Sobreaquecimento do portátil

IGOOOO

Power Member
Boas, não sei se este é o sitio certo para abrir este tópico mas espero que seja.
Eu tenho um portátil acer aspire 5742ZG da eescolas e desde há uns tempos para cá tem sofrido problemas de aquecimento. Eu entretanto andei a ler e li que se devia abrir o pc e dar-lhe uma limpeza, fiz disso um habito quase todos os meses. Apesar disso ele continua a sobreaquecer, para evitar que se danifiquem componentes ou até mesmo se perca algo importante uso o core temp para que, chegando à temperatura máxima suportada (antes de se desligar), suspender, assim espero que arrefeça para retomar o trabalho. O que me está a deixar preocupado é que nestas ultimas semanas estes episodios estão a tornar-se cada vez mais frequentes, até a ver um misero video no youtube ele entra em sobreaquecimento (!) ainda nem há um mês o limpei :\ e ando sempre com ele ligado á corrente e sem bateria!
Que mais é que posso/devo fazer? Não me apetece estar a ir a uma loja de informática para me levarem um dinheirão por uma coisinha de nada (se for o caso).

Cumprimentos
 
Quando falas em "dar-lhe uma limpeza" é especificamente fazer o que?
Abres e sopras? Por acaso retiras-te algum componente que precisasse de pasta térmica? Metes-te nova?
 
Eu pouco percebo disto, ainda só me aventurei a desmontar para limpar o pó, não cheguei a tirar a ventoinha nem a motherboard. Aponto um aspirador para a entrada e saída do ar e aspiro e ainda passo um pano na placa.. Não fiz mais ainda.. Nunca mudei nada.. O quê que posso fazer?
 
Eu pouco percebo disto, ainda só me aventurei a desmontar para limpar o pó, não cheguei a tirar a ventoinha nem a motherboard. Aponto um aspirador para a entrada e saída do ar e aspiro e ainda passo um pano na placa.. Não fiz mais ainda.. Nunca mudei nada.. O quê que posso fazer?

Recomendava-te então comprares pasta térmica e mudar porque essa já deve estar velha (presumo que o portátil já seja antigo).
Se não souberes mas te quiseres aventurar em fazer isso, há tutoriais de como abrir os portáteis, tens que procurar pelo marca/modelo do teu (se não encontrares manda-me pm que quando chegar a casa procuro porque acho que tenho por lá).
Se não te quiseres aventurar podes mandar fazer isso numa loja.

Mas acho que te devias de aventurar :D não é assim tão dificil.
 
Recomendava-te então comprares pasta térmica e mudar porque essa já deve estar velha (presumo que o portátil já seja antigo).
Se não souberes mas te quiseres aventurar em fazer isso, há tutoriais de como abrir os portáteis, tens que procurar pelo marca/modelo do teu (se não encontrares manda-me pm que quando chegar a casa procuro porque acho que tenho por lá).
Se não te quiseres aventurar podes mandar fazer isso numa loja.

Mas acho que te devias de aventurar :D não é assim tão dificil.
Vou ler então por aqui pelo forum sobre as pastas termicas, já vi muitos topicos sobre isso.
Quanto aos videos, eu andei à procura na altura quando o quis desmontar mas não arranjei nenhum com um sitema exactamente igual ao meu, tive que ver vários para ter uma ideia de como tinha de o fazer. Se me arranjasses deste mesmo modelo era o ideal ;)
 
Eu pouco percebo disto, ainda só me aventurei a desmontar para limpar o pó, não cheguei a tirar a ventoinha nem a motherboard. Aponto um aspirador para a entrada e saída do ar e aspiro e ainda passo um pano na placa.. Não fiz mais ainda.. Nunca mudei nada.. O quê que posso fazer?

passar pano na placa? tens sorte de nao teres mandado nada ao ar com a electricidade estática!
 
Eu já vi videos de trocas noutros portáteis e um manual que mostra todo o processo até tirar o cooler e sinto me capaz de trocar, até já mandei vir a pasta térmica. Eu só li esses termos algures pelo forum e queria perceber o que são e se me interessam para o meu caso.

Ah por falar em manual, ReginoCoeli, esse manual está muito bom mesmo e vai me dar muito jeito! obrigado!
 
Depois de pesquisar já sei qual é a diferença, thermal pads são os chamados adesivos térmicos utilizados quando não ha contacto directo entre o dissipador e o gpu e os shims são placas de cobre que se põe nos casos em que se aplica thermal pads, são alternativas quando o contacto não é directo. Há quem diga que é mais eficaz. Eu agora preciso é de saber o quê que o meu pc tem entre o gpu e o dissipador, se thermal pads ou massa térmica para quando o abrir ter o material todo á mão..
 
Depois de pesquisar já sei qual é a diferença, thermal pads são os chamados adesivos térmicos utilizados quando não ha contacto directo entre o dissipador e o gpu e os shims são placas de cobre que se põe nos casos em que se aplica thermal pads, são alternativas quando o contacto não é directo. Há quem diga que é mais eficaz. Eu agora preciso é de saber o quê que o meu pc tem entre o gpu e o dissipador, se thermal pads ou massa térmica para quando o abrir ter o material todo á mão..

Muito bom. Não sabia.

Pois agora tens que tentar saber antes de abrires porque se compras-te pasta e afinal são thermal pads ficas "pendurado"
 
Muito bom. Não sabia.

Pois agora tens que tentar saber antes de abrires porque se compras-te pasta e afinal são thermal pads ficas "pendurado"
Pois tenho de descobrir.. A pasta já a comprei pelo que percebi os thermal pads nao costumam ser usados no cpu por isso nem tudo é mau.. Mas já que o vou abrir ao menos deixava tudo direito..tenho que encontrar alguem com um modelo igual ao meu e que já tenha trocado..

EDIT: andei a ver noutros foruns e disseram me que o gpu deste pc era demasiado potente para usar thermal pads, ou seja que aquecia demasiado. Disseram me que tinham quase a certeza que ia ter a pasta térmica tanto no gpu como no cpu. Que têm a dizer sobre isto?
 
Última edição:
Boas pessoal, consegui aparentemente trocar, mas não retirei a pasta velha que estava á volta da plaquinha metalica do cpu pois os cotonetes não chegavam lá direito por isso decidi retirar e deixar a placa de contacto limpinha e coloquei a pasta nova aí nesses sitios. Qual a melhor maneira de testar agora isto? Eu quando a coloquei fiquei com a sensação de que tinha colocado pouca..
 
Boas pessoal, consegui aparentemente trocar, mas não retirei a pasta velha que estava á volta da plaquinha metalica do cpu pois os cotonetes não chegavam lá direito por isso decidi retirar e deixar a placa de contacto limpinha e coloquei a pasta nova aí nesses sitios. Qual a melhor maneira de testar agora isto? Eu quando a coloquei fiquei com a sensação de que tinha colocado pouca..

Boa noite,

A melhor forma de testar é recorreres por exemplo ao AIDA64. Fazes os stress tests ao CPU e vês se ele está a aquecer ou não.
No entanto, houve uma coisa que me preocupou na tua explicação. A pasta térmica que tu utilizaste é não condutiva? Se for, mesmo que tenha aplicado para fora do die do CPU não vai ahaver problema. Caso contrário, pode fazer curto circuito. Outra questão é: deve-se utilizar panos de microfibras (dos óculos, por exemplo) para a limpeza do CPU. Isto porque o algodão dos cotonetes larga sempre um pouco de material o que diminui a peformance da pasta térmica. Por último, deve utiliazar-se liquídos próprios para a remoção e preparação da superfície. Espero ter conseguido ajudar.

Cps,

PoinTeR
 
Boa noite,

A melhor forma de testar é recorreres por exemplo ao AIDA64. Fazes os stress tests ao CPU e vês se ele está a aquecer ou não.
No entanto, houve uma coisa que me preocupou na tua explicação. A pasta térmica que tu utilizaste é não condutiva? Se for, mesmo que tenha aplicado para fora do die do CPU não vai ahaver problema. Caso contrário, pode fazer curto circuito. Outra questão é: deve-se utilizar panos de microfibras (dos óculos, por exemplo) para a limpeza do CPU. Isto porque o algodão dos cotonetes larga sempre um pouco de material o que diminui a peformance da pasta térmica. Por último, deve utiliazar-se liquídos próprios para a remoção e preparação da superfície. Espero ter conseguido ajudar.

Cps,

PoinTeR
Eu fiz um teste de estabilidade pelo everest (não sei se será a mesma coisa) e ao fim de 30/45 min ele atingiu a temperatura máxima e desligou-se.. Numa próxima vez que o abra já sei como é já faço um trabalho melhor, eu usei alcool propilico para fazer a limpeza e funcionou muito bem aparentemente. Â pasta que utilizei foi a mx4 que não é condutiva quanto a isso não deve haver problema. Eu não consegui foi tirar a pasta que estava á volta dos nucleos do cpu's (são 2) o mesmo com o gpu que tinha uma especie de pelicula á volta do chip que estava cheia de pasta, não sabia o que fazer não tirei nada apenas tirei a que estava mesmo em cima do chip e apliquei nova.. Neste caso usei cotonetes mas para a próxima uso um pano desses ;)
 
Verifica se consegues fazer undervolt ao cpu, e poupas-te ao trabalho que andas a fazer. Já tirei da reforma vários computadores assim e ficam como novos. Googla e chegas lá.
 
Eu penso que o meu pc não dá para isso pois já andei aqui no forum a ver e depois de algumas pesquisas acho que cheguei á conclusão que não dava.. Mas vou ver se faço nova busca
 
Back
Topo