1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Soft rega Inteligente AS. por PC

Discussão em 'Programação' iniciada por XXLB3T0, 21 de Agosto de 2005. (Respostas: 25; Visualizações: 5082)

  1. XXLB3T0

    XXLB3T0 Power Member

    Bem. É assim, eu gostaria de realizar um projecto “rega inteligente assistida por PC”, mas gostaria de ser eu a fazer tudo, nem que demore uns anitos, por isso gostaria de saber que tipo de linguagem usar para realizar o interface no programa para gerir as bombas, sensores, válvulas, mas que desse para realizar um interface de fácil utilização, com animações e isso, tenho alguns conhecimentos em VB, mas não sei será o mais indicado, em princípio vou utilizar a porta LP1, isso logo se vê. Por isso os conselhos serão bem-vindo, e ajudas também.
    Um abraço do calor do Alentejo…
     
  2. jaac

    jaac Power Member

    A minha questão é como controlas as bombas de água... mas a ideia em si não parece dificil...
     
  3. XXLB3T0

    XXLB3T0 Power Member

    Com reles, estou a pensar em criar hardware 100% original, com acesso atravez da LP1, ou por usb, com PICS ou algo assim, como digo ainda está em fase de estudo, mas penso que poderá ser um bom projecto, uma vez que irá receber dados sobre a humidade vento, hora ideal de rega...
     
  4. seth

    seth Power Member

    A questão é aparentemente simples. Julgo que basta usares um qualquer automato. Tive uma cadeira de automação industrial em que usámos um micro PLC para controlar coisas como parques de estacionamento, portões de garagem automáticos, linhas de montagem em fabricas, etc. A programação era feita em Instruction List, Ladder ou Grafcet e atraves de um PC. Dá também para ter o interface gráfico através de um muito simples codigo feito em Visual Basic.
    Resumindo, compras um automato - cerca de 30 a 40 contos - (que, normalmente, já vem com o software para comunicação com o PC), programa-lo e ligas-lhe as entradas e saidas.
    Não sou expert na materia, mas julgo que é uma boa solução para o que pretendes.
     
  5. Me and you

    Me and you Power Member

    o computador dá para fazer tanta coisa :o
     
  6. XXLB3T0

    XXLB3T0 Power Member

    Pois, Um PLC, tipo da Siemens, sim eu sei que dá, mas queria ser eu a realizar tudo, para poder dizer que é 100%, nacional e original. A parte do hardware não é complicada, mas a parte de software é pior...pelo menos para mim, um gajo tinha de criar rotinas, a parte gráfica do tipo o local "x" esta a ser regado, a bomba "y" esta em funcionamento, coisa desse tipo, mas tudo animado, tipo do que se vê nas fabricas, mas cria uma coisa que fosse mais adequada a esse tipo de dados e gráficos, estava a pensar em C++, parece-me ser adequada, mas como sou “aprendiz de feiticeiro”, nisso da programação peço conselhos.
     
  7. Me and you

    Me and you Power Member

    Se conseguires fazer isso, depoix convidas-me para ir experimentar :D
     
  8. XXLB3T0

    XXLB3T0 Power Member

    O homem sonha, a obra aparece, demora mas aparece...epá é uma ideia... :D
     
  9. yap .. se for pra fazer só um .. é o melhor ...

    mas para fazer algo 100% PT ainda tens alguns detalhes a estudar bem ( não é só a linguagem de programação )!!

    Um software do tipo Delphi ou borland builder podem encurtar o teu tempo de desenvolvimento do software (a parte gráfica é claro !! )

    Na parte electrica tens de ter atenção à comunicação que vais usar e as distnacias em causa ... e não te esqueças que os sistemas electricos não gostam de água :lolololol :-D :-D :-D :-D


    fica bem :)
    bom trabalho !!
     
  10. XXLB3T0

    XXLB3T0 Power Member

     
  11. seth

    seth Power Member


    Por partes... eu realmente acho que a forma mais facil é um PLC. Não sei como vais conseguir ligar todas as entradas e saidas a um pc... Num PLC é extrmamente simples.

    Quanto à programação: Eu trabalhei muito com um programa chamado PL7 Junior que dá para programar não só em código IL como também em linguagem chamada de "electricista" que não é mais que um esquema de ligações. Dá ainda para programar fazendo um simples gráfico de estados: Grafcet.

    Como disse anteriormente dá também para criar as tais animações que te interessam programando em Visual Studio.

    A única ajuda que te posso dar é neste sentido do PLC, se quiseres mando-te uns powerpoints das minhas aulas. Quanto a fazer tudo pelo PC... não te posso ajudar mt por ai.

    Cumps
     
  12. bgcngm

    bgcngm Power Member

    Eu ia exactamente referir a solução do PLC. No entanto nas minhas pesquisas pela net em busca de esquemas interessantes encontrei há muito tempo um esquema de um controlador de luzes, do mais básico, tipo acender e apagar uma lâmpada. O interface era ligado à LPT e acho que a liguagem de programação era Delphi. Portanto se queres fazer uma coisa 100% tua tenta encontrar esquemas destes e adaptar para controlar relés, o que deverá ser fácil.
     
    Última edição: 27 de Agosto de 2005
  13. chight

    chight Power Member

  14. XXLB3T0

    XXLB3T0 Power Member

    Pois, sistemas desses ja conheço, e por acaso já instalei alguns, mas estava mesmo com vontade de levar isso para a frente, por exemplo que a pic's que um gajo pode programar e depois reenviar esses dados para o pc, tipo das estações de medições meteorologicas.
     
  15. XXLB3T0

    XXLB3T0 Power Member

    Estive a pensar nisso, e penso que tem razão, já agora sabem de alguma loja que venda isso em portugal?
     
  16. XXLB3T0

    XXLB3T0 Power Member

    Última edição: 22 de Agosto de 2005
  17. d_pintassilgo

    d_pintassilgo Power Member

    No que diz respeito á entrada de dados pela LPT ainda nao testei, mas a usares os 8 bits de output e a programar em VB6 é mesmo uma "cagada" faz-se na boa!
    Pequeno exemplo de como implementar o codigo
    http://www.pap.hugosoft.net/main.php?label=z.LPT
     
  18. _Neo__

    _Neo__ Power Member

    atenção em windows xp as portas estão bloqueadas tens de usar algo tipo port95nt para poderes fazer o interface com a lpt quanto á idea dos relés já a uso para ligar e desligar uns coisas cá em casa, só precisas de uns relés, uns transistors (pq o sinal da porta paralela normalmente na chega) e uns diodos (logo á saída da paralela, para não queimar a coitada), aconselho também a ligares os grounds TODOS da paralela ao ground do transformador que quase de certeza q vais ter de usar para alimentar os relés e para que se puseres pics os sinais batam certo (16f628 é o meu favorito pq na precisas de cristais para a maior parte dos circuitose assim tens 16 pins para IO e anda barato aqui na loja da zona :001:, o 16f84 já está ultrapassado e já é tempo de em território nacional se começar a pensar em outros modelos)

    edit: sim tb sou maluco por vb e em pics... ASM
     

  19. parece que anda por aqui fans dos PICS :x2: :x2: :003:


    então cá vai um link interessante sobre o assunto --> http://users.picbasic.org/index.php?page=projectlist

    :002:
    :joker: não façam virus pros PICS :lolololol
     
  20. _Neo__

    _Neo__ Power Member

    site parece interessante :001: parece q já tenho algo em q passar mais umas horas obrigado
     

Partilhar esta Página