1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Software Livre na Administração Pública

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por APLinhares, 8 de Março de 2009. (Respostas: 6; Visualizações: 842)

1. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

No seguimento da aplicação de sistemas gnu/linux em alguns países, lembrei-me de ver o que por cá se tem feito
    E apesar dos encontros anuais (2009), não encontro feedback recente, mas cito aqui um dar a conhecer um pouco, vi este blog.

2. Abd67

Abd67 [email protected] Member

A adopção de software livre por parte da administração pública é parcial, e parece-me que quando é adoptado é mais a nível de datacenter do que a nível de desktop. De qualquer maneira já um começo.
    Pessoalmente terei que elaborar um estado para a CMLisboa a pedido da presidência sobre a adopção de software livre para desenvolvimento web e transmissões online (streaming). Quanto ao primeiro não terei dificuldade (já usamos o typo3 para a web), mas quanto ao segundo não sei se existe software livre que faça tão bem o que a VT4 já faz.

3. wedlled

wedlled Power Member

Acho que já tinha dito noutro post mas, esse repositório de que fizeste o quote é este.

Depois existe tambem um projecto (parado?) do ministério da justiça -> Linius.

E havia à uns tempos o Laboratório para a Iniciativa de Software Aberto (LISA) que era uma espécie de repositório de software, tambem do ministério da justiça (eu pus o link, mas penso que já não têm a página up).

4. Abd67

Abd67 [email protected] Member

Tanto quanto dá para perceber o linius está morto, o lisa idem aspas. Só mostra o empenho do governo neste tipo de iniciativas. Se fosse MS de certeza que estava on

5. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Falou o link. Sim, era esse site.

Infeliz/ como o Abd67 refere, este tipo de iniciativas neste país não promete...
    Bom exemplo é o linius. Tentei testar o live (ultima versao é de 2006 anterior 2005, ou seja, depois parou), e nem sequer o servidor funcionar... (não há repositórios nem downloads para ninguém). A solução está interessante e pronta a funcionar, mas sem suporte ??

Link não oficial para download do linius

Última edição: 10 de Março de 2009
  6. hellaxe

hellaxe Power Member

Chegaste a ver alguma coisa disso André?
    Eu também andei por lá há 2 anos mas depois não consegui sacar porque o link dava erro.
    Não acompanhei mais isso.
    Uma boa iniciativa que deve ter sido parada pela negociata com os parceiros que sabemos.
    A política é assim: uma bosta.

7. Underground909

Underground909 Power Member

Em vez de haver "iniciativas" bom era que houvesse verdadeiramente uma estratégia tecnológica de fundo.

Para isso era preciso vontade política... mas como em tudo, ninguém sabe os interesses que se movimentam nos bastidores...

Partilhar esta Página