1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

SO Linux para Netbook

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por f19, 14 de Outubro de 2012. (Respostas: 11; Visualizações: 2323)

  1. f19

    f19 Power Member

    Boas,

    Tenho um netbook Asus Eee PC 1005PE ( http://www.asus.com/Eee/Eee_PC/Eee_PC_1005PE_Seashell/#specifications ).
    Existe alguma solução Linux mais leve para Netbook?
    O próposito deste pc é de 2.º pc da casa e serve para net, facebook, fotos e pouco mais mas o Windows 7 Starter que vinha de origem deve ter algum problema pois já não faz atualizações e o pc fica constantemente bloqueado.

    Thanks,
    F19
     
  2. nfk

    nfk Power Member

    Algo como Xubuntu ou Lubuntu deve ser razoável.
     
  3. nunol

    nunol Power Member

    Tenho um 1001P e uso Mint 13 Cinnamon, não é rapido mas é aceitavel. Se precisares de algo mais leve podes usar uma distro com XFCE ou LXDE.

    Geralmente instalo o Mint com Cinnamon e depois meto o LXDE se precisar de algo mais rapido. Debian ou LMDE com LXDE ou Openbox são rapidos nesse computador.
     
  4. f19

    f19 Power Member

    Boas,

    Thanks pelas sugestões. Vou explorar-las melhor.
    Qual consideram ser mais user friendly, quer na instalação como depois na utilização? Não tenho grande experiência em Linux, só de utilização pontual no Ubuntu do meu irmão. E como o pc é para a mulher, ela só está habituada a Windows.

    Thanks X2,
    F19
     
  5. nunol

    nunol Power Member

    Se o objectivo é facilidade de utlizaçao o Mint com Cinnamon, MATE ou XFCE é o ideal. O Cinnamon e o MATE podem ficar um pouco lentos mas o Mint 13 XFCE é mais rapido.

    Outra boa alternativa é o Ubuntu, Xubuntu ou Lubuntu. Vai ser lançada uma nova versão destes esta semana.

    O ideal é experimentares numa pen USB Live cada um e veres qual preferes.
     
  6. f19

    f19 Power Member

    Boas,

    Estive a pesquisar e encontrei esta versão do Ubuntu que indicam correr muito bem num netbook igual ao meu, mas o link vai para o site do Ubuntu e não o encontro lá.
    A versão é esta Ubuntu Netbook Remix (UNR) .
    Já estará ultrapassada?

    Qual a maior comunidade no Linux (Ubuntu, Cinnamon, outras), à semelhança do Android tento sempre procurar comunidades mais ou menos estabelecidas onde possa partilhar as dificuldades LOL.

    Thanks,
    F19
     
  7. limoeirodobom

    limoeirodobom Banido

    verifique tambem a versão Zorin Os Lite . Muito boa :) Já com codecs instalados :)
     
  8. f19

    f19 Power Member

    Boas,

    Instalei o Lubuntu 12.10 e por agora nada a apontar.

    Cumps,
    F19
     
  9. CD__tm

    CD__tm Power Member

    Mais um com um Asus eee pc 1015pem com Mint e Cinnamon. Nada a apontar. Não é ultra-rápido, mas rápido o suficiente para ter bom equilibrio entre beleza de ambiente, e rapidez. Recomendo. Se não gostares "dos verdes" experimenta Zorin ou Xubuntu. Xubuntu (XFCE)) também é bem leve.

    LXDE é muito rápido e sem dúvida deve ser o ambiente que dá mais desempenho aos netbooks mas carece de personalização intuitiva o que para mim é algo fulcral.

    UNR acho que já passou à historia mas não sei como é que isso está. Só te sei dizer é que entre instalar UNR e o ubuntu normal, por incrivel que possa parecer, pouco muda por assim dizer.
     
  10. nunol

    nunol Power Member

    Para se manter leve e rápido o LXDE não pode ser tão completo como outros desktops leves (XFCE). O LXDE apenas tem o que é essencial, o acessorio é dispensavel.
     
  11. CD__tm

    CD__tm Power Member

    Claro ;). Aliás para quem não pretende mais do que leveza e rapidez, LXDE é muito bom. O que não falta em linux é opções de escolha, para todos os gostos e com várias finalidades.

    Para leveza e rapidez, o puppy também é de facto muito bom. É carregado integralmente em memória, pelo que a rapidez de funcionamento é de facto impressionante.
     
  12. Executer

    Executer Power Member

    Elementary OS ;) Em breve sai a versão beta-1 do Luna.
     

Partilhar esta Página