Sobre o "Público DS" e o "Público PSP"

Não me parece que a Nintendo esteja a ficar muito parecida com a Apple. Penso que existem demasiadas diferenças. Logo à cabeça o facto de a Apple ser 'elitista', ie, não apela à generalidade do público mas sim a um nicho muito especifíco (basta ver pelo product placement), enquanto que a Nintendo é muito mais abrangente. Como prova disso o preço dos produtos face à concorrência.
Também vejo outra diferença fundamental. O peso do aspecto do produto é muito maior na Apple do que na Nintendo. Esta última aposta mais a nível de conteúdos (o que, no mercado em que se insere, me parece uma perspectiva bem acertada).
No entanto vejo algumas semelhanças. Têm em comum o facto de, de modo geral, os seus produtos não serem tecnicamente superiores à concorrência, mas destacarem-se pela facilidade de uso, empatia com o utilizador e algumas inovações tecnológicas (o touch-screen da DS, o controlo do Ipod).

Isso do pirateável também é, ou poderá ser, uma questão de marketing. O facto de ser pirateável é um factor tido em conta para muitos consumidores independentemente de depois da compra o fazerem ou não. Além disso, o facto de ser pirateável pode significar uma implementação mais rápida no mercado (tipo MS ou PS2). Aliás, hoje em dia o que não falta são empresas de software que lançam os seus produto em redes P2P de modo a darem a conhecer o seu produto (a Apple, por ex).
E há outro facto. Esses 10 que aparecem a perguntar como piratear a PSP fazem-no porque sabem que tal é possível, ou será possível dado o historial da Sony. Enquanto que os produtos da Nintendo nunca foram conhecidos por serem pirateáveis.

Awake,
Não cinjas o poder do marketing a um só factor etário. O marketing hoje em dia consegue influenciar pessoas de todas as idades, sexos, raças e estratos sociais. É para isso mesmo que servem os estudos de comportamento que referiste.
Ainda há pouco tempo tive de fazer um trabalho, para uma cadeira de gestão, sobre o modo de como influenciar o processo de decisão de compra e deu para ver o quanto somos influenciáveis nesse processo. Claro que dada a complexidade humana é impossível o marketing influenciar a 100%.
 
Última edição:
Awake,
Não cinjas o poder do marketing a um só factor etário. O marketing hoje em dia consegue influenciar pessoas de todas as idades, sexos, raças e estratos sociais. É para isso mesmo que servem os estudos de comportamento que referiste.
Eu não disse que era imune ao marketing. Simplesmente disse que os adolescentes são das faixas etárias mais sensiveis ao mesmo.

timber disse:
No entanto tenho uma PSP que comprei numa viagem de formação que fiz a Nova Iorque.

Resumindo tenho 28 anos, trabalho, tenho uma PSP e 7 jogos e gosto dela.
A questão aqui é, o que te levou a comprar uma PSP em detrimento da DS. Foi o line-up? Falta de exposição da DS? Eu acho isto interessante porque a primeira que comprei foi a PSP (numa compra impulsiva) e na altura nem pensei na DS. Quando me informei mais, acabei por começar a achar a DS interessante. Comprei, e neste momento, que tenho as duas, a DS ganha de longe.

Outra coisa interessante é que ainda aqui ninguem mencionou o facto dos jogos da DS custarem METADE dos jogos da PSP. Quando reparei até ia caindo de costas.....
 
Provavelmente foram vários factores.
Como sou Eng de formação possivelmente tenho alguma deformação profissional que me impele a pesar mais as caracteristicas do hardware que o normal.
Depois quando comprei a minha consola só havia a DS "normal" que sempre achei feia e mal desenhada. A DS lite é muito mais apelativa. A DS lite também melhorou bastante o ecran. O original comparado com a PSP era uma fraco.
Também já joguei bastante num GB que é dos meus primos e embirro um bocado com aquilo de tão básico que é. Só gostava quando apanhava Pikachus (tenho uma certa simpatia por Pokemons). OK comecei a jogar no spectrum e em coisas bem piores mas não tenho necessidade de me auto flagelar na actualidade. Portanto prefiro que a experiência portátil seja relativamente próxima do "normal". Como raramente ando de transportes públicos (não gosto muito) isso favorece esta vertente já que os jogos "normais" são mais dificeis de apreciar on the move.
Por outro lado escolho sempre os jogos com bastante cuidado e portanto nunca fico desiludido com eles. Bem algum dia ficarei mas até hoje tenho-me saído bem.
 
Também já joguei bastante num GB que é dos meus primos e embirro um bocado com aquilo de tão básico que é. Só gostava quando apanhava Pikachus (tenho uma certa simpatia por Pokemons). OK comecei a jogar no spectrum e em coisas bem piores mas não tenho necessidade de me auto flagelar na actualidade.

Só um reparo. Não sei quais os jogos que os teus primos tinham mas havia jogos para o GBA muito bons. Jogos como Astro Boy, os Castlevanias, Advance Wars são excelentes.

Já agora, que jogos tens para a PSP?
 
Última edição:
A mim o que me impele mais para a PSP são as capacidades multimedia. Especialmente o ecran que é fenomenal. Além disso com as tretas como a câmera e o GPS a sairem, o wow factor aumenta.

A Nintendo também esteve bem em lançar a DS:lite. Finalmente ligou alguma coisa ao design que também tem importância para muitos consumidores e, para mim, sempre foi um ponto que a Nintendo descurou um pouco.
 
Boas..

Isso das consolas serem para jovens ou para adultos, tem muito que se lhe diga... Cada pessoa tem os seus gostos e as suas inflências (amigos, experiencias e publicidade), na publicidade a PSP ganha, pelo menos não me lembro de ter visto nenha propaganda da DS, eu nunca joguei em nenhuma dessas consolas... (vou falar com um colega que tem uma PSP para experimentar), já vi muitos adultos com a PSP, mas na verdade não me lembro de ter visto ninguem (na rua) com a DS, mas acredito que muita gente tenha uma DS em casa.
Muitos dos meus amigos têm PS2, alguns, não todos, conheçem outras consolas, como a Dreamcast ou a XBox, mesmo alguns deles têm uma.
Mas como já foi dito antes a PS2 é a consola dos jovens. Quase todos, ou mesmo todas as pessoas que têm PS2 conhecem pelo menos outra consola, a PS3..
Quanto ao desing [SIZE=-1]design, a PSP ganha a meu ver, embora também goste do estilo da DS, mas muita gente compra a PSP só porque é da Playstation..

Já agora, tenho 16 anos, estudo e a unica consala que tenho (tive) é um GameBoy Color...
[/SIZE]
 
Também já joguei bastante num GB que é dos meus primos e embirro um bocado com aquilo de tão básico que é. Só gostava quando apanhava Pikachus (tenho uma certa simpatia por Pokemons). OK comecei a jogar no spectrum e em coisas bem piores mas não tenho necessidade de me auto flagelar na actualidade. Portanto prefiro que a experiência portátil seja relativamente próxima do "normal".

Pá, não sabes o que me ri com isto. Não vou comprar nenhuma consola portátil tão cedo. Vou esperar, apesar da PSP já ter saído há uns tempos, ainda vai amadurecer, assim como a DS.

Se tivesse muito dinheiro e como viciado que sou, até comprava as duas. Já tive nintendos antes assim como consolas da Sony.
 
>> DSantosP em relação à publicidade, nem vais ver nada da DS. A Concentra é a distribuidora oficial da NIntendo em Portugal e só viu à frente Nintendog e mais nada. Nunca vi uma representação duma marca gigante tão mal feita em Portugal. Fizeram o mesmo com a Gamecube e a DS vai atras. O que safa o pessoal com DS é que a consola é Region-Free portanto nunca vão faltar lojas online para se comprar os jogos.
 
Back
Topo