Software Livre nas Escolas!!

HecKel

The WORM
imagem_crie.jpg


Acabei de ver este artigo na Peopleware, e é curioso..., ainda há 10 minutos estive ao telefone com a minha mãe sobre isto.

A minha mãe trabalha numa escola primária, e a Câmara levantou problemas (como é óbvio) quanto à utilização do Office nos computadores de lá..., recomendei o OOo e neste momento é o que usam lá, pelo menos alguém ainda liga ao que digo :P

Ao ver este artigo fiquei mesmo contente por existir esta iniciativa, aos poucos o Software Livre chega cada vez mais perto dos utilizadores comuns e o facto de ser gratuito é uma grande vantangem mesmo! Menos problemas com licenças e para estes utilizadores cumpre os seus objectivos!

Pena ainda haver problemas de incompatibilidade na transição dos documentos de OOo para MSWord e vice-versa...

 
bah, sabes o que digo acerca de incompatibilidades? eu mando um ficheiro do OOO, se eles tiverem problemas, que instalem o OOO, não vou ser eu quem vai instalar o office para satisfazer suas senhorias lol afinal de contas até é grátis e relativamente fácil de fazer download.
 
ShadeX, discordo em absoluto.

Tal como indiquei no primeiro post, eu estive envolvido numa ideia semelhante na escola primária da minha terrinha..., e o problema era que as Professoras faziam parte do trabalho em casa e queriam continuar na escola. Em casa apenas adiantavam trabalho.

Depois há o detalhe que nem toda a gente percebe ou tem noções de informática, e têm medo de mexer. Ainda hoje, pessoal novo, tem alguns receios em explorar. E por vezes carregar num botãozinho que tem um "A" não é nada trivial, o medo de "estragar" diminui a usabilidade...
 
nao me parece k o problema se resuma a ver/imprimir, pq se fosse apenas isso as escolas ja teem impressoras e papel k podem usar, logo podem distribuir td ja impresso...e em casa de hj em dia td gente tem impressora logo tb podia levar as coisas ja impressas...

axo k o objectivo e mesmo poder trabalhar num documento em dois sitios (casa e escola), e isso o pdf nao permite, a nao ser k andes a fazer copy paste o k e td menos eficiente...
 
Heckel, eu estava a falar no ponto de "transmissão final" de conteudos. Claro que se é para fazer algo e depois fazer mais, PDF é claramente o formato errado.
 
Como forma de promover o ODF (formato standard e presente no openoffice) eu criei um grupo no google groups, para que as pessoas possam partilhar ficheiros nesses formatos, e fazer reenvios.
Assim aqueles mails com pps que recebemos, ja que abrimos com o openoffice, podemos gravar como odp e reenviar.
Eu tenho um plugin para o Kmail para conversao automatica, mas precisa de mais trabalho...
Depois vou fazer o upload para a pagina!
Por enquanto convido todos a se inscreverem.
http://groups.google.com/group/openstandarddocs

e enviarem ficheiros...
Apenas ficheiros no formato opendocument (odp, odf,...) e para video o ideal e OGG Theora
 
Última edição:
E o odf não permite isso? Se não sabem usar devem aprender. Ninguém nasce ensinado, mas todos (salvo excepções muito especiais) nascemos com capacidade para aprender.
 
"Pena ainda haver problemas de incompatibilidade na transição dos documentos de OOo para MSWord e vice-versa..."

É essa a razão porque não utilizo o Oo impress. Tenho que utilizar o MS powerpoint, infelizmente. Porque para ver documentos do word tenho o MS word viewer.

Essa iniciativa é muito boa, isso sim era de valor porem software livre em "todas" as escolas...
 
Pena ainda haver problemas de incompatibilidade na transição dos documentos de OOo para MSWord e vice-versa...

Li os posts na diagonal e não me pareceu ver ninguém a dizer "já não existem praticamente incompatibilidades com o OOo e MS Office" , o OOograva no formato .doc o contrário é que não acontece, o MS Office não grava em .odt. portanto já se pode usar os dois sem qualquer tipo de problemas, e atenção, falo porque em casa uso o office e na escola o OOo e não tenho problemas nenhuns entre eles!

cumps
 
Última edição:
Back
Topo