1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Software CAD e Topografia

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por noznika01, 25 de Janeiro de 2006. (Respostas: 123; Visualizações: 38389)

1. noznika01

noznika01 Power Member

O que tem retardado a minha passagem definitiva p/ linux, nomeadamente Ubuntu é o facto de o meu trabalho em topografia se basear muito em programas específicos e também autocad.
    É um facto que o open source na parte 'técnica' do domínio do desenho de construção civil está um pouco atrasado, pelo menos pelo que tenho lido, analisado, debatido.
    Se até p/ windows já existem programas freeware p/ topografia, porquê este atraso nas plataformas livres?
    Sendo programas que consumem recursos elevados quer de trabalho como financeiros seria do interesse de uma grande parte de individuos e empresas que surgisse um software que permitisse a redução de ambos.
    A pergunta que se coloca é: alguem conhece ou usa software open source p/ este tipo de actividade?

Sim, já 'Googlei' :D
    E não, não tenho conhecimentos de programação que me permitam criar tal.

Última edição: 9 de Fevereiro de 2006
  2. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

de facto é 1 grande verdade... mesmo Autocad nos primordios (lol) julgo que era desenvolvido pra ambiente unix, agora so pra Windowz (e mac OX va la, lol)... mas a nivel de topografica, é mto complicado mesmo...
    Para cad ha o QAD, que nada tem a ver com autocad :( nem seker é compativel o formato de gravaçao. mesmo emulando programas do windows no linux (wine) só se consegue, e com alguns bugs, até AutoCad 2000...

mas ja agora também gostava de ouvir + vozes :D

3. noznika01

noznika01 Power Member

Quando iniciei este tópico esperava um feedbackzito maior :(. (obrigado AndreAPL)
    Contudo não estive p/ aqui à espera de respostas. Tenho continuado a procurar e a ler bastante.
    Durante estas deambulações por territórios inexplorados deparei-me c/ o Intellicad.
    Mas que raio é o Intellicad?
    Resumindo é um consórcio (IntelliCAD Technology Consortium (ITC)) de empresas (das quais não
    tenho acções, não faço parte dos quadros e nem tenho lá familiares :D) que decidiu desenvolver uma alternativa ao Auto(xploradores)Cad. E já tem uns anitos no mercado.

Do que tenho testado c/ as Trial Versions, c/ limite de utilização de 30 dias, julgo puder afirmar que o projecto 'está lá'.
    Formato nativo .dwg, utilização de LISPs, comandos idênticos ao Acad, funcionalidade semelhante, só p/ referir as mais importantes.

Foram ainda implementadas por cada uma das empresas, alterações/desenvolvimentos ao motor original do software que vieram complementar este tipo de ferramenta.
    Há distribuições dedicadas à arquitectura, mecânica, engenharia, electricidade, topografia, etc..

Dos testes efectuados em ambiente M$, c/ as distribuições da Bricscad, Progesoftcad, Cadian, 4m e Cadopia as duas primeiras têm uma versão p/ Lin*x.

De salientar que o pacote básico (motor principal) na versão Pro de cada uma tem o preço de:

-Bricscad: M$ - €450 / RedHat 9, Fedora Core 1, 2 and 3 - €225

-Progesoft: M$ - €170 / Redhat, Fedora, Mandrake, Suse - s/ preço no site

-Cadian: M$ - $249.00 / Lin*x - ñ tem versão

-4M: M$ - s/ preço no site / Lin*x - ñ tem versão

-Cadopia: M$ - $449 / Lin*x - ñ tem versão

Se comparar-mos c/ os preços praticados pela Aut*desk:

Por cá...

-Autocad LT 2006 (ñ suporta 3D): €1.452,00 ??? (foi o único preço que encontrei em pt :()

Por lá...

-Autocad 2006: M$ [uk] £2,545.00 ??? (qual é o câmbio p/ a libra???) :wow: / M$ [usa] $3,750 :wow:

-Autocad LT 2006: M$ - $767 to $900 (depende do revendedor)
    (repararam na diferença de preço usa/PT):nocom8le:

Um pequeno aparte p/ salientar que o preço do produto disponibilizado por esta empresa é extremamente difícil de encontar cá em PT. Será intencional? :rcarton:

Resta acrescentar que algumas empresas de renome desta área começaram a desenvolver produtos baseados no motor do Intellicad, nomeadamente e a título de exemplo a Eagle Point (http://www.eaglepoint.com/), dedicada ao Land Development c/ base no Bricscad.

Links p/ quem se interessar por esta área e queira alternativas:

http://www.progesoft.com/index.asp

http://www.bricscad.com/

http://www.cadian.com/english/index.asp
    http://www.cadianusa.com/

http://www.4m.gr/portuguese.html

http://www.cadopia.com/

e já agora os outros 'senhores'

http://www.autodesk.com :puke:

Nota: os produtos 'free' ainda têm um longo caminho a percorrer até se tornarem alternativas p/ trabalho profissional, mas há soluções que puderão 'desenrascar' numa utilização mais básica. Assim que puder coloco alguns links.

uff!

4. LeeMan

LeeMan Power Member

5. noznika01

noznika01 Power Member

6. falco

falco Power Member

Porque as pessoas recusam-se autilizar algo que não seja da autodesk.

Mas existe software, o QCAD, FreeCAD e outras ferramentas (como o Dia e Height Map Editor) tem algumas funcionalildades, também existem ferramentas que requerem a utilização de programação (e por isso são pouco populares fora do meio informático).

O Open Cascade não é FreeWare é sim Free Software/Software Livre (também é Open Source Software), não é a mesma coisa.

7. APLinhares

Staff Member

obrigadao pelos links! eu dado em tmpos 1 vista olhos, mas nao conhecia/encontrei alguns dos links, vou analisar :D

falco, sim, infeliz/ autodesk tem muitos fans... mas autodesk podia voltar a fabricar versoes *nix, como nos seus primordios... habituaram-se a comodismo puro. :( se vende e vende... :(
    (1 das razoes pk os preços usa/pt sao diferentes, é que os vendedores inda ganham 1s boas massas p/licença)

8. noznika01

noznika01 Power Member

Recusam-se por comodismo ou por desconhecimento de alternativas.
    Quanto ao último espero que este tópico sirva p/ esclarecer e por aí já não há desculpa.
    Quanto ao comodismo, é sabido que anda para aí muita versão de [email protected] e por isso o pessoal foi-se habituando a usar somente isso.
    Eu depois de testar isto tudo (é bem capaz de demorar :D) e se não houver surpresa nenhuma, acho que vou optar pela alternativa.
    Quando a Aut*desk descontinua as suas versões e te encosta entre a espada e a parede p/ fazeres um upgrade ao produto...

...não sei é uma coisa que me incomoda.

Com as alternativas pelo menos não corro esse risco. Acrescente-se ainda o preço.

Obs.: a versão lin*x da Progesoft ainda está em testes. Nem sequer está p/ download.
    Mas no forum a rapaziada anda atarefada.

Agora só falta uma alternativa 'levezinha' p/ a topografia que corra em linux.

OFFTOPIC: o programa free p/ esta disciplina é desenvolvido por espanhóis e pode ser encontrado aqui: http://www.topocal.com/

Instala-se e a activação do produto é efectuada no próprio site c/ o código gerado na máquina.
    Cada máquina/sistema/computador 1 código. Pode-se activar s/ limites. ;)
    lindo.

feedback: está melhor. obrigado.

9. Tuaregue

Tuaregue Power Member

olha que eu conheço algumas pessoas que deixavam o autocad num estantinho e iam para as alternativas, mas quando os cliente mandam(de mandar o ficheiro) ou exigem(para receberem) que o formato seja autocad está tudo dito, mesmo que se queira mudar não é possível. Esta não é a minha área mas conheço pessoas que gostariam de passrar a usar linux no trabalho e não podem porque tem de trabalhar com programas tipo autocad, e afins em que as versões só existem para windows.

10. noznika01

noznika01 Power Member

Por isto (no 1º post) é possível.
    Com as alternativas, qualquer uma delas, já abri ficheiros gerados pelo Aut*cad desde a versão R14 até à 2006, sendo esta a mais recente. Hoje em dia nem mesmo no Aut*cad consegues abrir ficheiros de versões mais antigas. Era também a isto que me referia quando falei em descontinuação do produto.
    Na minha área trabalho c/ dezenas de gabinetes que possuem Aut*cad e posso acrescentar que dois dos últimos levantamentos topográficos foram gerados num software alternativo e não houve problemas. Na versão 2004 e 2006 (equivalente ao Aut*cad)

Nada melhor do que eles próprios testarem.

11. APLinhares

Staff Member

desconhecimento?? nao, nao creio... senao nao havia versoes pra MAC e nao teria sido inicial/ desenvolvido em unix...
    vai dps dando feedback k eu tb vou tentar alguns :)

12. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

Xlente tópico nozkia01.
    Veio mesmo a calhar porque vou começar a nessecitar de software CAD " ou clones" no bules, tanto que na segunda começo um curso de CAD e tudo ;) Vão aí sugerindo alternativas :D

13. APLinhares

Staff Member

ninguem sabe + nada ? :D

ah, e vejam este link, com reviews d "alternativas" cad .

Última edição: 2 de Abril de 2006
  14. Dazkarieh

Dazkarieh To fold or to FOLD?

BricsCad (CAD DWG) + MDT = Perfect ;) E económico...

Edit: Agora tive a ler a discussão. O formato DWG é de facto o standar dentro do CAD. Mas o AutroCad não é o único que o utiliza. Por outro lado: até é o unico que complica as cisas, lançando novas versões deste formato +- de 3 em 3 anos, de forma a obrigar as pessoas a fazerem actualizações. Existem MUITAS alternativas a este. O problema é o desconhecimento... que leva pessoas a continuarem a dar 900 contos por um software que já não trás nada de novo de versão para versão. Os melhores são, sem dúvida, o BricsCad e o ProgeCad. Já tinha deixado um tópico à uns tempos sobre o BricsCad aqui

Um abraço [[ ]]

15. noznika01

noznika01 Power Member

E no curso, usaram alternativas ou o próprio cad da Aut*desk. Estás-te a safar?
    qualquer coisa 'apita'!

Boas AndreAPL.
    Em resposta à tua questão:
    concentrei-me no Progesoft, já que na versão (time limit) facultada, há uma opção (no Bricscad ñ) que é essencial p/ o meu trabalho. E até agora posso adiantar que ñ tive qualquer tipo de problema, mesmo c/ possuídores de [email protected] standard (como já referi algures, a alguém por aqui).
    O único senão é que o [comando] 3d Orbit disponibilizado no [email protected] da @utodesk é
    + prático (por enquanto).

Exactamente, tb era a isso que me referia. Desenvolvimentos na compressão DWG que posteriomente te obrigam a mudar de versão. Nem todos podem dispender essa quantia p/ uma migração + recente.
    especifica s.f.f.

Evoluções:
    P/ os contribuintes que questionam p/ onde vai o pilim dos impostos pagos, posso adiantar que na Entidade da Administração Local onde trabalho, com esta 'brincadeira' e à conta de tentar arranjar alternativas p/ o meu trabalho 'extra curricular' consegui (?) incutir o controlo de custos nas licenças do [email protected] da @utodesk. Estamos em tempo de renovação de licenças e tudo leva a crer que o software usado no futuro será uma destas alternativas. Resumindo-se a uma poupança de +/- €20000. C/ a agravante :D de irem tentar instalar sistemas Linux em tudo o que é serviço de secretaria!
    Estamos no bom caminho. Finalmente!

EDIT: como isto na Administração Local (e no resto) é um pouco incerto, assim que souber + qualquer coisa volto a comunicar.

16. APLinhares

Staff Member

noznika01, tas a usar o Progesoft mas ambiente windows ne? tb aguardo pela versao linux.
    vou ver se o que sai daqui, tou com trials do arcad e briscad :)

17. Dazkarieh

nosnika01, MDT é um software de topografia espectacular a um preço muito bom! Antes apenas funcionava em AutoCad, mas a nova versão (sai dentro de 5 dias) vai também funcionar com BricsCad.

O BricsCad foi o primeiro do género a ter versão Linux. Da linha Intelicad só 2 valem verdadeiramente a pena, como já disse: o ProgeCad (da Progesoft) e o Bric[/c]scad (bolas...toda a gente diz briscad.. :D ). O Progesoft vale pelo aspecto mais moderno e é mais "bonito". O BricsCad, pela qualidade tácnica (é o que tem menos incompatibilidades e o que tem menos problemas com desenhos pesados) e pelo dinamismo (pelo menos uma vez por mês sai um update gratuito para clientes).

Já agora noznika, qual é a opção que o Progesoft tem que o BricsCad não? Segue já amanhã para a lista de feautures a colocar, se ainda lá não estiver ;)

Um abraço [[[ ]]]

18. APLinhares

Staff Member

olha, eu nem o demo do bricscad consigo correr :x2: nao arranca (e tenho wine) :S aquilo no fundo é a versao win emulada em wine ...

19. Dazkarieh

Não arranca?? Então?? :confused: Tens que distro e versão do Linux?

Sim..é emulado em wine..

20. APLinhares

Staff Member

tou com Kubuntu 5.10 powa :( e wine 20050725 (do ubuntu :()
    tou xeio de dar voltas... alterei tb a localizaçao no icad pra o wine, mas igual :(

Partilhar esta Página