Sobre o Mac Netbook

Estou a ver que ninguém entendeu o objectivo da frase...

É óbvio que um MacMini não tem nem bateria nem monitor, por isso mesmo escrevi o que escrevi. Se não entenderam... pa... nem me esforço mais, não vale a pena.

Vão olhar pras specs dum MacMini e para as specs dos Netbooks e pensem mais um bocadinho... e depois outro, e vejam se chegam lá.
 
Não tem queres tu dizer. Lê os posts todos sff antes de comentares....

Cumps

Já agora também quero um desses, onde se compram ?

Ontopic on: netbook Apple ? Rumores para mim não funcionam quando se trata do Sr.Jobs, é mesmo ver para querer ou então afirmar para acreditar, dali ás vezes saem mentiras :rolleyes:

Ele estava a ser irónico ?

On-topic, se algum dia esses rumores virem a luz do dia, certamente será muito bem vindo. Nesse caso, não acredito que o netbook custe menos de 500 euros, já sabemos como são as coisas .
Pessoalmente, agradava-me bastante.
 
A apple poderá não querer entrar nos netbooks para não "vulgarizar" a marca Apple. A desculpa de que o mercado ainda não vale a pena não é desculpa. Além de a quota de crescimento não parar de aumentar, quanto mais cedo uma empresa entrar no mercado melhor (Se bem que pelo estatuto que tem, para a Apple isso não deverá ser um problema).

Na minha opinião é um erro associar baixo custo a netbooks. É verdade que os mais recentes portáteis baratos foram apelidados de Netbooks mas relembro que já existiam Netbooks, bastante mais caros. Claro que nunca tiveram muita saída exactamente por causa do preço.

Creio que a estratégia da Apple é conceber um pequeno portátil com mais valor acrescentado que a concorrência, seja por usar alumínio ou ecrã multi-touch, mas pô-lo num patamar de custo acima do normal. Isto é, qualquer coisa entre 600 a 800 Euros. Basta posicioná-lo entre o iPhone e o Macbook mais barato.
 
sim e no entanto prefiro 1000x o meu shuffle ao meu anterior creative zen v plus apesar de não ter metade da qualidade sonora, apesar de não ter ecrã, enfim, a lista não acaba mas eu gosto e como eu, mais 3 colegas meus também se viraram para shuffle. E não foi pela exclusividade:004:

myth alert, myth alert!
 
Na minha opinião é um erro associar baixo custo a netbooks. É verdade que os mais recentes portáteis baratos foram apelidados de Netbooks mas relembro que já existiam Netbooks, bastante mais caros. Claro que nunca tiveram muita saída exactamente por causa do preço.

Creio que a estratégia da Apple é conceber um pequeno portátil com mais valor acrescentado que a concorrência, seja por usar alumínio ou ecrã multi-touch, mas pô-lo num patamar de custo acima do normal. Isto é, qualquer coisa entre 600 a 800 Euros. Basta posicioná-lo entre o iPhone e o Macbook mais barato.

Claro que já existiam, gostava bastante do Toshiba Libretto lol e também há uns Sony. Eram designados por Ultraportáteis. Mas aí está, pondo entre 600 a 800 fica quase ao preço de um macbook. Será que justifica? Não iria canibalizar as vendas? Ou o netbook nem sequer teria sucesso?
 
Há muito que se diz que os mp3 da creative têm melhor qualidade sonora que os ipod -.- larga o "fanboyismo", que isso já irrita em 3 threads...

Há muito que se diz, e está tudo dito. Metes todos os iPods no mesmo saco e fundamentas o teu argumento no "há muito que se diz". Acho que não me vou alongar muito mais. É demasiado factual e científico o teu argumento.

EDIT: e para consubstanciar o meu post deixo aqui um link para um teste antigo onde é claro a superioridade do Shuffle sobre um Creative.

O que irrita é ler sistematicamente opiniões baseadas no "há muito que se diz" ou no "diz-se que disse", que são claramente erradas. Pior é quando se adopta um atitude arrogante sem ter qualquer razão.
 
Última edição:
Estão se todos a esquecer que a Apple já esteve mais ou menos no mercado dos netbooks.

Foi há 10 anos com o emate 300, baseado no Newton e não nos Macs da altura.

Preço então: 800 dólares.
 
Giro era pegar no novo ***** da nvidia, espetá-lo com um atom dual core, um SSD de 32GB, uma bat de 6 cells e espetar isto tudo num "brick" de 10 pol com led backlight e com um preço no máx de 600€ :x2:
 
Algo que sim me interessava seria um Netbook. Até vos dou specs se quiserem: Dual-Core Intel Atom 1.6, 2Gb Ram, 16Gb SSD, Ecrã 10″, OS X e o design do Macbook Air. Isto com auto-sync com o Mac de casa (Dropbox style). Mas é algo que infelizmente não devemos ver em Janeiro.

by Madril @ http://thefirefreak.wordpress.com/2008/10/16/apples-notebook-event-14-out-08/

Penso que a estratégia da Apple é esperar pelo momento certo. Como seria o MacNetBook?

Se olharmos para os defeitos dos Netbooks que se vendem actualmente, dá para ter uma ideia daquilo que pode vir a ser lançado.

1) Rigidez, robustez, etc

Alguns se não a maioria dos Netbooks baratos são pouco resistentes mas ao preço que se vendem até talvez sejam melhores do que seria de esperar.

Aqui a Apple tem o problema resolvido. A carcaça de um MacNetBook não seria mais do que um unibloco em alumínio semelhante ao Macbook, mas mais pequeno. Tem as linhas de montagem prontas só lhe basta introduzir novas instruções na "fresadora". Ficaria muito acima daquilo que a concorrência oferece.

2) Maus teclados. Pequenos, etc

É o problema de qualquer Netbook. A maioria são inadequados para "trabalho" mais exigente se bem que o do HP, por exemplo, é bastante bom. Não sei se o teclado standard da Apple (Air,Book e Book Pro) é suficiente para resolver este problema. Se olharmos para os Vaios T de 11'', o teclado nem é mau. Talvez o truque passe por separar melhor as teclas, tornando-as mais pequenas. Ou então passar para um teclado puramente "virtual". A Apple tem a tecnologia necessária para ambas as coisas mas é umas decisões mais difíceis de tomar.

3) Ecrã reduzido, por vezes mau

Aqui não há muito que inovar. Os fabricantes usam o que há. O tamanho ideal do ecrã de um Netbook deve andar pelas 10'', 11''. Acrescentar valor seria usar um TFT com LEDS mas para além disto a Apple tem um trunfo. Pode optar por um ecrã multi-touch. Vantagens? Se é prático não sei, é necessário fazer testes (que certamente já se iniciaram há meses na Apple), mas tem um vantagem sobre o que oferece a concorrência. É mais evoluído, dá para umas coisas engraçadas e permite colocar o MacNetbook num nível mais alto e como tal pedir mais dinheiro por ele. Uns $600 a $800. Mas o multi-touch trás outros problemas atrás. Talvez obrigue a alterar o design básico dos Macbooks. Algo que permita rodar o TFT como ocorre com os Tablets por forma a transformar o MacNetbook num Mac Table. A Apple mataria 2 coelhos (ou devo dizer, dois eternos rumores?) se optasse por esta solução. Ponto a reter. A Apple tem a tecnologia para ambas as coisas, seja o hardware como o software.

4) Comunicações

Aqui não há muito a fazer mas creio que a Apple poderia acrescentar valor se optasse também pelo 3G, mesmo que só para dados, para além dos vulgares 802.11*. Primeiro poderia posicionar o seu Netbook num nível mais elevado e sobretudo poderia tentar convencer alguns operadores a subsidiar os MacNetBook tal como o fazem com o iPhone, a troco de uma assinatura de dados para o 3G. Seria uma forma "artificial" de colocar no mercado a um preço mais reduzido.

5) Trackpad

Certamente que já constataram que este é um grande calcanhar de Aquiles dos Netbooks. Pois bem, a Apple tem a solução. O problema é a falta de espaço. Geralmente são pequenos e difíceis de usar. Depois ainda há que colocar os minúsculos botões algures. Algumas marcas chegam até a colocá-los de lado violando as mais elementares regras de ergonomia, na minha opinião. Pois bem, a Apple resolveu este problema com o seu trackpad sem botões. Pode crescer o suficiente para se tornar prático. O botão é o próprio trackpad tal como existe nos novíssimos Macbooks. Certamente que este novo trackpad nasceu exactamente da procura por uma solução para os Netbooks. O timming não é coincidência. ;)

6) Disco rígido

Um Netbook só faz sentido se tiver um disco de estado sólido. É fácil perceber porque. Queremos algo que esteja "always on" e que não tenha partes móveis. Um Netbook é um dispositivo ultra-portátil. Queremos estar no sofá, na cama, no chão, enfim, em qualquer lugar e poder "atirá-lo" para o lado sem pesos de consciência do tipo "Epá, será que se o disco pifa?". Portanto, SSD é obrigatório. Olhando para os actuais Netbooks podemos concluir que algo com menos de 32GB não chega. Este talvez seja um dos factores que leve a Apple a esperar pelo momento certo. Mas a Apple tem uma vantagem sobre toda a concorrência. Por vender milhões de aparelhos com 8GB a 32 GB pode negociar os preços das memórias e obter uma redução de custos significativa quando comparado com a concorrência. Aqui a Apple também pode conseguir um valor acrescentado sobre a oferta actual.

7) Chipalhada

Aqui não há margem para inovar. É usar o que há no mercado. O recente chipset da Nvidia trás algumas reduções de custo e uma razoável placa gráfica associada.

Resumindo:

MacNetbook em alumínio unibloco, com pelo menos 32GB de SSD, glass trackpad, TFT multi-touch ou não e 3G para além de Wifi. Custo: algo entre $600 a $800. Eventualmente pode vir a ser subsidiado pelos operadores móveis.
Tem mercado? Tem mas presumo que não será uma "cow money" com são o iPhone ou o iPod.


EDIT: Redigi este texto antes de ler o post anterior mas..

Giro era pegar no novo ***** da nvidia, espetá-lo com um atom dual core, um SSD de 32GB, uma bat de 6 cells e espetar isto tudo num "brick" de 10 pol com led backlight e com um preço no máx de 600€ :x2:

... resume sem rodeios aquilo que disse. :D
 
Última edição:
e fazes isso tudo por um preço incrivelmente mais baixo que o do macbook air? matavas o air.

Good point.

Também já pensei nessa questão e julgo que um Netbook de 10'' ou 11'' com teclado reduzido não mata o Air. Um Netbook é bom para trabalho casual, nunca para uma coisa mais a sério.

Por outro lado, como avançou o Latrine, o iPodTouch 10'' resolve esse "problema".

Aposto que este assunto está na ordem do dia para os lados do Infinite Loop. :D
 
se achas que um netbook de 11" por 1/3 do preço do air (já que queriam com ssd), mais pequeno e leve não matava o air...
ninguém compra o air para trabalhos pesados. e se compram tiveram azar... o sobreaquecimento trava a performance :P
 
se achas que um netbook de 11" por 1/3 do preço do air (já que queriam com ssd), mais pequeno e leve não matava o air...
ninguém compra o air para trabalhos pesados. e se compram tiveram azar... o sobreaquecimento trava a performance :P

Há uma diferença entre 32GB e 128GB para além dos CPUs. Há formas "artificiais" de impedir que um portátil canibalize outro. Uma ideia à Apple seria não meter fichas USB,etc. Para sair só existiria o Wifi. :D

Já usaste um Netbook ou um Air a sério?
 
Um Atom 330 Dual-Core continua a ser bastante mais lento do que até um Celeron 420 single-core, e mal consegue competir com um Celeron 220 single-core "embedded".
Dificilmente seria competição para o Air com um Core 2 Duo, DDR3 e ecrã maior...

Quanto ao conjunto Atom + IGP/Chipset "que não da Intel", já expliquei ao destr0yer porque é que isso só muito dificilmente acontecerá.
Os fabricantes OEM são "obrigados" a comprar o chipset em conjunto com a CPU, e é uma solução que serve à Intel como forma de se livrar dos stocks de velhos chipsets "Lakeport" e fazer dinheiro ao mesmo tempo.
A segunda geração da plataforma Atom chega em 2009 vai eliminar por completo o chipset (o IGP básico e o controlador de memória ficam na própria CPU), deixando apenas um chip como Southbridge, outro para comunicações sem fios, e os termos da Intel em relação a "bundling" provavelmente serão ainda mais restritos.

"Se" a Apple fizer um "netbook" ou mesmo um "nettop" (como a Asus já fez), é quase certo que terá um Core 2 Duo, ou uma variante do Celeron Dual-Core/Pentium Dual-Core, que não estão muito longe dos primeiros em performance e features, mas são muito mais baratos.
 
A existência de um "netbook" poderá diminuir as vendas do MacBook Air. No entanto, como noutros exemplos da própria Apple, mais vale que as vendas do MacBook Air diminuam por causa de um "netbook" feito por eles do que por causa de um feito pela concorrência.

A questão da canibalização dependerá de vários factores de produção dentro da empresa. Claro que eu não sei o que se passa dentro da Apple mas, a título puramente teórico, imaginemos que o investimento em pesquisa e desenvolvimento do MacBook Air já está pago e que a Apple prevê que pode ganhar mais com o mercado de "netbooks" que com o do MacBook Air (ainda que haja maior margem por unidade em cada um destes). Se assim for, a empresa terá interesse em vender o novo produto, ainda que à custa de vendas do anterior.
 
Blastarr...acho que vai depender muito da plataforma de software que for seleccionada. Se em cima de um formfactor deste tipo meteres o MacosxMobile (do iphone) um Atom 330 Dual-Core chega e sobra. Fica a faltar o software profissional de office, mas sendo software até lá poderá ser lançado... mesmo pela microsoft.
 
[PT]latrine;3779171 disse:
Blastarr...acho que vai depender muito da plataforma de software que for seleccionada. Se em cima de um formfactor deste tipo meteres o MacosxMobile (do iphone) um Atom 330 Dual-Core chega e sobra. Fica a faltar o software profissional de office, mas sendo software até lá poderá ser lançado... mesmo pela microsoft.

O MacOSX do iPhone foi feito de raíz para ARM (chamar-lhe "OS X" até é algo falacioso), e não é verdadeiramente multi-tasking por natureza.
Fazer um nettop com ARM não seria novidade (longe disso) mas... queres mesmo outro Palm Foleo ?
Ninguém lhe viu utilidade então, e o interface de um netbook Apple nunca poderia ser tão simples como o de um iPhone, ou tão complexo como o de um Leopard.
Nope, a base teria de ser a do Leopard x86, e, como tal, dificilmente correria de forma satisfatória num Atom na sua forma actual (bem sabemos daqueles projectos DIY, e como só com o interface, sem aplicações extra, o sistema já se arrasta bastante).

Repara como até a Asus acertou em cheio com aquele interface simplificado mas poderoso, a correr sobre o Xandros Linux, tanto que está neste momento a criar uma versão idêntica que correrá sobre o... Windows (porque os clientes preferem sempre a "safety net" de poder reverter para o interface clássico e para a compatibilidade universal com aplicações de um Windows).
Com um nettop da Apple, o pensamento terá de ser idêntico, ou isto será apenas análogo a um Palm Foleo ou uma Apple TV, demasiado limitado para as aplicações que queremos, demasiado complexo para navegar na net com um browser HTML (até um telemóvel faz isso).
Se um nettop engloba aceder à "cloud", como o Google Docs/Gmail, o Mobile Me ou o Windows Live, precisa de ser extremamente compatível e ter um mínimo de poder de processamento local, como só um SO para x86 pode dar.
 
Última edição:
Back
Topo