Software de Facturação (POS) - 2013

Pois se calhar poupa com software...

Com impressora brother e tinteiros compativeis + papel A5 (se faturas tiveres poucas linhas) poupa-se bastante.

Tenho alguns clientes a usar A5...

Era o que eu fazia.

Depois com o saft e resumo de contas o contabilista fica com menos serviço, mas é preciso negociar por nossa iniciativa pois certamente que por iniciativa do contabilista não devemos esperar...
 
Nos tempos que correm não chega a 100mil€ mas de repente até pode chegar, não se vai deixar de vender mais para não ultrapassar os 100mil€. A questão é que é uma confusão de papeis, as novas regras das guias de transporte, a introdução de guias na AT, etc. Mais vale fazer tudo com um programa... Depois há sempre os livros que de vez em quando vêm com numeração trocada da gráfica... Gasta-se em media 250€/ano em livros...

Alem de que, penso eu, possa sair mais barato "a renda" da contabilidade visto que dá muito menos trabalho, faturas eletronicas em vez de faturas em papel...

Penso que isso dos 100mil não é assim, se este ano chegasses aos 100mil poderias ultrapassá-los, para o ano é que já eram obrigados a passar para computador visto que este ano tinham facturado mais de 100mil.

Agora quanto a questões de ser mais barato e mais prático, aí sim já concordo.

Agora deste-me foi a ideia de ir falar com o contabilista do meu pai a ver se não está interessado em deixar de receber as facturas em papel, é que além de se poder poupar no ordenado que se lhe paga (que duvido muito) pelo menos no papel que se evitava imprimir poupava-se!!


E quanto ao Gescom, não aparece por aqui ninguém que use o programa??
 
Boa tarde

Necessito da vossa ajuda, preciso de um programa de facturação simples, mas que:


-seja barato
-dê para colocar o logo da empresa
-seja multi-moeda (de preferência euro, USD e KWZ)
-user friendly
-tenha SAFT

obrigado

PS: tem de ser offline, pois o programa vai ser usado onde a ligação à internet é quase inexistente
 
Última edição:
Eu vou ter de adicionar umas guias manualmente...Nunca entrei nessa plataforma pois ainda estou a espera da senha de acesso.
é facil de inserir as guias?
 
outra opção

Este está a ser divulgado agora no facebook em fase de pré-lançamento: countup.pt

Aparentemente irá permitir gerir a comunicação mais eficazmente com o contabilista e facilitar a aprovação de despesas e cruzamento com extractos bancários, uma vez que fica tudo online.
 
E como se anula a Guia? Pelo E-Fatura?
Sim, a guia é feita antes de entregar o material.
a pessoa em causa, enganou-se ao colocar o nome. A empresa mudou de nome ha pouco tempo e isso deu confusao:)
 
Noutro dia na radio ouvi qualquer coisa relativo a novas regras de facturação, em que pelos vistos já não se pode utilizar a designação genérica de

"serviços prestados " ou "diversos serviços prestados"

O que me sabem dizer sobre isto ?

As vezes coloco "diversos serviços informaticos prestados" .

Agora tenho que passar a discriminar tudo o que fiz ??

Obrigado
 
Boa noite alguém me sabe dizer se quem esta com o artigoº53 tem de enviar o saft todos os meses?

Edit: Sim tenho já fui perguntar.
 
Última edição:
Boas, chegaram a alguma conclusão se podemos usar software caseiro para pequenos negócios depois como fica a autenticação pelas finanças? Aqui nos Açores o IVA aumentou de 16% para 18% e tem muita gente de mercearias e pequenos cafés a levar barretes porque as lojas informáticas querem 150€ pela actualização do IVA, no negócio do meu pai não fizeram isso porque eu simplesmente tou sempre em cima e ligo muito vez para o distribuidor do software para saber se não tou a ser enganada. E uma vergonha levar com aumentos de IVA,e constantes actualizações do saf t sempre cheios de erros para simplesmente dar dinheiro as casas de informática e ao governo. Tou farta disto.
 
Boas, chegaram a alguma conclusão se podemos usar software caseiro para pequenos negócios depois como fica a autenticação pelas finanças? Aqui nos Açores o IVA aumentou de 16% para 18% e tem muita gente de mercearias e pequenos cafés a levar barretes porque as lojas informáticas querem 150€ pela actualização do IVA, no negócio do meu pai não fizeram isso porque eu simplesmente tou sempre em cima e ligo muito vez para o distribuidor do software para saber se não tou a ser enganada. E uma vergonha levar com aumentos de IVA,e constantes actualizações do saf t sempre cheios de erros para simplesmente dar dinheiro as casas de informática e ao governo. Tou farta disto.

Filipa,

No mundo dos negócios, existem bons e maus negócios, tal como existem bons e péssimos fornecedores.
Possivelmente, talvez a Filipa tenha feito uma escolha pouco acertada para o negócio dos seus pais. Ou nível do software (que não sei qual é) ou a nível da empresa que contratou.

Este foi, para mim, o negócio do ano 2013!. Hoje, existem milhares de pequenas empresas informáticas que vivem (e bem!) à custa de pessoas desinformadas. E 150€ para alterar IVA (que é uma alteração que por norma até são ensinadas ao cliente).. é simplesmente um roubo!

No meu caso, quando pesquisei sobre diversas possibilidades, ponderei entre comprar uma solução chave na mão numa loja ou fornecedor especifico ou então, montar e assegurar a manutenção do meu próprio POS. Posso-lhe dizer que nesta caminhada intensa de pesquisa (vai fazer 1 ano), também me surgiram fornecedores que, ao perceberem que eu estava bem informado, simplesmente "fugiram" e nem me chegaram sequer a apresentar orçamento. Resultado: acabei por optar pela opção de ser eu mesmo a comprar o software e assegurar a manutenção do meu POS. Hoje, não poderia estar mais satisfeito e poupo centenas de euros anuais.

Quanto à questão da Filipa, hoje é impensável optar por soluções não certificadas até porque a sua venda já não é permitida. Por isso, tem mesmo que recorrer a um fornecedor que lhe ofereça uma solução certificada.

Portanto, caso não se sinta confiante em avançar sozinha na compra, instalação e manutenção de um software, aconselho a Filipa a fazer uma nova pesquisa no mercado com o intuito de encontrar uma outra empresa informática que lhe ofereça melhores condições. Não espere mais e saia hoje mesmo à rua!

Espero ter ajudado.
 
Os 150 € euros para alterar o IVA foi me reportado por um café vizinho, é claro que nunca aceitaria isso, porque tenho o mínimo de competências informáticas para cometer essa burrice. Também gostava de ter chave na mão por isso comprei um software por 800 euros ao qual publicitavam que as actualizações eram vitalícias, e 2 anos mais tarde comecei a pagar manutenção anual de 169€ porque refilei porque queriam cobrar muito mais. Mas não estou a ver como uma pequena e média empresa pode poupar no software sendo este controlado pela máquina das finanças e das lojas de informáticas, se puder diga me como consegue fazer actualizações da versão do saf t Gratuitamente.

Obrigado
 
Os 150 € euros para alterar o IVA foi me reportado por um café vizinho, é claro que nunca aceitaria isso, porque tenho o mínimo de competências informáticas para cometer essa burrice. Também gostava de ter chave na mão por isso comprei um software por 800 euros ao qual publicitavam que as actualizações eram vitalícias, e 2 anos mais tarde comecei a pagar manutenção anual de 169€ porque refilei porque queriam cobrar muito mais. Mas não estou a ver como uma pequena e média empresa pode poupar no software sendo este controlado pela máquina das finanças e das lojas de informáticas, se puder diga me como consegue fazer actualizações da versão do saf t Gratuitamente.

Obrigado

Filipa,
As atualizações ao SAFT tem de ser feitas obrigatóriamente pela empresa responsável pelo desenvolvimento do software. A Filipa, jamais poderá implementar esse tipo de atualizações legais ao SAFT e a única forma de as assegurar é, precisamente, obter as atualizações do seu fornecedor do software. De outra forma, a certificação de softwares não fazia sentido.

Se paga 169€ por ano e obtém essas atualizações sem grandes dores de cabeça, não esteja preocupada pois é um bom valor. Agora se o serviço não é bom, então sugiro fazer uma pesquisa online por outra solução.

Apenas uma "achega": Não deveria ter confiado em soluções "vitalícias". Por várias razões: ou está a ser enganada ou então poderá estar a trabalhar com uma empresa que ruma à insustentabilidade financeira. E aí, uma licença vitalícia servirá de pouco. Se a empresa fechar, o seu software ficará sem suporte e, por consequência, mais cedo ou mais tarde, inutilizado.
 
Última edição:
Boas. Preciso de passar para um programa com 2 postos de trabalho, licências anuais a bom preço. Estou atualmente com o primavera starter easy, quase a caducar a licência de 1 ano. Aguardo vossa experiência.
 
Bom dia, Um familiar meu, vai ser obrigado agora, a passar da velhinha máquina registadora para um sistema de facturação certificado. Pelo que tenho pesquisado, exsitem 3 conceitos a ter em conta: - O hardware; - O POS; - E a certificação; Então presumo (agradeço que corrijam de estiver a dizer uma barbaridade) que seja assim: precisamos da máquina, com um programa que facilite as vendas (POS) e a certificação que apenas serve para reportar ás finanças o devido? Ou os próprios programas de certificação, dão para fazer também a gestão corrente? Por fim, sabendo que a loja é uma frutaria, dará para numa daquelas balanças + pos (presumo que acrescentando depois o programa de certificação) dar conta do recado? Grato.
 
Bom dia, Um familiar meu, vai ser obrigado agora, a passar da velhinha máquina registadora para um sistema de facturação certificado. Pelo que tenho pesquisado, exsitem 3 conceitos a ter em conta: - O hardware; - O POS; - E a certificação; Então presumo (agradeço que corrijam de estiver a dizer uma barbaridade) que seja assim: precisamos da máquina, com um programa que facilite as vendas (POS) e a certificação que apenas serve para reportar ás finanças o devido? Ou os próprios programas de certificação, dão para fazer também a gestão corrente? Por fim, sabendo que a loja é uma frutaria, dará para numa daquelas balanças + pos (presumo que acrescentando depois o programa de certificação) dar conta do recado? Grato.

Bom dia CivisMiles,

O seu raciocionio está, praticamente correto. A certificação trata-se, apenas e precisamente, de um certificado emitido pela AT a um determinado software, em como este está legalmente habilitado para cumprir as mais recentes normas legais.

No seu caso concreto, vai precisar de um computador e de um software certificado, que no final de cada mês lhe vai permitir exportar o ficheiro SAFT, que deverá ser lançado no sitio da Autoridade Tributária. Neste ponto, o seu contabilista pode prestar outros esclarecimentos.

Tudo o resto que um software pode proporcionar, depende de sofware para software, pelo que deverá investigar e tomar uma decisão que vá ao encontro das reais necessidades. O regra é: não ter a características/funcionalidades a mais daquilo que realmente necessita, nem a menos.

Recomendo a leitura deste tópico. Certamente irá encontrar muitas respostas para as suas dúvidas.
 
Obrigado pela resposta fssilva. Tenho lido este tópico que em muito me tem ajudado.

Quando diz, pos + balança, como neste exemplo: http://www.realboard.pt/en/catalogo/go/pos-pos-balanca-integrada-eps-b0-plus-basica-30-kg--bateria , já vem pronto a funcionar, ou ainda terei de acrescentar o program certificado (primavera, sage ou outros) que custam cerca de 200€?

È que uma solução destas, iria para volta dos 2000€...


Com o pc, que já tenho, bastaria comprar uma balança normal, que emita recibos e depois com um scanner ler no pc e emitir a factura no programa certificado. Ficaria mais barato, não?
 
Back
Topo