1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Soft Formatar 1 HDD rapidamente

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por saulfarelo, 23 de Outubro de 2002. (Respostas: 16; Visualizações: 2312)

1. saulfarelo

saulfarelo Power Member

Ois pessoal.
    Preciso formatar o meu IBM 80 GB, mas sempre que preciso de o formatar, é 1 drama, pois é tempo sem fim só para formatar.
    Conhecem algum programa que dê pra formatar HDD rapidamente? ;)

2. jvidia

jvidia Power Member

format c: /q /u

3. kazuza

kazuza Power Member

Eliminar partições, criar partições e formatar um disco:

~10 Segundos!

A:\gdisk 1 /del /all -elimina todas as partições do disco
    A:\gdisk 1 /cre /pri /sz:xxxxx /for /q -cria uma partição primária no disco 1 com o tamanho xxxxx em MB e formata-a à velocidade da luz! :cool:

4. saulfarelo

saulfarelo Power Member

Só isto???? 8o

5. kazuza

kazuza Power Member

Se só pretendes formatar, esse comando serve-te perfeitamente!

6. saulfarelo

saulfarelo Power Member

Thanx pela ajuda :)
    sou mesmo ignorante, eu uso esse comando pras disketes... :D

7. Feiticeiro

Feiticeiro Power Member

Eu normalmente uso o "format DRIVE/q", onde o "q" é de "quick", ou seja, é feito um "Quick Format".

Já agora, esse "u" faz o que?

8. ZoMmMm

ZoMmMm Power Member

Tb uso o "format c: /q", mas comvem fazer o "format c:" se o disko tiver erros pk o "quick format" ñ elimita algums erros k o disko possa ter ! O " /u " ñ tenho a certeza do k é, axo k é para o PC verificar se a unidade tem erros... ou então é para serem feitas duas verificações ao disko em vez de uma! ;)

9. possessed

possessed Full Throttle BOINC Roller

lol, essa é muito básica, e o pior é que já a conhecias, quese que merecia ir para as anedotas

10. [siLciR]

[siLciR] Power Member

esse "quese" também podia ir prás anedotas.

11. saulfarelo

saulfarelo Power Member

HEHEHEHE :D
    No melho pano cai a nódoa!Isso só mostra que ninguém está isento de dizer ou fazer bacoradas por muito que saiba...ou que se julgue saber! ;)

12. ALEX

ALEX Banido

MAs eu acho que um HD se for comprado novo tem de ser formatado normalmente ou se for alteradas as particoes ...

Agora se for so para limpar "FORMAT c: /Q " sempre a abrir....

13. ZoMmMm

ZoMmMm Power Member

Exatamente ! Niguem está isento ! :-D

O ALEX tem razão, kuando um Disko é comprado novo tem de ser "particionado" e depois formatado.
    Cria-se normalmente uma partição com o espaço máx. disponivel e depois tem de ser formatar o Disko normalmente, Quick Formar ñ funka, kuando é criada uma partição tem de ser sempre formatado normalmente a 1ª vez. ;)

14. kazuza

kazuza Power Member

E aí está a utilidade da ferramenta que vos apresentei:o verdadeiro GDISK . Só para Profissionais!... LOL :D :D

Já agora: /u significa undefined - ou seja, deixa o espaço particionado com mbr e tabela de sectores indefinido(a).

Última edição: 25 de Outubro de 2002
  15. possessed

possessed Full Throttle BOINC Roller

dax, tb não perdoam uma pessoa que escreve à pressa enganar-se numa letra :P :P :P :P :P

16. kazuza

kazuza Power Member

Podes fazer um "quick format" sim senhor!
    Só não o fazes é com as ferramentas da disquete de arranque do Windows...

Eu desmonto, particiono e formato "quick", em 10 segundos e sem sequer ter de fazer reboot....

17. Playmobil

Playmobil Power Member

A diferença entre :

format c:

e

format c: /q ou /q /u

é a seguinte.

No format c: o formato vai ser sector a sector, vai verificar todos os sectores do Disco, apgar os dados contidos e verificar se o sector está danificado, caso esteja marca o sector como danificado. Isto como é obvio demora tempo, quanto mais for o disco mais tempo leva.

o Format c: /q apaga so a tabela de conteudos do Disco, O MBR (Master Boot Record) e não os dados fisicos la escritos, limita-se a escrever 000's por cima do que la estava antes gravado.

Espero que a explicação tenha sido util :003:

Partilhar esta Página