1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Software de reconhecimento de caracteres

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por kold_Zero, 10 de Abril de 2006. (Respostas: 9; Visualizações: 7316)

1. kold_Zero

kold_Zero Power Member

Viva.

Ando da necessidade de passar certos textos de livros para o computador.
    porém escrever aquela quantidade toda está a tornar-se maçador e a ocupar-me muito tempo.

lembro-me em tempos que um colega meu possuia um software juntamente com o scanner que ao digitalizar um texto este software reconhecia os caracteres do mesmo e os "colava" automaticamente no word.

alguem me sabe indicar software para este efeito? n precisa de ser freeware.

outro coisa que me daria certo util era (mas neste caso n sei se existe) algum tipo de software que identifica-se caracteres em ficheiros jpeg. por exemplo eu possuia um jpeg que era uma pagina de um livro digitalizada e este software reconhecia-me os caracteres presentes. isto davame jeito uma vez que n tenho scanner. poderia assim digitalizar na casa de uma amigo e fazer o reconhecimento aqui em casa.

nao sei se fui claro no que pretendo. se me podessem ajudar agradecia.

abraço.

Última edição: 10 de Abril de 2006
  2. zeca31

zeca31 Power Member

3. kold_Zero

kold_Zero Power Member

Muito obrigado pela resposta rapida.

Sabes me dizer se algum desses faz aquilo que referi no ponto 2:

"outro coisa que me daria certo util era (mas neste caso n sei se existe) algum tipo de software que identifica-se caracteres em ficheiros jpeg. por exemplo eu possuia um jpeg que era uma pagina de um livro digitalizada e este software reconhecia-me os caracteres presentes. isto davame jeito uma vez que n tenho scanner. poderia assim digitalizar na casa de uma amigo e fazer o reconhecimento aqui em casa."

ou será que nem existe esse tipo de software?
    obg

4. zeca31

zeca31 Power Member

os dois que te sugeri n sei se servem para o que tu queres fazer no ponto 2 ... mas nao ha nada como exprimentar

depois de uma pesquisa
    descobri isto

http://www.simpleocr.com/

OCR scanned images or existing TIFF, BMP or JPG files

5. zeus[x]

zeus[x] Power Member

Dizem tb que um software bom para OCR e o Scansoft Omnipage. Pessoalmente nc experimentei, baseio-me apenas nos comentarios que ouvi.

6. bergonzzi

bergonzzi Power Member

ScanSoft Omnipage Pro é uma maravilha, pelo q sei é dos mais completos. Já passei muitos capítulos de livros por lá e funciona bastante bem. Tb podes reconhecer de ficheiros de imagem. Só dá trabalho depois formatar como deve ser mas pronto sempre é melhor do que escrever tudo à mão.

7. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

tb aconselho o ScanSoft Omnipage Pro...

8. kold_Zero

kold_Zero Power Member

obrigado a todos.

já arrabjei esse programa e de facto esta a funcionar ás 1000 maravilhas.

um abraço.

9. ShadeX

ShadeX Power Member

Só como aparte, tanto OmniPagePro como o Finereader são altamente dependentes dos settings do scanner (em termos de dpi) em relação á qualidade final do reconhecimento. Lá por deixarem usar 150(200) dpi não esperem maravilhas com esses settings. Mas claro que depende e muito do scanner e do material a scanar tbm. De qqr modo, não custa fazer um ou dois testes. Experimentem com as resoluções do scanner até encontrarem o ponto de equilibrio entre a qualidade do reconhecimento e a velocidade do mesmo.

10. mawukito

mawukito Suspenso

O ScanSoft Omnipage Pro é melhor que o software q vem com os scanners epson (SmartPanel)? Vale a pena trocar?

cumps

Partilhar esta Página