1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Sobre lentes - dúvidas gerais

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Annie, 7 de Junho de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 1239)

1. Annie

Annie Power Member

Olás, para começar quero avisar que sou uma novata nas Slrs mas entendo que chegou a altura de tornar este hobbie mais à séria.
    Para já ando a ver os body's e preço. Pretendo ficar-me pela mara Nikkon já que no passado me trouxe boas experiências e pelo que leio no digital também manteve a qualidade.
    Estou mais inclinada para a D60 embora ainda pondere a D40x ou aguarde mais um pouco (€€€) e vá logo para a D80. Mas como é a minha primeira Slr estou mas inclinada para a D60. Sugestões ou opiniões aceitam-se :P

Depois desta introdução, a minha dúvida. Quanto ao tipo de lentes (lens thread) que posso usar estou bastante confusa. Vejo designações diferentes e nem sempre percebo quais as diferenças ou vantagens de cada. Comprando o corpo, fico limitada às lentes do mesmo género e da mesma marca ou há normas standardizadas que permitem a compatibilidade? Se mais tarde quiser evoluir para uma outra máquina posso usar as lentes que já possuo?

2. jmmsmm

jmmsmm Power Member

Olá Annie,

antes de mais, vou pronunciar-me assumindo que já tens "algum" conhecimento acerca dos conceitos básicos da fotografia.
    Normalmente quem compra a sua primeira slr, já os tem...

Em relação ás máquinas e lentes, é simples...

Em cada marca, pelo menos nas mais conhecidas e conceituadas, temos disponiveis no mercado as gamas de entrada, os modelos semi-profissionais e os ditos profissionais... há quem discorde com estas designações, pois temos profissionais a trabalhar com máquinas da gama de entrada... mas enfim, distingui-las assim, facilita...

Bom, para ti, sem duvida, a melhor opção será comprares uma pertencente à gama de entrada da marca escolhida... tens uma curva de aprendizagem mais facilitada...;)

Em relação a marcas, para mim também é simples... Canon ou Nikon... (opinião pessoal, somente...:)...)

Tens uma variedade imensa de lentes e acessórios... e respectivamente em relação ás lentes, tens no mercado disponiveis da própria marca ou de marcas chamadas "Third-Party", como por exemplo a Sigma, a Tamron ou a Tokina... são normalmente mais baratas e em alguns casos são detentoras de uma boa qualidade...

De um modo geral, podes utilizar qualquer lente nestas slr de entrada, desde que, claro, compativeis com o encaixe da respectiva marca... mas não te preocupes com isto, por agora...

Não me vou pronunciar sobre o formato das slr "Full-Frame", pois é um caso especifico que não adianta por agora veres aprofundado...

No teu caso, convem começares com duas lentes que te permitam uma versatilidade boa e uma diversão abrangente a alguns dos temas...
    Mais tarde, quando te aperceberes do que realmente gostas mais de fotografar, escolhes umas lentes melhores dentro dessa área, que te permitam um trabalho mais cuidado...

Passando ao que interessa... os meus conselhos para uma compra duradoura e que te permita aprender com diversão e muita qualidade, a um preço não muito elevado...

Canon:

Máquina: Canon 400D
    Lentes: Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS e Canon EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS

Nikon:

Máquina: Nikon D60
    Lentes: Nikon AF-S VR DX 18-55mm f/3.5-5.6 e Nikon Nikkor AF-S VR DX 55-200 f/4-5.6

Justificando as minhas escolhas:

1) Tens uma gama focal entre os 18mm e os 200 ou 250mm, que te permite um trabalho bastante versátil;

2) Duas lentes que te obrigam a trabalhar a troca entre uma e outra oferecendo também uma qualidade bastante elevada;

3) Todas as lentes que te aconselhei têm um sistema estabilizador de imagem, IS na Canon e VR na Nikon, que te permite fotografar sem ser necessário o uso do tripé e com velocidades de obturação um pouco mais baixas que as sem este... ou seja, usares as lentes "hand-helded"... isto para a maior parte dos casos e claro, utilizando sempre velocidades de obturação não muito baixas...

4) Ambas as máquinas ainda se encontram em produção pelas respectivas Canon e Nikon, o que faz com que se mais tarde decidires vender ou trocar o equipamento, tens muito mais facilidade em fazê-lo;

5) Se realmente gostares, tens material que te dura muito e muito tempo...

NOTA: Há quem prefira aconselhar outro tipo de equipamento, apoiando a decisão noutras razões... Capta todas as opiniões e decide qual a que mais te interessa...
    Uma coisa é certa... as compras dependem essencialmente do teu orçamento... e aí, só uma pessoa decide... tu...:)

Cumprimentos

3. Annie

Annie Power Member

Olá jmmsmm, muito obrigada pela resposta! :)
    Podes-me esclarecer só quanto a isto? Acho que é aqui na questão dos encaixes que tenho estas dúvidas. Para já não quero entrar nas tecnicidades da lente.
    Que tipos de encaixes é que existem e quais os compatíveis entre si?
    Estas dúvidas são muito básicas como podem perceber mas se tenho de aprender mais vale que seja do início... :)
    Se me puderem recomendar algum guia ou faq sobre lentes, tanto melhor.

4. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Annie não precisas estar preocupada com os encaixes neste momento.
    As lentes de marca X, funcionam na marca X (com algumas variantes), e as de outros fabricantes, indicam na designação (for Canon, for Nikon, for Pentax ...).

O que acontece é que as lentes mais antigas nas máquinas mais recentes podem não encaixar ou encaixar mas funcionar sem focagem automática. Geralmente é assim que se processa, mas a menos que vás comprar usados, para já não te preocupes com isto.

5. adolfo dias

adolfo dias Power Member

os encaixes são os das marcas.
    lentes nikon dáo para corpos nikon e lentes canon dão para corpos canon.
    existem os third party como a sigma, tamron, tokina, etc... em que tb é referido o tipo de encaixe.

a mniha opção recaia sobre a d40 com 2 lentes, já que é mais barata que que a d60 e são relativamente semelhantes ou uma 350d com a 18-55 e uma 70-300APO que é acho ser mais máquina que a d40 ou d60.

seja qual for a tua opção a nivel de corpo acho preferivel apostares num corpo mais de entrada e em bom vidro e num futuro proximo saltas para um corpo intermedio

6. jmmsmm

jmmsmm Power Member

ok ok annie,
    o ferrari e o adolfo dias já disseram tudo...
    realmente não tens que te preocupar com o tipo de encaixes...
    as do próprio fabricante funcionam nas respectivas máquinas e as de outros fabricantes, como a tokina, tamron ou sigma, à frente de cada lente, nas suas designações, indicam para que marca servem...
    nos sites dos próprios fabricantes tens também ajuda em relação à compatibilidade das próprias lentes...
    mas não fujas das que aqui te forem sugeridas...
    um conselho... busca muito na net... procura e lê o máximo que puderes acerca deste tema... procura por informação na net... no final, espreme o sumo e tira as tuas conclusões... :)
    só assim conseguimos uma compra sensata para um investimento tão caro como este...

7. BEKASpro

BEKASpro Power Member

Atenção q a gama de entrada da Nikon como da Canon (nas obectivas) ñ têm uma qualidade assim tão acima como o fabricante faz querer!!

Pelo mesmo preço que as objectivas de entrada de gama das marcas custam, vais buscar uma Sigma ou Tamron de gama alta pelo mesmo preço...

O jmmsmm disse e muito bem, para quem vai começar nada melhor q uma distancia focal entre os 18mm e 200mm, sendo o conjunto 18-55mm/55-200mm optimo, pois vai-te permitir grande flexibilidade para aquilo q faças!! É evidente que se gostares de fotos a vida selvagem já vais precisar de pelo menos uma 300mm, mas isso depende realmente do q vais fazer.

Com o passar do tempo podes começar em "vidro" melhor, pois é sempre mais importante a optica que a máquina.

cumps.

8. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Tenho uma Canon EOS 450D c/ a lente EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS... e gosto bastante deste conjunto :)

9. por acaso alguem usa a Wide Angle DC58 B na canon G9? que tal?

10. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Gostava de saber um pouco sobre as lentes Macro! nomeadamente os requisitos necessários.. tenho uma Canon EOS 450 D

Obrigado

p.s. e se alguém souber indicar os preços +/- associados a estas lentes..

11. adolfo dias

adolfo dias Power Member

requisitos é ter encaixe canon...
    fora isso és tu que decides qual comprar. uma verdadeira lente macro tem que oferecer uma magnificação de 1:1
    as mais badaladas são a tamron 90mm e a canon 105mm e os preços situam-se entre os 500 e os 800€ julgo eu

Partilhar esta Página