Problema SO não inicia a partir de SSD num caddy

GVFC

I quit My Job for Folding
Boas.

Hoje instalei um SSD num caddy na drive ótica do meu portátil (Asus K55VM). Na altura tinha o SO (W10) instalado no disco principal, pelo que iniciei, no gestor de discos, o SSD. Decidi então fazer uma clean install do W10 no SSD, a partir de uma pen. No processo de instalação, formatei a partição onde tinha o W10 anterior instalado e instalei no SSD. Tudo correu como o normal, tanto que consegui fazer boot do W10 a partir do SSD e estava tudo normal.
Acontece que quando reinicio o portátil, dá-me um ecrã azul com um erro 0xc0000225 e não consigo solucionar o problema.
Entrei na BIOS e vi que no boot só me aparece o HDD principal, e nem aparece o SSD. Na parte de gerir dispositivos SATA, não aparece o SSD também.
Alguma ideia de como poderei resolver isto?
 
Fazendo o comando bootrec /rebuildbcd, diz-me que não tenho nenhuma instalação do Windows.
O conjunto de comandos diskpart -> listvolume deu-me a lista de todas as partições incluindo o SSD (que tem duas partições criadas por mim), e tudo aparecia "saudável". Faz-me confusão como é que o SSD é detetado em todo o lado excepto na BIOS...
Formatei o disco onde tinha este novo OS instalado e voltei a instalar. Tudo OK, conseguia reiniciar o PC e trabalhar no W10 quando tinha a pen com os ficheiros de instalação ainda ligada ao PC. Quando tento reiniciar o PC sem a pen ligada, dá-me de novo o erro.
Tentei também tornar a partição do SSD ativa, através do diskpart, mas diz "the active command can only be used on fixed mbr disks".
O mais estranho é que criei um bootable usb com o software Easy Recovery Essentials e, quando ponho essa pen no PC, também liga sem problemas, mas sem ela não.

Passei o dia todo nisto e continua na mesma... Alguma sugestão?
 
Update: Na BIOS, surgia uma opção "Launch PXE OpROM" que estava Disabled, mudei para enabled e agora já faz boot sem a pen. Ainda assim, quando vou tentar mudar a boot order, só me aparece "Hitachi xxxxxx" (o meu HDD antigo, que não tem nenhum SO) e "Realtek PXE B04 D00". Continuo sem perceber qual a lógica disto, pois o SSD não aparece na BIOS...
Será seguro usar o PC tal como está, uma vez que faz boot "normalmente"? Tenho receio que os problemas não estejam resolvidos e possa complicar mais no futuro...
 
Eu estou com um problema parecido. A única diferença é que eu clonei o disco e depois formatei o HDD. Consegui fazer o boot com o SSD antes de ter formatado o HDD (no entanto tinha de ser sempre manual) através do Windows Boot Manager. Mas agora nem por aí dá, mesmo sendo o SSD o único a aparecer na lista dá um erro 0xc000000e. Vou instalar o Windows 10 no HDD, copiar tudo de valor para aí e depois formatar e instalar o Windows no a ver se assim fica bom.
@GVFC
 
Back
Topo