF20xOW9LovB5hlso.jpg


(http://www.samsung.com/uk/consumer/smartthings/hub/hub/F-HUB-UK-V2)


Para controlar/criar rotinas/acções/notificações..etc, é usado uma app, que pode ser usada em IOs/Android/Windows Phone.

https://www.smartthings.com/how-it-works / https://blog.smartthings.com/news/smartthings-updates/the-new-smartthings-app/



Este solução inicialmente tem um custo que pode ser considerado "elevado" o hub custa na amazon.co.uk, 99 libras.
(https://tropicalprice.com/product/B01LY99EEL)

Não existe a venda em Portugal, e noutros países da Europa é mais caro (+200 euros).

Para quem quer começar a usar domótica, é uma solução que acaba por ser simples e pratica, pois é só ligar o hub a corrente (também tem pilhas, para caso falte a corrente) e ligar o cabo de rede ao router.

Depois é só usar a aplicação para criar uma conta e começar o "vicio" :) . Uso a palavra vicio pois, uma vez que se começa a utilizar, estamos sempre a procura de novas coisas para adicionar (pelo menos tem sido assim para mim [emoji14] )


E que coisas são essas?


Tanto podem ser sensores de movimento/temperatura/energia, como controlar as luzes, o aspirador (ya lol), fechaduras, cameras, tv..etc..etc..

O meu conselho, para quem iniciar neste tipo de "projecto" é , ir por etapas, começar por exemplo pelas luzes e depois sempre que pode adicionar algo de novo. Isto porque o preço de cada aparelho pode variar, no caso de sensores, existe preços de 20€ como de 60€, é sempre algo que depois depende da bolsa de cada um de nós.



Ok, já tenho o hub e como é que faço para adicionar algo de novo?

Usando o exemplo das luzes.

Já temos o hub, já criarmos a conta, e que luzes vou comprar?
Usando a aplicação da Smartthings, vamos o Marketplace e temos estas soluções,

Screenshot_20170111_122249.png



Neste caso seria só seleccionar e "adicionar", só isso.


Mas sou "obrigado" a comprar destas marcas?

"Não e sim" por não estar no marketplace, não significa que podem não funcionar, nesses casos (como qualquer outro dispositivo) temos que ir a, comunidade para ver se alguém já fez uma aplicação.

Entramos agora no estado mais "avançado",

https://community.smartthings.com/ > este é o site usado pela comunidade, sempre que pensamos comprar algo que não esta disponível, convém ir ver se alguém usa. O que normalmente acontece alguém já usa e existe o código.

exemplo de uma skill > http://thingsthataresmart.wiki/index.php?title=Alexa_Helper,

Podem ver que depois são direccionados para o site , graph-eu01-euwest1.api.smartthings.com. Neste site é o outro lado da aplicação, aqui num aspecto menos friendly user, podem controlar tudo, apagar, criar, ver logs..etc..convém ser usado com "cuidado" pois podem apagar algo, e depois deixa de existir comunicação com algum dispositivo.

O problema de comprar algo que não esta oficialmente disponível, é depois o "trabalho" que temos de adicionar, nestes casos, depende de cada um. Não é preciso ter conhecimento de código, pois basta fazer copy-paste, mas convém saber o que se esta a fazer.

Em termos de comparação é algo do genero, quando alguém faz uma aplicação e envia para a google store, não fica logo disponível, tem que ser testada, revisto o código..etc...aqui é idêntico.


Ok, isso parece complicado, mas ... e se usar só aplicação?

O aspecto gráfico da aplicação tanto como a a sua usabilidade, tem evoluído.

Exemplo das rotinas >

Screenshot_20170111_130235.png



Rotina "GoodBye" >


Screenshot_20170111_132124.png




Skills oficiais e adicionas >

Screenshot_20170111_134158.png


Screenshot_20170111_134216.png




Cada divisão da casa >


Screenshot_20170111_130231.png



Segurança >

Screenshot_20170111_131311.png



Minha experiencia, eu nunca usei outras soluções, optei por esta, porque na altura pareceu a mais barata e simples de usar e já com uma vasta gama de "parceiros" que usam este sistema (para mim o mais importante pois, pois eu sempre quiz algo que não me desse "dores de cabeça" e que fosse compatível com o maior numero de fabricantes/marcas)

Na minha casa, em luzes, escolhi usar Philips Hue (sim são caras, mas também não tenho uma casa grande..lol), tenho 2 sensores de movimento, um multi sensor, uso o Harmony Hub, e o telemóvel é usado como sensor de presença e uma dropcam (camera da NEST)

Se for embora de casa, saio da area (triangulação feita por GSM), automaticamente a rotina goodbye é activada, assim como chego a casa é feita a "i'm back".

Com isto, podem fazer "n" coisas, como ligar as luzes assim que chegam, ligar o ac para uma determinada temperatura, existe realmente uma vasta possibilidades de automatização que podem ser criadas, basta é ter os equipamentos para isso ;)

Uma skill nova que veio aumentar as possibilidades de automatização é a "CoRE", porque permite fazer automatizações com "flow" isto é, ao contrario de por exemplo ifttt que só permite fazer funções de " Na hora X ligar Y" , agora é possível criar algo do genero " Na hora X ligar Y MAS se X for XZ então não ligar Y"

Na CES, foi apresentada esta solução (http://www.androidpolice.com/2017/0...ringify-comes-android-adds-ifttt-integration/) é algo idêntico e vai permitir fazer o mesmo.

No meu caso, na rotina "i'm back", tenho para ligar as luzes do quarto e cozinha (se já passar das 19h), ligar a tv, e tenho uma mensagem (estilo Back to the Future 2 ) que sai pelas colunas SONOS ( Welcome home, My lord, King of the Castle ) ya é geek stuff [emoji14]

Se não estiver em casa, o status muda para ARMED, e no caso de alguém abrir a porta, recebo logo uma notificação (eu moro num 7 andar) e posso usar a dropcam para ver quem foi o "amigo" que acabou de entrar.

Recentemente adicionei um echo (amazon Alexa) e o Google Home, principalmente porque gosto de ter o comodismo (melhor palavra para isto não existe) de usar a voz para activar as coisas, estar sentado no sofa com a manta por cima e ligar/desligar as luzes, é "bom" [emoji14]

No aspecto negativo, já tive "problemas", principalmente nas rotinas de goodbye e i´m back, não eram activadas, mas recentemente, depois de updates a firmware, não tenho tido problemas, funciona " . "

Acho que o tópico já esta bem longo, falei de tudo um pouco, mas caso alguém tenha alguma duvida é só perguntar :)
 
Última edição:
Sempre tive curiosidade no smartthings e apenas não estar oficialmente em Portugal e que me demoveu da compra. Excelente tópico. [emoji1362]
 
Obrigado @KillerWolf.
Inicialmente tinha pensado em montar um sistema à volta do Apple HomeKit, mas por um terço do preço posso comprar as coisas da Xiaomi.

A questão é arranjar um hub decente que as conecte todas.
 
por o que tenho lido o ideal é mesmo usares o hub da xiaomi.. usando o HASS acaba por ser indiferente o hub que usas, desde que suportado
 
@BlackMezut , por acaso agora ando a "namorar" um novo sistema de luzes que ainda só funciona com HomeKit,


Supostamente eles vão lançar no inicio deste ano, a skill para o echo e depois lançam a api, espero que nessa altura alguém lançar o código para funcionar com o Smartthings.

@PiKa_, ele pode usar qualquer hub com os aparelhos da xiaomi, como é espectável, depois cada um tem as suas vantagens/desvantagens
 
Subscrito! Vou estar muito atento a este tópico também pois pretendo usar estas soluções quando me mudar do T3 para uma casa. :D
Muito obrigado pela excelente explicação e tutorial. São destas contribuições que este fórum precisa. :)
 
@BlackMezut , por acaso agora ando a "namorar" um novo sistema de luzes que ainda só funciona com HomeKit,


Supostamente eles vão lançar no inicio deste ano, a skill para o echo e depois lançam a api, espero que nessa altura alguém lançar o código para funcionar com o Smartthings.

Muito fixe!
Confesso que o HomeKit também tem a vantagem de não ter de me chatear com nada. Funciona e "interliga-se" tudo facilmente.
Mas o preço....
Para uns Switches da Eve, tomadas Eve e Philips Hue...olha lá a pipa de massa que não vai.

Home Assistant também era brutal, até tenho um PC daqueles ASUS touch parado que seria o "cérebro" perfeito...mas não tenho conhecimentos suficientes para me aventurar nisso.

Decisions, decisions...
 
@BlackMezut

Pois, eu nem faço contas, para não assustar...

Também não comprei tudo de uma só vez, e quando compro alguma coisa, é em promoções.

Qual é o preço do Home kit?

Para usar o HA, não é aconselhável usar um PC, devido os consumos, melhor usar um raspberry.

Não teres alguns conhecimentos, acho que não é muito grave, pois no tópico do HA, terás sempre quem te ajude.

A questão (pelo menos para mim) é mesmo a questão de "chatear", é algo que pode não ser simples, do género ligar e usar.
 
@BlackMezut , por acaso agora ando a "namorar" um novo sistema de luzes que ainda só funciona com HomeKit,


Supostamente eles vão lançar no inicio deste ano, a skill para o echo e depois lançam a api, espero que nessa altura alguém lançar o código para funcionar com o Smartthings.

@PiKa_, ele pode usar qualquer hub com os aparelhos da xiaomi, como é espectável, depois cada um tem as suas vantagens/desvantagens

Muito fixes, como se ligam à corrente?

Aqui tens um user que as tem ligadas a um smartthings - https://www.amazon.com/gp/customer-...ef=cm_cr_dp_d_rvw_ttl?ie=UTF8&ASIN=B01MXHFHCD.
 
@ciberg



É ligado a uma tomada, com um cabo "normal", por isso é que esse user consegue usar com o smartthings, na tomada depois usa algo do genero de um wemo switch.

No meu caso, também posso usar dessa maneira, sempre dá para desligar/ligar e criar algumas automatizações, mas existindo uma maior interligação com api, devera existir a possibilidade de modificar a intensidade da luz/cores..etc..etc, logo na app do smartthings.

Claro que isto é algo que depende da divisão que vai ser usada e nem todas as pessoas podem gostar do efeito, mas ate dá bastante luz.




Não é uma boa comparação, pois é 1 vs 9 ;) mas sempre dá para ficar com uma ideia.

O problema como esse user da amazon diz, é mesmo o preço não é propriamente barato, quando sair o "audio visualization module", deve criar um efeito muito engraçado.

Inicialmente vi aqui e como é dito nos comentarios, ate parece tirado uma nave dos klingons (https://www.facebook.com/JohnnyRocketPants/videos/10155696582638858/)
 
Última edição:
@ciberg

Não é uma boa comparação, pois é 1 vs 9 ;) mas sempre dá para ficar com uma ideia.

O problema como esse user da amazon diz, é mesmo o preço não é propriamente barato, quando sair o "audio visualization module", deve criar um efeito muito engraçado.

Inicialmente vi aqui e como é dito nos comentarios, ate parece tirado uma nave dos klingons ( )

Não são 9, no vídeo ele tem mais luzes, julgo que 2 kits = 18 paineis.
Mas fiquei maluco com isto, pena ser tão caro para o que é.

Daqui a bocado é melhor criar tópico próprio, já estamos muito offtopic.
 
tenho lido algumas opiniões menos boas entre dispositivos xiaomi e o gateway smartthings por isso é que falei no hub xiaomi tambem.
O preço é tão baixo que quase nao justifica pensar (obviamente assumindo o home assistant on top)
 
Não são 9, no vídeo ele tem mais luzes, julgo que 2 kits = 18 paineis.
Mas fiquei maluco com isto, pena ser tão caro para o que é.

Daqui a bocado é melhor criar tópico próprio, já estamos muito offtopic.

Pois já estava a dormir..sendo 18 painéis, não é uma boa comparação, seria necessário 18 lampadas..lol, acho que a comparação deveria ser mais nesse aspecto.

Já esta criado um tópico só para falar de "luzes"
 
Boas pessoal após ler aqui estas ideias surgiu algumas dúvidas.

Estou a iniciar uma construção de uma habitação e gostava de colocar algumas coisas autónomas sem ser pela domótica mais convencional.

-controladores de persinas e estores
-controlar temperatura da casa através AC
-claro iluminação(lâmpadas e fitas de led) esta ultima já vi que existe muita coisa no mercado

Relativamente aos outros assuntos não entendi como seria possível fazer.
Alguém pode dar umas dicas do que será necessário para o funcionamento do mesmos quer por interrutor quer por automatismo fechar a x horas abrir a x horas por exemplo.

Obrigado por partilharem esta experiencias.
 
Back
Topo