1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvidas Software de seguranca geral

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por alexandredm, 7 de Novembro de 2019. (Respostas: 5; Visualizações: 255)

1. Boas.

Como acontecerá com muitos de vocês, eu sou o encarregado de, a cada par de meses, limpar os computadores da família porque aparentemente aprender a navegar na internet é muito dificil.

Costumo usar programas diferentes, tenho sempre preferência por um que para além das normais funçoes de limpeza tenha também funcionalidades como escolher os serviços no arranque, optimizar para performance, analise de ficheiros, etc. Mas parecem não ter resultado ou este é apenas temporário - o malware volta sempre.

O que procurava agora era uma soluçao, seja ela freeware ou de pago, mas que fosse eficaz. A mais top. A melhor. Independentemente de preços.

Publicidade e notificaçoes que aparecem do nada, programas suspeitos a correr em segundo plano, etc. Não precisa de real-time protection, simplesmente que com um scan consiga encontrar e resolver esses problemas tão irritantes que parecem muitas vezes ser impossiveis de eliminar.

Alguém me consegue ajudar? Obrigado desde já

2. brock

brock Colaborador
    Staff Member

Olá boa tarde, não existe o programa milagroso, melhor cuidado somos nós na utilização que damos, parece clichê mas é um facto inegável, relativamente a tua questão verifica este topico com várias soluções. Deduzo que o que procures seja algo como o ccleaner ou spybot.

3. Se tens o Windows 10 ele não necessita disso tudo que pretendes, especialmentte tweaks e escolher serviços no arranque, ao contrário do que sucedia no windows xp nada vais notar de diferente no uso desse tipo de software.

Muita gente usa o CCleaner e isso só estraga mais do que resolve.

Há extensões que ao fechares o browser limpam tudo aquilo que lá está colocado pelos sites, desde cookies e etc, limpam até a cache do browser toda e podes escolher o que queres fazer que as extensões do tipo fazem isso auto.

De resto não vejo necessidade alguma de andar nisso dos tweaks até porque em muitos dos casos só dá problemas piores do que deixar tudo como está.

Há muito sofware que faz isso, muito pagos por ano, apenas o CCleaner faz isso de borla na versão free mas como já disse esse software tem dado muitos problemas por isso não ia por esses lados.

4. mute_home

mute_home Power Member

Podes enumerar algumas dessas extensões que referiste, e que consideres serem de confiança?

5. Boas
    Para Firefox/Waterfox há a Clear console que não sei se é compativel com o novo Firefox mas funciona bem no Waterfox que usa as mesmas extensões do Firefox.

Já há muito que a uso e isso limpa tudo aquilo 2que quero ao fechar o browser, históricos, cookies e mais coisas que os sites deixam nos browsers.

Quem quiser pode fazer o mesmo de forma manual nas opções dos browsers mas isso dá trabalho de cada vez que se fecha o browser estar sempre a ir ás opções antes de sair do browser. A extensão em questão até permite limpar cookies com o browser aberto.

Já agora, acho curioso que muita gente fale em segurança e usem as contas dos browsers para guardarem tudo: passwords de acesso a sites, favoritos, extensões e históricos de navegação. É preciso ter-se noção que todos esses dados importantes são guardados em PCs remotos das empresas dos browsers como a Mozzillas ou Google ou Microsoft e pior que tudo qualquer um que lá trabalhe nas empresas pode ter acesso aos vossos dados.

Por isso estar-se mais preocupado com uma extensão que já tem anos e que nunca deu problemas e que nada guarda ou envia para lado algum dados pessoais. basta ver-se o código da extensão que é aberto para se notar que nada tem de mal algum.

Todas as extensões tem o código aberto basta saber interpertar o código em si.

6. Dr_Lion

Dr_Lion Power Member

POrquÊ usar extensões?
    Nos browser atuais sejam eles Microsoft, Mozila, Apple, Google, etc etc todos eles têm uma check box que diz: apagar todos os dados do browser quando se fecha o mesmo.

Se o quiserem fazer durante o próprio uso é ir às opções e apagar.

Se usarem o modo privado apaga tudo cada vez que fecham o browser.