Sobreaquecimento CPU

Zele

Banido
Boas, comprei recentemente um portatil MSI GS70 2PE Stealth Pro usado e estou com problema de sobreaquecimento no CPU in-game ou seja a jogar (neste caso era GTAV).

Já abri o portatil, fiz limpeza de pó, mudei a massa térmica e agora em IDLE ronda os 40º e os 60º, mas a jogar sobe ate aos 90º ou mais e acaba por crashar e desligar.
Isto após a limpeza e com undervolting ao CPU (-0.090v com o intel xtu).

Está tudo bem ligado e ficou tudo bem montado e tal, pois já tenho alguma experiencia. As minhas questões são:

- A massa térmica não presta? Foi das mais baratas (mais quantidade em gramas, retirei o label e não sei qual é)
- O proprio modelo do computador em si já tem este problema?
- Algum problema com o SO? tenho o windows 10, mas não ha drivers nativas, usei algumas do windows 7.
- Ou será outra coisa?
Estou inclinado para a massa térmica, caso seja isso, qual recomendam?

Obrigado.

Caracteristicas do PC:
Core i7-4700HQ
16GB Ram
GTX 870M 3GB GDDR5
SSD 250GB (2x128 em raid0)
HDD 1TB
 
Um portátil com uma 870M nunca ia ser fresco e silencioso.
Ainda assim tenta a grizzly kryonaut, para ver se melhora alguma coisa.
O crash pode não ser por causa da temperatura, normalmente o ponto para desligar são os 100º.
Ele crashou quando eu estava a jogar, mas nao tava a monitorizar a temperatura, entao depois disso eu fui jogar com o msi afterburner ligado e a temperatura chegou aos 90º e eu desliguei o jogo.

O problema das temperaturas não são na grafica, alias na gráfica ate tão boas, é no CPU.

Vou comprar essa grizzly kryonaut.
 
Sem undervolting a fazer stress test ao cpu
no-undervolt.png

Eu sei que deixei so 1 minuto, mas já tinha feito alguns testes antes. É só para demonstrar o que acontece.
Com undervolting ao fazer stress test já nao aparece "the cpu power throttled"
 
Já vi isso num toshiba, a Toshiba tinha capado o processador por não ter capacidade de refrigeração suficiente para a sua potencia.
Só com uma alteração a bios do grande membro Senso, consegui meter o CPU a 100% sem restrições.

Deixaste tudo bem encaixado? Não existe nenhum espaço entre o CPU e a Pasta?
Ele tinha esse problema antes de tu abrires e continuou depois da limpeza correto?
Quando notaste que isso estava a ocorrer?
A quanto tempo tens o pc?
 
Já vi isso num toshiba, a Toshiba tinha capado o processador por não ter capacidade de refrigeração suficiente para a sua potencia.
Só com uma alteração a bios do grande membro Senso, consegui meter o CPU a 100% sem restrições.

Deixaste tudo bem encaixado? Não existe nenhum espaço entre o CPU e a Pasta?
Ele tinha esse problema antes de tu abrires e continuou depois da limpeza correto?
Quando notaste que isso estava a ocorrer?
A quanto tempo tens o pc?
Antes de eu o abrir ele em idle as temps do cpu rondavam os 68º e 80º, apos a limpeza e mudança da massa térmica ele passou para os 45º 55º os normais, por isso penso que ficou tudo bem encaixado e massa termica bem colocada. Já actualizei para a ultima BIOS e ficou igual, nada alterou. Isto é referente ao CPU, pois de grafica está OK sem temps altas nem nada, testei com o furmark em FHD e chegou aos 80º se não me engano.

Tenho o pc a pouco tempo e ficou-me por 200€ (baratissimo, já entendi agora porquê).
 
Foi bom preco
Como das poucas melhorias que podes fazer é mesmo massa térmica,compra do melho que e experimenta
E uma base com ventilacao
Se não puder usufruir dele, então não será assim tão bom preço. Caso seja problema de CPU, estou lixado. Não sei se influencia ou não, mas a case ou chassi é de aluminio ou chapa, não é em plastico.
 
Se não puder usufruir dele, então não será assim tão bom preço. Caso seja problema de CPU, estou lixado. Não sei se influencia ou não, mas a case ou chassi é de aluminio ou chapa, não é em plastico.
Podes usufruir dele, mas vais ter que capar o CPU, desliga o turbo e faz um novo undervolting.
 
Podes usufruir dele, mas vais ter que capar o CPU, desliga o turbo e faz um novo undervolting.
Usei o ThrottleStop e desactivei o turbo boost e fiz undervonting a (0.080) e as temps estão mais baixas. BTW o undervolting é no "Core Voltage Offset", certo? O Turbo Boost Power Max está 47.000W que é o que o cpu suporta e o Turbo Boost Short Power está 57.000W que é default, isto está correcto?
 
Usei o ThrottleStop e desactivei o turbo boost e fiz undervonting a (0.080) e as temps estão mais baixas. BTW o undervolting é no "Core Voltage Offset", certo? O Turbo Boost Power Max está 47.000W que é o que o cpu suporta e o Turbo Boost Short Power está 57.000W que é default, isto está correcto?
Faz o que o @skandal te recomendou tambem.

Que temperaturas obtens agora nos testes?
 
Eu utilizo essa, é a mais cara, mas uma das melhores, podes usar a MX-4 se quiseres poupar no bolso, mas no teu caso, todos os Cº contam.
 
Vamos inferir que a NT-H2 é 1 grau mais fresca que a NT-H1, mesmo assim exitem a volta de 4 graus de diferença para a Kryonaut.

É ligeiramente melhor que a mx-4.

NT_performance_comparison_border.jpg

q6JBN5sC6v9Pgh3uHH5FPF-650-80.png
 
Back
Topo