iPhone SMS fantasmas

JPgod

Moderador
Staff
Boas!

O meu pai me veio pedir ajuda que uma pessoa veio ter que está recebendo mensagens aleatórias e tal por SMS.

Fui ver e de facto tem um contacto que tem vários links de google maps, as vezes com SOS! e "ajude-me" junto do link e também tem 2 mensagens de audio que só se ouve "conversa de fundo" e também foi enviado foto que parece que foi tirada acidentalmente do teto de um carro.

Ele tem um iPhone 12 pro max e isso vem ocorrendo desde Março.

Será algo que ele sem querer faz com o telefone bloqueado, no bolso ou afins? É bizarro que é sempre a mesma pessoa que recebe.

EDIT: parece ser relacionado com a funcionalidade de emergencia, mas é estranho porque é só telefones Samsung enviam audio + foto + localização e esta pessoa não está nos contatos de emergencia do iPhone.
 
Última edição:
Boas!

O meu pai me veio pedir ajuda que uma pessoa veio ter que está recebendo mensagens aleatórias e tal por SMS.

Fui ver e de facto tem um contacto que tem vários links de google maps, as vezes com SOS! e "ajude-me" junto do link e também tem 2 mensagens de audio que só se ouve "conversa de fundo" e também foi enviado foto que parece que foi tirada acidentalmente do teto de um carro.

Ele tem um iPhone 12 pro max e isso vem ocorrendo desde Março.

Será algo que ele sem querer faz com o telefone bloqueado, no bolso ou afins? É bizarro que é sempre a mesma pessoa que recebe.

EDIT: parece ser relacionado com a funcionalidade de emergencia, mas é estranho porque é só telefones Samsung enviam audio + foto + localização e esta pessoa não está nos contatos de emergencia do iPhone.
Só agora vi este tópico, supostos pedidos de socorro vindo de telefones e com links do Google? O que conheço de pedidos de socorro, são os sistemas e-calll nos automóveis na EU e só possuem 2 contactos: 112 e centro de emergência do fabricante do veículo.
Estes não dão para alterar, estão selados. Deves investigar bem estes sms e NÃO responder ao mesmo. Sugeria que essa situação em caso extremo deveria ser comunicada ao CNCS. Os SMS não são seguros, basta ver notícias recentes ligadas com casos de fraude.
 
Back
Topo