Snr varia do dia para a noite!

Alguém sabe se a clix usa o sistema SRA (Este sistema ajusta automaticamente a velocidade de sincronismo quando o SNR aumenta sem a ligação cair ).

Mas na página dos consumos aparece várias ligações para o mesmo dia.

Ou seja a minha questão é: Quando ele ajusta a velocidade de sincronismo a ligação cai ou ele ajusta sem a ligação cair?

Já quando muda de IP, a ligação cai, sendo reposta passado uns segundos...
Quanto a essa situação, ja não sei, mas deve cair tb

Cumps
 
Boa Noite
Peço desculpa tar me a meter no tópico mas tenho exactamente o mesmo problema (é horrivel!)
Antigamente conseguia ter net 16 megas estavel, dps tive que reduzir para 8 ..
Agora nem a 6 se aguenta à noite.. a partir das 19.00 a net cai de dois em dois segundos o k me irrita profundamente..
Já reportei a Sapo cerca de 5 vezes e nunca cá mandaram um técnico..
que fazer?

obrigado


Tenho exactamente o mesmo problema, Sapo adsl, a partir das 19h/ 19.30 começa a aumentar o ruido na linha (dos 25 SNR até aos 6.5 SNR) até a ligação começar a cair! as velocidades dos 6MG passam a 2MG e ás vezes menos.
A diferença é que já cá vieram 4 técnicos (sempre diferentes) todos fazem os mesmos testes concluem que a linha está boa (aguenta 12MG) e fecham o assunto...e eu reporto a avaria novamente explico tudo ao técnico seguinte e... #**% que os trouxe a este mundo!
Já não sei o que fazer ( cá na aldeia só à batráquio)

Por isso só posso concluir que o problema tem origem na central, pois durante o dia a ligação funciona perfeitamente. De resto tive 4MG durante 1 ano sem problemas.
 
Bem dos 25 aos 6.5 nunca tinha visto... é mesmo muito! Que atenuação tens? 30-40dB?



Eu também tenho esse problema com o SNR, durante o dia anda nos 18db à noite passa a 7db. E a velocidade obviamente diminiu. Ja falaram aqui que poderia ter a ver com a refracção de sinais que à noite é muito maior. Mas eu acho que o aumento de tráfego também faz aumentar o ruído.

Mas o pior é que quando o SNR vem até aos 7db, a ligação cai e o dslam reajusta a velocidade de sincronismo de forma a que fique com um snr de 10db. Ao cair a ligação programas de torrents param e tenho que ir lá e fazer CONTINUAR.

Mas eu hoje sábado durante o dia vou verificar se acontece o mesmo.
 
Acontece por aqui o mesmo à noite o snr passa de 26 para 12 e outras vezes menos tive de baixar de 4MB para 2Mb, explicações à parte isto começou quando foi implantado o MEO nesta central. A PT quer tudo sem investir e depois dá nisto.
cumps
 
Tenho exactamente o mesmo problema, Sapo adsl, a partir das 19h/ 19.30 começa a aumentar o ruido na linha (dos 25 SNR até aos 6.5 SNR) até a ligação começar a cair! as velocidades dos 6MG passam a 2MG e ás vezes menos.
A diferença é que já cá vieram 4 técnicos (sempre diferentes) todos fazem os mesmos testes concluem que a linha está boa (aguenta 12MG) e fecham o assunto...e eu reporto a avaria novamente explico tudo ao técnico seguinte e... #**% que os trouxe a este mundo!
Já não sei o que fazer ( cá na aldeia só à batráquio)

Por isso só posso concluir que o problema tem origem na central, pois durante o dia a ligação funciona perfeitamente. De resto tive 4MG durante 1 ano sem problemas.


já tentaste mudar de ISP? é k tou a ver que é a única alternativa...
O problema é k aki só há Sapo e Simplesnet,...

Eis a minha ligação actual estável:
Alimentação de saída (cima/baixo) [dBm]:12,0 / 0,0
spacer.gif
Atenuação de linha (cima/baixo) [dB]:12,5 / 31,0
spacer.gif
Margem SN (cima/baixo) [dB]:9,0 / 18,5

A noite volto a postar os resultados..
 
Pela lógica para a ligação ficar estável teria que se baixar a velocidade de sincronismo para o valor na qual no periodo do dia num o SNR baixe para um valor inferior a 9 ou 10db.

ALguem me sabe dizer se os ISP's podem mexer no valor de sincronismo? Fazem isso a pedido do cliente?
 
Pela lógica para a ligação ficar estável teria que se baixar a velocidade de sincronismo para o valor na qual no periodo do dia num o SNR baixe para um valor inferior a 9 ou 10db.

ALguem me sabe dizer se os ISP's podem mexer no valor de sincronismo? Fazem isso a pedido do cliente?

Na PT sim. O snr deve estar sempre acima de 10.

De qualquer forma, existe sempre uma variação de snr, 2-3dB é considerado normal, mais que isso pode ser uma avaria.
 
Cheguei hoje à conclusão que o aumento do SNR não tem nada a ver com o aumento de tráfego pois hoje (sábado) durante o dia o SNR teve a valores aceitáveis, o problema é mesmo com a chegada da noite. Tenho que concordar que tem a ver a melhor refração de sinais à noite na atmosfera, e em locais onde as linhas da PT circulam pelas ruas, de poste em poste ainda piora mais, porque as linhas estão mais expostas ao ruído proveniente destas ondas electromagnéticas. Em locais onde as linhas telefónicas andem por canais subterrâneos este efeito não deve ser tão sentido.
 
Já me contaram que luzes fluorescentes ao pé dos fios interferem no sinal. Se isto é verdade, poderá ser das luzes da estrada? Acendem mais ao menos às 19h00 e o fio do telefone pode lá passar ao lado.
 
Bem dos 25 aos 6.5 nunca tinha visto... é mesmo muito! Que atenuação tens? 30-40dB?

Boas novas, o Quinto técnico foi lá (num sabado) e resolveu o problema! O unico que se deu ao trabalho de subir ao poste no exterior.. ( ao que parce andam por aí uns subcontratados que ganham por visita, logo quando o trabalho é muito pisgam-se) este era mesmo da PT.
Ao que parece existiam duas ligações na mesma linha! Ligou-me a um par livre foi à central e depois esteve 10 minutos ao telefone a convençer o "colega" a repor o serviço nos 6MG!.
Resultado 1.30h depois foi corrigio o problema que vinha de à 2 meses. Tenho a velocidade contratada e SNR de 16 a 12

PS: A atenuação é de 40/42 agora estou a 3250mt
 
Última edição:
Bom dia!

Recentemente fui migrado de Clix 4Mb para Clix 12Mb, foi-me dito pela clix que a minha linha conseguiria suportar 10Mbps. Mas na realidade estou a ter alguns problemas com a ligação, durante o dia a ligação é estável com velocidades de sincronismo na ordem dos 9100Kbps/509Kbps com SNR de 17-20db, mas mais ou menos a partir das 17-18h o SNR começa a baixar e quando chega a valores tais como 6db ou 7db a ligação geralmente cai, e logo de seguida sincroniza velocidades mais baixas. Chegando a cair cerca de 2 a 3 vezes entre as 17h e as 23h. Tenho reparado que a ligação fica estável a cerca de 6800-7200Kbps com um SNR de 10.

Por um lado se me queixar à clix, quase de certeza que me vão baixar a velocidade de sincronismo ficando com os 6800kbps. Se deixar assim durante o dia tenho velocidades mais elevadas, mas tenho que me sujeitar às quedas de ligação e velocidade à noite o que às vezes é um pouco chato se tiver fazendo downloads.

Queria a vossa opiniao, o que devo fazer?
 
Bom dia!

Recentemente fui migrado de Clix 4Mb para Clix 12Mb, foi-me dito pela clix que a minha linha conseguiria suportar 10Mbps. Mas na realidade estou a ter alguns problemas com a ligação, durante o dia a ligação é estável com velocidades de sincronismo na ordem dos 9100Kbps/509Kbps com SNR de 17-20db, mas mais ou menos a partir das 17-18h o SNR começa a baixar e quando chega a valores tais como 6db ou 7db a ligação geralmente cai, e logo de seguida sincroniza velocidades mais baixas. Chegando a cair cerca de 2 a 3 vezes entre as 17h e as 23h. Tenho reparado que a ligação fica estável a cerca de 6800-7200Kbps com um SNR de 10.

Por um lado se me queixar à clix, quase de certeza que me vão baixar a velocidade de sincronismo ficando com os 6800kbps. Se deixar assim durante o dia tenho velocidades mais elevadas, mas tenho que me sujeitar às quedas de ligação e velocidade à noite o que às vezes é um pouco chato se tiver fazendo downloads.

Queria a vossa opiniao, o que devo fazer?

Que atenuaçaõ tens?
 
Back
Topo