SMF, Quanto Espaço Preciso?

Que tipo de software hei-de utilizar?

  • SMF

    Votes: 18 90,0%
  • PhpBB

    Votes: 2 10,0%

  • Total voters
    20
  • Votação encerrada .

crywolf

Folding Member
SMF, quanto espaço necessito comprar para alojar um SMF?

Ultimo Post:

Eu preciso de fazer uma pagina deste tipo, http://www.gestuet-vorwerk.de/gv/ .
Precisava que o portal tivesse essa cor de fundo? No phpbb ou no SMF dá para mudar as cores de tudo.. ou tenho que me guiar pelos exemplos que ja existem? Dos quais nao dá para mudar quase cor nenhuma. Peço desculpa estar a insistir nisto.. mas é com muita urgencia que necessito destas informaçoes todas, Trata-se de tentar ganhar algum dinheiro que me vai fazer jeito. Desde ja agradeço a todos.
 
Última edição:
Não existe nenhum alojamento no mundo que não tenha espaço para alojar um fórum, nem mesmo os grátis.
Se queres saber o tamanho exacto, vai ao site fazer o download, extrais e já sabes.
 
500MB para um fórum? Isso é um abuso... só se tiveres mails e colocares ficheiros, anexos imagens no fórum, aí até pode não chegar... mas só para fórum, 100MB chegava ;)
 
500MB para um fórum? Isso é um abuso... só se tiveres mails e colocares ficheiros, anexos imagens no fórum, aí até pode não chegar... mas só para fórum, 100MB chegava ;)

O forum que vai ser transformado num portal, vai ser constituido por:

- Fotografias
- Filmes
 
O meu fórum (smf) tem:

Total Topics: 666
Total Posts: 5118
Total Members: 1464

E neste momento ocupa: 65MB
 
Última edição pelo moderador:
O forum que vai ser transformado num portal, vai ser constituido por:

- Fotografias
- Filmes
O meu fórum (smf) tem:

Total Topics: 666
Total Posts: 5118
Total Members: 1464

E neste momento ocupa: 65MB
Foi uma grande dica a serio, obrigado. Já da para calcular mais ou menos.

Não dá para calcular rigorosamente nada tendo em conta o que acabaste de dizer mais acima. Se o site vai ser constituído por vídeos e fotografias, um alojamento de 500Mb não te vai durar muito tempo.

Percebe uma coisa: um fórum não pesa quase nada... o que pode vir a pesar é a sua base de dados, que com toda a informação sobre os membros, tópicos e mensagens vai ocupar algum espaço. E quanto maior for a frequentação do teu fórum maior será a base de dados, claro está.

Depois, o que precisas especificar e saber é exactamente qual vai ser o conteúdo do teu fórum. Fotografias e vídeos? Muito bem... os membros vão publicar isso apenas "sacando" de outros sites ou esse conteúdo todo vai ser guardado pelo teu próprio alojamento?

Aí é que está a questão. Tens que responder a estas perguntas.
 
Não dá para calcular rigorosamente nada tendo em conta o que acabaste de dizer mais acima. Se o site vai ser constituído por vídeos e fotografias, um alojamento de 500Mb não te vai durar muito tempo.

Percebe uma coisa: um fórum não pesa quase nada... o que pode vir a pesar é a sua base de dados, que com toda a informação sobre os membros, tópicos e mensagens vai ocupar algum espaço. E quanto maior for a frequentação do teu fórum maior será a base de dados, claro está.

Depois, o que precisas especificar e saber é exactamente qual vai ser o conteúdo do teu fórum. Fotografias e vídeos? Muito bem... os membros vão publicar isso apenas "sacando" de outros sites ou esse conteúdo todo vai ser guardado pelo teu próprio alojamento?

Aí é que está a questão. Tens que responder a estas perguntas.


Obrigado por intervires nesta thread... bom.. o forum será transformado num portal.. anteriormente informaram-me q isso pode ser possivel..

Vou tentar responder as perguntas q me fizeste.. se me eskecer de alguma avisa.. O site vai ser constitudo por fotos e filmes... fotos da respectiva pessoa q me encomendou o site e videos também. Para alem das fotos dos users claro..

Em relaçao á frequencia do site.. nao vai ser muita, porque se trata de uma pessoa ligada a um determinado desporto.. As visitas serão so pessoas que o conheçam.. nada mais.
 
Squillace, desculpa mas em parte discordo de ti.

Tenho poderes de administração num fórum já com algum dimensão e tráfego e a BD pouco ultrapassa os 30Mbs (em tar.gz), o que é necessário ter muito em conta é as permissões de anexos e afins, alguns utilizadores abusam um pouco desta funcionalidade e em pouco tempo o alojamento fica com bastante porcaria que podia estar alojada noutros locais mais adequados (imageshack e afins).

O software do fórum não é o problema, o problema é a utilização que se dá ao mesmo.
 
Obrigado por intervires nesta thread... bom.. o forum será transformado num portal.. anteriormente informaram-me q isso pode ser possivel..

Vou tentar responder as perguntas q me fizeste.. se me eskecer de alguma avisa.. O site vai ser constitudo por fotos e filmes... fotos da respectiva pessoa q me encomendou o site e videos também. Para alem das fotos dos users claro..

Em relaçao á frequencia do site.. nao vai ser muita, porque se trata de uma pessoa ligada a um determinado desporto.. As visitas serão so pessoas que o conheçam.. nada mais.

Então, a única coisa que tens que ver é se o total de vídeos e de fotografias que contas alojar ultrapassa ou não 500Mb, porque o teu fórum (fórum propriamente dito, o software de fórum) não vai ocupar espaço quase nenhum. A questão está toda ela presa às fotografias e vídeos.

Squillace, desculpa mas em parte discordo de ti.

Tenho poderes de administração num fórum já com algum dimensão e tráfego e a BD pouco ultrapassa os 30Mbs (em tar.gz), o que é necessário ter muito em conta é as permissões de anexos e afins, alguns utilizadores abusam um pouco desta funcionalidade e em pouco tempo o alojamento fica com bastante porcaria que podia estar alojada noutros locais mais adequados (imageshack e afins).

O software do fórum não é o problema, o problema é a utilização que se dá ao mesmo.
Heckel, vais desculpar-me mas não leste nada do meu post, ou se leste foi na diagonal. Foi exactamente isso que eu defendi: o fórum não pesa nada! Eu extrapolei os números conscientemente e propositadamente. Sou membro dum fórum com cerca de 600'000 membros e 51 milhões de mensagens. Desculpa là, mas isto pesa! Obviamente que para atingir números destes é preciso muito tempo e neste caso até nem está em causa.
A questão é que, como o nosso amigo referiu, o fórum vai ter (= alojar) fotografias e vídeos. E dependendo da quantidade, isso pode levar a que 500Mb seja OU NÃO suficiente. Isso já depende dele.

Mas deixa-me só responder à questão da sondagem, já agora. SMF podes usar à vontade porque é um fórum muito bom, mas foge do phpBB. Tem uma muito má reputação (em termos de segurança, velocidade e ergonomia) com a versão 2.0 e não sei se a 3.0 vem reparar os estragos...
 
Última edição pelo moderador:
o que pode vir a pesar é a sua base de dados, que com toda a informação sobre os membros, tópicos e mensagens vai ocupar algum espaço. E quanto maior for a frequentação do teu fórum maior será a base de dados, claro está.

A minha resposta foi essencialmente a esta citação, um fórum com 146772 Mensagens em 14150 Tópicos por 5019 Membros tem cerca de 32Mbs (em tar.gz), tal como tu acabaste por responder, para um fórum crescer ainda demora..., mas não é a Base de Dados que vai fazer estragos, mas sim os anexos.

De facto posso ter feito uma má interpretação do teu texto, mas julgo que o que tu dizes é que a BD é o que pode vir a pesar, e é isso que estou a refutar.
 
A minha resposta foi essencialmente a esta citação, um fórum com 146772 Mensagens em 14150 Tópicos por 5019 Membros tem cerca de 32Mbs (em tar.gz), tal como tu acabaste por responder, para um fórum crescer ainda demora..., mas não é a Base de Dados que vai fazer estragos, mas sim os anexos.

De facto posso ter feito uma má interpretação do teu texto, mas julgo que o que tu dizes é que a BD é o que pode vir a pesar, e é isso que estou a refutar.
Obviamente que há muitíssimos parâmetros a ter em conta, como os já referidos e muitos mais, mas SIM, uma base de dados pode vir a pesar muito. E o "muito" é relativo, claro, porque é pouco provável que atinja 500Mb, mas num plano meramente teórico, uma base de dados pode pesar.
 
phpbb2 - 30000posts
BD: 34.77 MB

Base de dados ocupa relativamente pouco...
Avatares, se for 1000 registados e cada um fizer upload do seu, em 100KB, ocupa 100MB, isto é mais do que a base de dados, claro que 100Kb para um avatar é um abuso e podes definir o máximo de tamanho, que se for 20KB e secalhar nem metade das pessoas fazem upload do seu (já teem noutro lado hospedado), ocupa-te 10MB secalhar.

1000 users, limitado a 10KB cada avatar
Avatares: 485.77 KB


Os anexos podes até não permitir, até porque há vários locais para fazer upload, e sendo assim, tens um fórum com apenas 50-80MB

Em relação ao mail, há quem redireccione os mails todos para o gmail por exemplo, mas geralmente apenas os anexos grandes, e fica-te a ocupar cerca de 20MB talvez.

Espaço utilizado: +- 100MB

Adicionar Portal, com várias informações e funcionalidades, mais no máximo 100MB, o que te dá 200MB.

Agora fica a teu critério quanto espaço vais utilizar para ficheiros que precises, vídeos ou fotos de eventos, etc...
 
meu fórum:

27769 Mensagens
9022 Tópicos
4875 Membros

Espaço ocupado Anexos: 1.98GB
Espaço ocupado Base de Dados: 120MB

Tráfego mensal: 20GB
 
A minha resposta foi essencialmente a esta citação, um fórum com 146772 Mensagens em 14150 Tópicos por 5019 Membros tem cerca de 32Mbs (em tar.gz)



tem cerca de 32Mbs (em tar.gz) o que te dá cerca de 100Mb de espaço ocupado, e só para a BD...
 
Última edição:
Back
Topo