Software de reconhecimento de caracteres

kold_Zero

Power Member
Viva.

Ando da necessidade de passar certos textos de livros para o computador.
porém escrever aquela quantidade toda está a tornar-se maçador e a ocupar-me muito tempo.

lembro-me em tempos que um colega meu possuia um software juntamente com o scanner que ao digitalizar um texto este software reconhecia os caracteres do mesmo e os "colava" automaticamente no word.

alguem me sabe indicar software para este efeito? n precisa de ser freeware.

outro coisa que me daria certo util era (mas neste caso n sei se existe) algum tipo de software que identifica-se caracteres em ficheiros jpeg. por exemplo eu possuia um jpeg que era uma pagina de um livro digitalizada e este software reconhecia-me os caracteres presentes. isto davame jeito uma vez que n tenho scanner. poderia assim digitalizar na casa de uma amigo e fazer o reconhecimento aqui em casa.

nao sei se fui claro no que pretendo. se me podessem ajudar agradecia.

abraço.
 
Última edição:
Muito obrigado pela resposta rapida.

Sabes me dizer se algum desses faz aquilo que referi no ponto 2:

"outro coisa que me daria certo util era (mas neste caso n sei se existe) algum tipo de software que identifica-se caracteres em ficheiros jpeg. por exemplo eu possuia um jpeg que era uma pagina de um livro digitalizada e este software reconhecia-me os caracteres presentes. isto davame jeito uma vez que n tenho scanner. poderia assim digitalizar na casa de uma amigo e fazer o reconhecimento aqui em casa."

ou será que nem existe esse tipo de software?
obg
 
Dizem tb que um software bom para OCR e o Scansoft Omnipage. Pessoalmente nc experimentei, baseio-me apenas nos comentarios que ouvi.
 
ScanSoft Omnipage Pro é uma maravilha, pelo q sei é dos mais completos. Já passei muitos capítulos de livros por lá e funciona bastante bem. Tb podes reconhecer de ficheiros de imagem. Só dá trabalho depois formatar como deve ser mas pronto sempre é melhor do que escrever tudo à mão.
 
Só como aparte, tanto OmniPagePro como o Finereader são altamente dependentes dos settings do scanner (em termos de dpi) em relação á qualidade final do reconhecimento. Lá por deixarem usar 150(200) dpi não esperem maravilhas com esses settings. Mas claro que depende e muito do scanner e do material a scanar tbm. De qqr modo, não custa fazer um ou dois testes. Experimentem com as resoluções do scanner até encontrarem o ponto de equilibrio entre a qualidade do reconhecimento e a velocidade do mesmo.
 
Back
Topo