Software duvidoso no PC que a empresa me cedeu.

Status
Fechado a novas mensagens.
BrunoMesquita

Eu deu para perceber é que andas com o rabinho apertado por algo mais que um mero um suposto acesso ao mail por parte do empregador (algo que nem tu sabes se foi isso que aconteceu, pois o teres o email aberto, visto que foste tu que o deixaste aberto, não quer dizer que lá tenham andado a ver o quer que seja, podem ter acedido ao pc por outros motivos que te são alheios).

Agora vens ver se existe forma de dar a volta à situação, mas lamento informar-te que um equipamento cedido pela entidade patronal para se trabalhar está sujeito a outras regras, logo, não o podes querer que seja como fosse teu pessoal, portanto, podem legalmente fazer o que quiserem, seja localmente ou remotamente sem te dar qualquer cavaco, naturalmente que fica bem notificar se vão efetuar alguma intervenção, mas não tem de o fazer.

Tanto que podem-te limitar acessos, não deixar mexer em nada relativamente a revolver ou instalar programas( algo que tu já fizeste só porque sim, porque te achas nesse direito), e advertir para a não utilização do mesmo para outros fins que não seja o propósito para o qual foi cedido ( como aceder ao email pessoal porque te é mais comodo face ao smartphone).

Tanto que na maioria das vezes ou isso vem já definido em contrato ou ao facultar o equipamento obrigarem a assinar um documento em que te comprometes com determinadas condições impostas.

Isto não se trata de eu ou tu pensarmos de forma diferente as coisas são como são, cada macaco no seu galho. Basta olhares pelas respostas ao longo deste topico que de uma forma ou de outra, vão todas no mesmo sentido, só tu é que não queres ver isso, continuas a bater na mesma tecla.

Ao dizeres que a empresa não tem razão para chegar ao ponto de fazer qualquer monotorização e na mesma fase dizes que andas insatisfeito com a empresa, realmente já estás dar a entender que se passa algo.

Agora se andam a tentar saber se estás à procura de outro local de trabalho isso já és tu novamente a especular.

No final disto tudo a conclusão que chego é que tu é que estás tentar criar a tempestade num copo de água e com a mania das perseguições.

O conselho que te dou é se não te agrada a empresa, procura outra para trabalhar que te encha as medias e assunto arrumado, és livre de fazer isso e ninguém te pode dizer nada, agora comprar uma guerra com a empresa só com base em especulação, não te vai correr bem.



A tua mentalidade encaixa bem na empresa que estou.

Já vi que gostas de tirar conclusões precipitadas e nem queres saber se estás a cair no ridículo, eu garanto-te que estás!

Já vi que és fã de filmes de investigação. Acorda, são apenas filmes e neles não revelam as verdadeiras estratégias de investigação.

Eu não ando aqui a insistir em nada, o pessoal vai comentando e eu vou retificando o que na realidade aconteceu.

O meu rabinho está longe de estar apertado, se o meu assunto está a trazer-te de volta a algo semelhante que passas-te, isso é problema teu.

Eu também poderia levar as tuas interpretações para outros lados, como por exemplo o quanto estás a precisar urgentemente de ajuda psicológica, comecei a rir-me no inicio do teu ultimo comentário, mas nem cheguei ao fim, não está gente normal do outro lado, e quando se discute com gente assim, acabamos por ficar igual.

Mas tens razão em relação a uma coisa, aqui não vou ter as respostas que procuro, isto tem de ser em outro local (leis).
 
Mas tens razão em relação a uma coisa, aqui não vou ter as respostas que procuro, isto tem de ser em outro local (leis).

desculpa lá, mas chegaste a responder ao que te perguntei?

Reveste o contrato que assinaste?
Reveste toda e qualquer documentacao que assinaste quando recebeste o pc?
Ao fazer login, não tens nenhum aviso?

Eu trabalho numa das maiores multinacionais que trabalha com mais empresas externas, por conseguente têm acesso ao mais variado leque de informacoes dos clientes dessas empresas.

Por obrigatoriedade contratual para com a maioria dessas empresas, é preciso monitorizar mais ao promenor os funcionarios que trabalham para essas empresas, tudo perfeitamente legal e de acordo com todas as leis de proteção de dados.

Portanto acredita que tal é legal, no teu caso o mais provavel é como não estavas a usar o pc e como estava ligado, estavam a proceder a alguma manutenção.

Quanto a tua privacidade, ate pode estar no contrato que não deves usar os equipamentos para uso pessoal, o melhor é mesmo evitar, independentemente se a empresa têm ou não acesso.

Estas a comprar uma briga que a não ser que a empresa seja muito estupida e descuidada, não vais ganhar.
 
As tuas perguntas foram se podem e se é ilegal.

Em princípio as respostas são sim podem e não não é ilegal verificar. É no entanto ilegal a empresa abrir e depois ler os teus emails pessoais. No entanto se tu abriste um email tal não é responsabilidade da empresa.
 
Boas

Não sei se é aqui que devo postar ou não o tópico, por isso peço desculpa.

Estou a trabalhar para uma empresa que me cedeu um pc já faz 2 semanas. Hoje chego ao trabalho e só tenho de ligar o monitor porque ficou a trabalhar durante a noite, e uma das primeiras coisas que me aparece é uma mensagem a dizer que tal PC acedeu ao seu computador remotamente (apareceu e desapareceu em 2s). Eu que por natureza já sou anti-zuckerberg fiquei a ferver, logo hoje que por acaso tinha-me esquecido de fazer logout do meu email.
O nome do programa é anyDesk. Não fui avisado de tal coisa e não sei quem tem acesso ao meu pc, mas que podem invadir a minha privacidade podem, pois necessito se usar o meu email e com muita frequência whatsup (não uso no telemóvel por ter dedos grossos e leva mais tempo a digitar alguma coisa :))

A minha pergunta é: podem fazer isso? se podem, eu não deveria ter sido avisado? Se não podem, alguém que me dê uma luzes para lidar com esta situação da melhor forma. Isto cheira-me a ilegalidade típica de empresa tuga.

Eu desinstalei o programa e agora espero ser confrontado por alguém, eu já não gosto do ambiente nem das politicas da empresa, agora com isto pode ser a gota d'agua.
1) O Pc não é teu
2) o software não é teu e não deves instalar software não autorizado pela empresa
3) não deves ( e se calhar nem podes!) utilizar o pc e seu software para fins particulares.
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo