SO Linux para Netbook

Tenho um 1001P e uso Mint 13 Cinnamon, não é rapido mas é aceitavel. Se precisares de algo mais leve podes usar uma distro com XFCE ou LXDE.

Geralmente instalo o Mint com Cinnamon e depois meto o LXDE se precisar de algo mais rapido. Debian ou LMDE com LXDE ou Openbox são rapidos nesse computador.
 
Boas,

Thanks pelas sugestões. Vou explorar-las melhor.
Qual consideram ser mais user friendly, quer na instalação como depois na utilização? Não tenho grande experiência em Linux, só de utilização pontual no Ubuntu do meu irmão. E como o pc é para a mulher, ela só está habituada a Windows.

Thanks X2,
F19
 
Se o objectivo é facilidade de utlizaçao o Mint com Cinnamon, MATE ou XFCE é o ideal. O Cinnamon e o MATE podem ficar um pouco lentos mas o Mint 13 XFCE é mais rapido.

Outra boa alternativa é o Ubuntu, Xubuntu ou Lubuntu. Vai ser lançada uma nova versão destes esta semana.

O ideal é experimentares numa pen USB Live cada um e veres qual preferes.
 
Boas,

Estive a pesquisar e encontrei esta versão do Ubuntu que indicam correr muito bem num netbook igual ao meu, mas o link vai para o site do Ubuntu e não o encontro lá.
A versão é esta Ubuntu Netbook Remix (UNR) .
Já estará ultrapassada?

Qual a maior comunidade no Linux (Ubuntu, Cinnamon, outras), à semelhança do Android tento sempre procurar comunidades mais ou menos estabelecidas onde possa partilhar as dificuldades LOL.

Thanks,
F19
 
Mais um com um Asus eee pc 1015pem com Mint e Cinnamon. Nada a apontar. Não é ultra-rápido, mas rápido o suficiente para ter bom equilibrio entre beleza de ambiente, e rapidez. Recomendo. Se não gostares "dos verdes" experimenta Zorin ou Xubuntu. Xubuntu (XFCE)) também é bem leve.

LXDE é muito rápido e sem dúvida deve ser o ambiente que dá mais desempenho aos netbooks mas carece de personalização intuitiva o que para mim é algo fulcral.

UNR acho que já passou à historia mas não sei como é que isso está. Só te sei dizer é que entre instalar UNR e o ubuntu normal, por incrivel que possa parecer, pouco muda por assim dizer.
 
LXDE é muito rápido e sem dúvida deve ser o ambiente que dá mais desempenho aos netbooks mas carece de personalização intuitiva o que para mim é algo fulcral.

Para se manter leve e rápido o LXDE não pode ser tão completo como outros desktops leves (XFCE). O LXDE apenas tem o que é essencial, o acessorio é dispensavel.
 
Para se manter leve e rápido o LXDE não pode ser tão completo como outros desktops leves (XFCE). O LXDE apenas tem o que é essencial, o acessorio é dispensavel.

Claro ;). Aliás para quem não pretende mais do que leveza e rapidez, LXDE é muito bom. O que não falta em linux é opções de escolha, para todos os gostos e com várias finalidades.

Para leveza e rapidez, o puppy também é de facto muito bom. É carregado integralmente em memória, pelo que a rapidez de funcionamento é de facto impressionante.
 
Back
Topo