software design

crossroads

Power Member
Boas!

Queria começar a aprender alguma coisa sobre software design. Será que alguém conhece algum bom site ou livro de referência?
Se quiserem dar algumas dicas aqui ao novato estejam à vontade :)

Obrigado!
 
Olá!
Sim, estou a pensar em fazer um programa tipo ERP e gostava de começar a estudar um pouco disso.

Obrigado por qq ajuda!

A sério, a simplicidade com que tu dizes isso faz-me pensar em duas coisas:

a) não fazes a menor idéia da complexidade de um ERP
b) és um gajo que sabe e que de momento está desempregado e quer exercitar o cérebro e as lides de programação.
 
Se o que tu queres fazer e estudar como desenvolver uma boa aplicação do tipo ERP, tens que começar por estudar a criação de base de dados. Só depois de saberes como trabalhar com bd's relacionais, ai sim, podes começar a desenvolver o software em si.
Começa por pequenos problemas do tipo, a base de dados de um pequeno forum. É um bom exemplo para perceberes a complexidade que as base de dados podem tomar.
 
Programares um sistema de erp ou coisa de complexidade semelhante sem te ocupares préviamente com os conceitos basicos de design e modelacao de software duma forma mais abstracta, seria comparável a comecares a construir um arranha-céus sem fazeres primeiro um plano arquitectonico e desenhares as plantas para os construtores civis se poderem regular para comecar a obra.

Pesquisa um pouco termos como UML http://pt.wikipedia.org/wiki/UML , SOA http://pt.wikipedia.org/wiki/SOA.
Em termos mais genericos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_de_software

Nao te quero tirar o alento, mas programar um sistema de ERP assim sem mais nem menos, nao dá...
 
Caros Bluestrattos, Armadillo e b1t dA3m0n,

Calma! Não me batam mais :D
É verdade que não sou nenhum especialista desempregado, mas tb não pensem que tenho manias de grandeza ou que levo isto levianamente. A verdade é que eu não quero fazer um ERP propriamente dito. O que eu disse foi um programa "tipo ERP" porque é um pouco parecido com uma ideia que eu tenho e foi apenas como resposta ao TheRieper. Já agora pensam que eu quero fazer um SAP, não? Não, é 1000x mais simples.

Bem, eu já abordei isto num outro post mas aqui vai novamente: eu tenho uma ideia para um software que basicamente é uma base de dados - MySQL - e uma interface, possivelmente com Python ou Java. Claro que não pretendo fazer isto num mês, nem sequer num ano (até pq tenho que acabar o doutoramento antes de pensar em mais qq coisa). Mas quero desde já ir aprendendo umas coisas daquilo que me espera para ir podendo planear melhor as coisas. Já ando a ler umas coisas de MySQL e de Python mas preciso de mais, de mais informação que sei que me falta e tanta outra que sei que nem sequer tenho a mínima ideia que preciso de saber.
É apenas neste espírito que quero começar a "coleccionar" informação para a ir digerindo para que assim que começar a trabalhar no projecto já ir mais iluminado.
Infelizmente não posso tirar um curso nisto (se souberem de algum que não uma licenciatura, digam) se bem que gostasse (e precisasse) muito.

P.S.: obrigado pelos links!
 
Última edição:
Qq comentário ao tópico era bem vindo.

Que acham deste livro?
4v8o5ye.jpg
 
Back
Topo