SO de tlm: Symbian UIQ ou WM 5/6 & Op sobre SmartPhone

Qual o vosso predileto? Symbian UIQ ou WM?

  • Symbian UIQ

    Votes: 17 33,3%
  • WM 5

    Votes: 2 3,9%
  • WM 6

    Votes: 32 62,7%

  • Total voters
    51

SwimmerBoy

Folding Member
Boas malta...

Gostaria de saber a vossa opinião sobre as vantagens e desvantagens destes 2 tipos de sistemas operativos de telemóveis...

Como nunca utilizei nenhum, estou a zeros...
 
Última edição:
Bem como já tanta gente votou e ninguém te disse nada começo eu... Tenho actualmente um Asus P535 com WM6 que uso diariamente, e não só como telefone. Tenho cá várias aplicações que vão desde o GPS aos emuladores de Mega Drive (andar com a minha atrás não era prático.) É bastante estável, e rápido, consigo aceder básicamente a todas as funções com um toque rápido.

Vantagens do SO em si penso que mesmo a estabilidade e quantidade de aplicações das mais variadas funcionalidades que existem não sei como está Symbian UIQ dado que o ultimo telefone Symbian que usei foi o N70 e jurei para nunca mais... Desde reboots marados a ter eu de o reiniciar para poder enviar/receber chamadas ou sms's...

Axo que as diferenças que vais notar não serão tantas do SO em si mas mais do equipamento... Um PDA é diferente normalmente por causa do Touchscreen/funcionalidades do que do SO em si...
 
Obrigado pela tua opinião...

A ideia que eu tenho é que existem mais aplicações para Symbian do que para WM (isto pelos symbian que tenho tido (ultimo com s60v2))

Costumo mandar algumas mensagens diáriamente, tenho algum receio que o software para PDA's seja limitador/dificil de enviar as mensagens por ter de se recorrer sempre ao stylus (ou estou enganado?)
 
Tanta gente a votar e ninguém a dizer as razões que fundamentem a preferencia... É pena que quando há polls, deixa de haver opiniões fundamentadas...
 
O Symbian está numa espécie de "limbo" neste momento.
Pessoalmente acho que já passou o pico, e que agora será sempre a descer (mesmo com a iniciativa da Nokia de o tornar open-source).
Até a SonyEricsson já está a saltar do barco com o Xperia X1 (WM 6.1), a Samsung segue o mesmo caminho, etc.

A plataforma Google "Android", ou o Windows Media 6.x (e especialmente a futura e completamente nova versão 7, já que o 6.x foi essencialmente uma ligeira alteração cosmética do WM5) prometem abanar fortemente o mercado em 2009.

O iPhone nunca deixará de ser um pequeno nicho de mercado no oceano de handsets vendidos todos os anos, não apenas pelo preço elevado e planos de preços astronómicos, mas porque o ecossistema de hardware compatível é pequeno (apenas um modelo), só há um fabricante (Apple), e as condições impostas no SDK/OS são extremamente restritivas para os pequenos developers e freelancers.
 
Obrigado blastarr, a ideia que tenho é que existem mais aplicações para Symbian (pelo menos o normal) do que para WindowsMobile...
 
Nota: Symbian e Symbian UIQ não é bem a mesma coisa. Symbian é o que se vê nos Nokias e nalguns Siemens.
Symbian UIQ, continua a ser Symbian, mas com um interface totalmente diferente. Este encontra-se nos Sony Ericsson's normalmente.
symbian-phones-250.jpg

Symbian
sony+p1i.JPG

Symbian UIQ (3.1 acho)
 
Nota: Symbian e Symbian UIQ não é bem a mesma coisa. Symbian é o que se vê nos Nokias e nalguns Siemens.
Symbian UIQ, continua a ser Symbian, mas com um interface totalmente diferente. Este encontra-se nos Sony Ericsson's normalmente.
Symbian UIQ (3.1 acho)

Sim, estou consciente de Symbian e Symbian UIQ serem diferentes. Por alguma razão tive o cuidado de colocar "Symbian UIQ" em vez de ter só escrito "Symbian", mas de qualquer das formas, obrigado pelo reparo ;)

Enfim, a poll traduz que existe bastante gente a preferir UIQ a WM6, no entanto ainda ninguém fundamentou tal preferência :(
 
Precisava de ideias para smartphones...

Requesitos:

- tactil
- wifi
- wm6
- 3G
- teclado (ter teclas ou qwerty ou numéricas)
- GPS (opcional) mas se tiver, melhor


De preferência monoblocos (tenho receio de slides) mas aceito sugestões...
 
Última edição:
De facto é um PDA que já tinha deitado um olho mas o preço está algo esticado para a minha carteira. Acho muito dinheiro para "um telemóvel"!

Por acaso sabes-me dizer quando é que isto foi lançado em Portugal? Já sofreu alguma alteração de preços?
 
Com todas as caracteristicas que pedes é complicado uma alternativa mais barata. Tens outros modelos da Asus a cerca de 350€ como o P535 (sem 3G e teclado) ou o P526 (sem 3G e WiFi).

Relativamente ao preço creio que se manteve desde que andei a pesquisar PDA's, à cerca de 3 meses atrás.
 
Não digo o contrário. Tirando GPS e 3G, já vi uns consideravelmente mais baratos. Não faço idea se iria/irei utilizar o 3G (ou até a camara frontal) mas a dar dinheiro, preferia ter um bom pacote.

A ser slide, só para qwerty, mas prefiro bastante o formato candybar (ter o minimo de peças moveis)
 
SwimmerBoy, Asus P750. 2.6" touchscreen; WiFi; WM6; 3G; HSDPA; teclado numérico; GPS; 3.15MP autofocus.

http://www.gsmarena.com/asus_p750-2170.php

Foi o PDA que recomendei a um amigo. Um equipamento topo de gama bastante completo.

Por acaso também estive de olho nesse, mas depois de ler essa review fui mexer num e a câmera é mesmo fraquita, parece mais uma webcam de laptop. Tendo em conta o preço, acho que deveriam ter prestado mais atenção a esse pormenor.

Tirando isso, é bastante completo, de facto.
 
Back
Topo