1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

sobre a focagem em software

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por crucius, 1 de Julho de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 785)

1. crucius

crucius Power Member

A minha máquina, embora não seja uma compacta (é uma Kodak P880), tem os seus limites: o principal (ou será limite do fotógrafo?) é eu não conseguir controlar a profundidade de campo, saindo-me fotografias com todo o quadro focado quando não é isso que eu quero, de facto. Então, uma vez que não sou nem de perto nem de longe expert no Photoshop, gostava de saber se existe maneira de fazer o controlo da profundidade através de um software. Thanks. :wow:

2. helius

helius Power Member

no photoshop consegues simular esse efeito que pretendes, seleccionado apenas o background (ou outro elemento) e aplicando um ligeiro gaussian blur

3. crucius

crucius Power Member

pois, mas há sempre o problema do foreground não ser muito bem seleccionado, como por exemplo em flores ou afins =/

4. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

o teu problema deve estar relacionado com uma má escolha de abertura da lente.

usa uma abertura maior (menor f number) e tens menos profundidade de campo, usa uma abertura menor (maior f number) e tens uma profundidade de campo maior.

5. crucius

crucius Power Member

6. Koncaman

se usares f2.8, podes focar os elementos em primeiro plano ou em plano de fundo, depende daquilo que mandes a maquina focar.

quanto mais proximo o primeiro plano focado tiver, mais desfocado deverá ficar o plano de fundo.

7. crucius

crucius Power Member

mas nunca esquecer que a minha máquina não tem foco manual (ou melhor tem, mas é auxiliar e basicamente não serve para nada)... o que ainda põe outra questão: qual o melhor para obter determinados efeitos, o pontual, centralizado, seleccionável e de padrões múltiplos... até porque isso depois incomoda a entrada de luz... mas neste caso creio ter que investigar melhor sem estar aqui a aborrecer os usuários do fórum

8. MKPlus

MKPlus Power Member

Nem sempre as maiores aberturas deixam o fundo desfocado!

Por exemplo com mesma abertura 2.8 ou mesmo a maior abertura possivel numa objectiva,acontece o seguinte:

Se usar uma grande angular tem mais profundidade de campo/foco

Se usar uma teleobectiva tem menos profundidade de campo/foco.

Isto aplica-se mesmo nas objectivas com zoom.

Basta seguir esta regra, escolher a objectiva a utilizar e para determinados efeitos com profundidade de campo/foco, usares a medição manual.

9. Koncaman

la esta, depende da distancia entre o 1º plano e o plano de fundo.

para o bokeh geralmente usa-se angulares mais pequenas precisamente por causa disso que dizes, obtem-se um efeito melhor.

Partilhar esta Página