Software CAD e Topografia

Pois... não sei se dá no Ubuntu..

Finciona de certeza no Mandrake, Red Hat e Fedora Core 1, 2 e 3...

Tiras-te a última versão???

Amanhã tento saber se há algum problema...

[[[ ]]]
 
AndreAPL disse:
sakei o trial oficial... vou ver se descubro + alguma coisa. normal/ que dependencias mais poderá ter o programa ?

Tenho a certeza que não funciona em Fedora Core 4. Sei que a Versão 7 (que sai em Junho-Julho) já vai dar para quase todas as distros actuais..

Se tiverem pedidos quanto a este programa, deixem aqui para colocar na lista. Assim de repente, na nova versão vai ter Viewports Poligonais (círculos, etc), Wipeout, delimitação de raster images, um novo motor de renders, etc.. Posso deixar aqui a lista depois...

Um abraço [[[ ]]]
 
AndreAPL disse:
noznika01, tas a usar o Progesoft mas ambiente windows ne? tb aguardo pela versao linux.
vou ver se o que sai daqui, tou com trials do arcad e briscad :)
Exactamente, mas tb aguardo pela versão linux. P/ Ubuntu.

Dazkarieh disse:
nosnika01, MDT é um software de topografia espectacular a um preço muito bom! Antes apenas funcionava em AutoCad, mas a nova versão (sai dentro de 5 dias) vai também funcionar com BricsCad.
Obrigado pelo esclarecimento. Como o MDT é criado pelo programa que uso normalmente se esse for uma opçãp barata e a correr em linux estou quase lá :D.
Podes dar o link s.f.f.

Dazkarieh disse:
Já agora noznika, qual é a opção que o Progesoft tem que o BricsCad não? Segue já amanhã para a lista de feautures a colocar, se ainda lá não estiver ;)

Um abraço [[[ ]]]
A opção é o 'Paste to Original Coordinates'.
Mas antes de mais deixa-me dizer que a diferença se refere apenas às versões disponibilizadas como trial. Como a da Progesoft aparentemente é + recente, talvez a da Bricscad tb já tenha. Na trial de momento ñ tem.
 
noznika01 disse:
Obrigado pelo esclarecimento. Como o MDT é criado pelo programa que uso normalmente se esse for uma opçãp barata e a correr em linux estou quase lá :D.
Podes dar o link s.f.f.

http://www.aplitop.com/index.aspx

;)

noznika01 disse:
A opção é o 'Paste to Original Coordinates'.
Mas antes de mais deixa-me dizer que a diferença se refere apenas às versões disponibilizadas como trial. Como a da Progesoft aparentemente é + recente, talvez a da Bricscad tb já tenha. Na trial de momento ñ tem.

Então mas se fizeres "Edit-Copy" e "Edit-Paste" não faz? É que tens dois copys diferentes: um no menu modify e outro no edit. Amanhã exclareço isto.

A nova versão do BricsCad sai Junho-Julho... Não sei se vão mudar o visual visto que se têm aplicado mais em novas features..mas ainda pode ser que ;)
 
Obrigado pelo link.

Dazkarieh disse:
Então mas se fizeres "Edit-Copy" e "Edit-Paste" não faz? É que tens dois copys diferentes: um no menu modify e outro no edit. Amanhã exclareço isto.

O Copy terá de ser c/ Base Point (0,0) e o Paste p/ a mesma referência.

"dois Copys diferentes" = c/ essa é que me lixaste. Terei de ver isso c/ mais atenção.
 
noznika01 disse:
Obrigado pelo link.



O Copy terá de ser c/ Base Point (0,0) e o Paste p/ a mesma referência.

"dois Copys diferentes" = c/ essa é que me lixaste. Terei de ver isso c/ mais atenção.

O Copy with mase point é o do Modify-Copy ;) O Edit-Copy é o Copy Clip do AutoCad, que penso que é o que queres. Podes simplificar com edição a alliases no Tools-Costumize :)

Já agora, a razão de ter os dois copy's diferentes é o método do Copy With Base Point do BricsCad, que não chega a passar pela Área de Transferência. Basta seleccionares o desenho que queres no menu window e colar no ponto em que queres.

Qualquer coisa avisa :)

Um abraço [[[ ]]]
 
AndreAPL disse:
tou com Kubuntu 5.10 powa :( e wine 20050725 (do ubuntu :()
tou xeio de dar voltas... alterei tb a localizaçao no icad pra o wine, mas igual :(

Andrea tenta lá isto:
The problem was encountered with recent wine versions

-20050628-2 (testing)
-20050930-2 (unstable)

About 20050725 never happened, but try this:

Resolution
Installing WINE from WineHQ (sourceforge) resolves the problem.
The procedure is described at
http://www.winehq.org/site/download-deb
 
Acho que descobri um problemazito nestas alternativas.
Passo a explicar:
Tendo um ficheiro com uma base cartográfica composta por 53 rasters de cartas cadastrais georeferenciadas, ao abri-las no Acad consigo num layout (por ex.) A4 visualizar determinada área, sendo carregado somente o cadastro dessa mesma área, resultando numa maior rapidez de processamento.

No Progesoft, Bricscad e Cadian todo o cadastro é carregado independentemente do layout ou da escala. Com a agravante de no 1º, esgotar a memória e no 3º terminar o programa c/ um erro.

De referir que a base (desenho) é ainda composto por um Xref de um modelo numérico (vectores) de determinada área territorial.
Cada raster do cadastro está em tiff comprimido tendo em média 1,50Mb, que ao ser descomprimido p/ visualização fica c/ 55Mb (média).

Até agora foi o único problema que detectei.

Continuam os testes...
 
noznika01 disse:
Acho que descobri um problemazito nestas alternativas.
Passo a explicar:
Tendo um ficheiro com uma base cartográfica composta por 53 rasters de cartas cadastrais georeferenciadas, ao abri-las no Acad consigo num layout (por ex.) A4 visualizar determinada área, sendo carregado somente o cadastro dessa mesma área, resultando numa maior rapidez de processamento.

No Progesoft, Bricscad e Cadian todo o cadastro é carregado independentemente do layout ou da escala. Com a agravante de no 1º, esgotar a memória e no 3º terminar o programa c/ um erro.

De referir que a base (desenho) é ainda composto por um Xref de um modelo numérico (vectores) de determinada área territorial.
Cada raster do cadastro está em tiff comprimido tendo em média 1,50Mb, que ao ser descomprimido p/ visualização fica c/ 55Mb (média).

Até agora foi o único problema que detectei.

Continuam os testes...

Nem mais ;)

Lá está.. é claro que estas alternativas não são tão boas como o Acad. Isso é assumido.

Como podeste verificar, o BricsCad foi o que se portou melhor em termos de performance (como te tinha dito ;) ). O Cadian claro que nem sequer abriu. É o que tem o motor mais desenvolvido. E posso-te dizer que na versão 7 esse problema que referiste vai estar resolvido, assim como a possibilidade de viewports poliginais, trim de raster images, comando wipeout. Destes já á certezas.

Com Xref's e 55 Mg é normal que notes mais lento...

Oh Andrea..a sério.. esquece o ZWCad.. lol Não vàs mesmo por aí ;)

Já agora..tem versão Linux? Nem sabia... bem que podiam primeiro mostrar qq coisa na versão Windows.. :-D Na linha Intellicad, há o BricsCad, o Progecad... e os outros ;)

Abraço [[[ ]]]
 
tou agora no win a ver se testo o bricscad ;) zwcad é bonitito e tal, like acad 2006, mas axo esquisito,lol.
Má onda, o install do bricscadPro nao dá, md5sum da diferente 8o a ver o classico (que deu)

EDIT: e Cycas ? parece porreiro :D e tem versao linux. Tou a gostar do pack da bricscad... ah, topocalc so mm em espanhol ne ? :D
 
Última edição:
@ Dazkarieh

Boas. Pois é, agora que estava quase a mudar aparece-me isto :( E logo no Progesoft que tinha sido a minha opção inicial.
A versão 7 a que te referias era do Bricscad? Já testaste?
No site continua p/ download uma qualquer versão 6.#.#... (windows)

@ AndreAPL

topocal.
Sim, só em espanhol. Tb sendo free podemos abrir uma excepçãozita e tentar perceber os gajos... senhores :D Continua é a não haver um comando p/ criação de grid de coordenadas georeferenciadas, apesar de já ter sugerido (Peticiones y sugerencias) no forum à duas versões atrás. Quando preciso continuo a usar um lisp, que tb corre no Intellicad.
 
noznika01 disse:
@ Dazkarieh
Boas. Pois é, agora que estava quase a mudar aparece-me isto :( E logo no Progesoft que tinha sido a minha opção inicial.
A versão 7 a que te referias era do Bricscad? Já testaste?
No site continua p/ download uma qualquer versão 6.#.#... (windows)

Sim, a versão 7 do BricsCad. Em princípio, apenas saírá no último trimestre do ano, portanto ainda nem o Beta me chegou às mãos. Sei apenas dos desenvolvimentos que vão fazendo ;)

Abraço [[[ ]]]

Edit: Andrea, não conseguiste o Pro porquê? :confused:
 
está com erro, como disse. corri checksum e dá diferente do dado :(
tou a gostar da bricscad classic (+ architecturals+StructuralFrames). A ver se me dou com o architecturals :)
ja agora, isto nao tem alteraçoes a nivel de gráfica pois nao? tipo, antialiasing das linhas ?
 
Nop, not anti-aliasing.

O Architectural pode-se dizer que é brutal! O Structural Frames, como programa de cálculo de estruturas... é fraquito. Para cálculos a sério, pode ser limitado.

Abraço [[[ ]]]
 
Este tipo de programas interessa-me muito devido á natureza do meu curso mas para mim e para os meus colegas ainda vai ter de se avançar um pouco nos ambientes open source para se chegar ao nível de competição com o Autocad... Gostava de me disponibilizar para o avanço de alguns projectos já existentes mas os meus conhecimentos de programação são muito poucos logo só posso contribuir com conselhos...
 
c3l5o, a linha Intellicad já não é Open Source a algum tempo... E sabes porquê? Porque não tinha qualquer avanço. Isto talvez seja simples de explicar: ao contrário de muitos softwares em que há interessa no mundo informático, este tipo de software interessa principalmente a areas em que a programação não será um dos pontos fortes do conhecimento. Por outro lado, também não exige grande apoio técnico (o grande ponto de rendimento do Open Source). Isto é apenas a minha teoria... mas o que é um facto é que, em 8 anos de Open Source, pouco ou nada se avançou... enquanto que a agora o crescimento é exponencial e visível. Por outro lado, os custos não são assim tão grandes... pelo contrário.

[[[ ]]]
 
Back
Topo