Problema Sobreaquecimento do GPU a jogar

Os M.2 têm tendência a aquecer em demasia, mas não creio que seja também motivo para ser responsável por isso. Tens um disco Sata que possas usar para testar?

7ºC de diferença não é relevante, no meu computador ganho apenas 2ºC em ter a caixa aberta, mas isso depende da temperatura ambiente e do sistema de ar que tenhas na caixa.
Vamos esperar pelo resultado do memtest.
 
O meu GPU agora enquanto jogava estava sempre a 60/61° e consegui fazer uns quantos jogos sem problemas. Parece-me que de alguma forma isto está relacionado com temperaturas.

O memtest86+ já está a fazer. Vai ficar a fazer de noite e amanhã de manhã vejo o resultado.

ef05b6d3c36f8307bbad8c9365e3bfe1.jpg
 
Ora bem, fui ver agora de manhã como estava o memtest e basicamente correu 4 passagens completas e estava a meio de outra.

Não deu quaisquer erros.

Posso por isso presumir que, em princípio, o problema não é da RAM, certo?

Continua com um gut feeling que está de alguma forma relacionado com as temperaturas. Há alguma forma "fácil" de testar o sobreaquecimento de CPU/GPU?
 
Boas pessoal.

Tenho andado com alguns problemas a jogar Overwatch. Basicamente o que acontece é que o jogo, a certas alturas, freeza por completo, sendo que não consigo fazer nada, nem sequer minimizar e sou obrigado a desligar o PC no botão.

Ora, posto isto, fiz uma série de troubleshooting para tentar perceber o problema. Fiz testes à RAM e não acusaram qualquer problema, fiz stress tests ao CPU que também não acusaram problemas, fiz testes ao disco que também não deu qualquer problema e na Gráfica também não.

O PC é recente (tenho-o há cerca de meio ano) e as specs são as seguintes:
CPU: Intel i7-6700K
Motherboard:B150M Pro
Memory: 16 GB DDR4 2133Mhz
Graphics Card: ASUS GeForce GTX 1070 Dual 8GB DDR5

Numa série de análises mais recentes comecei a reparar que havia um padrão quando o jogo freezava. As temperaturas do GPU estavam sempre acima dos 70º (o máximo que vi foi 78º), pelo que comecei a tentar perceber se estaria relacionado com isto.

Ontem decidi sacar o MSI Afterburner para "brincar" com a ventoinha da gráfica e, colocando-a a 100%, reparei que no Overwatch as temperaturas ficavam sempre, no máximo, à volta de 60-62º, conseguindo eu fazer várias partidas durante a noite sem quaisquer problemas.

Pensava eu que o problema estava resolvido, mas a verdade é que hoje estive a fazer outros testes, nomeadamente usando o GPU Tweak II da ASUS em vez do Afterburner e acabei por voltar a ter problemas.

Mesmo com a ventoinha a 100%, as temperaturas chegaram aos 65-68º e cheguei a ver o jogo a bloquear quando a temperatura estava a 65º.

As minhas perguntas são:

Em primeiro lugar, as temperaturas que referi parecem-me ser "normais". Por vezes algo quentes, mas dentro dos parâmetros que, julgo, são considerados normais. Será que este tipo de temperaturas devia provocar este tipo de comportamentos dentro do jogo?

Em segundo lugar, qual é a melhor forma de reduzir a temperatura do GPU? Sei que existem algumas soluções de water cooling para isso, mas pelo que vi são excessivamente caras. Há alguma opção a ter em conta?

Agradeço desde já.
Tive um problema parecido, porém meu processador é AMD, qual era a bronca? O processador é de 125w TDP e a placa mãe so suportava até 95w. Ou seja a placa mãe não conseguia resfriar o processador e travava. Troquei a placa mãe e resolveu.
 
Tive um problema parecido, porém meu processador é AMD, qual era a bronca? O processador é de 125w TDP e a placa mãe so suportava até 95w. Ou seja a placa mãe não conseguia resfriar o processador e travava. Troquei a placa mãe e resolveu.

Pelo que consegui perceber, neste caso isso não se aplica, dado que o i7-6700k tem 91 W de TDP e segundo o site da ASUS (https://www.asus.com/Motherboards/B150M-PRO-GAMING/HelpDesk_CPU/) a Motherboard suporta todas as versões deste processador.

Outra pergunta que gostava de fazer é se isto poderá eventualmente ser corrigido com update da BIOS bem como do firmware da Placa Gráfica.

Sei que devemos ter sempre as versões actualizadas, salvo excepções e que eventualmente o posso fazer, mas será que pode ter alguma coisa a ver com este comportamento?
 
Ora bem, fui ver agora de manhã como estava o memtest e basicamente correu 4 passagens completas e estava a meio de outra.

Não deu quaisquer erros.

Posso por isso presumir que, em princípio, o problema não é da RAM, certo?

Continua com um gut feeling que está de alguma forma relacionado com as temperaturas. Há alguma forma "fácil" de testar o sobreaquecimento de CPU/GPU?

Pelo que consegui perceber, neste caso isso não se aplica, dado que o i7-6700k tem 91 W de TDP e segundo o site da ASUS (https://www.asus.com/Motherboards/B150M-PRO-GAMING/HelpDesk_CPU/) a Motherboard suporta todas as versões deste processador.

Outra pergunta que gostava de fazer é se isto poderá eventualmente ser corrigido com update da BIOS bem como do firmware da Placa Gráfica.

Sei que devemos ter sempre as versões actualizadas, salvo excepções e que eventualmente o posso fazer, mas será que pode ter alguma coisa a ver com este comportamento?

Boa tarde,
Tal como esperava ontem o memtest não acusou qq problema.
Experimenta colocar apenas uma ram no computador e vai jogar tal como sugeri ontem, por estranho que possa ser, não sabemos se não será dai um problema.
Cheira-me que o unico aquecimento que poderás ter de maior aí será o disco. Contudo para testar a temperatura do processador tens o Prime95 e vais monitorizando com o Realtemp. Com esse board, se fosse 1 problema de temperatura de processador, ela avisar-te-ia.
Update da bios? Eventualmente. Qual é a versão da bios que tens de momento?
 
Boa tarde,
Tal como esperava ontem o memtest não acusou qq problema.
Experimenta colocar apenas uma ram no computador e vai jogar tal como sugeri ontem, por estranho que possa ser, não sabemos se não será dai um problema.
Cheira-me que o unico aquecimento que poderás ter de maior aí será o disco. Contudo para testar a temperatura do processador tens o Prime95 e vais monitorizando com o Realtemp. Com esse board, se fosse 1 problema de temperatura de processador, ela avisar-te-ia.
Update da bios? Eventualmente. Qual é a versão da bios que tens de momento?

Eu cheguei a fazer uns stress tests com o Prime95 e não tive problemas, mas não monitorizei a temperatura do CPU. Tenho que tentar perceber que temperaturas é que ele atinge. Usando o Prime95, como aquilo tem cálculos complexos, conseguimos ter uma aproximação ao que seria, por exemplo, um jogo?

Logo já confirmo essa informação da BIOS, mas ainda não fiz update nenhum desde que a tenho.

Há tempos li também que tinham saído updates de Firmware para as GTX 1070 que tinham memória GDDR5 Micron, que é o caso da minha, porque descobriram uns problemas, mas pelo que percebi estão mais relacionados com flickering e artefactos e não tanto com freezes. De qualquer das formas acho que não perco nada em actualizar também.

Em relação ao aquecimento do disco, há alguma forma de conseguir perceber isso?
 
Eu cheguei a fazer uns stress tests com o Prime95 e não tive problemas, mas não monitorizei a temperatura do CPU. Tenho que tentar perceber que temperaturas é que ele atinge. Usando o Prime95, como aquilo tem cálculos complexos, conseguimos ter uma aproximação ao que seria, por exemplo, um jogo?

Logo já confirmo essa informação da BIOS, mas ainda não fiz update nenhum desde que a tenho.

Há tempos li também que tinham saído updates de Firmware para as GTX 1070 que tinham memória GDDR5 Micron, que é o caso da minha, porque descobriram uns problemas, mas pelo que percebi estão mais relacionados com flickering e artefactos e não tanto com freezes. De qualquer das formas acho que não perco nada em actualizar também.

Em relação ao aquecimento do disco, há alguma forma de conseguir perceber isso?
Idealmente não se deveria usar Prime, por ser exatamente um teste de tortura. Há quem defenda que um overclock bem feito tem de aguentar x horas em Prime, há quem afirme que é preferivel testar nas tarefas do dia a dia. Como o prime têm tendência a usar 100% do CPU, é algo arriscado dizer que simularia a utilização do CPU ingame, uma vez que ingame acabas por ter muito mais picos de utilização. Logo à partida não, não podemos afirmar que se aproxime.

Sim, nunca actualizei a bios da minha board, no entanto ela têm a bios mais recente.
Sim, não há nada a perder com actualizações.
Apenas com um qq programa de leitura de informação de disco. Algures por aqui um utilizador fez um dissipador de cobre ou aluminio para o seu disco.
 
O teu problema não está relacionado com temperaturas. As gráficas hoje em dia são feitas para aguentar temperaturas altíssimas (85ºc+), e quando as atingem têm mecanismos para não se estragarem devido ao calor. Pelo que eu li, tu só postaste aqui as temperaturas da GPU em si. E das VRM's? Por algum motivo um dos VRM's pode não estar a ser dissipado. O único programa que conheço que monitora todas as temperaturas do PC é o HWInfo. Não te assustes se fores jogar e os VRM's estiverem a 90ºc+. É normal. Normalmente estes componentes são rated para 120ºc.
 
Mas já experimentaste outro jogo??? É que li sempre overwatch.

Já joguei outros jogos, nomeadamente FM 2017 e CS:GO, mas não são jogos tão "exigentes".

Já agora fica aqui o update do dia.

Cheguei a casa e fiz os tais updates à BIOS e à BIOS da gráfica.

Aproveitei também, como sugerido, para retirar um dos DIMMs de RAM para testar.

Fiz vários jogos e o PC não foi abaixo.

Decidi então voltar a colocar o DIMM de novo e fiz 4 ou 5 jogos assim, sempre sem ir abaixo.

Claro que ainda não é conclusivo e ainda não dá para perceber se houve alguma coisa que tenha sido resolvida, mas pelo menos dá para ter alguma esperança :P.

Já agora, em termos de temperaturas, estive a monitorizar e os máximos que obtive durante estes períodos foram:
  • CPU: 60º C
  • GPU: 76º C
  • SSD: 50º C
Isto sem mexer nas velocidades das ventoinhas, deixando tudo com o default. Que vos parecem estas temperaturas?
 
[QUOTE="bLiNd, post: 14853121, member: 75661"
Já agora fica aqui o update do dia.
Cheguei a casa e fiz os tais updates à BIOS e à BIOS da gráfica.
Aproveitei também, como sugerido, para retirar um dos DIMMs de RAM para testar.
Fiz vários jogos e o PC não foi abaixo.
[/QUOTE]
As temperaturas são normalissímas e não é motivo para te preocupares. Eventualmente poderá ter ficado corrigido com esses updates. Vai dando notícias. Abraço!
 
[QUOTE="bLiNd, post: 14853121, member: 75661"
Já agora fica aqui o update do dia.
Cheguei a casa e fiz os tais updates à BIOS e à BIOS da gráfica.
Aproveitei também, como sugerido, para retirar um dos DIMMs de RAM para testar.
Fiz vários jogos e o PC não foi abaixo.
As temperaturas são normalissímas e não é motivo para te preocupares. Eventualmente poderá ter ficado corrigido com esses updates. Vai dando notícias. Abraço![/QUOTE]

Thanks @Polarity e @joaopedroa :).

No fim-de-semana o bicho vai ficar a descansar, mas na próxima segunda volto à carga com os testes.

Logo que tenha mais informação posto!
 
Ora bem, cheguei a casa e tive aqui uma pequena luta para conseguir perceber qual é a fonte de alimentação que tenho no PC. Isto porque as ferramentas ficaram todas em casa dos meus pais e para abrir a parte lateral da caixa onde está a fonte precisava de uma chave de fendas.

Depois de andar aqui com a lanterna do telemóvel lá consegui ler o modelo da fonte.

É esta TooQ TQXGE-700SAP (http://www.tooq.es/product_detail.php?id=1502).
Hummm... A fonte nao deve ajudar em nada aos problemas que estas a ter... Ate pode nao ser a source deles, mas nao ajuda em nada (pode nao estar a alimentar a grafica decentemente!), portanto um "upgrade" ai nao era nada mal pensado, e apos isso testaria novamente (algo como uma Seasonic 520W sera suficiente!)
 
Bem pessoal, pequeno update.

Depois de 3 dias em que joguei de forma bastante activa, o problema não voltou a acontecer.

Não quero atirar os foguetes antes da festa, mas aparentemente isto terá ficado resolvido, não sei se por ter estado a mexer na RAM ou pelos updates da BIOS (aposto mais nos updates).

Mais uma vez obrigado pelo apoio ;).
 
Back
Topo