1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Sobre a Linux...

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Pedro_CP, 28 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 1250)

1. Pedro_CP

Pedro_CP Power Member

Boas... Neste momento estou interessado em conhecer um pouco melhor a Linux... Podem me dizer quais são as principais diferenças com o Windows?

Cumprimentos

2. xtr3me

xtr3me Power Member

3. neutral

neutral Power Member

antes de mais não é a linux é o linux ;)

depois a principal diferença deve ser o facto de haver muitas variações do mesmo sistema operativo com objectivos diferentes. é grátis open source e podes personalizar á tua maneira. preferes algo rápido e não te importas com linha de comandos? nem precisas de janelas. gostas de eye candy? tens o compiz. basicamente linux é um sistema operativo como o windows mas mais seguro (nem precisas antivirus no computador). requer alguma habituação e prática principalmente se vieres do windows mas depois de te habituares não queres outra coisa. em linux fazes quase tudo o que fazes em windows. e digo quase por que não existem alternativas para os jogos e para alguns programas como autocad que penso que até corre em wine (mas acaba por não ter a mesma performance). se o que pretendes é navegar na net, editar textos, ouvir música, e uma utilização diária serve perfeitamente assim como para programadores. se pretendes jogar tudo o que quiseres ou utilizar alguns programas específicos profissionalmente é melhor não usares.

:)

edit: o xtreme foi mais rapido

4. Pedro_CP

Pedro_CP Power Member

Tens o Linux ou Windows?

5. neutral

neutral Power Member

os dois mas quase não uso windows e mudei a pouco tempo

6. Pedro_CP

Pedro_CP Power Member

Ouvi falar do OpenOffice... Tem os mesmos programas do que o Microsoft Office?

7. neutral

neutral Power Member

sim basicamente. escrita, apresentação, cálculo, desenho, base de dados.... mas existem alguns problemas de compatibilidade entre documentos openoffice e microsoft office

8. Pedro_CP

Pedro_CP Power Member

O OpenOffice é gratuito não é? E o Linux também?

(só preciso de mais este esclarecimento)

9. neutral

neutral Power Member

tudo é gratuito e open source :)

10. Pedro_CP

Pedro_CP Power Member

Ok, muito obrigado pelos vossos esclarecimentos!

Abraços ;):)

11. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

thebloggu o autocad não corre com o wine a unica maneira de o pores a correr é através de uma maquina virtual ou seja continuas a ter que instalar windows... :/

12. neutral

neutral Power Member

pensava que corria. obrigado ;)

13. VuDu

VuDu Power Member

Era bom, era...

14. skorzen

skorzen Power Member

Pode não ser gratuito. Agora, o que não deixa de ser é livre.

Atenção ao pormenor:

15. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Não confundir gratuito com distribuição gratuita (e Opensource já agora).

Não percebi porque se fala em autocad aki no meio :P
    Mas o autocad corre no win, tem é de ser antigo, como o 2000, por ex. Ou entao, bricscad pra linux.... mas isso ja foi falado n1 tópico sobre cad em linux.

16. mundano

mundano Power Member

Já agora, nem as distros linux têm que ser gratuitas, nem o software para linux tem que ser livre.. Há bastante software proprietário para linux...

17. neutral

neutral Power Member

lol
    calma eu só disse que linux era gratuito e open souce assim como o openoffice :P

18. skorzen

skorzen Power Member

:Whatever:

Bem, não interessa.

19. mundano

mundano Power Member

Realmente para se conhecer como é um sistema baseado em Linux este tipo de conversas é o que menos interessa..

Para o autor do topico o que eu recomendo vivamente é sacar um CD do Ubuntu, ou uma outra das distribuições mainstream que têm live CD's e correr o CD.. Não vai alterar nadinha no PC e já dá para sentir um bocadinho de como é usar um sistema baseado em Linux..

É claro que as grandes diferenças a nivel da gestão e manutenção do sistema, como a maravilha que é usar um sistema baseado no apt-get só se sentem instalando no disco e usando..

Já agora, deixo aqui um site que de uma forma muito friendly apresenta as principais vantagens de um sistema Linux:
    http://www.whylinuxisbetter.net/

Partilhar esta Página