Só com o adaptador proprietário da ATI é que o som é tranportado via HDMI?

Desculpa, expliquei-me mal e ja andava baralhado com os posts.
De acordo com a imagem que puseste e com o nome da tua gráfica, essa nao tem som pela saida DVI, mesmo com adaptador DVI/HDMI.

Para alem do audio via bluetooth, tens as 2 saidas da motherboard.
Como aconselho nesse caso, é ligares ao realtek digital output e assim tens imagem via HDMI e com via SPDIF. Tens é que escolher a realtek digital output, da maneira como tens, não tens som na TV, mesmo ligando com um cabo como fizeste.
A tua televisao tem entrada de som digital? é coaxial ou optica?
 
Última edição:
Desculpa, expliquei-me mal e ja andava baralhado com os posts.
De acordo com a imagem que puseste e com o nome da tua gráfica, essa nao tem som pela saida DVI, mesmo com adaptador DVI/HDMI.

Para alem do audio via bluetooth, tens as 2 saidas da motherboard.
Como aconselho nesse caso, é ligares ao realtek digital output e assim tens imagem via HDMI e com via SPDIF. Tens é que escolher a realtek digital output, da maneira como tens, não tens som na TV, mesmo ligando com um cabo como fizeste.
A tua televisao tem entrada de som digital? é coaxial ou optica?

nao ha problema.

Aqui estão as especificações tecnicas da TV, como não percebo nada de audio prefiro dar o link do que estar a dizer se tem ou não, porque nao sei.

http://www.sony.pt/product/t32-d-series/kdl-40d3500/tab/manual#pageType=TechnicalSpecs

Obrigado
 
Viva

Comprei uma placa ATI RADEON 4670 HD da Powercolor. Tem duas saídas DVI mas nenhuma HDMI e não traz o adaptador DVI - HDMI.

Pergunto :

Se eu comprar um simples cabo DVI - HDMI para ligar a placa ao LCD esse cabo também transporta o som ?

ou

Só com o adaptador proprietário da ATI é que o som é transportado via HDMI?

Cumps

Boas,

1 - Não.
2 - Sim.

Acho que andam a confundir algumas coisas.
Um cabo DVI nunca passa áudio. Só os cabos HDMI é que o fazem. Esta é a principal diferença entre os 2.

Um portátil com saída DVI não vai conseguir obter som num sistema externo porque DVI não passa áudio. No caso de um sistema com saida DVI que tenha um adaptador DVI <-> HDMI como os da ATI nas séries HD48** consegue-se obter audio. No entanto, com um cabo DVI <-> HDMI não será possivel.

Exitem diversas soluções para tal. Para obter uma qualidade audio/video de alta definição equivalente ao HDMI pode-se utilizar um cabo DVI num ecra LCD (por exemplo) com HDCP e, um segundo cabo SPDIF para transmitir o audio.

Cumps,
tuniq
 
Boas,

1 - Não.
2 - Sim.

Acho que andam a confundir algumas coisas.
Um cabo DVI nunca passa áudio. Só os cabos HDMI é que o fazem. Esta é a principal diferença entre os 2.

Um portátil com saída DVI não vai conseguir obter som num sistema externo porque DVI não passa áudio. No caso de um sistema com saida DVI que tenha um adaptador DVI <-> HDMI como os da ATI nas séries HD48** consegue-se obter audio. No entanto, com um cabo DVI <-> HDMI não será possivel.

Exitem diversas soluções para tal. Para obter uma qualidade audio/video de alta definição equivalente ao HDMI pode-se utilizar um cabo DVI num ecra LCD (por exemplo) com HDCP e, um segundo cabo SPDIF para transmitir o audio.

Cumps,
tuniq

Que confusão que para aí vai...
De uma vez por todas:

- Protocolo de transmissão digital do DVI -> 100% igual ao protocolo de transmissão digital do HDMI.
- Encriptação HDCP do DVI = 100% igual ao HDCP do HDMI.


As fichas e cabos físicos das normas DVI e HDMI não têm absolutamente nada com passar ou não o sinal de som misturado com o de vídeo pelo mesmo cabo.
Fica ao critério de cada fabricante de portátil ou placa gráfica integrar um interface S/PDIF na placa de som (facilmente comprovado por quase todas as gráficas Nvidia mais recentes, que permitem a ligação interna de qualquer placa de som à gráfica, onde o som é misturado com a imagem e enviado pelo cabo DVI ou HDMI).


A confusão errónea acerca da impossibilidade de usar DVI (sem adaptadores para HDMI, etc) para passar som advém do facto de grande maioria das TV's -não as placas gráficas ou portáteis-, não estar preparada para tal em PC Mode/Game Mode.

Não sei se já repararam, mas muitas televisões LCD notam discretamente nos seus manuais que pelo menos uma das fichas HDMI nela montadas tem de ser usada em conjunto com um cabo de audio estéreo separado, pois foi concebida para se ligar primariamente a PC's, e não a fontes tradicionais da electrónica de consumo (leitores de DVD, Blu-Ray, consolas de jogos, amplificadores, etc).
 
Que confusão que para aí vai...
De uma vez por todas:

- Protocolo de transmissão digital do DVI -> 100% igual ao protocolo de transmissão digital do HDMI.
- Encriptação HDCP do DVI = 100% igual ao HDCP do HDMI.



As fichas e cabos físicos das normas DVI e HDMI não têm absolutamente nada com passar ou não o sinal de som misturado com o de vídeo pelo mesmo cabo.
Fica ao critério de cada fabricante de portátil ou placa gráfica integrar um interface S/PDIF na placa de som (facilmente comprovado por quase todas as gráficas Nvidia mais recentes, que permitem a ligação interna de qualquer placa de som à gráfica, onde o som é misturado com a imagem e enviado pelo cabo DVI ou HDMI).


A confusão errónea acerca da impossibilidade de usar DVI (sem adaptadores para HDMI, etc) para passar som advém do facto de grande maioria das TV's -não as placas gráficas ou portáteis-, não estar preparada para tal em PC Mode/Game Mode.

Não sei se já repararam, mas muitas televisões LCD notam discretamente nos seus manuais que pelo menos uma das fichas HDMI nela montadas tem de ser usada em conjunto com um cabo de audio estéreo separado, pois foi concebida para se ligar primariamente a PC's, e não a fontes tradicionais da electrónica de consumo (leitores de DVD, Blu-Ray, consolas de jogos, amplificadores, etc).

Eu sei que o HDCP é igual no DVI e no HDMI mas uma coisa é ter o pc ligado por DVI a uma TV (lcd ou qq coisa) com HDCP e outra coisa é ter o pc ligado por DVI a uma TV (lcd ou qq coisa) sem HDCP...

As fichas DVI e HDMI apresentam a diferença de a DVI não passar audio e a HDMI passar. Isso é um facto.
Basta fazer uma pesquisa para confirmar isso:
Google
Um dos resultados: aqui

http://tv.about.com/od/hdtv/a/hdmidvihdcp.htm disse:
The big difference between HDMI and DVI is that HDMI transfers the video and audio signal. DVI only carries the video signal.

E podes confirma-lo nos outros sites dessa pesquisa.
Este
é bastante esclarecedor

Já agora, podes comprovar isto: ?

A confusão errónea acerca da impossibilidade de usar DVI (sem adaptadores para HDMI, etc) para passar som advém do facto de grande maioria das TV's -não as placas gráficas ou portáteis-, não estar preparada para tal em PC Mode/Game Mode.
A impossibilidade de usar DVI para transmitir som é física... Do próprio standard do cabo.. Não tem a ver com a compatibilidade da grafica ou do receptor (lcd p.e.).


Cumps,
tuniq
 
Boas.

Só hoje é que reparei, mas o meu cabo DVI-HDMI transporta o som da minha HD3550 para o LCD! Estava a tentar aumentar o volume no PC e nada! Tentei as colunas e nada! Até que fui ao LCD e aumentei o volume et voila...

Não é nenhum cabo da ATI, é um simples cabo Philips comprado na Worten e que transporta o som do PC para o LCD.

Miguel
 
Back
Topo