1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Snr varia do dia para a noite!

Discussão em 'ISPs' iniciada por JRamos, 21 de Outubro de 2008. (Respostas: 44; Visualizações: 3614)

1. JRamos

JRamos Banido

Bom dia!

Tenho o serviço Clix 12Mb, apesar de a minha linha suportar apenas entre 8-10Mb.

Tenho os seguintes valores: Atenuação: Down: 23db; Up: 45db
    SNR: Down:(varia entre 20db durante o dia e 9db à noite); Up:25db

Queria aqui levantar uma discussão que é a seguinte: Qual a razão para haver uma variação tão grande no SNR, que durante o dia ronda os 20db (download) e à noite ronda os 9db (download).

E outra coisa que me está a acontecer é que durante o dia o modem (modem/router Belkin wireless N) sincroniza por volta dos 9500kbps (down) e à noite nunca sincroniza a mais de 7900kbps (down), o upload mantem-se constante de dia e à noite.

2. Fonzi

Fonzi Power Member

Moras perto de algum transmissor rádio? (bombeiros, polícia, protecção civil, ou mesmo rádios comerciais)

3. mBiT

mBiT Power Member

Participa avaria. Por essa atenuação dw não devias ter problemas a 12M.

4. JRamos

JRamos Banido

Não moro perto de nada disso que referiste. Pode ser do modem?

5. mauro1855

mauro1855 I'm cool cuz I Fold

Não é muito normal o SNR variar tanto, mas ja ouve ai uma explicação que é normal varia (ñ muito) uma vez que hà noite, acho que tinha qualquer coisa a ver com a humidade, as linhas telefónicas sofrem mais interferência das ondas de rádio que circulam pelo ar... faz com que as linhas de cobre pareçam um autêntico receptor de ondas de radio e causa as descidas de SNR... Houve aí uma explicação científica, na altura percebi, até porque percebo de física, mas agora não me recordo...

Cumps

6. mBiT

mBiT Power Member

Refracção de sinais radio na atmosfera.

7. Mordorr

Mordorr Power Member

A dita "propagação"...;)

8. JRamos

JRamos Banido

Pensei que tivesse a ver, com aumentar o tráfego com a chegada das pessoas a casa. Voçês também sentem um aumento do vosso SNR à noite e uma consequente diminuição da velocidade?

9. mBiT

mBiT Power Member

Diminuição do snr. Acontece em todos os acessos ADSL.

Diminuição da velocidade só se o acesso tiver avaria ou mal configurado (debito a mais do que suporta com estabilidade).

10. userN

userN Power Member

reporta a situação à clix.

11. Mr.Henrique

Mr.Henrique 1st Folding then Sex

Boa Noite
    Peço desculpa tar me a meter no tópico mas tenho exactamente o mesmo problema (é horrivel!)
    Antigamente conseguia ter net 16 megas estavel, dps tive que reduzir para 8 ..
    Agora nem a 6 se aguenta à noite.. a partir das 19.00 a net cai de dois em dois segundos o k me irrita profundamente..
    Já reportei a Sapo cerca de 5 vezes e nunca cá mandaram um técnico..
    que fazer?

obrigado

PS : eis os dados actuais da ligação... Speedtouch 516v6

[​IMG] Tempo de funcionamento:0 dias, 0:00:58 [​IMG] Modulação:G.992.5 Annex A [​IMG] Largura de banda (cima/Baixo) [kbps/kbps]:511 / 5.611 [​IMG] Dados transferidos (enviados/recebidos) [KB/KB]:0,00 / 0,00 [​IMG] Alimentação de saída (cima/baixo) [dBm]:12,0 / 0,0 [​IMG] Atenuação de linha (cima/baixo) [dB]:12,0 / 30,5 [​IMG] Margem SN (cima/baixo) [dB]:9,0 / 7,0 [​IMG] ID do fornecedor (local/remoto):TMMB / IFTN [​IMG] Perda de enquadramento (local/remoto):0 / 0 [​IMG] Perda de sinal (local/remoto):0 / 0 [​IMG] Perda de alimentação (local/remota):0 / 0 [​IMG] Perda de ligação (remota):0 [​IMG] Erros em segundos (local/remoto):67 / 0 [​IMG] Erros de FEC (cima/baixo):0 / 0 [​IMG] Erros de CRC (activo/inactivo):0 / 116 [​IMG] Erros de HEC (cima/baixo):0 / 70

12. JRamos

JRamos Banido

Mas a minha ligação, até agora ainda não senti qualquer instabilidade, apesar de haver um decréscimo do SNR e da velocidade a ligação nunca caiu, pelos menos que eu notasse.

Mas quem faz esta gestão da velocidade em função do SNR?? é o nosso modem, na central ou é feita no próprio ISP?? Porque em função do SNR o modem sincroniza a mais ou menos velocidade de forma (penso eu) a nunca deixar abaixo dos 10db de SNR.

13. mBiT

mBiT Power Member

Na clix, é automaticamente feita pelo dslam, que tenta garantir um snr X ao sacrifício de debito (que pode variar ao longo do dia).

Nos acessos da PT, é configurado um debito fixo, tendo em conta a variação do snr da linha.

14. mBiT

mBiT Power Member

Dessa cangalhada toda só interessam 3 valores e, pelos mesmos, de certeza tens avaria na linha ou em algum equipamento em casa (filtro, modem, telefone).

Volta a participar ou experimenta desligar tudo e ter o modem directo à tomada.

nota: com essa atenuação é impossivel teres tido 16M.

15. Mr.Henrique

Mr.Henrique 1st Folding then Sex

Boas
    Antes demais muito obrigado pela resposta..e desculpa ao criador do tópico..
    Em relação aos meus valores actuais podias me dizer quais interessam e os seus valores apropriados?
    Já substituí filtros router e telefones..nada ..não resolve..o interessante do meu problema é que só acontece depois das 19:00.
    Tive 16 megas a cerca de 5 meses..e eram estaveis..mas depois foi como se a linha se começasse a degradar.. primeiro tive k descer para 8.. agora puseram 6 e nem assim se aguenta,.

Muitissimo obrigado..já que a PT não ajuda tenho que me desenrascar eu..

16. JRamos

JRamos Banido

Tem lógica o que disseste. Mas o dslam nao faz isso automaticamente pois nao? é que ja me aconteceu ligar o modem de manha ele faz o sincronismo a uma valor alto (9MB) com um SNR (18-20) e à noite o valor do SNR está entre 9-11db e os valores de sincronismo mantem os mesmo de manha. Ou seja ele só actuliza quando se desliga o modem.

Mas dá-me a entender que pode ter qualquer forma na central de "reconectar" de x em x tempo, porque tenho visto no site da clix (nos consumos) que tenho uma ligação entre as 9h da manha (quando ligo o modem) e termina esta ligacao por volta das 19h. E às 19h inicia-se outra.

Será que o dslam na central desconecta-se de x em x tempo?

17. mBiT

mBiT Power Member

quis referir-me a acessos directos. o teu é indirecto?

18. JRamos

JRamos Banido

O meu é acesso directo. pk?

19. jenr

jenr Power Member

Alguém sabe se a clix usa o sistema SRA (Este sistema ajusta automaticamente a velocidade de sincronismo quando o SNR aumenta sem a ligação cair ).

Mas na página dos consumos aparece várias ligações para o mesmo dia.

Ou seja a minha questão é: Quando ele ajusta a velocidade de sincronismo a ligação cai ou ele ajusta sem a ligação cair?

Partilhar esta Página