Socket M2 Reference Cooler Design

Crazy Inside

Folding Member
VR zone disse:
Here's how the next generation AMD Socket M2 processor cooler design looks like. Notice that the reference cooler design is based on heat-pipes technology and its physical size is larger than the current cooler design for Socket 939/754. There are four mounting holes on the retention frame and motherboard instead of two currently for stronger retention.

Socket-M2.jpg



http://www.vr-zone.com/?i=2751&s=1
 
bem que podiam ter mantido o design actual :(
ta bem que este tem 4 apoios, e teoricamente isso é melhor que apenas 2...
ainda assim, parece-me bastante facil adaptar o anterior a este. é so esperar por um adaptador.
também acho que os fabricantes de boards vão fazer a adaptação logo no bracket plastico para a retenção, compatibilizando-o logo com os 2 formatos...
 
Última edição:
isso pra ter heatpipes é uma beca estranho ... cheira-me a que os meninos do socket m2 vão trazer uma surpresa... colocam-se várias hipoteses...

ou aquecem como o caraças e o sistema de heatpipe serve para ajudar a ter coolers maiores...

ou apenas querem ter um dissipador grande e ventoinhas peq de baixa rotação para minimizar os gastos electricos...

ou desta feita aquecem um pouco mais que o que estamos habituados e só com heatpipe é que se consegue obter temps aceitaveis...
 
O TDP dos CPU's para socket M2 foi alterado em relação aos do 939, para mais alto, o que pode indiciar que estes vão aquecer mais, embora não obrigatoriamente.

Os heatpipes não só estão na moda como são baratos de produzir e acima de tudo eficientes. Com isto talvez se consiga manter stock coolers eficientes e silenciosos. A AMD tem tomado decisões corajosas e inteligentes, esta parece-me fazer sentido.
 
Aumentar o TDP é só uma guia para os fabricantes, mas como o 0.65 ainda demora algum tempo, devem sair uns cpu's mais quentinhos ate lah :004:

Mas parece k a AMD n ker entrar na onda BTX, o k por mim n faz mal nenhum.
 
A AMD nos últimos tempos matou uma das suas vantagens tradicionais que era a estabilidade da plataforma.
Esperemos que este M2 dure mais uns tempitos.
 
timber disse:
A AMD nos últimos tempos matou uma das suas vantagens tradicionais que era a estabilidade da plataforma.
Esperemos que este M2 dure mais uns tempitos.
Exacto :( Tanto tempo durou o socket 462!

Eu saltei logo para 939, visto que vi que era uma plataforma com mais "uptime"

Isso também do M2, tem haver com DDR2/3, terias que trocar de board e cpu ao mesmo...

Sobre o cooler, espero que seja bem eficientes, silenciosos e com uma fan standart de 80 mm!

Lá por ter heat pipes não quer dizer que aqueça mais... Mas é de esperar que o TDP aumente com a potencia, basta ver que os dual core aquecem uma beka
 
Pois, dois CPU's a 2666Mhz têm que ter "juice" e dissipar algum calor, é normal que tenham q garantir q o stock cooler "get's the job done".

Vamos lá ver é se os cpu's de socket M2 podem suportar também DDR3, senão vamos ter novos CPU's e novo socket, ou então o socket mantém-se (pin compatible) mas as boards terão q ser outras, o que vai dar ao mesmo.
 
Última edição:
acho que o M2 vai durar mais tempo que o 939, porque vai representar uma nova página na AMD, com a chegada do DDR2, etc. creio que eles têm todo o interesse em desenvolver bem a plataforma.

PS: espero é que não haja grandes diferenças a nivel de controladores entre DDR2 e DDR3.
 
ja mexi num pc com dd2 e em várias aplicaçoes a memória parece me realmente mais lenta que a ddr..nao sei se foi impressao minha mas...realmente a estabilidade no socket parece me mto importante..com tanta mudança eu vou me é ficar e esperar. :p
 
Elrond disse:
vamos la ver se dps o M2 aguenta algum tempo...se n o que aguenta é a carteira do pessoal..:D

aguenta o tempo que aguentar o DDR2, espera-se que seja muito tempo...
mas a partir de o momento em que a intel adopte outro tipo de memoria, a tendencia será novamente a mudança, mesmo que demore um ou 2 anos...
mas o DDR2 tem potencial para se aguentar bem.
esperemos é que dre tanto como o DDR...

a AMD so tem a ganhar com um socket duradouro, é uma boa maneira de fidelizar utilizadores, e de chamar mais gente à espera dessa longevidade.
mas acho que a intel (que no fim de contas, é quem manda mais no mercado) tem perfeita noção disso, e vai abandonar o DDR2 em breve.
depende depois dos fabricantes de memorias DDR2, e da AMD...

pelo menos é assim que eu vejo as coisas...
 
Última edição:
Sai o M2 com DDR2, dps lembram-se q os DDR3 sao mais pequenos, mais rapidos, latencias iguais e daqui a pouco custam o mesmo e guess what...la se vai o M2:S
 
Back
Topo