Softswitch HDcase

iria ficar fixe também
se fizesse o suporte para os Hds meio alto...e ja como fontes mini atx...aquelas menores que as normais..embaixo para alimentaçao dos hds
 
Estive a falar com o professor, e ele não me aconcelhou nada a fazer o controlo dos discos pelo neutro, disse-me que teoricamente não haveria qualquer problema num sistema isolado, mas que na prática não recomenda.
E estive a ver, como é feito o controlo das caixas de discos externo que tenho aqui por casa, e em todas são sempre o 5v e 12v a controlar a entrada de energia.
E esta hein? =/ dilema.

Eh la... então desculpa lá ter-te induzido em erro. Então nessas caixas de discos o botão on-off desliga o 5 e 12 V ao mm tempo? abraço
 
Sim, fazem o corte dos 5 e 12v, cada botao tem 4 pernas que ligam ao PCB, e estive a testar a passagem de corrente com o multimetro, e o controlo é feito pelos 5 e 12v.
 
Ora viva,

o projecto não morreu, muito pelo contrário, encomendei esta slim, stylish barabone case

Dell XPS 210 lolol
sv_xps_210_looks.jpg

Vem direitinha dos states pra o meu mod.

Sim o projecto em madeira morreu, tou velho e o tempo não abunda infelizmente..
A ideia é depois comprar uma board mini-itx, e montar tudo com 6-8 discos dentro do bicho, mas obviamente ainda está em estudo.

Primeiro é deixar a caixa chegar pelos correios, depois falamos.

Cumps
 
Nada disso, os relays que controlam os discos vão lá para dentro, vai ser um green computer :cool:
Pelo menos é essa a ideia...
 
O que este circuito com relays faz é: dependendo do sinal USB que envies para o circuito, ele liga ou desliga 1, 2, 3 ... 8 canais de corrente eléctrica, mas como os discos são alimentados por dois tipos de corrente, 12 e 5v, terei de usar 2 relays para cada disco, então; 8 relays podem no máximo controlar 4 discos, 4 relays para 12v e 4 relays para 5v. (isto se não convertermos 12v para 5v, que era necessário 8 transformadores).

Não podes usar transformadores aqui pois os transformadores so trabalham com corrente alterna e esses 5v e 12v são contínuos.
Mas podes usar uns reles duplos ligados a saida desses que tens no circuito(isso pensando que seria difícil substituir os que vem por uns duplos).
ou então montar um circuito que te reduzisse os 12v para 5v, depois de os 12v passar pelo rele(existem uns circuitos integrados simples de se ligar que cumprem bem essa função basta perguntares numa loja de electrónica).
 
Interessante o projecto, Favas .
Andamentos, não há?

Há sim, em breve irei postar no que tenho andado a trabalhar, as mudanças que fiz ao projecto inicial e algumas fotografias.
O tempo é que não é elastico e a viver a 200km da bancada de trabalho do projecto, não ajuda em nada, por isso vai indo às pinguinhas, aos fins de semana quando tenho tempo.
Cumps
 
Ora bem, aqui está ele, praticamente acabado.

Resumindo, é um computador caixa micro-atx, e uma board mini-itx um disco 2.5" que é o sistema, e espaço para 4 discos 3.5".
O computador está também equipado com relays controlados pela USB, que liga e desliga a alimentação dos discos (ligados também a USBs), pois não há necessidade de eles estarem 24/7 a rodar, assim em qualquer parte do mundo posso por remote desktop ligar e desligar os discos.
Esta maquina foi pensada para consumir o minimo de energia, daí o disco 2.5 para o sistema e hardware modesto com dissipadores passivos, aqui em casa, é ele o servidor, corre os programas p2p, partilha rede wireless o scanner e impressora, faz o storage, etc, estou muito contente com ele, é uma NAS muito mais avançada.



Os discos vou eu adicionando conforme a necessidade de storage. Nestas 3 fotos podem ver onde iram ficar os discos, aquela coisa verde por cima com leds, é o relay que controla a alimentação dos discos, plug&play encarrega-se do resto USB.


É este o aspecto dele.

Falta só adicionar a antena wireless.
 
Back
Topo