software backup hdd automático

boas
tb eu hoje me pus a proura do mesmo.
gratuito encontrei o FreeFileSync. o problema para mim e suponho que para ti, é que não é automatico. e como tu necessito um que seja automatico. por exemplo que me faça, uma compração dos ficheiros no destino ( o filesync faz isso ) e só copiasse os mais recentes e que podesse fazer isso programado para por xemplo todos os dias, uma vez por semana etc automaticamente.
tens o Personal Backup que é tb gratuito , mas não sei s ecria uma imagem ou trata ficheiro a ficheiro.
a Pagar e supostamente bom tens o GoodSyns , com tudo os requesitos- MAs a pagar :(
 
Por aqui ja uso ha anos o Cobian Backup 11 (free, podes definir quando ele faz o backup, faz comparação de ficheiros e só copia os novos ou aqueles que foram alterados.)
 

aminoxido

Já percebi que conheces bem o Cobian. Gostava que me ajudasses a ver se entendi bem a filosofia do Cobian.

Pelo que estive a pesquisar, o software faz backup completo, incremental ou diferencial. O problema é que no caso do incremental, (e no diferencial de certa forma) vai criando pastas com a estrutura e apenas os ficheiros alterados entre datas. O resultado é um monte de pastas com datas diferentes e ficheiros alterados, uns numas pastas outros noutras. No final, se quisermos por exemplo repor a totalidade dos dados atualizados ao último backup, temos uma salganhada de pastas, umas vazias outras com alguns ficheiros alterados e não sabemos como podemos repor a totalidade dos dados atualizados, por exemplo, de um disco que tenha avariado de forma irrecuperável.

A solução de fazer sempre backups completos também não faz sentido nenhum quando temos um ou mais Tb de dados. Estaríamos a queimar TBW do disco de backup desnecessariamente. É preferível criar um script com Robocopy e o parâmetro /mir. Assim mantemos todos os ficheiros atualizados sem duplicações e sem queimar TBW.

O histórico de ficheiros do windows funciona muito melhor nesse aspeto, podemos repor a totalidade dos dados a determinada data automaticamente sem ter de procurar em que pasta estão os ficheiros. Sempre que efetuamos um backup apenas guarda os ficheiros alterados. Podemos manter as versões por um período de tempo determinado ou elimina-las mantendo apenas a última. A calendarização é que poderia ser melhorada permitindo tb semanal e mensalmente. No entanto, como acho que os backups só fazem sentido se os suportes, por segurança, forem apenas conectados às máquinas no momento do backup.
 
Back
Topo