SO XP com 8 GB (detecta 3)

asousa.z

Membro
Como é sabido o Windows XP 32 bits só detecta 3 GB no máximo. Quando a RAM tem 4 GB disponíveis continua a endereçar bem mesmo só reconhecendo 3GB.

Porém coloco uma questão: e com 8 GB de RAM será que ele endereça bem a memória nos 3 GB que reconhece?

Comprei recentemente um PC para a minha mulher. Ela quer o XP 32 bits e o Office 2003 PT. Eu preferiria o VISTA mas o PC é para ela e não para mim.

Tem as seguintes características:
1 Caixa Asus ATX TA891
1 INTEL Core2 QUAD CORE Q8200 BOX
ASUS P5QL PRO
4 Kingston DDR2 2048 667 Mhz
1 Halfmman 700W 14 CM
1 ECS 9500GT 512MB GDDR2 PCI-E


pelo qual paguei cerca de 680€.

Deixei ficar os 8 GB de memória nos slots em Interleaved Mode e comecei a ter problemas:

1º PROB - Não instalava o Windows XP SP2 32bits

RESOLVI intalando o Windows XP SP3 32 bits integrado

2º PROB - Reiniciava do nada. Só arrancava cerca da 3ª tentativa.

RESOLVI fazendo upgrande à BIOS através do ASUS EZ Flash 2 Utility disponível nas opções de BOOT do PC. Nunca poderia fazer o upgrade dentro de sistema operativo instável porque me arriscava a estragar a bios se o SO reiniciasse no momento do Flash à BIOS.

P5QL PRO BIOS 0803
Enhance the compatibility with certain Yorkfield C1 stepping CPUs (os novos processador QUAD CORE)

P5QL PRO BIOS 0902 (vou intalar hoje porque só foi lançado a 22DEZ2008)
Enhance the compatibility with certain memory.

Também instalei o ASUS Express Gate e experimentei navegar na net através deste sistema da ASUS e mesmo assim o Firefox era obrigado e reiniciar por erro. (aconselho a experimentarem porque é notável ter um sistema que arranca em 5 segundos com capacidade de navegação de Internet, jogos, chat e skype).

Quando entrava no SO este continuava instável com erros de endereçamento.

Então resolvi retirar 4 do 8 GB embora tenha tido do cuidado de deixar os 2 módulos de 2 GB de memória em canais diferentes (Interleaved Mode).

E o sistema estabilizou. Há 5 dias que não tenho qualquer problema nem de endereçamento de memória nem de instabilidade.

Devem-se perguntar porque é que coloco este post se o problema parece resolvido.
É o meu modo de agradecer à ZWAME as informações de hardware que disponibiliza. Qualquer problema que tenha antes de decidir verifico todos os fóruns nacionais e internacionais portanto chegou o momento de retribuir. Obrigado.
 
Última edição:
Se for o XP X64 era obrigado a nao dar problemas, já ouvi dizer que esta fonte não é la grandes coisas ficarias mais bem servido com LC-Power!

Edit: Ja vi que era o X86!
 
Última edição:
Também pensei no XP64. Vou testá-lo em máquina virtual para verificar a compatibilidade de software que como sabem é um senão nas versões 64 bits.

Quanto à fonte de alimentação é potente mas muito ruidosa. Estou a pensar trocá-la e não a aconselho. A LC-Power é uma boa sugestão.

Já não sinto instabilidade no SO XP 32 bits mas nunca se sabe...

De qualquer modo parece-me que, como generalização, o hardware está a andar mais rápido que o software. Mesmo as versões de 64 bits que suportam 8 GB têm depois alguns problemas de compatibilidades e drivers.

Pode-se perguntar 8 GB para quê? Claramente só para versões profissionais de programa vídeo, imagem e desenho técnico.

Mas há quem prefira fazer os upgrades antes comprando as memórias a preço baixos do que daqui a 2 anos ao triplo do preço ou até mais por já não terem saída de mercado.
 
Acho que era uma boa ideia migrar para o vista 64.. Apesar de a dona não querer :P

Não te vais arrepender e existe drivers para tudo e o pc fica muito mais rápido..
 
tanto o XP como o Vista (ambos de 32 bits ) leem no maximo 4 GB de RAM... quanto aos SO de 64 bits ja conseguem ler no maximo 8gb de RAM... tanto os de 32b como os de 64b detectam 8gb de ram mas so no SO de 64b sao aproveitadas as 8GB
 
o endereçamento de memória com 64 bits é mt superior a 8gb...

com uma maquina dessas é um crime ter o xp 32/64

isso é maquina para ter um home premium 64 bits...
 
Hmm duas coisas:

1- Existe uma versão 64bits do XP. Era o ideal para ti já que a tua esposa não quer mudar para o vista.

2- Estas versões 64 bits não tem nada limite de 8gigas. Há quem use 16gigas ou até mais.

E já agora, não é problema do XP ou Vista 32bits só usar 3,2 gigas. É mesmo limitação do sistema de programação em 32bits.

Cumps
 
pensei q o limite fosse realmente 8GB RAM mas pelos vistos enganeime ... desculpa pela minha ma informaçao e obrigado pela correcçao
 
Back
Topo