Software CAD e Topografia

O DoubleCAD XT parece-me uma boa opção gratuita, funciona bem em 2D com virtualbox (tal com o AutoCad em 2d) pelo menos para coisas "simples". Obrigado pelo link ;)



(Na imagem a funcionar com VirtualBox + Win XP, convém ter um processador que Intel VT ou AMD-V)
 
Última edição:
Para mim a limitação destes (Free2Design e DoubleCAD XT) é a ausência de 3D. Alguém conhece algo do género mas com essa possibilidade?
 
Availability of NX for Mac OS X

PLANO, Texas — (BUSINESS WIRE) — June 11, 2009 — .bwtextaligncenter {text-align: center}Siemens PLM Software, a business unit of the Siemens Industry Automation Division and a leading global provider of product lifecycle management (PLM) software and services, today announced general availability of its NX™ software application with native support for Mac OS X on 64-bit Intel-based Macs. The full computer-aided design and manufacturing (CAD/CAM) functionality of NX, Siemens PLM Software’s flagship digital product development application, now includes the Mac in its list of supported operating environments.

“We are delighted to add the Mac to the comprehensive list of operating environments supported by our NX CAD/CAM applications,” said Joan Hirsch, vice president of Product Design Solutions, Siemens PLM Software. “Today’s announcement further expands the flexibility of NX and provides customers with the freedom to choose from one of industry’s broadest range of supported operating systems.”
NX is used by leading companies around the globe to design and manufacture some of the world’s most innovative and sophisticated products. Its wide adoption throughout the global manufacturing industry is due in part to its ability to support a wide range of operating environments – including Windows®, UNIX® and Linux – in a heterogeneous or single operating system deployment.
“NX has been our exclusive CAD/CAM software for several years because of its unmatched ability to handle all of our product design and manufacturing needs,” said Marcel Eggimann of Eggimann Design. “At the same time, we have always preferred the Mac as the system of choice for the work we do. Now we can have the best of both worlds as these two great technologies come together. We have been using NX on Mac OS X for three months now and we are very impressed with its performance and reliability.”
The Mac OS X version of NX includes all of the software’s robust CAD and CAM functionality, as well as support for Siemens PLM Software’s Teamcenter® platform through rich client capabilities embedded in NX and the thin client based on Apple’s Safari web browser. As a result, NX for Mac OS X can leverage all the capabilities of Teamcenter, the world’s most widely used PLM portfolio, including its ability to support a multi-platform CAD strategy.
“It’s pretty clear that more and more people are demanding that their primary software tools are available on their operating system of choice,” said Al Dean, Editor in Chief, DEVELOP3D.com. “Siemens PLM Software’s move with NX to Mac OS X should see them gain a foothold in a growing community.”

in http://www10.mcadcafe.com/nbc/articles/view_article.php?section=CorpNews&articleid=707150
 
Criado pelo exército norte americano o BRL-CAD, é um programa do tipo CAD, 2D e 3D, open-source.

Com ele você poderá fazer projetos eletro- eletrônicos, peças em geral, ferramentas, vestuário, peças automobilísticas, casas completas ou apenas uma parte, planta de uma superfície, enfim, os mais detalhados desenhos. em duas ou três dimensões.

BRL-CAD tem versões para todos os sistemas operacionais (Windows, Mac e Línux, etc...), o que lhe garante uma generosa vantagem sobre os softwares similares.

Livre S.O. compilou e criou o pacote instalável da última versão disponibilizada deste software.

Esta versão traz como novidades os suportes à OpenGL e Java ativados, bem como o menu do MGED parcialmente traduzido para o português.

Trata-se de um pacote beta, de 142MB, com mais de 400 comandos em modo texto, mais o MGED, que é o modelador gráfico da suíte BRL-CAD.

Fonte: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1246283146.html
 
Também o conheço bem ;) Sinceramente, não o recomendo para uso profissional... tem bastantes problemas graves, quer técnicos, quer de adaptação ao mercado. Não deixo de esperar que continue a melhorar ;)
 
Vá lá, uma boa notícia hoje
Bricscad V10 for Linux beta‏
linuxmail.png
We our proud to announce the beta version of Bricscad V10 for Linux. Bricscad is recognized as the number one alternative CAD platform for the DWG file format. Now it finally becomes available as a native Linux version. It's the most advanced CAD platform available for Linux and opens the door to Linux for the engineering community.
DOWNLOAD

In this version

The beta version of Bricscad V10 for Linux contains the complete DCL and LISP APIs. Existing applications and customizations written for Windows-based Bricscad and/or AutoCAD® using these APIs can run on Bricscad V10 for Linux without modification. Initially, Bricscad will support two Linux flavors, Red Hat and Ubuntu.
The Bricscad beta program

Since January 2010, a select number of users have tested several alpha releases. Today, Bricscad V10 for Linux is sufficient stable to be released to the public as beta software. Those wishing to try out Bricscad V10 for Linux can download the software. The first commercial version will be released at the end of June, 2010.
Se correr bem, eu sou comprador certo :cool:
 
O FelixCAD da Gräber parece interessante, vou testar.
Agora o ARES, por bom que seja, fica cara a licença :S

http://www.bricsys.com/mail/view.jsp?mail=MIAGJBARHQ

e finalmente aqui está. continua a ter as suas (minhas) limitações mas talvez sirva de impulsionador para a aposta em Gnu/Linux.
as letras pequeninas para quem não quiser ler tudo: "Fedora, OpenSuse and Ubuntu are supported, other flavors will probably work but are not tested/supported."
Já têm um comprador :P
Finalmente posso ter 1 sistema para trabalho em condições :002:
 
Última edição:
nozkinka, dá também uma olhadela pelo Ares da Gräbert - http://new.graebert.com/index.php ;)

Sempre em cima do acontecimento, tu estás... :)

Abraço!

olha, ca esta ele!
muito me apraz ler-te. obrigado pelo link. amanha vou indagar.

os acontecimentos 'acontecem' a uma velocidade incrivel, talvez nao tanto nesta area como gostaria, mas preciso de arranjar uma alternativa para ter uma maquina em condiçoes para trabalhar (se bem que ainda fique dependente devido ao software especifico p/ topografia), dai tentar nao deixar passar nada :)

desculpa a ausencia de assentos mas ando aqui c/ um 'problemazito'.
abraço.
 
Para mim a limitação destes (Free2Design e DoubleCAD XT) é a ausência de 3D. Alguém conhece algo do género mas com essa possibilidade?

http://www.salome-platform.org/

What you can do with SALOME?
  • Create/modify, import/export (IGES, STEP, BREP), repair/clean CAD models
  • Mesh CAD models, edit mesh, check mesh quality, import/export mesh (MED, UNV, DAT, STL)
  • Handle physical properties and quantities attached to geometrical items
  • Perform computation using one or more external solvers (coupling)
  • Display computation results (scalar, vectorial)
  • Manage studies (create, save, reload)
Na minha opinião uma opccão completa, mas que para o teu caso pode ser algo limitada - dependendo das tuas necessidades 3D (?)
 
olha, ca esta ele!
muito me apraz ler-te. obrigado pelo link. amanha vou indagar.

os acontecimentos 'acontecem' a uma velocidade incrivel, talvez nao tanto nesta area como gostaria, mas preciso de arranjar uma alternativa para ter uma maquina em condiçoes para trabalhar (se bem que ainda fique dependente devido ao software especifico p/ topografia), dai tentar nao deixar passar nada :)

desculpa a ausencia de assentos mas ando aqui c/ um 'problemazito'.
abraço.

Encontramo-nos sempre por aqui, não é? Hehehe :)

Acaba por ser apenas mais um. Sinceramente, do que testei, pareceu-me muito robusto (mais que o BricsCAD). No entanto, é também mais caro... No fundo acaba por ser uma questão de custo/benefício ;) Este tem ainda versão MAC, algo que de base intellicad (ou ex-intellicad, como o BricsCAD) não conheço.

Em termos de software de topografia, o que precisas? Uma base de importação de pontos seria suficiente ou precisas mesmo de algo do género do MDT/CivilCAD?
 
Encontramo-nos sempre por aqui, não é? Hehehe :)

Acaba por ser apenas mais um. Sinceramente, do que testei, pareceu-me muito robusto (mais que o BricsCAD). No entanto, é também mais caro... No fundo acaba por ser uma questão de custo/benefício ;) Este tem ainda versão MAC, algo que de base intellicad (ou ex-intellicad, como o BricsCAD) não conheço.

Em termos de software de topografia, o que precisas? Uma base de importação de pontos seria suficiente ou precisas mesmo de algo do género do MDT/CivilCAD?

Terá de ser forçosamente do género MDT/CivilCAD. Serve para criação da modulação de terreno, 3D Face e 3D polyline, referenciadas a pontos de origem zero (virtual) terminando em Z (altura) c/ representação do diferencial por linhas editáveis. Consequentemente terá de permitir cálculo de movimentação terras, criação de perfis, implantação de traçado de vias, redes de saneamento, abastecimento de água, gás, ... dá para ter uma ideia, não é ;)

No software não Autodesk, apenas a cadian (intellicad) tem módulos para topografia mas falta-lhe a implementação em GNU/Linux/Unix.

Portanto vou continuando a vasculhar. Ainda não tive oportunidade de testar a tua sugestão, última semana antes das férias e de repente toda a gente se lembrou de mim :P

abraço.
 
obrigado, manelito.

por acaso pelo que li e para a utilização que lhe pretendo dar é limitada. teria de ser mais dedicada a CAD/Survey/Civil.
mas para outra utilização acho-a decente
 
Estou a experimentar essa alternativa AutoCAD, que é multiplataforma, o DraftSight.
E parece-me bastante porreiro.

http://www.3ds.com/products/draftsight/free-cad-software/

DraftSight now available: Free CAD software *


Welcome to a better way to create, edit and view DWG files – and the place to do it all.
Download our free CAD software * for Windows®, Mac® or Linux® and start working with your DWG files. Then start sharing, connecting and interacting with the 3DSwYm DraftSight™ community members.
DraftSight is a professional-grade, open 2D CAD product for users who want a better way to create, edit and view DWG files. DraftSight is easy to use and is available for professional CAD users, students and educators to download and activate for free.*
Based on an advanced architecture, DraftSight has a small footprint, should take a few minutes to download, and supports Microsoft® Windows XP®, Windows Vista®, Windows® 7 (General Release), Mac® and Linux®** (Mac and Linux currently in Beta).
Requer activação via email, processo pacífico.
 
Back
Topo