Problema Sobreaquecimento do GPU a jogar

bLiNd

Power Member
Boas pessoal.

Tenho andado com alguns problemas a jogar Overwatch. Basicamente o que acontece é que o jogo, a certas alturas, freeza por completo, sendo que não consigo fazer nada, nem sequer minimizar e sou obrigado a desligar o PC no botão.

Ora, posto isto, fiz uma série de troubleshooting para tentar perceber o problema. Fiz testes à RAM e não acusaram qualquer problema, fiz stress tests ao CPU que também não acusaram problemas, fiz testes ao disco que também não deu qualquer problema e na Gráfica também não.

O PC é recente (tenho-o há cerca de meio ano) e as specs são as seguintes:
CPU: Intel i7-6700K
Motherboard:B150M Pro
Memory: 16 GB DDR4 2133Mhz
Graphics Card: ASUS GeForce GTX 1070 Dual 8GB DDR5

Numa série de análises mais recentes comecei a reparar que havia um padrão quando o jogo freezava. As temperaturas do GPU estavam sempre acima dos 70º (o máximo que vi foi 78º), pelo que comecei a tentar perceber se estaria relacionado com isto.

Ontem decidi sacar o MSI Afterburner para "brincar" com a ventoinha da gráfica e, colocando-a a 100%, reparei que no Overwatch as temperaturas ficavam sempre, no máximo, à volta de 60-62º, conseguindo eu fazer várias partidas durante a noite sem quaisquer problemas.

Pensava eu que o problema estava resolvido, mas a verdade é que hoje estive a fazer outros testes, nomeadamente usando o GPU Tweak II da ASUS em vez do Afterburner e acabei por voltar a ter problemas.

Mesmo com a ventoinha a 100%, as temperaturas chegaram aos 65-68º e cheguei a ver o jogo a bloquear quando a temperatura estava a 65º.

As minhas perguntas são:

Em primeiro lugar, as temperaturas que referi parecem-me ser "normais". Por vezes algo quentes, mas dentro dos parâmetros que, julgo, são considerados normais. Será que este tipo de temperaturas devia provocar este tipo de comportamentos dentro do jogo?

Em segundo lugar, qual é a melhor forma de reduzir a temperatura do GPU? Sei que existem algumas soluções de water cooling para isso, mas pelo que vi são excessivamente caras. Há alguma opção a ter em conta?

Agradeço desde já.
 
Temps são normais, ainda assim aconselho a usares o gpu tweak para limitares a temp da gráfica á que quiseres (recomendo 70º)

Há problema de formatares o pc ?
 
O que é que limitar a temperatura no GPU Tweak vai fazer ao certo?

Formatar o PC foi um dos testes que fiz. Na segunda-feira formatei para tentar despistar se seria algo relacionado com drivers ou afins e o comportamento que tive foi o mesmo, se não pior.
 
Isso é quase de certeza problema de memória RAM.

Saca o memtest86+, mete numa pen, faz boot a partir da pen e deixa aquilo a fazer o teste durante a noite (8 horas ou mais).
 
Vai aumentar a velocidade das ventoinhas, apenas o necessário para manter a temp que quiseres

OK, vou experimentar então.


Isso é quase de certeza problema de memória RAM.

Saca o memtest86+, mete numa pen, faz boot a partir da pen e deixa aquilo a fazer o teste durante a noite (8 horas ou mais).

Na altura fiz esse teste para o suporte da Blizzard, mas fiz o extended test do Memory Diagnostic Tool do Windows que não deu quaisquer erros. Achas que vale a pena fazer o memtest86+ na mesma?
 
Acho.

Tens oportunidade de testar outro kit? Era logo a prova dos 9. Os jogos da Blizzard costumam mostras as instabilidades da RAM muito rapidamente.
 
Acho.

Tens oportunidade de testar outro kit? Era logo a prova dos 9. Os jogos da Blizzard costumam mostras as instabilidades da RAM muito rapidamente.

Infelizmente não tenho outro kit para experimentar :|. Logo já deixo o memtest a fazer então para ver se será disso.
 
Apostava em RAM ou problemas de fonte de alimentação. Que fonte de alimentação utilizas?
Efectivamente e como já foi dito, não aparenta ser um problema de temperaturas.
 
Apostava em RAM ou problemas de fonte de alimentação. Que fonte de alimentação utilizas?
Efectivamente e como já foi dito, não aparenta ser um problema de temperaturas.

Tenho que confirmar qual é o modelo da fonte quando chegar a casa, mas é uma fonte de 700W. O computador foi comprado em Fevereiro.
 
O facto de ser uma fonte de 700W ou ser nova não é propriamente relevante, em princípio não deveria ser daí o problema contudo tudo vai depender da qualidade da fonte.
 
O facto de ser uma fonte de 700W ou ser nova não é propriamente relevante, em princípio não deveria ser daí o problema contudo tudo vai depender da qualidade da fonte.

Sim, só referi a parte do PC ser novo para dar a entender que não foi uma fonte reutilizada de outro computador ou assim :).
 
Pode ser fonte, mas era mais provável que o computador se apagasse sozinho ou desse BSODs e cores malucas devido a má alimentação da GPU.
 
@Polarity É verdade sem dúvida, mas pode ser 1 problema qq na alimentação da board ou assim, que dê freeze no sistema. Tive algo parecido com uma Halfmedo (Halfman) de 700W, que MUITO raramente em jogos dava esse problema. Em benchmark nunca tive problema, tudo trabalhava bem noutro PC, trocou-se a fonte, ficou impecável até hoje.

Opção menos provável, mas com uma miléssima de possibilidade, alteraste os drivers da GPU quando isso começou a acontecer?
 
@Polarity É verdade sem dúvida, mas pode ser 1 problema qq na alimentação da board ou assim, que dê freeze no sistema. Tive algo parecido com uma Halfmedo (Halfman) de 700W, que MUITO raramente em jogos dava esse problema. Em benchmark nunca tive problema, tudo trabalhava bem noutro PC, trocou-se a fonte, ficou impecável até hoje.

Opção menos provável, mas com uma miléssima de possibilidade, alteraste os drivers da GPU quando isso começou a acontecer?

Fazendo um bocadinho da timeline, comecei a reparar nisto há uns meses quando comprei o Overwatch, que é o único jogo que vou jogando regularmente nesta fase.

Basicamente o que acontecia era que aleatoriamente o jogo ia freezando e não conseguia perceber padrões que o explicassem.

Cheguei a formatar o PC e instalar o Windows 7 para fazer manualmente o download dos drivers e acontecia a mesma coisa.

Voltei a instalar o Windows 10 e as coisas foram ficando mais ou menos estáveis, até que o problema deixou de acontecer, pelo menos temporariamente.

Voltei a reparar nisto há umas semanas quando substituí vários periféricos, nomeadamente rato, teclado, headset e monitor. O caso do monitor creio que é o mais significativo, dado que passei a usar um monitor de 144 Hz (com overclock para 180 Hz) em vez do de 60 Hz que usava até então.

Depois de fazer estas alterações, quando estava a experimentar o equipamento voltou a acontecer. A principal diferença que notei foi que, quando o jogo freezava deixava de ter som, quando antigamente continuava a ouvir um som constante (parado), mas não sei até que ponto isso não é afectado por ter um headset wireless cujo receptor é ligado por USB e não estar ligado directamente à placa de som.

Na segunda-feira depois de forçar a ventoinha da gráfica a trabalhar a 100% consegui fazer uma série de jogos sem quaisquer problemas, mas ontem voltei a ter problemas, sendo que estava a acompanhar de perto as temperaturas dentro do Overwatch e numas das vezes ele desligou-se quando a temperatura da gráfica estava a 65º C, o que não me parece nem de perto nem de longe uma má temperatura.
 
Realmente é uma situação que se torna chata, mas além disso, é estranha q.b também.
Vamos começar a eliminar variáveis:
1- Que fonte tens? Pode ser problema de fonte? Sim/Não
2- Tens Overclock do CPU na bios? Utilizaste a ferramenta da Asus que faz automaticamente overclock? Poderá causar um aumento de voltagem enorme, mas não creio que seja daí o problema.
3- Gráfica não aparenta ser problemática, temperaturas normais, não há registos de paragem da mesma, e não são sintomas de falha da GPU.
4- Que discos tens? Mais do que um? Estás a utilizar algum disco antigo? Poderá ser uma paragem dos controladores de disco? Pouco provável mas não impossível.
5- Problema das rams? Muito possível, faz o memtest como já referido aqui.

O barulho que ficavas a ouvir antes com os auscultadores, era um som contaste intenso correcto? Se sim, era o mesmo problema que tive.
Quando conseguires dá nos info sobre a fonte.
Btw: Tens discos configurados em raid?
 
Realmente é uma situação que se torna chata, mas além disso, é estranha q.b também.
Vamos começar a eliminar variáveis:
1- Que fonte tens? Pode ser problema de fonte? Sim/Não
2- Tens Overclock do CPU na bios? Utilizaste a ferramenta da Asus que faz automaticamente overclock? Poderá causar um aumento de voltagem enorme, mas não creio que seja daí o problema.
3- Gráfica não aparenta ser problemática, temperaturas normais, não há registos de paragem da mesma, e não são sintomas de falha da GPU.
4- Que discos tens? Mais do que um? Estás a utilizar algum disco antigo? Poderá ser uma paragem dos controladores de disco? Pouco provável mas não impossível.
5- Problema das rams? Muito possível, faz o memtest como já referido aqui.

O barulho que ficavas a ouvir antes com os auscultadores, era um som contaste intenso correcto? Se sim, era o mesmo problema que tive.
Quando conseguires dá nos info sobre a fonte.
Btw: Tens discos configurados em raid?

1 - Assim que chegar a casa vou ver o modelo exacto da fonte.

2 - Não tenho qualquer overclock do CPU e não usei nenhuma ferramenta da ASUS.

3 - Eu falei nas temperaturas da Gráfica porque foi, de facto, o que me pareceu mais óbvio nos testes que fiz, dado que vi o jogo a freezar com temperaturas de 78º C., mas como aparentemente também o faz com menos, parece-me estranho estar relacionado com isso.

4 - Só tenho um disco, um SSD de 480 GB.

5 - Vou deixar a fazer esta noite

O barulho que ouvia era basicamente uma repetição do som que estava a dar no momento em que o jogo parou. Não era muito intenso, o volume mantinha-se. Imagina que o jogo bloqueava quando alguém estava a dizer "hello". O som que ficava era "ooooooooo" (espero ter-me feito entender :D)
 
Ora bem, cheguei a casa e tive aqui uma pequena luta para conseguir perceber qual é a fonte de alimentação que tenho no PC. Isto porque as ferramentas ficaram todas em casa dos meus pais e para abrir a parte lateral da caixa onde está a fonte precisava de uma chave de fendas.

Depois de andar aqui com a lanterna do telemóvel lá consegui ler o modelo da fonte.

É esta TooQ TQXGE-700SAP (http://www.tooq.es/product_detail.php?id=1502).
 
1 - Assim que chegar a casa vou ver o modelo exacto da fonte.

2 - Não tenho qualquer overclock do CPU e não usei nenhuma ferramenta da ASUS.

3 - Eu falei nas temperaturas da Gráfica porque foi, de facto, o que me pareceu mais óbvio nos testes que fiz, dado que vi o jogo a freezar com temperaturas de 78º C., mas como aparentemente também o faz com menos, parece-me estranho estar relacionado com isso.

4 - Só tenho um disco, um SSD de 480 GB.

5 - Vou deixar a fazer esta noite

O barulho que ouvia era basicamente uma repetição do som que estava a dar no momento em que o jogo parou. Não era muito intenso, o volume mantinha-se. Imagina que o jogo bloqueava quando alguém estava a dizer "hello". O som que ficava era "ooooooooo" (espero ter-me feito entender :D)
3- Sim, vamos eliminar por agora que seja problema de GPU.
4- A que porta SATA da Board está ligada? Numa situação destas e não havendo material para testar, convém pegar em todos os pontos, desculpa a chatice.
5- Depois dá feedback

Desconheço completamente a fonte e a própria marca, no entanto não me parece que seja tão má assim para estar a causar uma falha dessas tantas vezes.
Btw, depois de fazeres memtest, e partindo do pressuposto que não vai acusar erros, experimenta usar apenas 1 pente de ram e vai jogar, vais ter perda de perfomance mas verifica se isso acontece.
 
3- Sim, vamos eliminar por agora que seja problema de GPU.
4- A que porta SATA da Board está ligada? Numa situação destas e não havendo material para testar, convém pegar em todos os pontos, desculpa a chatice.
5- Depois dá feedback

Desconheço completamente a fonte e a própria marca, no entanto não me parece que seja tão má assim para estar a causar uma falha dessas tantas vezes.
Btw, depois de fazeres memtest, e partindo do pressuposto que não vai acusar erros, experimenta usar apenas 1 pente de ram e vai jogar, vais ter perda de perfomance mas verifica se isso acontece.

O SSD está ligado à interface M.2 da Motherboard.

Agora enquanto estive a ver o PC por dentro aproveitei para fazer um jogo de Overwatch com o PC em cima da mesa e com a tampa aberta e o máximo de temperatura que atingiu foram 53º. Aproveitei para testar também aqui em cima da mesa mas com a tampa fechada e a temperatura máxima passou para 60º.

Sei que acaba por ser normal que uma caixa fechada tenha uma temperatura maior do que uma caixa com a tampa aberta, mas é normal uma diferença tão grande de temperaturas?
 
Back
Topo