Software de Base de Dados sem ser o Access?

Alex107

Power Member
Boas Pessoal,

Já há algum tempo que uso o Microsoft Access para fazer pequenos "aplicativos" de Base de Dados, mas quanto mais o tempo passa mais antiquados eles me parecem, e menos fiáveis também, que volta e mais lá aparece um erro qualquer.

Que outros softwares de base de dados posso eu usar para criar esse tipo de coisas? Falo por exemplo de uma base de dados para gestão de uma pequena biblioteca de uma associação. Para gestão financeira, etc...

Obrigado
 
VB

É um pouco dificil admito. Mas o melhor para inciantes é o : Microsoft Visual Studio 6.0 .
È o que eu uso actualmente. Compras um livro de VB e metes isso a bombar.

CUMP´s
 
Do tipo do Access, em que possas criar directamente os formularios bonitos e os relatoriosm nao conheco nenhuma.

Como ja foi referido podes comecar a implementar em MySQL e desenvolveres um interface grafico em qualquer linguagem de programacao.
 
Tens mysql (como ja foi referido) postgreSQL, sql server express. Estes três são gratuitos. Depois para a interface usas a linguagem que melhor souberes.
 
Pela minha experiência a nível profissional, o melhor que anda aí neste momento (gratuito) é mesmo o SQL Server 2005 Express Edition. As limitações são ao nível do tamanho da BD (4 GB) e outras assim, não me parece que se só usas BD mais pequenas necessites de mais.
 
Pela minha experiência a nível profissional, o melhor que anda aí neste momento (gratuito) é mesmo o SQL Server 2005 Express Edition. As limitações são ao nível do tamanho da BD (4 GB) e outras assim, não me parece que se só usas BD mais pequenas necessites de mais.

Sinceramente... Então ele vai ter de ter trabalho a aprender uma linguagem qqr para fazer o interfacing com a db e ia-se meter numa camisa de sete varas com VSEE e MSQLSEE por que raio de razão??? Para ter de lidar diariamente com os anacronismos da dita DB, a fraca qualidade da documentação das API's, a lentidão da MSDN, os exemplos que não compilam sem serem grandemente "remodelados", (insert MS-AntiDev rant here...)? Só se for doido.

Com tanta db industrial strength que por ai anda tudo o que ele tem de fazer é escolher a linguagem que mais gosta.

Alem de que te deves estar a esquecer que qualquer EE está limitado a aplicações não comerciais...

E se ele quer fazer aplicações locais sem servidor, que remédio senão SQLite, Firebird ou outro lightweight, pq meter o MSDE a atulhar o PC é de gritos.

Edit: Quando disse MSDE a carapuça serve de modo ainda mais agravado ao MSSQLS2005 EE.
 
Sinceramente... Então ele vai ter de ter trabalho a aprender uma linguagem qqr para fazer o interfacing com a db e ia-se meter numa camisa de sete varas com VSEE e MSQLSEE por que raio de razão??? Para ter de lidar diariamente com os anacronismos da dita DB, a fraca qualidade da documentação das API's, a lentidão da MSDN, os exemplos que não compilam sem serem grandemente "remodelados", (insert MS-AntiDev rant here...)? Só se for doido.

Com tanta db industrial strength que por ai anda tudo o que ele tem de fazer é escolher a linguagem que mais gosta.

Alem de que te deves estar a esquecer que qualquer EE está limitado a aplicações não comerciais...

E se ele quer fazer aplicações locais sem servidor, que remédio senão SQLite, Firebird ou outro lightweight, pq meter o MSDE a atulhar o PC é de gritos.

Edit: Quando disse MSDE a carapuça serve de modo ainda mais agravado ao MSSQLS2005 EE.

esse queixume sobre o msdn e os expemplos que não compilam, desculpa, mas só pode ser noobice tua!

Mas também tens o Oracle XE. E podes fazer aplicações comerciais com ela!
 
Última edição:
Tão noobice como uma bela parte do DX SDK ser da mesma qualidade. Mesmo descontando a parte do DX (5/6?) em que muita coisa pura e simplesmente nem funcionava. Ou as ocasiões em que era trial'n'error entre a documentação e os exemplos pq uns eram exactamente o contrário dos outros em termos de informação.

Kikas, eu não tenhum nenhum bias anti-MS nem pro-MS, mas os docs deixam (e muito...) a desejar.

Raios, uma bela palete das sinopses tem tanto a ver com a aplicação real da função como o cú com as calças.

Claro que ocasionalmente encontras algo ainda pior, por exemplo os docs da Widcomm para o SDK de Bluetooth... Esses então deixam-te mesmo a pensar "WTF????".
 
Tão noobice como uma bela parte do DX SDK ser da mesma qualidade. Mesmo descontando a parte do DX (5/6?) em que muita coisa pura e simplesmente nem funcionava. Ou as ocasiões em que era trial'n'error entre a documentação e os exemplos pq uns eram exactamente o contrário dos outros em termos de informação.

Kikas, eu não tenhum nenhum bias anti-MS nem pro-MS, mas os docs deixam (e muito...) a desejar.

Raios, uma bela palete das sinopses tem tanto a ver com a aplicação real da função como o cú com as calças.

Claro que ocasionalmente encontras algo ainda pior, por exemplo os docs da Widcomm para o SDK de Bluetooth... Esses então deixam-te mesmo a pensar "WTF????".

Estavamos a falar de base de dados.
 
Estavamos a falar de base de dados.

??? Eu estava a falar de aconselhar a alguem aparentemente "novo" uma plataforma dev/db cuja documentação deixa pessoal com experiência a pensar na vida...

O resto era só para ilustrar que, ao contrário do que dizes, a deficiência nos docs é platform-wide.
 
Sinceramente... Então ele vai ter de ter trabalho a aprender uma linguagem qqr para fazer o interfacing com a db e ia-se meter numa camisa de sete varas com VSEE e MSQLSEE por que raio de razão??? Para ter de lidar diariamente com os anacronismos da dita DB, a fraca qualidade da documentação das API's, a lentidão da MSDN, os exemplos que não compilam sem serem grandemente "remodelados", (insert MS-AntiDev rant here...)? Só se for doido.

Com tanta db industrial strength que por ai anda tudo o que ele tem de fazer é escolher a linguagem que mais gosta.

Alem de que te deves estar a esquecer que qualquer EE está limitado a aplicações não comerciais...

E se ele quer fazer aplicações locais sem servidor, que remédio senão SQLite, Firebird ou outro lightweight, pq meter o MSDE a atulhar o PC é de gritos.

Edit: Quando disse MSDE a carapuça serve de modo ainda mais agravado ao MSSQLS2005 EE.

Primeiro ponto: já alguma vez leste a EULA das Express Edition? Elas são totalmente gratuítas, para uso pessoal e / ou comercial. Não sei onde foste buscar essa ideia disparatada. É por asneiras ditas à boca grande sem pesquisar um pouco que muitos users fogem de boas alternativas. E se mesmo assim não acreditas em mim:
Express Edition FAQ
4. Can I use Express Editions for commercial use?
Yes, there are no licensing restrictions for applications built using the Express Editions.

Depois vem a fraca documentação, bla bla etc e tal. Já ouviste falar na internet? Aquilo que usas para ver o forum da techzone? Pois é, se usares uma pequena coisa chamada motor de busca, encontras milhares de sites com code snipnets e exemplos completos para a família Express Edition (e não só!). Além de que, e na minha experiência pessoal, o SQLServer é tão rápido como o mySQL (e com o extra de ser mais facil integrar no visual studio), e muiiito mais rápido que o postgreSQL (sem qualquer margem para dúvida!!!).
Por isso, em vez de chamares noob a outros users do forum, informa-te antes de dares opiniões infundadas.
 
Back
Topo