Software de Segurança (Freeware)

O sandboxie é uma aplicação, que pessoalmente, considero ser bastante razoável. Existem outras do género, tal como Geswall (versão gratuita e paga).
Mas tal como tudo o resto, nunca protege contra tudo. É apenas mais uma linha de defesa.

Mas para quem ainda não conhecia este tipo de aplicações, aí ficam as dicas.

Abraços.
 
Boa noite,

Este é o procedimento que utilizo de tempos em tempos para a manutenção do meu Pc. Visto que sempre obtive bons resultados resolvi partilha-lo, na esperança de que seja útil a alguém. O software utilizado é totalmente GRATUITO e compatível com o Windows Vista. Agradeço também desde já qualquer sugestão, correcção ou opinião que possa melhorar este procedimento.

1º - Criar um ponto de restauro.

2º - Limpeza de Malware:
- Fazer um scan completo com um antivírus actualizado. Se não tiver nenhum recomendo o Avira AntiVir Personal Edition ( http://www.free-av.com/).

- Correr SpyBot S&D ( http://www.safer-networking.org/pt/download/index.html).

- Correr Malwarebytes Anti-Malware ( http://www.majorgeeks.com/Malwarebyt...are_d5756.html).

- Correr SUPERAntispyware ( http://www.superantispyware.com/down...NTISPYWAREFREE).

- Correr o scanner online do Nod32 ( http://www.eset.com/onlinescan/). É necessário usar o Internet Explorer.

2.1 - Imunização contra spyware
- Função "Imunizar" do Spybot S&D.
- Spyware Blaster. Útil para quem utilize algum dos seguintes browsers: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Netscape, Seamonkey, Flock .( http://www.javacoolsoftware.com/sbdownload.html).
- Advanced Windows Care Personal. Desmarcar a caixa "Reparos no registo", pois para essa função será utilizada uma ferramenta específica. Para além de imunizar contra algum spyware o programa também irá realizar outras tarefas, entre as quais a optimização e reparação de configurações do sistema ( http://www.download.com/Advanced-Win...=dl&tag=button).

3º - Limpar e optimizar:
- Glary Utilities - verificar aplicações de inicialização automática e desabilitar as desnecessárias: separador "Módulos">"Optimizar & Melhorar">"Gerenciar Inicialização". Para este efeito pode também ser usado o Advanced Windows Care Personal, ou então o próprio Windows: Iniciar>Executar>msconfig>Arranque. Todavia prefiro este programa, pois permite ter informação mais detalhada sobre as aplicações em causa. Para além disso inclui um útil gerenciador de processos ( http://www.download.com/Glary-Utilit...-10508531.html). Para o ajudar a escolher quais as aplicações que deve desactivar e quais deve deixar activadas sugiro a consulta do site http://www.sysinfo.org/startuplist.php
- Ccleaner, para limpeza de ficheiros desnecessários ( http://www.ccleaner.com/download).
- Reiniciar em modo de segurança (Iniciar>executar>msconfig>BOOT.INI>SAFEBOOT>Ok)
- Correr o veloz Auslogics Disk Defrag - desfragmentador de disco ( http://www.auslogics.com/disk-defrag/index.php).
- Reiniciar em modo normal (Iniciar>executar>msconfig>BOOT.INI>SAFEBOOT>Ok)
- Fazer um backup do registo usando o ERUNT ( http://www.snapfiles.com/get/erunt.html)
- Limpar o registo usando o Eusing Free Register Cleaner ( http://www.eusing.com/free_registry_...ry_cleaner.htm).
- Compactar o registo usando o NTREGOPT (vem incluído no ERUNT).
Nota: A limpeza do registo implica sempre um risco de remoção de dados que sejam, afinal, necessários. Por esse motivo, é essencial fazer-se sempre um backup do mesmo antes de se proceder à sua limpeza. Caso note a ocorrência de algum problema poderá sempre restaurá-lo usando o ERUNT. Basta ir a C:\WINDOWS\ERDNT\, abrir a pasta que contém o backup e clicar no executável "ERDNT". Depois de restaurado o registo reiniciar o Pc.

4º - Criar ponto de restauro.

5º - Poderá também fazer actualizações de segurança de software do seu Pc utilizando apenas uma aplicação: o Personal Software Inspector ( http://secunia.com/vulnerability_scanning/personal/).
Caso pretenda fazer um backup de ficheiros por si escolhidos (por ex., música, videos, fotos...) pode usar o Cobian Backup 9 ( http://www.softpedia.com/get/System/...n-Backup.shtml).

Finalmente, tendo em vista uma navegação mais segura, recomendo (para além do bom senso, primeira e mais importante linha de defesa):
- A substituição da firewall do windows. A melhor alternativa gratuita é a Comodo firewall (http://www.personalfirewall.comodo.com/), se bem que, no início, os pop-ups certamente causarão confusão a utilizadores menos experientes. Uma firewall muito mais simples de usar, mas ainda robusta, é a Online Armor Free (http://www.tallemu.com/free-firewall-protection-software.html). Infelizmente por enquanto esta firewall ainda não é compatível com o Windows Vista.
- A substituição do Internet Explorer por outro browser mais seguro. Excelentes alternativas são o Mozilla Firefox ( http://www.mozilla-europe.org/en/) e o Opera ( http://www.opera.com/).
- Utilização do Sandboxie para a navegaçao na web ( http://www.sandboxie.com). Basicamente, este programa cria uma área "selada" que isola as partes vitais do computador de tudo adquirido durante a navegação. Todos os ficheiros são descarregados e todos os programas são executados numa "caixa de areia" sem ter acesso a qualquer outra porção do Pc, podendo ser descartados no final da navegação com um simples "click"! A vantagem é óbvia: todo o spyware, trojans, keyloggers ou outro malware adquiridos durante a navegação são eliminados sem terem oportunidade de infectar o sistema (isto para além do histórico de navegação, das "cookies", dos ficheiros temporários...). No entanto, quando pretender fazer download que algo que lhe interesse, a opção de guardar o ficheiro na localização "real", e nao na localização "virtual", é fácil e intuitiva de usar. O programa é muito leve e uma óptima alternativa, em termos de segurança e de performance do computador, à utilização simultânea de vários escudos de protecção residente. No entanto é necessário dizer-se que existe algum malware capaz de ultrapassar este tipo de protecção.
Interessante... mas podias ter aberto uma thread própria! Esta é uma thread dedicada á divulgação de software freeware de segurança.
 
Destaco este: Malwarebytes' Anti-Malware: http://www.download.com/Malwarebytes...-10804572.html
Consegui com ele resolver um problema que me estava a deixar á nora desde há algum tempo e que nenhum programa ou Anti-Virus me resolvia! Foi o seguinte:
Cometi um erro de executar um exe que me abriu no browser uma tab a apontar para uma página pornográfica o caso é que o Avast! ou o SpyBoot search and destroy nada detectaram ai e eu pensei que não havia algo errado nesse tal exe mas depois fui abrir o explorer para realizar operações em ficheiros dentro dos meus discos rigidos e sempre que abria uma pasta era aberto o ie a apontar para uma página a dizer que eu tinha um virus e que me pedia para fazer o download de um software qualquer!!!! :eek:

Era um pesadelo que não era capaz de resolver! Até que o software acima me resolveu a situação de vez e detectou várias trojan no pc activas no registo do Windows.... :sad:
Moral da história: nunca executar exe duvidosos!:mad:
 
No site download.com diz:
License: Free to try; $24.95 to buy

Isto não é freeware, logo este não é o local indicado para colocar este programa.

Versões gratuita e paga vêm no mesmo pacote de instalação. Somente, depois, quem quiser pagar pela versão Pro, apenas terá que inserir o código de activação. Caso contrário, apenas ficam-se por verificações a pedido.
 
Personal Software Inspector

Verifica se os programas instalados estão actualizados, identifica-os e se necessário aponta para as respectivas actualizações.

How it Works

The Secunia PSI works by examining files on your computer (primarily .exe, .dll, and .ocx files). These files contain non-specific meta information provided by the software vendor only. This data is the same for all users, and originates from the installed programs on your computer - never from their configuration. Please read the privacy statement available at the bottom of this page and through the Secunia PSI application for more details about how information from your computer is used by Secunia.

After examining all the files on your local hard drive(s), the collected data is sent to Secunia's servers, which match the data against the Secunia File Signatures engine (https://psi.secunia.com/) to determine the exact applications installed on your system.

This information can then be used to provide you with a detailed report of the missing security related updates for your system.
Embora possa estar permanentemente activo em fundo, prefiro usar on demand, isto é, ocasionalmente e apenas quando entendo oportuno.

Zee
 
Actualmente alguém usa o A-squared como anti-spyware ??

Se sim o que podem dizer da sua eficácia na detecção/eliminação de spywares, trojans, worms, backdoors, dialers, keylogger, etc.

E' que actualmente parece-me ser um dos melhores anti-spyware free que para ai andam...
E que o Spybot ja' não e' o que era

Abraços Blitzer

Uso A-squared há cerca de 3 anos e até agora sempre impec, 100%.

É de utilizar, e todos os dias tem actualizações e ainda por cima a língua portuguesa consta dele.
 
Alguém sabe se existe alguma boa ferramenta na detecção de vírus, Worms? Porque o Antivírus da comodo não me detecta nada mas o Norton Internet Security 2009 que está instalado no Windows 7 foi detectar Worms na partição do Vista, eu fiz o download do scaner gratuito da Symantec e ele detecta Worms mas só detecta não remove! Pelo que vi esses Worms tem chaves no registo do Vista e não sei se o Antivírus da Comodo vai verificar também o registo. O certo é que ele não detectou nada e eu estou preocupada com isto.
Alguém me pode ajudar?

Obrigada.
 
É simples, se o Sacan é da Sysmatec, instala um Norton e remove-os...
Não confio nos resultados do norton porque testei com mais dois Antivírus, instalando as versões trial e um deles foi o da ESET, e nenhum deles detectou quaisquer Worms no sistema.
Para mim o Norton continua a falhar nalguma coisa porque no passado era um bicho pesadão e agora está muito leve e solto que se calhar é por isso mesmo que parece ser muito "macio" por assim dizer. Estive a ver as opiniões online do Worm detectado pelo Norton em fóruns de segurança e é um Worm que ataca o xp e os riscos são de nivel 2, ou seja, minimos. Nada me garante que tenha esse Worm.
 
protecção total

O Avast 4.8 Home Edition só funciona como anti-vírus ou se eu instalar, por exemplo, uma firewall ou activar a do Windows nao entra em conflito?:wow:

A minha única segurança é o avast e o windows, mas se me disserem o que posso instalar para aumentar a segurança sem conflitos digam
 
Última edição:
Back
Topo