Software de Facturação (POS) - 2013

Desculpem lá estar-vos a chatear mais uma vez.

Podem-me dizer ao menos como estão a emitir Facturas ou Facturas Simplificadas para clientes c/ pagamento a pronto no Starter Easy ou no Express 7? Criam sempre uma ficha para eles, quer o pagamento seja a pronto quer seja a crédito, ou utilizam algum item especial tipo "VD - Cliente indiferenciado" ou outro item que tenham criado para pronto pagamentos?
é que se utilizar o item VD para os clientes a pronto pagamento no SAF-T não aparece os dados deles!!! Não sei se isso é normal?

Tenho aqui montes de clientes a pronto para emitir documento de facturação e não sei como! :(
O suporte do Primavera via telefone está um caos e por email as respostas são mais que lacónicas :(((

Cumprimentos,

Pedro Figueiredo
 
Pedro,
Não faço ideia como funciona o Primavera. Pelo que sei, fatura simplificada substitui os antigos talões (ou seja, vai a consumidor final e sem os dados do cliente). Já fatura, penso que seja obrigado (mas não tenho a certeza) a indicar os dados do cliente. Neste último caso, acho que no saft deveriam constar os dados do cliente.


Já agora, o teu Primavera já está actualizado de acordo com a nova legislação 2013?
 
Última edição pelo moderador:
Sim está actualizado, fiz o update para a última versão do Starter Easy, a versão 07.5001.1134.

Quando emito uma Factura p/ um cliente que paga a crédito -> crio a ficha de cliente (logo o Primavera cria conta-corrente para ele) -> e posteriormente quando o cliente paga emito o respectivo recibo - e no SAF-T aparecem todos os dados. Neste caso está tudo ok.

O problema é em relação aos clientes que pagam a pronto... disseram-me no suporte do Primavera que emito uma Factura/Recibo (item existente no Editor de Vendas - local onde se introduzem os dados dos clientes para se emitir um documento de facturação) mas que no papel aparece como "Factura [FR]". O problema é que não sei se tenho também de criar ficha para eles ou se posso usar o item pré-definido no Primavera "VD - Cliente Indiferenciado". A questão é que quando uso este item "VD", no SAF-T não aparecem os dados do cliente que introduzi no Editor de Vendas do Primavera, e não sei se isso irá dar "barraca" quando fizer o upload do SAF-T para a AT.

No Primavera a Factura Simplificada gera conta-corrente, o que não tem nexo porque se o cliente paga a pronto não precisa de conta corrente.
Então eles criaram um outro documento no Editor de vendas chamado Factura/Recibo que quando emites um documento ele auto-liquida, mas na impressão em papel em vez de aparecer Factura/Recibo Nº xxxxx/2013 aparece Factura Nº xxxx/2013 [FR] ao passo que se emitir Facturas "normais" aparece como Factura Nº xxxx/2013 [FA].



É uma confusão do caraças!!!!
 
Última edição:
Não digas nada... também ando aqui numa confusão fenomenal, especialmente na escolha do software. O meu maior receio, nisto tudo, é começar a utilizar o programa normalmente e na hora do upload para a AT algo falhar...
 
Última edição pelo moderador:
Atenção, que para as deduções no IRS, mesmo as facturas simplificadas têm de constar o NIF do cliente (embora as deduções neste ano só sejam válidas para consumo em cafés e restaurantes, cabeleireiros, oficinas).
O item VD- Cliente indiferenciado, creio não ser possível utiliza-lo, pois refere-se a uma venda a dinheiro, que deixam de ser válidas.
Atenção que só são obrigados a ter sofware certificado, quem tenha um volume de negócios superior a 100 mil euros anual.
Um software grátis, certificado é o Gescom Entreprise.
 
O programa pareceu-me fiável, e com conhecimentos de informática e "facturação" sozinho podes colocar a funcionar. Pelo preço acho que podes muito bem adquiri e colocar em produtivo. Dantes eles tinham uma versão gratuita (não certificada acho eu) e a versão mais completa dava para instalar durante um determindado tempo para exprimentar e comprar a licença.

Acho que se não queres intermediários deves avançar. Um dia, se tiveres problemas e o suporte técnico já não for capaz de os resolver e quiseres mudar para outra software-house, a maioria faz "competitive upgrades" a outros programas. Mas acho que te vais safar.

As permissas são:

- teres conhecimentos de informática (para a instalação e configuração do programa / base de dados);
- teres conhecimentos dos processos de criação de familias, artigos, clientes, facturação, etc;

Se estiveres à vontadinha nestes dois aspectos, avança para a Magnisoft. Não te esqueças é de verificar se podes (acho que sim) ter duas empresas instaladas, pelo menos no inicio, para numa praticares e aprenderes e outra ser a produtiva.
 
Última edição pelo moderador:
Obrigado pelo teu feedback varycela.

Quanto às permissas, a segunda não vou ter qualquer problema, pois num dia consegui tirar os cantos à casa do programa (à excepção da funcionalidade de conta corrente, que ainda não a entendi). A nível das configurações (falo das mínimas, legais) é que talvez venha a ter alguma dificuldade pois leis não é comigo. Mas penso que o suporte deles será vital na fase inicial (espero!). Quanto ao resto, a nível de actualizações ao programa (que talvez sejam as situações mais críticas nestes processos), até fiquei surpreendido com este software. Ou seja, basta correr o setup da instalação mais recente e depois, ao iniciar o programa, ele faz automaticamente as actualizações necessária na base de dados. Tudo isto, sem grandes complicações.

Porém, no meio disto tudo, apenas tenho algum (bastante) receio de algo correr mal a nível do SAFT. Não queria mesmo vir a ter problemas legais no futuro. Sei que o posso fazer e que até o vou conseguir sem grande dificuldade, mas se algo correr mal não vou ter ninguém para apontar o dedo a não ser a mim mesmo, não é? :-s
 
Última edição pelo moderador:
Atenção, que para as deduções no IRS, mesmo as facturas simplificadas têm de constar o NIF do cliente (embora as deduções neste ano só sejam válidas para consumo em cafés e restaurantes, cabeleireiros, oficinas).
O item VD- Cliente indiferenciado, creio não ser possível utiliza-lo, pois refere-se a uma venda a dinheiro, que deixam de ser válidas.
Atenção que só são obrigados a ter sofware certificado, quem tenha um volume de negócios superior a 100 mil euros anual.
Um software grátis, certificado é o Gescom Entreprise.

Agora só há factura e factura simplificada. Quando há uma venda o programa tem sempre que emitir um destes documentos e o respectivo papel físico.
Se o cliente final der o NIF e o nome é factura, se não der os dados emite-se só a factura simplificada que vem substituir tudo o resto (vendas a dinheiro, talões, "recibo", etc...)

Ou seja quem quiser deduzir no IRS tem que pedir FACTURA e dar os respectivos dados (NIF e nome), factura simplificada não serve!
 
Se a Magnisoft te ajudar (formação no software, porque há sempre coisas que não sabemos) e se tiveres a ajuda de um contabilista por causa das questões legais (facturas/notas de credito/notas de debito/taxas de iva/etc) julgo que não terás nenhum problema.

Atenção eu não tenho nenhuma parte nem interesse na Magnisoft, nem em nenhum software de facturação, apenas sou utilizador do Sage Retail do negócio da minha familia (apesar de ter pago o contrato de assistencia, dispensei o apoio do intermediário, há muitos que fazem instalações em clientes e dão suporte e que percebem muito menos do que eu... enfim, há de tudo neste mundo).
 
há muitos que fazem instalações em clientes e dão suporte e que percebem muito menos do que eu... enfim, há de tudo neste mundo).

Como se diz na minha terra, agora falas-te e não gaguejaste. :-)

Agora que falas-te em contabilista, essa é outra história... pedi informações à empresa de contabilidade acerca destas situações do software (informações genéricas), e acabei por ser eu a ensinar-lhe...
 
Já agora deixo aqui um conselho a quem ainda pretende adquirir um destes programas / equipamentos:

Se tiverem uma loja de retalho só precisam de um computador normalissimo (um comprado da worten ou ***** até 500 euros serve), uma impressora de talões, um leitor de código de barras, uma gaveta, e opcional, um display de cliente, e claro o software, nestes casos não precisam de uma solução touch-screen, já que é mais cara e mais lenta no processo de registo. Uma UPS é obrigatório caso seja um computador desktop (se for portatil não vai abaixo em caso de falha de luz, mas a impressora não vai funcionar) e pens para fazer backups é a solução mais económica (várias, e alternar sempre entre 3, por exemplo, e a ultima levar sempre para fora do estabelecimento).

Se tiverem um estabelecimento de restauração/similar aí sim, optar por uma solução touch-screen que é a unica forma prática de efectuar os registos.

Nunca, mas nunca adquirir software e hardware acima do que realmente se necessita. Há soluções para todos os preços e feitios e nem sempre precisamos de todas as funcionalidades.

Claro, de prefencia ter ligaçao à internet, quer para o envio do SAFT quer para as actualizações e apoio remoto ao programa.
 
Como se diz na minha terra, agora falas-te e não gaguejaste. :-)

Agora que falas-te em contabilista, essa é outra história... pedi informações à empresa de contabilidade acerca destas situações do software (informações genéricas), e acabei por ser eu a ensinar-lhe...

Podem não ajudar com o software (não é a area deles) mas podem ajudar com as questões legais e processos de facturação, taxas de iva, contas correntes, etc.
 
Já agora deixo aqui um conselho a quem ainda pretende adquirir um destes programas / equipamentos:

Se tiverem uma loja de retalho só precisam de um computador normalissimo (um comprado da worten ou ***** até 500 euros serve), uma impressora de talões, um leitor de código de barras, uma gaveta, e opcional, um display de cliente, e claro o software, nestes casos não precisam de uma solução touch-screen, já que é mais cara e mais lenta no processo de registo. Uma UPS é obrigatório caso seja um computador desktop (se for portatil não vai abaixo em caso de falha de luz, mas a impressora não vai funcionar) e pens para fazer backups é a solução mais económica (várias, e alternar sempre entre 3, por exemplo, e a ultima levar sempre para fora do estabelecimento).

Se tiverem um estabelecimento de restauração/similar aí sim, optar por uma solução touch-screen que é a unica forma prática de efectuar os registos.

Nunca, mas nunca adquirir software e hardware acima do que realmente se necessita. Há soluções para todos os preços e feitios e nem sempre precisamos de todas as funcionalidades.

Claro, de prefencia ter ligaçao à internet, quer para o envio do SAFT quer para as actualizações e apoio remoto ao programa.

Eu já tenho PC encomendado. Escolhi os periféricos eu mesmo, de acordo com as minhas necessidades. Por uma solução desktop completa (c/ monitor touch) vou pagar à volta de 1100 euros c/Iva. Mas sinceramente, acho que ainda vou tentar negociar para me baixarem um pouco o valor...
 
Última edição:
Se o negocio é um minimercado quase 100% dos produtos vão ser registados pelo código de barras, assim sendo o monitor touch foi superfulo.
 
Última edição pelo moderador:
Compreendo o teu ponto de vista e dou-te total razão. Se fosse eu a utilizar o programa, faria como dizes. Um monitor normal, teclado, rato e ponto.

Mas como quem vai interagir verdadeiramente com o programa pouco mais sabe do que ligar um computador, estou certo que o ecrã touch vai tornar todo o processo de aprendizagem e venda muito mais rápido e intuitivo. Vou optar por touch e sinceramente, face às circunstâncias, seria um erro não o fazer.

EDIT: A diferença de preço entre touch e normal, pode ultrapassar os 200 euros. Portanto, para quem realmente dispensar o touch, acaba por fazer a festa significativamente mais barata.
 
Última edição pelo moderador:
Felizmente vais ajudar os teus familiares (vais ter umas dores de cabeça, mas isso é normal).
Infelizmente há muita gente a ser extorquida neste momento e a comunicação social não ajudou, apenas apresentou a face má que é a que dá audiencias.
 
Última edição pelo moderador:
Ando à duas semana a dormir mal e a ter pesadelos com isto, acredita. Consultei dezenas de empresas, dezenas de orçamentos. Analisei prós e contras de cada um. Uns até tinham soluções completas, chave na mão, a bom preço. Nisto tudo, para ter uma solução económica (ba lá, 150 euros/ano), tinha que optar um um software super limitado e sobre isso ainda tinha de pagar a assistência para me virem actualizar o programa.

Tive duas soluções: ou fazer eu mesmo e tentar poupar alguma coisa, ou então optar por uma solução que em média ficaria entre 300/400 euros ano com assistência. Seria incomportável.


Em continuidade ao que falei no parágrafo anterior, tive a oportunidade de lidar com isso. Chegaram-me a pedir 1900 euros (com IVA) por um computador integrado e com um software versão LIGHT que funcionava em LINUX. O pior nisto tudo foi o homem ter-me mentido, pois estava-me a fazer demonstração da versão PRO mas ia-me vender a versão Light. Quanto a actualizações legais, só me disse que podia ir de 50 a 200 euros CADA (caso houvessem, pois claro).

No fundo, isto já é um espelho daquilo que está a acontecer, neste momento, no nosso país.
 
Última edição pelo moderador:
Um software grátis, certificado é o Gescom Entreprise.

Assim que mencionas-te esse software gratuito, fui logo investigar e entrei em contacto com essa empresa.
Realmente o programa é gratuito, certificado, e eles ainda possuem um sistema para POS (Gescom POS Express) também gratuito. À primeira vista, parece uma proposta razoável e aliciante. Mas mas se por algum motivo for preciso assistência técnica, os valores propostos praticamente já pagam a solução.

Para quem têm 100% certeza daquilo que sabe e tem de fazer, vale a pena arriscar pois até parece ser um bom programa (este tipo de público até nem interessa muito às software house's, sejamos realistas). Mas se certeza for 90% (que é onde me enquadro) , convém ponderar se vale o risco. Para pequenas dúvidas, a solução pode acabar por ficar cara.
 
Colibri Free

Boa noite a todos

Depois de ler todos os vossos comentários fiquei com uma pequena duvida, que agradecia muito que me ajudassem...

A minha cunhada trabalha numa empresa que tem dois salões de cabeleireiro/spa em duas cidades distintas, no salão "mãe" foram hoje atualizar o software de faturação e disseram-lhe que se quisesse colocar este mesmo software no outro salão teria de pagar cerca de 500€ (tendo em conta que já tinham um computador disponível para esse software...

a minha questão é: ela não pode instalar um software como o colibri gratuito no salão que ainda não tem software uma vez que apenas vão prestar serviços, não precisa de grandes movimentações nem especificações...

A empresa pode ter dois softwares de faturação diferentes? Ou tal só poderá acontecer se a empresa for na verdade independente um salão do outro?

Pelo que vi no site do programa colibri parece-me que chega perfeitamente para o que é solicitado, mas fiquei com algum receio quando indicam nas comparações de versões que a gratuita não tem opção de upgrade...alguém tem feedback deste software? será o software gratuito suficiente o pela comparação com as versões pagas é mesmo necessário recorrer a uma versão com pagamento associado?

Obrigada a todos os que me possas esclarecer estas duvidas...:005:

Sara
 
- Finalmente!!!

- No Primavera Starter Easy v7.5001.1134:

Para Emissão de Documento de Facturação a Clientes c/ Pagamento a Pronto:
Documento => “Factura/Recibo” – Cliente: “VD - Cliente Indiferenciado“.
Nota: Caso o cliente não tenha fornecido o NIF (for Consumidor Final e valor da Factura/Recibo menor que 1000,00€), deixar o campo do NIF em branco, preencher os restantes campos.

Para Emissão de Documento de Facturação a Clientes c/ Pagamento a Crédito:
Documento => “Factura” – Cliente: criar Ficha de Cliente, e, escolhê-lo no “Editor de Vendas”.
Nota: O cliente tem sempre de fornecer o NIF para se colocar na Ficha de Cliente.



Cerzedelo, o item pré-existente na lista de clientes no Primavera "VD - Cliente Indiferenciado" pode continuar a ser usado no Primavera com as "Facturas/Recibo" que vieram substituir as antigas Vendas-a-Dinheiro (dito pelo suporte Primavera).

Apesar do item começar por VD, não tem a ver forçosamente com o documento Venda-a-Dinheiro, ele é para ser usado por qualquer documento que autoliquida, como acontece com as novas "Facturas/Recibo" existentes no último update do Primavera, o 07.5001.1134.

Nas facturas simplificadas, tem de constar o NIF se o cliente quiser deduzir alguma coisa com isso.

No entanto só é obrigatório o NIF para sujeitos passivos de IVA, para os particulares (sujeitos não passivos de IVA) fica ao gosto deles!


Mais informações:

http://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/12/24/facturao-alteraes-fiscais-em-2013/

http://invisibleflamelight.wordpres...era-express-7-5-nova-actualizao-07-5001-1134/
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo