Software para aceder a outra máquina... (mais detalhes no tópico)

Biker_

Power Member
Vamos lá a ver se eu me consigo explicar...
Eu sei que há, não sei é qual o "melhor", "aconselhado" e como se usa :P, software para permitir estar a trabalhar-se num computador a partir de outro.
Ou seja, imaginem o seguinte que é o que quero: quero estar no meu PC em Windows e aceder a outra máquina que vai ter Linux. Esta máquina não vai ter teclado, nem rato, nem monitor, apenas vai estar ligada à rede. Isto dava-me jeito para poder estar a trabalhar em Linux, ao mm tempo que posso estar num ambiente Windows.
Estão a ver a coisa?
Isto é possível, não é? Tell me how!!! :D
 
Entre tightVnc e RealVnc -> Tight porque tem mais opções de compressão de imaagem, e sempre da jeito quando estamos naqueles PC's com Net lenta, tipo escola e tal... lol
 
depende do que quizeres fazem no linux.. se for so por linha de comandos.. ligas-te simplesmente por ssh... se quizeres ambiente grafico.. um vnc como ja disseram.
 
Melhor ainda é o Ultr@VNC.

Entre outras coisas, permite a transferência de ficheiros.
(A ultima versão do Tight que usei ainda não permitia)
 
Um mto obrigado a todos os que já responderam.
Vou então começar a experimentar todas as hipóteses apresentadas. ;)


Chip disse:
(...) mas gosto mais tight :D)
:x2:


kanguru disse:
depende do que quizeres fazem no linux.. se for so por linha de comandos.. ligas-te simplesmente por ssh... se quizeres ambiente grafico.. um vnc como ja disseram.
Pois, SSH não chega para o que quero.
Eu queria que desse para fazer TUDO o que se pode fazer como se estivesse mm na máquina. Incluindo o ambiente gráfico, claro.


Max[x] disse:
Melhor ainda é o Ultr@VNC.

Entre outras coisas, permite a transferência de ficheiros.
(A ultima versão do Tight que usei ainda não permitia)
Se o outro não permite a transferência de ficheiros, suponho que este seja o melhor...
 
O tight já há algum tempo que permite, na versão beta, na altura que experimentei

pic do site deles:

ftdialog.jpg
 
ja agora como se porta o tight no linux? eu em tempos instalei o realvnc... e aquilo abria-me estilo um segundo X quando acedia de outro pc a este. Ou seja.. se fexar o vnc akilo vai abaixo o X e pronto... alguem sabe como por para ser como no windows em que quando se liga tem acesso ao rato etc komo se tivesse msm no pc?
 
E isto é rapido? É que eu experimentei um no passado e era para esquecer.... estilo a escrever cenas no messenger (do PC remoto) aquilo demorava anos.... abrir uma janela idem...
 
Então o que me acontece é o seguinte:

Faço "vncserver" no Linux e o gajo dá-me:
" New "X" desktop is localhost.localdomain:3"

Dp no Windows, no Viewer tenho de por o "endereço" do servidor. Na documentação online dá um exemplo para quem usa DNS, mas diz que quem não usa pode usar o IP.
Eu já pus "localhost.localdomain:3", "localdomain:3", "o meu endereço IP, que é o mm do servidor que está na outra máquina:3"... mas isto dá-me sempre um erro a dizer "Failed to connect to server".
Alguém me diz o que estou a fazer mal e como corrigir o que estou a fazer mal?
 
Biker_ disse:
"o meu endereço IP, que é o mm do servidor que está na outra máquina:3"

O IP não vai ser o mesmo que tá na outra maquina a não ser estejas a correr o serviço no mesmo computador. Se tás numa LAN vai ser um daqueles 192.168.0.* (desculpem la se me enganei em algum numero).

Não é por tares a partilhar uma unica ligação que o IP Interno da rede é igual. Para o exterior sim, mas para os computadores dentro da rede não é.
 
Por acaso ontem esqueci-me de testar com esse. :/
Mas com esse IP tb não estou a conseguir... demora um pouco mais a "pensar", mas dp dá o mm erro. :(
 
Okis, já funciona! :D
O Linux que estava naquela máquina já estava marado... estava a dar alguns erros. Era o Red Hat 9.0. Agora pus-lhe o Mandrake 10.0, já que a máquina não tem leitor de DVD parea lhe por o SuSE 9.1.

Mais umas perguntas:
O desktop do Linux aparece-me aqui numa janela, mas o desktop não "cabe" totalmente na janela, pelo que a janela fica com scroll bars. O pior é que o rato não quer mexer essas barras... há alguma maneira de fazer com que o desktop apareça "mais pequeno" de modo a caber completamente na janela no meu PC?
ESTA JÁ DESCOBRI!! :D

Como é que posso fazer para quando o Linux iniciar executar logo o servidor de VNC?

E para desligar a outra máquina remotamente, como se faz?
Eu bem lhe digo para desligar ou desligar o utilizador, mas isso apenas se desliga na minha janelinha, a outra máquina fica logada na mm.
 
Última edição:
Biker_ disse:
Como é que posso fazer para quando o Linux iniciar executar logo o servidor de VNC?
Se estiveres em gentoo basta-te, após teres feito emerge, fazeres "rc-update add tightvnc default". O nome do script não me recordo exactamente, tens de ver em /etc/init.d/

Se estiveres noutra distro, tens de encontrar a directoria onde estao os scripts que sao executados na altura do boot e acrescentar um que te execute o tightvnc :cool:

Biker_ disse:
E para desligar a outra máquina remotamente, como se faz?
Eu bem lhe digo para desligar ou desligar o utilizador, mas isso apenas se desliga na minha janelinha, a outra máquina fica logada na mm.

O servidor VNC que eu utilizo está em windows e basta-me fazer Start -> Turn Off que ele desliga-se. Penso que em Linux bastaria fazer isso ou "shutdown now".
 
Back
Topo