Sobre o fórum e sobre os moderadores

acho que o post count podia ficar... nao houve assim alteracoes com a sua inclusao :P ja me tava a habituar a ele...


quanto ao resto..vida de moderador nao é faciL! ha que tomar as decisoes correctas na altura certa,o que nem sempre se consegue ajuizar da melhor maneira..

_zZz_
 
Não tem por isso mesmo. :)

Quando havia post count na anterior versão, era ver os candidatos a spammer a sujarem tudo que era thread. Que fique sem. Não precisamos daquilo para nada.
 
Desculpem por ter demorado tanto tempo a ter retirado o post count a partir do vB 3, mas é que foi falta de lembrança. Assim nem se lembravam que isto existia :)

hehe
 
Madril disse:
Humana ?
Mta razão, o Av é 5 estrelas.
Madril

Boas.
Madril não é Humana, nesta situação quer dizer "Civilizada/Civilizado".
Eu tb não sabia... a minha filhota adotiva é que me disse o significado. :sad: :p

Agora aqui para nós os dois, chamar de "Humana" ai até tenho que te dar
rasão.
Agora 5 estrelas? Essa de me chamares "HOTEL" é que não! :x2:
Um grande abraço.
 
Tambem concordo com a remoção do post count, acho que é uma coisa que não trás nada de bom ao fórum, antes pelo contrário :)

Cumps!
 
KorbaX disse:
epah .. comecei a ler isto... mas parei na parte das bailarinas :x2:

epah .. eu tenho uns contactos na adminsitração do Maxim ... talvez convença o homem a "esprestar-me umas russas aki prá malta :007:

o que é que dizem ?

Epá, então pede-lhes para me arranjarem os contactos da Soraia Chaves, que foi minha colega na Escola D. João de Castro! :D


ps: 9981Posts! :D
 
Poiuy disse:
"Impõe-se uma questão. Num fórum em que tanto se critica a forma "portuguesa" de gerir empresas e liderar o país, baseada em jobs for the boys, é no mínimo digno de nota observar exactamente o mesmo tipo de comportamento na respectiva administração."

Não concordo nada contigo, as pessoas que estão como moderadoras foram quase todas convidadas por mim no tempo da Unreal, e desde essa altura já sairam bastantes, e já entraram outras. Nota que o cargo de moderador não é vitalicio...

Vamos lá fazer uma listinha dos moderadores/administradores do fórum Techzone:
Poiuy
Raptor
Korbax
SuperFM
Chight
Demiurgo
The_Z
Chip
Madril
PNabais
Strakata
Gandalf
Ricky
ojdr2001
Peterwolf
Skatan
Crusher
Tecnoboy
Andromeda
AvxAMD
possessed
Korben Dallas
e os fresquinhos
Metro
Kazuza

Caso a memória não me falhe, os que passaram a ser moderadores desde a criação do Techzone foram:
Gandalf
Ricky
ojdr2001
Skatan
Andromeda(?)
Kazuza
Metro
Não necessariamente por esta ordem, claro.
Entre os que já eram do tempo da Unreal e passaram a ser menos activos temos o caso do possessed, do strakata e do pnabais. Já para não falar no Praetor, que já não incluí na lista.

Agora, será que a questão colocada pelo Stormhawk sobre os tachos foi respondida? Não. De forma alguma. Porquê? Porque nos fóruns problemáticos continuam os mesmos e vemos fóruns que nunca dão problemas com 2 e 3 moderadores. É porque são pessoas de confiança? Acho muito bem que sejam, mas isso quer dizer que têm o perfil certo para serem moderadores? E para quê serem moderadores se não estão a ajudar onde é preciso? Porque, tirando a especificidade do trabalho de moderação do Metro (Sub-fórum do Folding) têm todos os mesmos poderes, certo?
O cerne da questão é este:
Há 24 moderadores no fórum. Retirando o Metro da lista (por ter sido promovido apenas para poder gerir o sub-fórum do Folding), e o chight e o Demiurgo por já terem funções administrativas, porque é que os outros 21 não estão a conseguir ter um fórum onde não hajam conflitos pessoais, nomeadamente conflitos com os próprios moderadores em si?!? :eek:
Outra questão importante:
Se o fórum não costuma ter mais de 100 utilizadores em simultâneo, como é que não se consegue ter o fórum moderado de forma eficaz em todos os fóruns, se há um moderador para cada 5 utilizadores? :eek: Isto é uma média brutal, em mais nenhum outro fórum eu conheço um rácio tão grande de moderadores por utilizadores! E que não estão a conseguir responder às exigências!
Inicialmente estava só o Madril a moderar o Geral. Alguém de responsabilidade entendeu que era proveitoso meter o Chip a dar uma ajudinha no Geral. Se nos dias de hoje ambos os moderadores já estão com a imagem desgastada na opinião de alguns users (com razão ou não, casmurros ou não, isso agora não interessa :p) porque é que não se mete um 3º moderador no Geral? Será que não há mais ninguém dos 19 restantes com bom senso e paciência (para ler aquela palha toda :p) para poder moderar o fórum com eficácia e levantar o fardo dos 2 que já lá estão a fazerem o que podem? Na minha opinião o SuperFM ao longo do tempo tem tapado bastantes buracos em vários fóruns (quando os respectivos moderadores não estão, têm a sua vida pessoal, e isso é compreensível) mas é preciso mais alguém no Geral!



Há outra coisa que é preciso alterar, e de imediato. O ponto 11, aquele que protege o rabo do moderador que lhe dá permissão de apagar o que entender e não dar justificações ao visado. Não pode ser. Isto não se justifica. SE alguma coisa está mal apaga-se o *conteúdo* do post e põe-se lá uma mensagem qualquer justificativa da acção tomada, NUNCA apagar o post inteiro e não dar cavaco a ninguém! E dou-vos o exemplo na thread do Far Cry no fórum Jogos em que contei a minha experiência do jogo, como foi difícil acabar, etc, e depois noto mais tarde que o post foi apagado e ninguém me disse nada! E eu tenho a certezinha que o que quer que seja que eu tenha dito não vai contra regra nenhuma do fórum! :die:
Esta regra está a consumir os users, esta regra está a criar vários problemas. Os posts a bradar "atitudes pidescas por parte de certos moderadores" não aparecem do nada. Há sempre uma causa para aparecerem os efeitos!
Eu pensava que isto era o mais básico do raciocínio do bom senso, mas parece que, pelo andar da carruagem, não é tão básico assim os "patrões" perceberem que o fórum está a atravessar uma crise de confiança entre os utilizadores e os moderadores.


Para os que leram até aqui :D gostava de mencionar o funcionamento do fórum que eu frequentava todos os dias antes de me mudar definitivamente para aqui. É um fórum internacional de Civilization, que abrange outros jogos de estratégia de turnos. E tem um fórum chamado Off-Topic. E lá fala-se de tudo abertamente (o post count está desligado apenas no Off-Topic, claro), desde religião, política, notícias, evolucionismo, desporto, informática, etc, etc, com um nível cultural que faria inveja à (i)literacia da esmagadora maioria dos utilizadores deste fórum. Tem uma média de 800 utilizadores únicos por dia e sabem quantos moderadores na parte do Off-Topic? 4! E porque todos têm o seu emprego! 4 gajos a cobrirem todos os fusos horários. Pensam que os users por serem estranjeiros não descem de nível e se põem com ataques? Claro que isso acontece. Mas esse fórum está organizado e os moderadores são extremamente coerentes. As justificações dos moderadores são sempre as mesmas porque as regras são sempre as mesmas, aplicadas de forma igual. Dão bans as vezes que são precisas, e têm um controlo de multi-account muito apertado para não haver engraçadinhos que criam contas novas só para continuarem a discutir.
Este fórum foi criado em 1998 e apenas em 2002 passaram a ter 3 moderadores no Off-Topic, e este ano passaram a 4.
Para os curiosos: http://apolyton.net/forums



Resumindo:
1º Abolir imediatamente o ponto 11
2º Reorganizar os moderadores onde são efectivamente necessários
3º Ter os moderadores a mostrar que são moderadores por necessidade de bom senso, e não por serem uns gajos muita fixes, de muita confiança e que toda a gente curte
 
Concordo com bastantes desses pontos....

Realmente quando vi a lista dos moderadores, apercebi-me que sabia que todos eles eram mods a excepçao do demiurgo..., o posessed nca mais o vi, e mtos dos mods que ai estao nca mais os vi em acção..se por um lado é 1 sinal positvo, pois qto mais despercebidos passarem melhor ja que é 1 sinal da boa onda que ha entre os users, por outro, fica no ar uma incerteza se é por n haver chatisses se é por n passarem mto cavaco..

Eu sou um pouco suspeito, pq n sei quais sao os foruns especificios de cada mod, so ando pelo Novidades, Geral, Puzzles(mas q belo subforum),Anedotas e curiosidades, Classificados, OC/cooling e as vezes o moding..(afinal ainda sao 1s qtos.. :p , e por estas bandas vejo o Raptor, Ricky, Chight as x, Odjr2001,Skatan, Chip, madril, Korben(jogos sobretudo) e que eu me lembre sao só..

Realmente acho o ratio de mods/users um bocado alto, e acho q deveria rever isso, pq 70/80% dos assiduos frequentadores do forum é ppl que ja se "conhece", e como tal n arranja escaramussas, logo os outros 20/30% dao trabalho mas n penso que seja assim tanto..

Cumps e seria bom ouvir as opinioes dos proprios moderadores(o ideal seria de todos mas isso é mto dificil) sobre esta matéria.. :p :)

[]z
 
Zealot,

Vi o teu mail em alguns pontos tens razão como é lógico, outros nem por isso. :)

1º por exemplo eu já sou moderador desde da antiga unreal, sempre tive um papel desimulado e só modero qdo é necessário.

Se reparares existem super-moderadores e estes moderam qualquer forum para dar uma ajuda nos outros sub-foruns com menos moderadores (menos o de futebol). Neste momento qualquer moderador pode intervir nos diferentes foruns, coisa que eu n concordo.

Não acho que o forum seja tão mal moderado como insinuas, á excepção do forum futebol (e este está a ser bem moderado pelo poiuy, no entanto n quer dizer q não tenha probs) nenhum outro tem conflitos grandes.

Resumindo, tens alguma coisa a apontar a algum moderador em especial? Achas que é tão má a moderação do forum, que necessite de uma tão profunda alteração? Achas que o nº de mods influenciam na qualidade do forum? É sempre bem vinda alguma sugestão.

Z.
 
Ok vamos lá á resposta :)

Agora, será que a questão colocada pelo Stormhawk sobre os tachos foi respondida? Não. De forma alguma. Porquê? Porque nos fóruns problemáticos continuam os mesmos e vemos fóruns que nunca dão problemas com 2 e 3 moderadores. É porque são pessoas de confiança? Acho muito bem que sejam, mas isso quer dizer que têm o perfil certo para serem moderadores? E para quê serem moderadores se não estão a ajudar onde é preciso? Porque, tirando a especificidade do trabalho de moderação do Metro (Sub-fórum do Folding) têm todos os mesmos poderes, certo?

Concordo contigo que se tem de fazer uma grande restruturação nos foruns e nos respectivos moderadores, alías nós este sabado/domingo vamos todos almoçar para discutir as novas politicas e estrategias do forum. Não acho que tenhamos assim tantos foruns problemáticos como dizes, aliás se formos a ver para a quantidade de users acho que os nossos users até se portam bastante bem.

O modelo actual permite a qualquer moderador, moderar qualquer forum, ou seja, se o Metro por exemplo vir uma imagem de pronografia no forum, pode apagar independentemente do forum onde isso esteja.

Eu penso que este modelo é mais eficaz, porque permite uma resposta muito mais rapida no caso de haver problemas. Se por exemplo só houvesse 1 moderdor no Geral, por mais activo que ele fosse, nunca poderia ter a mesma atenção do que todos os outros juntos.... (já agora o Metro tem exactamente os mesmos direitos e permissões que todos os outros moderadores).

Quanto á questão do perfil para se ser moderador, é uma das questões que já ia apresentar no almoço de sabado.


Há 24 moderadores no fórum. Retirando o Metro da lista (por ter sido promovido apenas para poder gerir o sub-fórum do Folding), e o chight e o Demiurgo por já terem funções administrativas, porque é que os outros 21 não estão a conseguir ter um fórum onde não hajam conflitos pessoais, nomeadamente conflitos com os próprios moderadores em si?!?

Bem o Demiurgo não tem nenhuma função administrativa :), mas voltando ao que interessa...

Tás-te a esquecer duma coisa muito importante, uma coisa é se um Moderador faz ou não bem o seu trabalho... outra coisa completamente distinta é se ele gosta ou não de outro user/moderador.

Mas já agora explica lá isso melhor dos comflitos pessoais, dá-me um exmplo para eu te poder responder melhor...

Se o fórum não costuma ter mais de 100 utilizadores em simultâneo, como é que não se consegue ter o fórum moderado de forma eficaz em todos os fóruns, se há um moderador para cada 5 utilizadores? Isto é uma média brutal, em mais nenhum outro fórum eu conheço um rácio tão grande de moderadores por utilizadores! E que não estão a conseguir responder às exigências!

Eu não concordo mesmo nada contigo...
Antes de mais temos aproximadamente 800 users registados que nos visitam todos os dias, nas mais diversas horas... sendo assim quanto muito (não contando com os admins, teriamos 20 moderadores para 800 users que dá uma media de 40 users por moderador.... bem pode-se dizer que é algo elevado, mas repara numa coisa:

Eu quero que as pessoas falem o que intenderem neste forum, e não quero criar regras de tal maneira rigidas que as pessoas se sintam sufocadas, assim acho que é preferivel ter uma equipe grande, a ter só imaginamos 5 moderadores, e eles serem obrigados a estarem constantemente a ver tudo.

Repara que o trabalho de moderador neste forum, é não remunerado, tal como o de SM, e até o meu :)

Na nossa reunião de sabado vamos mudar algumas coisas, mas o numero de moderadores não me parece.

já agora diz-me lá porque é que os moderadores não estão a responder ás exigencias???

Diz-me lá o que é que na tua opinião seria um bom trabalho por parte dos moderadores... e porque é que eles não o estão a fazer.


Inicialmente estava só o Madril a moderar o Geral. Alguém de responsabilidade entendeu que era proveitoso meter o Chip a dar uma ajudinha no Geral.

Bem o Madril vai sair do geral (a pedido dele), e sim és capaz de ter razão, se calhar deviamos por lá pessoas novas.

Há outra coisa que é preciso alterar, e de imediato. O ponto 11, aquele que protege o rabo do moderador que lhe dá permissão de apagar o que entender e não dar justificações ao visado. Não pode ser. Isto não se justifica. SE alguma coisa está mal apaga-se o *conteúdo* do post e põe-se lá uma mensagem qualquer justificativa da acção tomada, NUNCA apagar o post inteiro e não dar cavaco a ninguém! E dou-vos o exemplo na thread do Far Cry no fórum Jogos em que contei a minha experiência do jogo, como foi difícil acabar, etc, e depois noto mais tarde que o post foi apagado e ninguém me disse nada! E eu tenho a certezinha que o que quer que seja que eu tenha dito não vai contra regra nenhuma do fórum!

Aqui tens toda a razão, vou mudar as regras nesse sentido, nem vale a pena falarmos mais disso :)

Nota que já mudei algumas regras (como o caso da pub nas assinaturas etc) ms depois nós iremos apresentar as regras em versão final.

Esta regra está a consumir os users, esta regra está a criar vários problemas. Os posts a bradar "atitudes pidescas por parte de certos moderadores" não aparecem do nada. Há sempre uma causa para aparecerem os efeitos!
Eu pensava que isto era o mais básico do raciocínio do bom senso, mas parece que, pelo andar da carruagem, não é tão básico assim os "patrões" perceberem que o fórum está a atravessar uma crise de confiança entre os utilizadores e os moderadores.


No maximo segunda feira, vais lá ter as regras novas. :)
 
Zealot disse:
Eu pensava que isto era o mais básico do raciocínio do bom senso, mas parece que, pelo andar da carruagem, não é tão básico assim os "patrões" perceberem que o fórum está a atravessar uma crise de confiança entre os utilizadores e os moderadores.

Esta frase em outros tempos poderia ter mta razão mas nos tempos que correm penso que está totalmente desenquadrada da realidade, a menos q te estejas a dirigir a alguem em especial, ou sub-forum.
 
Zealot,

Só um reparo, acho que o teu post do Far Cry não deve ter sido apagado, provavelmente o que aconteceu é que foi naquele dia que apareciam os posts, depois desapareciam, etc etc. Lembro-me de um post meu de resposta a um problema no alcoohol que tb desapareceu.
Sinceramente não sei se foi isto ou não que aconteceu, mas não vejo outra razão para o teu post ter desaparecido.

Quanto ao numero de moderadores, tens razão, mas será que o forum está assim tão mal para nos queixarmos?
Eu sinceramente à coisas que às vezes não concordo, mas noutros foruns é muito pior.
Todos têm de certeza experiencias noutros foruns muito piores. Eu pelo menos tenho. Bans em grandes quantidades, etc etc. Muitas vezes só por discordar de um "superior".

P.S. - Tudo o que escrevi aqui é opinião pessoal.
 
Nemesis11 disse:
Zealot,

Quanto ao numero de moderadores, tens razão, mas será que o forum está assim tão mal para nos queixarmos?
Eu sinceramente à coisas que às vezes não concordo, mas noutros foruns é muito pior.
Todos têm de certeza experiencias noutros foruns muito piores. Eu pelo menos tenho. Bans em grandes quantidades, etc etc. Muitas vezes só por discordar de um "superior".

P.S. - Tudo o que escrevi aqui é opinião pessoal.

Eu acho que neste forum até temos bastante liberdade e existe bastante contacto com os useres, isto vai ao ponto de um dos admins (eu) dar o msn para o pessoal fazer sugestões e criticas....

Tenho a certesa que deve haver poucos foruns no mundo, onde um user pode a qualquer momento falar com o admin (desde que eu cá esteja :p )para dizer o que lhe passa pela cabeça....

Ainda com base na resposta do Nemesis que disse: Bans em grandes quantidades, etc etc. Muitas vezes só por discordar de um "superior".

Isso sempre foi a minha luta desde o inicio, para mim os users deste forum são todos iguais, nem sequer á discusão possivel, é a base de tudo aquilo que acredito e que quero para este forum...
 
Back
Topo