Só para saudosistas e não tendenciosos - Off Topic - Sorry :(

Status
Fechado a novas mensagens.
Vá lá, não custa nada tentar escrever melhor. O OS X até traz corrector ortográfico de raiz, não custa nada dar-lhe uso.

Já "lutei" muito contra a iliteracia nos fóruns mas saiu-me sempre o "tiro pela culatra", RaaR.
Infelizmente o mau português é incentivado porque não "devemos chamar a atenção" a quem escreve mal. Nem podemos pedir um "bom português" e muito menos que escrevam sem recurso ao "pitês". Infelizmente estás a pedir algo que, não apenas irá ser, mais tarde ou mais cedo, censurado por um moderador mas também quase virtualmente impossível de conseguir pela simples razão de que a inépcia para a escrita do português correcto é, cada vez mais, uma constante nos jovens.
Bem, voltando ao tópico...

Há realmente várias faltas na lista. O Gem, o Mac OS 6.0, o BeOS, o OS2 da IBM, etc.
Mas é nostálgico relembrar os OS's que usei há tantos anos :)

Quanto ao menu Start, é a maior confusão que já alguma vez vi. Para lá vai parar tudo... instalam uma aplicação... lá vai ela para o menu Start. Painéis de controlo, tudo lá... Pesquisa no disco... no menu Start. Até terminar uma sessão de Windows é no Start (começar o acabar ;))
Claro que o menu Start é a "única" solução do Windows para poder conseguir alguma "organização" porque é impossível reorganizar o disco uma vez as aplicações instaladas. Claro que, como quase tudo o resto, é uma solução "de remendo".

Rui Batista
 
"deixás-te"?!?!?

Vá lá, não custa nada tentar escrever melhor. O OS X até traz corrector ortográfico de raiz, não custa nada dar-lhe uso.

Muito obrigado, de facto foi um erro lamentável! Até porque não é costume, mas acontece. Aliás, para não me alongar, defendo até o bom uso da língua portuguesa, aqui e em qualquer situação. Facto que poderás constatar pelas minhas intervenções.

De agora em diante terei mais atenção, a mim e aos outros !!!!!!
 
Última edição:
Quanto ao menu Start, é a maior confusão que já alguma vez vi. Para lá vai parar tudo... instalam uma aplicação... lá vai ela para o menu Start. Painéis de controlo, tudo lá... Pesquisa no disco... no menu Start. Até terminar uma sessão de Windows é no Start (começar o acabar ;))
Claro que o menu Start é a "única" solução do Windows para poder conseguir alguma "organização" porque é impossível reorganizar o disco uma vez as aplicações instaladas. Claro que, como quase tudo o resto, é uma solução "de remendo".

Rui Batista

Alguma vez ouviste falar de uma coisa chamada Ctrl+Alt+Del... ? :rolleyes:
Se a fizeres uma vez no Windows XP ou vista, podes terminar sessões, desligar o sistema ou terminar programas e processos individuais, monitorizar o tráfego da rede e a percentagem de utilização da CPU e da RAM, tudo sem usar o Start. :P

62826.jpg


Alternar entre programas ?

Alt + Tab.
 
Última edição:
O que é que o Process Manager tem a ver com o menu Start?!?!?
A tua intervenção foi como se eu tivesse dito que:

"O português comum usa uma qualquer ferramenta como um martelo. Um alicate serve para martelar. Uma chave inglesa serve para martelar. Até uma chave de fendas, dependendo da situação, pode servir de martelo."

ao que tu responderias:

"Já ouviste falar de Super Cola 3 ? Dá para colar tudo a tudo. Um espanto! Até cola cientistas ao tecto"

Realmente, não vejo o que tem o "cu a ver com as calças". O Process Manager, é lógico, permite terminar sessões (processos), desligar o sistema (um processo), terminar programas (outros processos), monitorizar tráfego de rede (também processos), monitorizar percentagem de utilização da CPU e RAM (resultado dos processos em execução), etc. Que raio têm processos a ver com o menu Start ou com o que eu disse?
O que eu disse é que o menu Start é o repositório de quase tudo. É o "tapete" para o qual se "varre o lixo" quase todo. Por isso cresce mais que uma bicha solitário no intestino de uma pessoa com obesidade mórbida.

Rui Batista
 
Última edição:
O que é que o Process Manager tem a ver com o menu Start?!?!?
A tua intervenção foi como se eu tivesse dito que:

"O português comum usa uma qualquer ferramenta como um martelo. Um alicate serve para martelar. Uma chave inglesa serve para martelar. Até uma chave de fendas, dependendo da situação, pode servir de martelo."

ao que tu responderias:

"Já ouviste falar de Super Cola 3 ? Dá para colar tudo a tudo. Um espanto! Até cola cientistas ao tecto"

Realmente, não vejo o que tem o "cu a ver com as calças". O Process Manager, é lógico, permite terminar sessões (processos), desligar o sistema (um processo), terminar programas (outros processos), monitorizar tráfego de rede (também processos), monitorizar percentagem de utilização da CPU e RAM (resultado dos processos em execução), etc. Que raio têm processos a ver com o menu Start ou com o que eu disse?
O que eu disse é que o menu Start é o repositório de quase tudo. É o "tapete" para o qual se "varre o lixo" quase todo. Por isso cresce mais que uma bicha solitário no intestino de uma pessoa com obesidade mórbida.

Rui Batista

O que é que o menu Start tem a ver com as aplicações ?
Nada. São apenas atalhos !

Aliás, muitas aplicações dão-te a escolher se queres ter atalhos no menu Start, na Quick Launch -ou mesmo numa barra de atalhos criada por nós-, nos menus de contexto do Windows (botão direito do rato, eu sei que é relativamente novo no mundo Mac, mas em PC's já se usa há muito tempo... :P), no desktop ou nenhum atalho sequer.
Mais, podes apagar os atalhos e criar novos para a mesma aplicação noutra pasta, noutro desktop (Powertoys da Microsoft), ou abri-la directamente na pasta pretendida.
 
Com o Alt+Tab, acrescentaste ao comentário da "super cola 3" o seguinte comentário:

"Ah, e a Duct Tape? Uma maravilha. Dá para mil e uma utilizações".

Ou seja, continuas a responder alhos quandos eu falei de bugalhos.
Alt+Tab para mudar de programas? Sim, também há no Mac e é uma excelente "ferramenta". Mas o que é que isso tem a ver com o facto de o menu Start ser o vazadouro de tudo? Discos, pontos de rede, painéis de controlo, aplicações, pesquisa, etc, etc?
Não disso que o menu Start permitia mudar de aplicações. Nem tem essa função. Não disse que dava para parar processos. Também não tem essa função. Disse que era uma salganhada! Uma panóplia de brique-à-braque.

Rui Batista
 
Alguma vez ouviste falar de uma coisa chamada Ctrl+Alt+Del... ? :rolleyes:
Se a fizeres uma vez no Windows XP ou vista, podes terminar sessões, desligar o sistema ou terminar programas e processos individuais, monitorizar o tráfego da rede e a percentagem de utilização da CPU e da RAM, tudo sem usar o Start. :P

62826.jpg


Alternar entre programas ?

Alt + Tab.


Ninguém falou acerca do que falaste.São funcionalidades imprescindíveis, que podem fazer falta. Não se falou em atalhos ou funcionalidades a nivel "terminar programas e processos individuais", "monitorizar o tráfego da rede e a percentagem de utilização da CPU e da RAM", aliás eu só uso estas funcionalidades quando algum programa funciona mal, depois de aberto.


Falou-se de organização, ainda não testei o vista( já instalei mas a falta de drivers, ram, e gráfica fez me voltar para o xp), mas quanto ao xp se eu acesso ao menu dos programas, no Start (iniciar em pt), eu tenho de pensar ou procurar e demoro bastante tempo.

Eu acho que eles deviam organizar da seguinte maneira:

start
-------
All programs
-------
multimedia
Internet
Segurança
Utilidades
-------

Dentro do multimedia( depois de ter muitos programas)

Audio
video
imagem
-----

Dentro de Imagem:

Imageready
Photoshop
Corel

_________________________

É apenas um exemplo. Claro que eu posso fazer isso manualmente, mas se fosse automático poupava-me muito trabalho.

Tenho no menu Programs, uma pasta com 5 ficheiros, aonde só um é o atalho que desejo.

Acho que no menu deviam ser mais simplistas e directos.


Se não perceberem algo mandem uma pm que eu altero, pode estar confuso.
 
Com o Alt+Tab, acrescentaste ao comentário da "super cola 3" o seguinte comentário:

"Ah, e a Duct Tape? Uma maravilha. Dá para mil e uma utilizações".

Ou seja, continuas a responder alhos quandos eu falei de bugalhos.
Alt+Tab para mudar de programas? Sim, também há no Mac e é uma excelente "ferramenta". Mas o que é que isso tem a ver com o facto de o menu Start ser o vazadouro de tudo? Discos, pontos de rede, painéis de controlo, aplicações, pesquisa, etc, etc?
Não disso que o menu Start permitia mudar de aplicações. Nem tem essa função. Não disse que dava para parar processos. Também não tem essa função. Disse que era uma salganhada! Uma panóplia de brique-à-braque.

Rui Batista

Lê o meu post anterior, e pára com esse non sense.

O menu Start, sozinho (apesar de não passar de uma barra de atalhos, como disse), ajudou a "enterrar" a Apple nos anos 90.


Não há nada que exista no menu Start que não se possa fazer de outra forma no Windows.
Até podes desligar a barra de tarefas que contém o Start, sabias ?

Se quiseres abrir um Windows Explorer -> Win Key + E; se quiseres abrir um programa -> Win Key + R, etc, etc.
E ele fica com a lista dos programas mais recentes nessa caixa de diálogo, em drop down.
 
O que é que o menu Start tem a ver com as aplicações ?
Nada. São apenas atalhos !

Aliás, muitas aplicações dão-te a escolher se queres ter atalhos no menu Start, na Quick Launch -ou mesmo numa barra de atalhos criada por nós-, nos menus de contexto do Windows (botão direito do rato, eu sei que é relativamente novo no mundo Mac, mas em PC's já se usa há muito tempo... :P), no desktop ou nenhum atalho sequer.
Mais, podes apagar os atalhos e criar novos para a mesma aplicação, ou abri-la directamente na pasta pretendida.

Bem, estamos a adentrar profundamente a área do offtopic (e em breve seremos repreendidos por tal), mas aqui vai.
O menu Start tem a ver com aplicações porque, por omissão, vão parar lá todas. Sim, são apenas shortcuts, mas são o acesso às aplicações. E vão multiplicando-se, como coelhos ninfomaníacos. Ah, já agora, porque é que são shortcuts? Porque não podes mudar as aplicações de sítio uma vez instaladas.
No Mac, se eu tiver na pasta de aplicações mais de três aplicações de 3D e decidir criar uma pasta chamada 3D e colocar lá as pastas dessas aplicações para organizar o meu disco, posso fazê-lo. Se, mais tarde instalar mais aplicações 3D e decidir criar uma pasta chamada CAD 3D e outra chamada RENDERERS 3D e re-organizar as pastas das aplicações, redistribuindo-as por essas pastas, posso fazer. De facto, posso fazer tudo.
No Windows só posso re-organizar o menu Start, mudando a estrutura dos shortcuts, claro. As aplicações continuam a ficar todas ao monte na pasta Program Files.
Grande flexibilidade que o Windows me dá, sem dúvida.

Rui Batista
 
Lê o meu post anterior, e pára com esse non sense.

O menu Start, sozinho (apesar de não passar de uma barra de atalhos, como disse), ajudou a "enterrar" a Apple nos anos 90.


Não há nada que exista no menu Start que não se possa fazer de outra forma no Windows.
Até podes desligar a barra de tarefas que contém o Start, sabias ?

Se quiseres abrir um Windows Explorer -> Win Key + E; se quiseres abrir um programa -> Win Key + R, etc, etc.
E ele fica com a lista dos programas mais recentes nessa caixa de diálogo, em drop down.
Eu não tenho muita opinião no assunto, mas parece que tu não tens a mínima ideia do que se discute aqui - do ponto que o ruimac referiu. É pena. Não leves a mal, tenta ler outra vez.

Quanto ao "calendário", muito cool.
 
Acabam sempre as duas partes a comparar quem tem o pipi melhor. Sempre a julgar as coisas pelos preferências de cada um.

Sempre que se instala um aplicativo quer no windows quer no OSX ele pede para onde o podemos instalar, ate aqui nada muda. No windows temos a hipótese de criar um atalho no barra iniciar e no OSX no “dock”. Por isso estar a dizer que os atalhos se multiplicam é falso. A não ser que ao instalar o aplicativo se esteja sempre a carregar no avançar sem darmos conto no que nos pede.
No único que o osx se destaca e como referiu o rui é na possibilidade de voltar a mudar a localização do aplicativo. É deveras um ponto positivo mas o windows também os tens. Como a barra de inicio podemos criar as tais varias pastas chamadas 3d e subpastas chamadas CAD 3D. Isto da muito jeito a quem tiver já o “dock” saturado de atalhos e queira ter TUDO organizado de uma forma escalonada sem ter que ir como acontece no OSX ao spotlight, Ir ou ao finder e ligar o visualizar em colunas.

Por isso que algumas mulheres gostam dele longo e fino e outras curto e grosso, ou seja depende de cada mulher.
 
Última edição:
Concordo, mas também posso fazer o equivalente a um menu hierarquisado no Dock, Sirikazy. Basta criar uma pasta (com o nome e localização que queiramos), colocar lá dentro outras pastas com os nomes que queiramos (vão-se tornar
submenus) e popular essas pastas com shortcuts (no Mac chamam-se aliases) paras as aplicações.
Podemos inclusivamente fazer sub-submenus ou sub-sub-submenos (ad infinitum) para criar mais organização.
Podes inclusivamente colocar shortcuts para outros discos ou documentos.
Depois basta arrastar a pasta inicial para o Dock (para a direita da linha vertical que está mais à direita).
Podemos até chamar Start a essa pasta original e mudar-lhe o ícone ;)
Com a vantagem de podermos re-organizar esta pasta (à lá Start menu) e RE-ORGANIZAR o próprio disco, que tudo continua a funcionar.

Rui Batista

p.s. a conversa com o blastarr continuou em pm, para não contaminar o thread com offtopic :)
 
Acabam sempre as duas partes a comparar quem tem o pipi melhor. Sempre a julgar as coisas pelos preferências de cada um.

... isso resolvia-se com um port decente do Directory Opus e do Toolmanager :P

Acho que a parte infeliz da coisa é a desorganização dos OS's em si próprios. O Win é uma lixeira e o OSX pode tornar-se uma facilmente.

Em Win tens ainda o malfadado registry cujo autor devia ter sido morto mal nasceu.

O mais funcional (e infelizmente uma parte não copiada por ninguem) foi mesmo no AmigaOS, que usava uma versão minimalista do pensamento *NIX. Se o ficheiro está no sitio certo, está instalado. Pronto. Simples e eficaz. Mais assign menos assign... E esse é um ponto em que Win vai ser sempre ridiculo por muitas versões que saiam. Á conta da compatibilidade lá vais ter de mamar outra vez com A:/B:/C:/etc... Wtf, estamos em 2007, já estava na altura de usar volume names e mountpoints a sério e não estas m****s da era do DOS.

Alas, é o que se tem. Mal dos nossos pecados, nos melhores OS's não haviam as melhores apps. De certo modo continua a ser assim, é só olhar para Linux/BSD. O que atrasa o OS é a falta de apps "sérias". Se conseguissem por a Adobe, Autodesk e amigos a fazer ports, a ver se a coisa não pegava. Mas sem os heavy hitters, só conseguem mesmo o que se tem de momento, mais coisa menos coisa.
 
Não compares ter uma barra como o menu iniciar com uma simples pasta colocada no dock. Ate porque no dock, essa pasta terias que na mesma ir ao vizualizar por colunas. Coisa que não é tão pratico e bonito como o iniciar.
 
Não compares ter uma barra como o menu iniciar com uma simples pasta colocada no dock. Ate porque no dock, essa pasta terias que na mesma ir ao vizualizar por colunas. Coisa que não é tão pratico e bonito como o iniciar.

Basta carregares com o botão direito na pasta na dock e aparecem-te todos os ficheiros (neste caso apps) que lá tenhas, exactamente como no startmenu.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo