sobre a focagem em software

crucius

Power Member
A minha máquina, embora não seja uma compacta (é uma Kodak P880), tem os seus limites: o principal (ou será limite do fotógrafo?) é eu não conseguir controlar a profundidade de campo, saindo-me fotografias com todo o quadro focado quando não é isso que eu quero, de facto. Então, uma vez que não sou nem de perto nem de longe expert no Photoshop, gostava de saber se existe maneira de fazer o controlo da profundidade através de um software. Thanks. :wow:
 
no photoshop consegues simular esse efeito que pretendes, seleccionado apenas o background (ou outro elemento) e aplicando um ligeiro gaussian blur
 
pois, mas há sempre o problema do foreground não ser muito bem seleccionado, como por exemplo em flores ou afins =/
 
o teu problema deve estar relacionado com uma má escolha de abertura da lente.

usa uma abertura maior (menor f number) e tens menos profundidade de campo, usa uma abertura menor (maior f number) e tens uma profundidade de campo maior.
 
se usares f2.8, podes focar os elementos em primeiro plano ou em plano de fundo, depende daquilo que mandes a maquina focar.

quanto mais proximo o primeiro plano focado tiver, mais desfocado deverá ficar o plano de fundo.
 
mas nunca esquecer que a minha máquina não tem foco manual (ou melhor tem, mas é auxiliar e basicamente não serve para nada)... o que ainda põe outra questão: qual o melhor para obter determinados efeitos, o pontual, centralizado, seleccionável e de padrões múltiplos... até porque isso depois incomoda a entrada de luz... mas neste caso creio ter que investigar melhor sem estar aqui a aborrecer os usuários do fórum
 
Nem sempre as maiores aberturas deixam o fundo desfocado!

Por exemplo com mesma abertura 2.8 ou mesmo a maior abertura possivel numa objectiva,acontece o seguinte:

Se usar uma grande angular tem mais profundidade de campo/foco

Se usar uma teleobectiva tem menos profundidade de campo/foco.

Isto aplica-se mesmo nas objectivas com zoom.

Basta seguir esta regra, escolher a objectiva a utilizar e para determinados efeitos com profundidade de campo/foco, usares a medição manual.
 
Nem sempre as maiores aberturas deixam o fundo desfocado!

Por exemplo com mesma abertura 2.8 ou mesmo a maior abertura possivel numa objectiva,acontece o seguinte:

Se usar uma grande angular tem mais profundidade de campo/foco

Se usar uma teleobectiva tem menos profundidade de campo/foco.

Isto aplica-se mesmo nas objectivas com zoom.

Basta seguir esta regra, escolher a objectiva a utilizar e para determinados efeitos com profundidade de campo/foco, usares a medição manual.

la esta, depende da distancia entre o 1º plano e o plano de fundo.

para o bokeh geralmente usa-se angulares mais pequenas precisamente por causa disso que dizes, obtem-se um efeito melhor.
 
Back
Topo