Softswitch HDcase

Favas

Power Member
18ua0.jpg
Introdução.
Olá,
Tal como muitos de vocês, também eu gosto muito de fazer colecção de "backups" pessoais (vamos chamar assim) em formato digital, sejam filmes, series, mp3, pr0n, seja lá o que for...
Deixei de gravar os meus backups em DVD's à coisa de 2 anos, no que resultou em andar a coleccionar discos rígidos pela casa fora, sem contar os que estão dentro do computador a rodar 24/7.
Ter as backups em DVD tem a vantagem de não gastar nem um único watt/hora quando não estou a usufruir do mesma, também é relativamente barato o storage, e podemos emprestar aos amigos; entretanto com os constantes DVD's estragados e backups à vida, desisti do formato, e passei a guardar tudo em discos, e estes acabam por ter bastantes vantagens em relação aos DVD's: é mais rápido, mais cómodo se estiver sempre ligado, e incomodo se não estiver, por consequência, se estiver sempre ligado não é nada amigo do ambiente, nem da minha carteira.

Conclusão: preciso de algo rápido que ligue o disco e esteja pronto a usar.
Andei a pesquisar o mercado e encontrei isto:
crsu2rs7.jpg

É realmente agradável, é só plug'ar o disco e está pronto a usar, no entanto tem um problema; eu só vou a casa praí 1 vez por mês, e não quero andar a telefonar "óhh mãe mete o disco com a label "Pr0n" na dock que eu não tenho nada pra fazer!!!"; definitivamente não é solução!
O ideal seria uma rack, tipo torre de arrumação de CD/DVD's mas com discos, que ligasse por software (switch 5v&12v) disco que eu quisesse e deixar plug-n-play fazer o resto.
Assim poderia ter o meu servidor feliz da vida em casa sempre conectado à internet, não haver tanto desgaste nos discos e ainda assim por SSL os poder ligar.
Procurei procurei e nada encontrei.
Solução?
R: Arregaçar as mangas!

Meter os neurónios a funcionar
1º - Projectar mais ou menos a ideia no SketchUp
hdcasedz5.jpg


2º - Pensar no circuito de software switching.
Bom, não é de todo difícil, mesmo para um engenheiro em informática, o que preciso é de relays para poder fazer o switch, preciso de uma controladora para poder ligar a uma porta serie (que vai ser USB) (controladora será RS232), preciso de montar tudo num PCB e a parte de programar o software, é cá comigo.
(huh e porque não comprar já tudo feito?)
usb8relay04fq6.jpg
usb8relay03ac3.jpg

OK! isto irá fazer o switch ON/OFF dos meus 4 discos usando a USB.
Falta-me agora a conecção de dados dos discos com o computador, e essa irá ser SATA2.
Hoje em dia não rende ter discos IDE nem para storage, e como SATA2 é Hot-plug vem tudo a calhar!
Preciso de uma Sata Multilane que faça o seguinte:
sataml3gb4x6diagramzb4.gif
sataiimlbrpci4xah0.jpg

É claro, vou precisar de 2 adaptadores, um para desmontar e outro para o PC.

3º - Montar

E já está:
demandud0.jpg


Vou postando o fabrico da caixa, e pormenores.
Ainda não reuni todo o material.
Cumps
 
Última edição:
HEHEHE realmente um projecto dificil com o constructor de bom humor :p

Força com isso, definitivamente é uma boa ideia, estou curioso, uma questão, o cabo que liga o PC aos discos é só 1 cabo USB??

Cumps
 
Boas...

ja vi uma caixa dessas a venda aqui a uns tempos... isso da muito geito.... e home made ainda é melhor.... já que a que vi custava 200 e tal €uros..

Cumps..
.::RAGM::.
 
HEHEHE realmente um projecto dificil com o constructor de bom humor :p

Força com isso, definitivamente é uma boa ideia, estou curioso, uma questão, o cabo que liga o PC aos discos é só 1 cabo USB??

Cumps

Acabam por ser 2 cabos, 1 USB para ligar e desligar os discos, e 1 cabo Multilane SATA2 (4 satas num sata vá).
 
Boas... tou a gostar.... grandes ideias....
Quero ver isto até ao fim!!!

E tal como o KingJack disse, tens boas ideias e és cheio d Humor..... o ultimo esquema fez me rir bastante xD



Cumpz
 
Favas, se eu te copiar a ideia, não ficas chateado? É que também sou adepto do Pr0n vai daí isto pode vir-me a dar jeito.:x2:
 
Favas, se eu te copiar a ideia, não ficas chateado? É que também sou adepto do Pr0n vai daí isto pode vir-me a dar jeito.:x2:

Se pagares as royalties estás avontade.:p
Tava a pensar em fazer de 8 discos, mas parece-me um bocado exagero, o que acham?
8hd44svu3.jpg
VS
4hdlx7.jpg

A verdade é que que devido à flexibilidade, seria uma coisa para o resto da vida..
Não sei não
 
Última edição:
de 8 discos ficaria grande..e acho que você nao iria usar 8 discos ali
so que ficaria legal também tipo...fazia para 4 discos..e fazia mais um qualquer coisa que encaixasse em cima do de 4 discos assim qualquer coisa...se fosse usar 8 hds colocava o suporte em cima do otro...ou se precisasse para alguma outra coisa um suporte poderia usar um dos suportes
(espero ter ajudado...qualquer coisa sorry)
outra coisa

muito boa sua ideia...meus parabéns...
os desenhos dos esquemas no sketchUp ficaram muito bons
parabéns..
irei acompanhar o projecto
até +
 
gostei muito da ideia. tens que me dizer onde arranjaste esse relay switch controlado por software. penso que poderias fazer para 8 discos sim senhor. ficava maior mas era mais expansível. além disso acho que podias deixar uma porta livre para por lá um disco rapidamente tipo o aparelho que tens no inicio do teu 1º post.
assim ainda era mais flexivel e até podias por um disco de amigos teus ou assim. nunca se sabe pode servir para alguma coisa. 1 home precavido vale por 2

aliás: só por seres da minha terra já te adoro!

PS: Só uma coisa. Essa relay board não tem só um input? Os discos não precisam de input de 12V e input de 5V?
 
Última edição:
Olá vizinho.
Obrigado pelo conselho, é muito boa ideia.
Este PCB tem 8 inputs e 8 outputs, o input 12v que vês é para os switchs electro-magnéticos operarem. É tal & qual um botão físico que teríamos de carregar, neste caso é um campo magnético gerado pelos 12v que irá exercer trabalho.
Está longe de ser esta a minha área, por isso.
Uma imagem vale mais que mil palavras.
relay256.gif


Cko, obrigado também tu, de facto, com algumas mudanças simples no desenho da "torre" é possível arranjar um encaixe firme, para se poder empilhar várias.
A torre não será muito leve, e aliado à resistência da madeira com o seu coeficientes de atrito darão uma estática ideal, isto é bastante importante quando se empilha um dinheirão em discos. Ir tudo parar :'( meu rico pr0n.
Vou redesenhar o projecto e já posto os resultados.

(devido às excecivas referencias a pr0n coloquei bolinha no 1º post :P)
 
Última edição:
Este PCB tem 8 inputs e 8 outputs, o input 12v que vês é para os switchs electro-magnéticos operarem. É tal & qual um botão físico que teríamos de carregar, neste caso é um campo magnético gerado pelos 12v que irá exercer trabalho.

Já percebi. Que burro, lol. Então basicamente pões a terra no switch e quando desligas, desligas os 12v e os 5v ao mm tempo, ne? Tou a adorar este projecto. Acho que vou pensar em fazer o mesmo que tu. O storage em discos só fica pai o dobro do preço de DVDs e é muito mais estável. Tu iluminaste-me. Esse SATA multichannel pelos preços que vi é um pco caro :s tipo 50/60€. abraço

PS: não te importas pois não que te roube a ideia se alguma vez o fizer? :P
 
O que este circuito com relays faz é: dependendo do sinal USB que envies para o circuito, ele liga ou desliga 1, 2, 3 ... 8 canais de corrente eléctrica, mas como os discos são alimentados por dois tipos de corrente, 12 e 5v, terei de usar 2 relays para cada disco, então; 8 relays podem no máximo controlar 4 discos, 4 relays para 12v e 4 relays para 5v. (isto se não convertermos 12v para 5v, que era necessário 8 transformadores).

O software que irei desenvolver irá ter de ligar 2 relays de cada vez, p.e. o (1 e 2) ou (6 e 8), que não é mais que fornecer 12v e 5v a um disco para ele começar a funcionar.

Irei usar um transformador (PSU vá) daquelas que alimentam uma caixa de disco 3.5" externo, potanto, ela não oferecerá a corrente eléctrica suficiente para ligar mais do que 1/2 discos, a vantagem disto usar um transformador pequeno, tipo telemóvel.
Obviamente, se alguma vez quiserem ligar os 4 discos ao mesmo tempo, terão de comprar uma PSU o que aumenta bastante o tamanho do gadget, ou transferir uma/duas lanes de corrente eléctrica (depende dos Watt da PSU) do computador para a torre de discos.
 
Última edição:
O que este circuito com relays faz é: dependendo do sinal USB que envies para o circuito, ele liga ou desliga 1, 2, 3 ... 8 canais de corrente eléctrica, mas como os discos são alimentados por dois tipos de corrente, 12 e 5v, terei de usar 2 relays para cada disco, então; 8 relays podem no máximo controlar 4 discos, 4 relays para 12v e 4 relays para 5v. (isto se não convertermos 12v para 5v, que era necessário 8 transformadores).

Mas eu tenho uma maneira mais facil e com um relay podes controlar 8 discos. Já te apercebeste que as caixas externas têm 5v 12v e neutro?

Se puseres o interruptor a fechar e abrir o circuito no neutro (que é até o mais aconselhado) podes controlar um disco so com um interruptor. Entendes? Se não percebeste o que disse é pk sou mto mau a explicar e faco-te um desenho no paint mas agora não me apetece :P
 
Como te disse, não sou de electrónica, estou a estudar e a aprender com o projecto.
Percebi mais ou menos a tua ideia, e é muito boa ideia! A torre de 8 discos fica muito mais simples.
Hoje, mais tardar amanha, vou falar com um professor univ de electro-mecânica para ver se ele aprova o circuito.
Tens a certeza que é preferível desligar apenas o neutro, e deixar os 12+5v constantemente a serem injectados nos discos? É que normalmente do neutro ninguém tem medo, já o outro :P

Quanto ao Sata multilane, de facto não é barato, mas uma solução destas no global também não sai barata. Podes também usar cabos eSata, ou conversores sata2usb que quando não havendo energia nos discos estes também não gastam nada, um usb-hub 8 a ligar tudo dá bem.
 
Tens a certeza que é preferível desligar apenas o neutro, e deixar os 12+5v constantemente a serem injectados nos discos? É que normalmente do neutro ninguém tem medo, já o outro :P

Bem, aqui o je tá em medicina :P mas tive um pai que sabia bastante de electrónica e ensinou-me electricidade (o mínimo)

como o circuito está aberto, ele não "injecta" corrente nenhuma. só quando o circuito fecha é que passa corrente pelo disco. Basta veres as caixas externas. Têm sempre um botao on-off. e onde achas que esse botao vai dar? ao neutro claro. tens e que te lembrar que tens que fazer os 2 cabos neutros do hdd ir por um só neutro pois a PSU tem vários neutros e podem haver diferenças mínimas de voltagem entre eles (não serem mesmo neutros :P penso eu).
 
Fizeste-me o dia tu, irá ficar tudo muito mais simples!
Assim, a torre de 8 discos é a que irá para a frente!
É só falar com o prof, ver o que ele diz, e pronto, o resto já se sabe.
:arrow: Encomendar o material.
:arrow: Fazer a torre.
:arrow: Programar o software.
:arrow: Montar tudo.
:arrow: Usufruir do evento.
 
Se quiseres posso dar ajuda com o software.... é que estou mesmo com vontade de gastar $$ para "livrar-me" dos DVD's para guardar media.

Depois bota os link's com as lojas onde compraste as cenas :)
 
Estive a falar com o professor, e ele não me aconcelhou nada a fazer o controlo dos discos pelo neutro, disse-me que teoricamente não haveria qualquer problema num sistema isolado, mas que na prática não recomenda.
E estive a ver, como é feito o controlo das caixas de discos externo que tenho aqui por casa, e em todas são sempre o 5v e 12v a controlar a entrada de energia.
E esta hein? =/ dilema.

Outra ideia que tive, foi adaptar uma caixa de barebone, para os discos tinha logo uma PSU de 200w e conectores, mas a ideia ainda está no 1º estágio.
 
Última edição:
Back
Topo