Software de Facturação (POS) - 2013

Boas, o meu sogro tem um café e com a grande desinformação que houve aliada a falta de poder económico ainda não comprou nenhum equipamento tendo em conta a nova legislação. Sempre foi comerciante toda a vida portanto está habituado às caixas registadoras "clássicas". Porém parece que agora tem de haver uma mudança e ele não sabe o que fazer visto que as poucas opções que ele tem conhecimento até agora são de máquinas com um preço superior a 1500€ já com software (winrest) e iva. Sabem-me dizer se existem soluções mais baratas?
Muito obrigado desde já
 
Sabem-me dizer se existem soluções mais baratas?

Eristavi,
Quanto às soluções mais baratas, falando naturalmente do investimento inicial, podem existir, sim. Porém terás de ser tu, ou alguém próximo ao teu tio entendido em informática, a "cuidar" do ponto de venda. Quando falo em cuidar falo em procurares uma software house que te venda directamente a ti e a partir daí assegurares tu a manutenção do ponto de venda, sem intermediários.

Mas na generalidade, não sabendo o preço do winrest, posso-te adiantar que mais de 1500 euros ainda é um pouco, para um café. Mas nesta altura do campeonato, também não se pode esperar milagres.


Apenas uma advertência: se alguém tiver de comprar um POS com programa, que não deixe para a última. Procurem mas não deixem para a última. Isto porque no inicio do próximo mês vai ser preciso lançar a facturação de janeiro na AT. E o método de entrega que escolherem logo no inicio, é o método que vão ter de cumprir até ao final do ano. Isto é, se por acaso alguém fizer o lançamento das facturas passadas à mão no site da AT (uma a uma, linha a linha), só vão poder utilizar computador no próximo ano. (Penso que não estou a transmitir alguma informação errada).
 

Terás de ser tu juntamente com o teu tio a avaliar a melhor solução. Tenho visto muitas empresas a optar por estas caixas registadoras certificadas. Pessoalmente, pensando no futuro, acho que é uma opção muito limitada. Acho que ficarias mais bem serviço com um PC touchscreen (mesmo que fosse um pouco mais caro) do que com uma registadora com mil e um botões que só vai complicar, acredita.
 
Última edição:
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A única coisa que achei mal foi terem obrigado muita gente a gastar dinheiro o ano passado e este ano já terem que gastar outra vez, isso sim acho um absurdo, deviam ter feito as alterações todas de uma vez e não andar a brincar com o dinheiro das pessoas!!

Mais uma actualização? Isto é um fartote para as software houses que não têm escrúpulos, mais uma actualização a pagar!
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Há por aqui uns mal entendidos: quem gastou dinheiro no ano passado na aquisição de equipamentos e/ou software não tem de o fazer agora, se tiver um contrato de continuidade ou assistencia, as actualizações são gratuitas. Agora, claro que um técnico que se tenha de deslocar ao local para efectuar essas actualizações certamente levará dinheiro por isso, mas aí será apenas a deslocação. Se for possivel fazer remotamente, certamente não levará nada, já que está incluido no contrato de assistencia.
 
Pois Varycela, depende da software house e do parceiro de assistência... até a software house pode ter actualizações incluídas e o parceiro aproveitar-se para cobrar a actualização.
 
Pois Varycela, depende da software house e do parceiro de assistência... até a software house pode ter actualizações incluídas e o parceiro aproveitar-se para cobrar a actualização.
Quando comecei a sondar este mercado, fui a um representante da SAGE que me falou nos valores anuais para assegurar actualizações. Mas além desse valor anual para a software house, teria de pagar 50 euros (valores sem iva) a essa empresa representante por cada deslocação para me actualizarem o software. Sei que ninguém tem de trabalhar de graça, e que eles estão de portas abertas para ganhar dinheiro. Também sei que só compra quem quer. Por isso mesmo, a partir desse instante, não quis saber mais nada e saí daquela loja.
 
Um parceiro profissional de qualquer software house se o cliente tiver algum programa de acesso remoto tipo VNC ou Teamviewer ou Logmein não cobrará por isso, e pode chegar a acordo (contracto) que durante o prazo de vigencia pode fazer por exemplo um determinado numero de actualizações, mesmo que a software-house lance mais...

Muita pena ter deixado o ramo à 8 anos atrás, agora podia ganhar dinheiro muito seriamente ... (será que se ganha dinheiro de forma séria?)
 
Gosto de ver os comentários depreciativos acerca de os técnicos cobrarem a deslocação para ir fazer actualização mesmo que os clientes tenham contrato.. mesmo que o cliente tenha contrato, a deslocação é sempre cobrada.. imaginem agora que saiem 5 actualizações no ano.. ganhamos o que? se o cliente for a mais de 30km da zona.. por normal quem tem contrato não paga a actualização, nem mão de obra.. paga sim, a deslocação. Por isso os técnicos só fazem as mais importantes, e os clientes agradecem. Claro que quem tem internet, como foi bem dito.. usa-se controle remoto. Clientes sem contrato, até se pode usar sistema controle remoto, mas é cobrado na mesma a instalação.. e mais uma vez o cliente fica satisfeito porque não paga a deslocação, e fica logo resolvido..



P.S: vocês quando vão tirar a carta, vão ao médico família buscar um atestado e pagam 50 euros e não reclamam.. no entanto o médico cobra 50 euros por 1 minuto que demora a passar o atestado.. no meu caso o gajo nem me consultou.. se querem reclamar, é para o governo.. e as actualização constantes nos decretos e nas finanças..
 
Gosto de ver os comentários depreciativos

megabbyte,
Com todo o respeito, vamos lá ver se chegamos a uma conclusão:

Ponto 1 - Não quis ser depreciativo na minha intervenção. É um trabalho e obviamente que tem de ganhar por isso. Ninguém trabalha para aquecer. E eu fui claro, só paga/compra quem quer!
Ponto 2 - Talvez tenha havido alguma ironia da minha parte quando disse que depois de ouvir as condições, saí da loja. Mas quero acrescentar que o fiz de forma respeitosa para com a pessoa que atendeu. E se desisti de ir mais longe, em parte foi porque a proposta dele estava completamente desenquadrada dos meus objectivos. Por exemplo, para quê que vou pagar 50 euros se eu mesmo posso fazer? Não fazia sentido.
Ponto 3 - Mas devido a uma certa teimosia da minha parte, mais tarde fui investigar outra empresa que também representava SAGE e que até tinha planos de manutenção mais atractivos (como assistência remota, etc). Só que a empresa dos "50 euros" nem sequer me falou em planos de assistência remota. Era os 50 euros por assistência física e ponto. Básicamente era chegar à loja de surpresa, dizer que tinha de actualizar porque era obrigado e no fim pagar! Agora imaginem que haviam umas 5 actualizações num ano, somadas ao custo das actualizações...ia ser assaltado! Desculpa, mas é o que é. É preciso ganhar dinheiro, mas também não se pode brincar com a fragilidade das pessoas.
Ponto 5 - No mundo, há pessoas honestas e desonestas. Nos negócios, infelizmente é igual.
Ponto 6 - Se se paga 50 euros por um atestado para tirar carta, só se paga uma vez. O problema acaba minimizado. Agora pagar 50 euros por cada actualização, que algumas nem 10 minutos... desculpa, mas só cai quem quer.

Desculpa alguma coisa, mas este é o meu ponto de vista. Talvez por ter uma visão um pouco mais clara das coisas.

EDIT: Já agora, não me digas que não ganhas nada se fizeres umas 5 actualizações/ano a cada cliente que tens... Secalhar em 30km que fazes para visitar um cliente, já vais aproveitar para fazer outros tantos clientes que estão nessa zona e secalhar até potenciar mais algumas vendas...
 
Última edição:
Então, tu se fosses do grupo Sage, como fazias? Como pensavas em pagar aos programadores, quando alguma lei fosse alterada e tu tivesses que ter alguns programadores a tempo inteiro a trabalhar nisso?? Oferecias a actualização aos clientes? Costuma sair uma actualização importante ao ano (as que os clientes deveriam fazer.. ), mas alterações no programa existem muitas.. não é possível eles oferecerem actualizações a todos os clientes, então aproveitam-se de fazer contratos de manutenção.. eu faria o mesmo....
Nem toda a gente tem contrato.. Quem não tem.. paga depois a actualização e a instalação/deslocação.
Quanto às 5 actualizações ao ano.. houve anos que existiram.. claro que os clientes não devem fazer todas.. e se o técnico for honesto, aconselha a deixar até sair uma que tenha mesmo que fazer. Até porque não te esqueças.. que o técnico ganha no contrato e não na deslocação..

Esqueceste-te de mencionar as vezes as actualizações dão problemas de maior, e o técnico está la mais de duas horas.. e cobrou-te a deslocação como qualquer outro técnico o faria.. (isto com contrato).
 
Muita pena ter deixado o ramo à 8 anos atrás, agora podia ganhar dinheiro muito seriamente ... (será que se ganha dinheiro de forma séria?)
Ainda vais a tempo de pensar no assunto. Dou dois ou três anitos, e muita gente vai começar a perceber que está a pagar muito. Talvez aí surja um novo nicho de mercado neste sector... LowCost, Why Not? :-) Parvoíce ou não, tenho a certeza absoluta que passando esta fase da galinha dos ovos de ouro, vai começar a guerra das "migrações".
 
Ainda vais a tempo de pensar no assunto. Dou dois ou três anitos, e muita gente vai começar a perceber que está a pagar muito. Talvez aí surja um novo nicho de mercado neste sector... LowCost, Why Not? :-) Parvoíce ou não, tenho a certeza absoluta que passando esta fase da galinha dos ovos de ouro, vai começar a guerra das "migrações".

Atenção.. que eu sou contra os contratos de manutenção no software.. sou técnico, não vendo software. Um cliente pagar. 200 euros ao ano, ou 150.. quando pode haver anos que não sai nenhuma actualização.. desaconselho, a não ser que tenha possibilidades para isso.. é um risco.. Tenho um cliente que não actualizou desde 2010.. eu próprio não aconselhei.. nem a actualizar.. nem a ter contrato.. agora, vai pagar um valor inferior do que se tivesse actualizado o software durante estes 2 anos. Já tenho outro, que não actualizou desde 2007.. e já mudou tanta coisa, que ele já anda ilegal há imenso tempo.. e o contabilista deixa passar isto em vão, agora vai gastar o preço de um software novo.

Aconselho a actualizarem de 2 em 2 anos.. a não ser que seja obrigatório, alterações de SAFT e coisas do género.
 
Então, tu se fosses do grupo Sage, como fazias?

Todas as software houses necessitam de garantir a sua sobrevivência. E cobrar actualizações ou assistência aos clientes, é o único método (pois ainda não foi descoberto outro) de garantir a saúde do programa. Independentemente da software house, todas vão cobrar. Umas mais e outras NITIDAMENTE menos. No meu caso pessoal, pagar por pagar, dispenso SAGE (porque ultrapassa as minhas necessidades) e dispenso intermediários. Isto, porque talvez me possa dar ao luxo de o fazer pois não sou noob na informática. Tenho que usar este trunfo em meu favor. Concordas comigo?

De resto, concordo com as tuas palavras desde que haja transparência e honestidade. Agora, cada um sabe de si..
 
Todas as software houses necessitam de garantir a sua sobrevivência. E cobrar actualizações ou assistência aos clientes, é o único método (pois ainda não foi descoberto outro) de garantir a saúde do programa. Independentemente da software house, todas vão cobrar. Umas mais e outras NITIDAMENTE menos. No meu caso pessoal, pagar por pagar, dispenso SAGE (porque ultrapassa as minhas necessidades) e dispenso intermediários. Isto, porque talvez me possa dar ao luxo de o fazer pois não sou noob na informática. Tenho que usar este trunfo em meu favor. Concordas comigo?

De resto, concordo com as tuas palavras desde que haja transparência e honestidade. Agora, cada um sabe de si..

Concordo.. falei na Sage, porque foi a que me veio a cabeça.. Por acaso tb não gosto de não tratar directamente com o fornecedor.. e aí, tens razão . o meu colega que era revendedor, ganhava 60% no software.. (40% ele, 20% eu).. ridiculo.. em 300 euros de uma actualização, vê bem as margens que eles têm tabeladas, ganham mais eles do que a própria Sage.. :| e depois como a SAGE não permite que nenhum revendedor baixa a margem até X%, pagas sempre o mesmo.. depois se tens o azar de quem te vendeu o software ir a vida, toca a ligar pa Sage para arranjar outro.. não tem assunto.. Prefiro estilo Primavera, que é sempre directo com eles.
 
Prefiro estilo Primavera, que é sempre directo com eles.

Exactamente. E tal como o Primavera existem outras software houses que prestam assistência (por via remota) directamente com os clientes finais e muito mais barato (pois não existem intermediários).

E isto faz-me acreditar que mesmo uma pessoa pouco entendida em informática pode ter uma solução baixo custo.
 
Alguem sabe se é possivel aplicar um sofware destes num Ipad?

Assim poupava dinheiro na compra do POS touch

Ou estou a dizer alguma barbaridade?
 
Alguem sabe se é possivel aplicar um sofware destes num Ipad?

Acho que existem empresas a começar a explorar esse tipo de plataformas. Porém, ainda só cumprem poucos requisitos (por exemplo restaurantes, com ementas virtuais). Agora teres um sistema integral de facturação no IPAD, acho que ainda não há nada. Mas creio que as maiores software houses já estão a começar a pensar nisso.

A ideia seria óptima para pessoas que vendem na rua, sem dúvida.
 
Bem, hoje fiz a instalação e configuração do software para a empresa do meu pai. Optei mesmo pelo Gescom Enterprise Express 2013 e cada vez estou mais satisfeito! Tive alguns problemas com o Saft-PT quando fui testar e analisar mas foi por erro meu na configuração da empresa.

Já agora uma informação para quem procurou por um software para cafés. Penso que este programa tem uma versão gratuita para Restauração. Pelo menos ao registar o programa aparece lá essa opção de forma gratuita, quem está à procura que experimente instalar e vejam se não aparece mesmo essa opção, eu já não consigo ver porque ao activar um penso que não dá para mudar!!
 
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