Software de GPS - NDRIVE ou TOMTOM??

Na minha opiniao o Tomtom (hardware é bem melhor) não é a toa que é o mais vendido. Eu uso o Tomtom e não pretendo trocar por outro. Já no meu MDA eu uso tanto o Tomtom quanto o Igo ambos sao muito bons!
Sim, é uma maquina aceitável, muito embora tenha perdido ultimamente para marcas que surgiram com coisas novas e novidades, enquanto o Tomtom me parece que ficou á sombra dos primeiros modelos que eram bons e ficou um bocado atrás a nível técnico em relação ao que anda a ser feito por aí e a preços até mais acessíveis.

Em relação aos mapas não há nada a dizer, os mapas Teleatlas que equipam os Tomtom deixam muito a desejar, a não ser que estejas a pensar fazer como a maioria dos utilizadores Tomtom, que é piratear mapas e software. Mas como é obvio não aconselho.

O ultimo Tomtom que comprei na Worten fui lá trocar em menos de 24h porque simplesmente não passava da mediocridade a nível de mapas, a nível de software não achei nada de mais, as funções basicas e mais nada.
 
Possa.. a TomTom também..

Recebi um mail com descontos até 40% na compra de mapas e afins, o mail recebi a 02 de fevereiro e a campanha termina a 31 de Janeiro :mad:

Assim tb eu faço promoções destas!

Península Ibérica (Portugal e Espanha) v8.40 = 60€ raios!! com o desconto era ~ 40€
 
Boas malta, ja vi por aqui muitas opiniões... mas afinal qual é a q tem mapas mais actualizados e recentes para Portugal. É nisso q eu quero apostar!
 
Boas

Na minha opinião para Portugal, e por ser PORTUGUÊS (o aparelho), não há melhor que o Ndrive. Digam o que disserem... Já perdi a conta dos anos que tenho o meu G800, e até hoje problemas zero, e funcionabilidade 100%! Nos mapas de Portugal não lhe falta absolutamente nada... Repito, na minha opinião...

Cumps
 
Companheiros, tal como o nosso "COR72Z" tenho um G800 que consegui comprar à pouco tempo ainda disponivel numa loja da ***** e de facto este GPS é espetacular, noutros forums li descrições sobre esta máquina e de facto corresponde ao que de bom dela se escreve. Quanto aos mapas, o de Portugal e Ilhas tem tudo, mas tudo mesmo. Relativamente a PDI's também para Portugal estão muito á frente da concorrência, não tem mesmo comparação com qualquer dos existentes no mercado. Já testei todos os modelos disponiveis e de facto o Ndrive no conjunto para mim é o melhor. Claro que os outros GPS's também são bons, pessoalmente gosto do iGO; Route 66; TomTom 7 e Garmin, mas o que faz as melhores rotas é de facto o nosso Ndrive. A versão V10 da NDrive, vai ficar ainda este mês disponivel para PNA, versão esta que pelo que lí , vai ser ainda mais completa que a V9. Não se esqueçam ainda que as actualizações do Ndrive são gratuitas, enquanto as dos concorrentes são caras e não são melhores. Viva o que é nosso. Abraço a todos.
 
Os Ndrive para mim pecam pelo fraco hardware, principalmente alguns modelos tem baterias que morrem bastante, agora a nivel de software é conforme as preferências, mais ou menos completos, mas a nivel de cobertura em Portugal ninguém deve bater a Ndrive, se bater será a Garmin, Agora é como o cagarrelo diz, a V10 deve trazer coisas novas que nao marcam a diferenca mas ja a ajudam os indecisos :)
 
Os Ndrive para mim pecam pelo fraco hardware, principalmente alguns modelos tem baterias que morrem bastante, agora a nivel de software é conforme as preferências, mais ou menos completos, mas a nivel de cobertura em Portugal ninguém deve bater a Ndrive, se bater será a Garmin, Agora é como o cagarrelo diz, a V10 deve trazer coisas novas que nao marcam a diferenca mas ja a ajudam os indecisos :)

A cobertura da Garmin não é melhor nem pior do que a cobertura das outras marcas que usam mapas Navteq, é igual. Quem faz os mapas são a Navteq e a Teleatlas, não são as marcas de GPS. No caso da NDrive é diferente (em Portugal), a NDrive utiliza mapas teleatlas com modificações da InfoPortugal.


Quando ao software NDrive, na minha opinião, é fraco. Porque:

- Não tem indicação de faixa de rodagem;
- O timing das indicações sonoras não é o melhor;
- As indicações sonoras e gráficas resumem-se a: Vire á direita/Vire à esquerda (estou a excluir as rotundas). Na Navigon, por exemplo, temos uma indicação gráfica que nos dá um "preview" do que encontraremos à frente. Vejam aqui (também se pode ver a indicação de faixa de rodagem);
- Para clicarmos num POI que aparece no mapa é necessária uma precisão de sniper, senão aparecem-nos as coordenadas do sítio onde carregamos, coisa que para quem vai a conduzir não tem qualquer interesse;
- Os nós das autoestradas aparecem a verde, mas um verde muito parecido com o verde da linha que indica a nossa rota. Isto pode criar grande confusão quando nos encontramos em acessos a autoestradas um pouco mais complexos, e tanto a nossa linha de rota como tudo à volta é verde, e ainda por cima a informação adicional que temos é apenas vire à esquerda/vire à direita, coisa que, no caso de existir mais que uma opção para virar à direita, pode ser chato lol
- No caso de querermos mexer no volume, é preciso tirar muito os olhos da estrada (isto até nem é muito grave, sou só eu a implicar lol);
- Isto não tenho a certeza: não permite introduzir pontos intermédios no percurso, enquanto em navegação, sem "perder" o destino final. Volto a dizer que disto não tenho a certeza. Mas lembro-me de qualquer coisa do género.
- Devia haver a opção para desligar a Real Navigation. É muito bonito no início mas penso que a maioria acaba por arrepender-se de ter pago por isso. Não é prático.
- Há mais coisas, mas isto é o que me lembro assim de repente.

Atenção isto é a minha opinião, e é óbvio que o software NDrive também tem vantagens em relação aos outros, como por exemplo os POIs, e coisas como a ausência de indicação de faixa de rodagem já estão resolvidas na versão 10. De qualquer modo, para mim, são mais e piores as desvantagens do que as vantagens.
 
Aurelios69 concordo contigo quanto ao problema de alguns modelos Ndrive terem problemas de bateria. Tenho dois amigos que se queixam da bateria de um G400 e o outro de um Touch XL. Eu tenho um velhinho G50 e há pouco tempo um G800 e as baterias são muito boas. O G50 ainda hoje faz uma viagem de Lisboa até próximo da Régua onde tenho familiares sem ser necessário ligar a corrente. Pelo que tenho lido noutros forums, os Ndrive que melhor provaram são os primeiros, ou seja G50; G250 e G800. Estes GPS's já estão descontinuados mas ondem ainda existem, são normalmente mais caros que os modernos.
Canhoto também concordo com muita coisa do que escreveste, de facto em termos de indicações de mudança de direcção e no aspecto gráfico existe na concorrência bem melhor. Porém conforme disse no post anterior e porque conheço e testei todos os navegadores mais conhecidos, nomeadamente TomTom; Garmin; iGO8; Navigator; Route 66; Navigon; iGOamigo; Sygic Drive , AutoMapa; Polnav; Becker e outros menos conhecidos, na minha opinião e respeito sempre a opinião dos outros, para mim de todos os que indiquei nenhum é melhor que os outros em tudo, uns são melhores numas coisas e outros noutras. O que eu quero dizer é se um amigo meu pedir conselho sobre que navegador deve comprar, eu se hesitar respondo, NDrive. E porquê? o motivo é simples, a esmagadora maioria das pessoas que compram um GPS não são entusiastas destas máquinas e apenas compram porque está na moda ter um e pode vir a dar jeito, mas na verdade nunca mais actualizam os mesmos porque tem que pagar. Assim passado algum tempo de os terem comprado ficam esquecidos numa gaveta lá em casa porque estão completamente desactualizados. Ainda Há pouco tempo um familiar veio do Norte a Lisboa para arranjar um quarto porque a esposa é professora e só em Lisboa é que tinha vaga. Perguntei-lhe sabes onde fica a escola em Lisboa? respondeu, tenho GPS não há problema.`Nese dia à noite ele e a esposa vieam jantar a minha casa e contaram-me da dificuldade que tiveram em encontrar a escola porque naquele local "próximo do Amoreiras" há ruas novas e o GPS não as tinha. Mostra-me o GPS, era um TomTom XL com um mapa da Europa desactualizadissimo e eu fui buscar o meu velhinho G50 e disse-lhe qual é o nome da rua que não encontraste? meti no G50 e ela lá estava. Resposta dele, fogo comprei isto por um dinheirão e não presta para nada. O teu parece bem inferior e afinal é bem melhor. Eu respondi, meu amigo o navegador que tens é uma máquina mas é preciso gastar alguns euros de vez em quando para o actualizar. Resposta de um "nortenho", nem pensar dar mais dinheiro a esses gaijos, quando o comprei não me disserem que tinha que pagar para o actualizar. Moral da história este é mais um dos que tem o TomTom na gaveta. Presentemente soube que comprou um Ndrive só para não ter de pagar pelas actualizações. Bom já me alonguei demasiado, mas hoje não tenho sono porque dormi durante o dia. Para terminar quero ainda dizer aos mais inexperientes que possam lêr estas linhas, comprem o navegador da marca que mais gostarem, mas actualizem os mapas e o software de vez em quando para não dizerem mal de marcas que até são boas. Para os mais experientes vou dar a minha opinião sobre os navegadores que mais gosto e gostava de ler as vossas. Quando conduzo em estrada, viagens grandes o que mais gosto é do iGO8, tem uns gráficos espectaculares e muito completo a nivel de informação de velocidades da estrada, sentidos proibidos, faixa de rodagem, sinalização em miniatura das placas que aparecem nas auto estradas e IP, etc. Os novos mapas da navtec ou teleatlas tem todas as estradas e mais algumas incluindo caminhos onde só os tractores e Jeep's passam. O Route 66 e o Navigon também são boas alternativas. Na cidade de Lisboa onde ando todos os dias, só utilizo o Ndrive ou o TomTom, na minha opinião são os que calculam as melhores rotas e os que tem menos erros. São ainda os mais completos em termos de cobertura de ruas. Em estradas de terra os mapas do iGO e o TomTom são mais completos que os Ndrive. Bom pessoal para quem gosta do "nacional" vamos vêr como vem o V10.
 
boas,
Tenciono comprar um gps para o desenrasque.. nada de mto caro.. mas que faça o aceitável, sem mtos erros.
Pelo que li, nestas paginas, só a ndrive é k nao cobra pelas actualizações?
Estava inclinado para a tomtom por ser das mais conhecidas e toda a gente falar bem, mas tendo em conta apenas este aspecto, prefiro a ndrive.
Se me pudessem dizer alguns modelos seria uma grande ajuda.
cumprimentos
 
Gastar pouco é o TouchLight, depois é entre a versão pt e a iberia, que são 10€ de diferença entre elas.
Cumps

E quais são as diferenças entre uma e outra? O meu receio é comprar a iberia e a parte de portugal estar mais descuidada... ou seja, não estar tão ao pormenor como se fosse só a versão PT.
 
Acho que deve ser igual, nao ficas a perder em nada ter a Iberia...

Só uma coisa, é suposto a bateria durar tao pouco? Dura s só praí uma hora...
 
Quando ao software NDrive, na minha opinião, é fraco. Porque:

- Não tem indicação de faixa de rodagem;
- O timing das indicações sonoras não é o melhor;
- As indicações sonoras e gráficas resumem-se a: Vire á direita/Vire à esquerda (estou a excluir as rotundas). Na Navigon, por exemplo, temos uma indicação gráfica que nos dá um "preview" do que encontraremos à frente. Vejam aqui (também se pode ver a indicação de faixa de rodagem);
- Para clicarmos num POI que aparece no mapa é necessária uma precisão de sniper, senão aparecem-nos as coordenadas do sítio onde carregamos, coisa que para quem vai a conduzir não tem qualquer interesse;
- Os nós das autoestradas aparecem a verde, mas um verde muito parecido com o verde da linha que indica a nossa rota. Isto pode criar grande confusão quando nos encontramos em acessos a autoestradas um pouco mais complexos, e tanto a nossa linha de rota como tudo à volta é verde, e ainda por cima a informação adicional que temos é apenas vire à esquerda/vire à direita, coisa que, no caso de existir mais que uma opção para virar à direita, pode ser chato lol
- No caso de querermos mexer no volume, é preciso tirar muito os olhos da estrada (isto até nem é muito grave, sou só eu a implicar lol);
- Isto não tenho a certeza: não permite introduzir pontos intermédios no percurso, enquanto em navegação, sem "perder" o destino final. Volto a dizer que disto não tenho a certeza. Mas lembro-me de qualquer coisa do género.
- Devia haver a opção para desligar a Real Navigation. É muito bonito no início mas penso que a maioria acaba por arrepender-se de ter pago por isso. Não é prático.
- Há mais coisas, mas isto é o que me lembro assim de repente.

Atenção isto é a minha opinião, e é óbvio que o software NDrive também tem vantagens em relação aos outros, como por exemplo os POIs, e coisas como a ausência de indicação de faixa de rodagem já estão resolvidas na versão 10. De qualquer modo, para mim, são mais e piores as desvantagens do que as vantagens.

-A V10 já tem indicação faixa rodagem
- O timing das indicações nunca achei nada diferente dos outros
- A versão que uso do 9 já tem TTS, e a V10 tras isso integrado tanmbem, e uma voz excelente já agora, portuguesa mesmo.
- A precisão de clique nos PDIs, até parece muito diferente dos outros, e uso no meu garmin, tomtom, igo, etc
- As cores, tens varias opções de cores.. escolhes a que mais gostas e até é facilimo (basta procurar na net) editares as cores ao teus gosto
- O volume, quase todos os Ndrive têm o botão lateral dedicado para isso, o que não faço ideia da critica...
- Penso que a V9 já tem mais opções de rota, incluindo essas de pontos intermedios..
- Essa das fotos 3D é o maximo.. sinal que não usaste o software, lol, então não tens la um icone para definires o angulo ou se queres o 2D, 3D, fotos..

E em fluidez é considerado o melhor de todos.. e claro, tem falhas, naturais mas que têm vindo amelhorar bastante..
Eu considero-o do top3 de navegadores..

abraço
 
-A V10 já tem indicação faixa rodagem
- O timing das indicações nunca achei nada diferente dos outros
- A versão que uso do 9 já tem TTS, e a V10 tras isso integrado tanmbem, e uma voz excelente já agora, portuguesa mesmo.
- A precisão de clique nos PDIs, até parece muito diferente dos outros, e uso no meu garmin, tomtom, igo, etc
- As cores, tens varias opções de cores.. escolhes a que mais gostas e até é facilimo (basta procurar na net) editares as cores ao teus gosto
- O volume, quase todos os Ndrive têm o botão lateral dedicado para isso, o que não faço ideia da critica...
- Penso que a V9 já tem mais opções de rota, incluindo essas de pontos intermedios..
- Essa das fotos 3D é o maximo.. sinal que não usaste o software, lol, então não tens la um icone para definires o angulo ou se queres o 2D, 3D, fotos..

E em fluidez é considerado o melhor de todos.. e claro, tem falhas, naturais mas que têm vindo amelhorar bastante..
Eu considero-o do top3 de navegadores..

abraço

Dd ja agradeço as respostas, mas dps de ler mais alguns foruns e o coment acima fiquei indeciso entre duas marcas.
A garmin e a Ndrive.
A garmin por ser uma das marcas mais conceituadas de navegadores do mundo (palavras de um amigo, basta vermos a grande variedade de produtos que comercializa, tendo destaque os gps dos barcos), usa mapas NAVTEQ (pelo que li sao os mais completos) e apresenta quase sempre boa captação. Um aspecto menos positivo de que me apercebi será menor facilidade de utilizaçao comparativamente com um Tom Tom.
A Ndrive em primeiro lugar por nao se pagarem os updates (nao sei se de Software, se de mapas) e, em segundo, por haverem mtos feedbacks positivos dos aparelhos desta marca.
Sinceramente, apenas quero um aparelho simples para portugal e espanha, mas que utilize os mapas mais actuais, dando as melhores indicações em movimento e os melhores PDI qd me encontro numa cidade desconhecida.
Em termos de hardware, nao encontro comparativos e mm nos sites das marcas nem sempre é divulgado as caracteristicas de hardware dos aparelhos.

Cumps
 
Relativamente às baterias dos Ndrive, pessoalmente não tenho queixas. em casa existem um velhinho G50, um G280 e um G800 e todos tem as baterias em boas condições. Porem tenho um amigo que tem um G400 que se queixa que descarrega rapidamente. Não sei se é defeito daquele modelo ou se acontece como nos telemóveis em que baterias duram uma vida e outras apesar de novas e de marcas conceituadas dão logo o "berro". Quanto ao mapas, o chamado ibérico tem os mapas de Portugal e Espanha separados, ou seja são dois ficheiros distintos. Já agora informo que o mapa de Portugal inclui Açóres; Madeira e Porto Santo. Atenção para quem esteja a pensar comprar um navegador que não seja da Ndrive e queira visitar as nossas Ilhas, até à presente data ainda não encontrei um mapa de Portugal de outro navegador que tenha as Ilhas. Assim antes de comprar informem-se se o mapa de Portugal inclui as Ilhas. penso que não.
 
Nem uma nem outra.

Vou colocar aqui a minha experiência pessoal, que já tinha contado num outro tópico.

Recentemente adquiri um Garmin para o meu pai, depois de este ter passado cerca de 2 anos com um Ndrive que pifou. Tirando as abismais diferenças que ele nota, em favor do Garmin, é preciso dizer que já não há actualizações gratuitas para mapas Ndrive, pelo que me foi informado pela marca, apenas a primeira actualização é gratuita.

Quanto a mim, e depois da experiência na utilização das duas marcas, a Ndrive fica defitinivamente de fora das escolhas dos Gps a recomendar (ainda mais quando as actualizações já não são gratuitas).
Se quiseres uma performance melhor, escolhe Garmin ou Navigon.

Realço que durante 2 anos o meu pai sempre me disse bem do Ndrive.

O mesmo pifou completamente, e a assistência foi péssima. O Gps foi por duas vezes para a marca, porque da primeira que veio (em cima dos 30 dias legais) continuava com problemas, e da segunda vez, continuava na mesma. A loja acabou, depois de muita reclamação, permitir a troca por um modelo à escolha, e nós, ainda tendo em conta que o meu pai estava contente e habituado à Ndrive, lá optamos por um touch Xl.

Resultado, o gps estava completamente marado. Não conseguia fixar satélites mais de 5 10 segundos, calculava mal os percursos, e não conseguia localizar correctamente o veículo. No dia seguinte devolvemos o aparelho, e aí, vacinados contra o Ndrive, recomendei ao meu pai um Garmin.

Resultado, o meu pai, está perfeitamente estupefacto. O Gps é muito mais rápido em tudo. A detectar satélites, a calcular e recalcular rotas, etc. É também muito mais preciso que o Ndrive, sendo que o meu pai prescindiu mesmo das indicações de voz, tal é a precisão do GPS. Para além disso, o meu pai, que viaja por todo o país, diz-me que os mapas são também muito melhores que os do Ndrive, sendo que as rotas calculadas não têm comparação possível.

Resumindo, e isto vindo de alguém que não tem grandes conhecimentos tecnológicos mas sim experiência prática, risquem Ndrive do vosso mapa. Se tiverem um Ndrive e um Garmin a funcionaram lado a lado, vão perceber as diferenças.

P.S.
Também li que a navigon tem características muito boas e semelhantes ao Garmin, mas na altura da troca só Garmin estava disponível. Recomendo que procurem e incidam as vossas futuras compras de GPS nas marcas Garmin e Navigon.
 
Atenção para quem esteja a pensar comprar um navegador que não seja da Ndrive e queira visitar as nossas Ilhas, até à presente data ainda não encontrei um mapa de Portugal de outro navegador que tenha as Ilhas. Assim antes de comprar informem-se se o mapa de Portugal inclui as Ilhas. penso que não.

A garmin tem.
 
Ilusion e kraliv: Tem razão quanto a existir agora outros navegadores com as nossas ilhas. Nos primeiros mapas que por ai apareceram só os da Ndrive tinham as Ilhas. Ainda bem que as Empresas vão fazendo pela vida face à concorrência.
Penso que todos temos as nossas preferências pessoais quanto aos navegadores que por aí existem e como é óbvio todos tem defeitos e qualidades, não existe o navegador perfeito, todos tem pequenos erros e alguns são melhores do que outros em determinados aspectos de hardware e piores em software e vice versa. Conforme já descrevi anteriormente, já experimentei todos os navegadores que existem no mercado com os softwares e mapas mais actualizados e conforme afirmei gosto de alguns em particular, nomeadamente do recente iGO9 Primo que para navegar em estrada para mim é um dos melhores do mercado, porém para navegar na cidade, continuo a achar que os melhores são o tomtom e o ndrive, porque são os que calculam os melhores percursos. Sei que existem muitos adeptos do Garmin e que o defendem de uma forma clara como sendo o melhor, pessoalmente não concordo apenas porque continuo a achar que não existe o GPS perfeito. Experimentei o Garmin e confesso que achei que para iniciados tem um menu complicado, e quanto ao teclado, nunca consegui encontrar a opção "QWERTY". A navegar na minha opinião é tão bom como muitos outros.
Quanto às actualização dos mapas Ndrive, è assim: Depois de se comprar a versão mais recente, por um preço competitivo +- €15.00, as actualizações dessa versão são sempre gratuitas. Se não se quiser comprar a versão mais moderna pode-se continuar a actualizar de borla a versão anterior. Espero que me tenha explicado bem. Um abraço a todos os companheiros que por aqui andam.
Já agora informo que a versão V10 do Ndrive está quase a sair e pelo que já tive oportunidade de vêr na versão trial, ai ser um sucesso
 
thanks pelas dicas.. por acaso ja tinha esquecido Ndrive.. ando só a ver Garmin e Navigon.. só ainda nao comprei pq nao tenho informaçao qto à duraçao da bateria nos modelos mais baratos (ecrã pequeno: P. Iberica ou europa), existência ou não da madeira e açores e, por fim, o preço das actualizações de Software e mapas. Se alguém souber que diga, pois vai ajudar mta gente!
thanks
 
Back
Topo