1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

SO Linux para Netbook

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por f19, 14 de Outubro de 2012. (Respostas: 11; Visualizações: 2323)

1. f19

f19 Power Member

Boas,

Tenho um netbook Asus Eee PC 1005PE ( http://www.asus.com/Eee/Eee_PC/Eee_PC_1005PE_Seashell/#specifications ).
    Existe alguma solução Linux mais leve para Netbook?
    O próposito deste pc é de 2.º pc da casa e serve para net, facebook, fotos e pouco mais mas o Windows 7 Starter que vinha de origem deve ter algum problema pois já não faz atualizações e o pc fica constantemente bloqueado.

Thanks,
    F19

2. nfk

nfk Power Member

Algo como Xubuntu ou Lubuntu deve ser razoável.

3. nunol

nunol Power Member

Tenho um 1001P e uso Mint 13 Cinnamon, não é rapido mas é aceitavel. Se precisares de algo mais leve podes usar uma distro com XFCE ou LXDE.

Geralmente instalo o Mint com Cinnamon e depois meto o LXDE se precisar de algo mais rapido. Debian ou LMDE com LXDE ou Openbox são rapidos nesse computador.

4. f19

f19 Power Member

Boas,

Thanks pelas sugestões. Vou explorar-las melhor.
    Qual consideram ser mais user friendly, quer na instalação como depois na utilização? Não tenho grande experiência em Linux, só de utilização pontual no Ubuntu do meu irmão. E como o pc é para a mulher, ela só está habituada a Windows.

Thanks X2,
    F19

5. nunol

nunol Power Member

Se o objectivo é facilidade de utlizaçao o Mint com Cinnamon, MATE ou XFCE é o ideal. O Cinnamon e o MATE podem ficar um pouco lentos mas o Mint 13 XFCE é mais rapido.

Outra boa alternativa é o Ubuntu, Xubuntu ou Lubuntu. Vai ser lançada uma nova versão destes esta semana.

O ideal é experimentares numa pen USB Live cada um e veres qual preferes.

6. f19

f19 Power Member

Boas,

Estive a pesquisar e encontrei esta versão do Ubuntu que indicam correr muito bem num netbook igual ao meu, mas o link vai para o site do Ubuntu e não o encontro lá.
    A versão é esta Ubuntu Netbook Remix (UNR) .
    Já estará ultrapassada?

Qual a maior comunidade no Linux (Ubuntu, Cinnamon, outras), à semelhança do Android tento sempre procurar comunidades mais ou menos estabelecidas onde possa partilhar as dificuldades LOL.

Thanks,
    F19

7. limoeirodobom

limoeirodobom Banido

verifique tambem a versão Zorin Os Lite . Muito boa :) Já com codecs instalados :)

8. f19

f19 Power Member

Boas,

Instalei o Lubuntu 12.10 e por agora nada a apontar.

Cumps,
    F19

9. CD__tm

CD__tm Power Member

Mais um com um Asus eee pc 1015pem com Mint e Cinnamon. Nada a apontar. Não é ultra-rápido, mas rápido o suficiente para ter bom equilibrio entre beleza de ambiente, e rapidez. Recomendo. Se não gostares "dos verdes" experimenta Zorin ou Xubuntu. Xubuntu (XFCE)) também é bem leve.

LXDE é muito rápido e sem dúvida deve ser o ambiente que dá mais desempenho aos netbooks mas carece de personalização intuitiva o que para mim é algo fulcral.

UNR acho que já passou à historia mas não sei como é que isso está. Só te sei dizer é que entre instalar UNR e o ubuntu normal, por incrivel que possa parecer, pouco muda por assim dizer.

10. nunol

nunol Power Member

Para se manter leve e rápido o LXDE não pode ser tão completo como outros desktops leves (XFCE). O LXDE apenas tem o que é essencial, o acessorio é dispensavel.

11. CD__tm

CD__tm Power Member

Claro ;). Aliás para quem não pretende mais do que leveza e rapidez, LXDE é muito bom. O que não falta em linux é opções de escolha, para todos os gostos e com várias finalidades.

Para leveza e rapidez, o puppy também é de facto muito bom. É carregado integralmente em memória, pelo que a rapidez de funcionamento é de facto impressionante.

12. Executer

Executer Power Member

Elementary OS ;) Em breve sai a versão beta-1 do Luna.

Partilhar esta Página