Software para backup

b1t dA3m0n

Power Member
Boas,

gostava de saber a vossa opiniao acerca de software para fazer o backup regular de um servidor (SUSE Linux Enterprise Server 10).
De preferencia open source mas opinioes sobre software comercial tambem sao bem vindas (o cliente é bom pagador :D )

EDIT: O Backup é para ser feito em DVD (pelo menos por enquanto)
 
Última edição:
Boas. O SLES já tras 1 módulo de backups automático, no painel YAST ;)
OU entao podes usar uma das alternativas BackupPC ou o Amanda, entre os guias existentes no site da novell.
 
Última edição:
Boas. O SLES já tras 1 módulo de backups automático, no painel YAST ;)

Obrigado pelo teu post.
Em relacao ao modulo de backup automatico do SLES, tem na minha opiniao 2 desvantagens:
1. Nao tem funcionalidade integrada para escrever cds / dvds
2. Nao sabe lidar com backups incrementais

No minimo, o software deve permitir o uso do metodo GFS.

Vou dar uma olhada nos outros dois que tu referiste na pagina da Novel
 
Eu uso o bacula, um bocado chato de configurar mas faz tudo o que é preciso. Tenho é um servidor só de backups e depois vários agentes nas máquinas a salvaguardar. Pode ser overkill pró teu caso.
 
Ao fim de uns tempos a experimentar alguns programas que já foram sugeridos (e outros que não) acabei por fazer os meus próprios scripts para backups de várias máquinas para um servidor central e dumps para discos externos.
O ponto mais importante do backup nem é tanto o backup em si, é o 'restore'. Ou melhor: é a possibilidade de restaurares tudo/parte ou apenas um ficheiro; uma BD inteira/uma tabela ou apenas um registo ou mesmo campos de um registo de determinada data/hora de determinada máquina.

Confesso que não perdi muito tempo com os programas que referi, mas sempre me dei bem com o meu sistema.
 
Para já muito obrigado a todos

Depois de quase 2 dias de testes intensivos fiquei a conhecer melhor as possibilidades. Alguns dos programas que aqui foram referidos - e que eu desconhecia - tem caracteristicas bastante interessantes, cada um à sua maneira.

@xupetas: O dataprotector parece-me bastante profissional mas de facto mais adequado para outro tipo de ambiente informatico, com mais complexidade do que este projecto comporta.

@luxitan: O Bacula surpreendeu-me! É definitivamente um sistema a testar assim que tiver um pouco de tempo, mas tambem "overkill" pelas mesmas razoes acima referidas

@slack_guy: Ya, eu até hoje tambem tenho resolvido esta questao com ajuda de alguns scripts, basicamente um wrap ao growisofs e cdrecord-dvd.
Desta vez no entanto pensei em arranjar algo mais escalavel e foi por isso que decidi "nao reinventar a roda" :)

Resumindo, por agora decidi instalar o scdbackup (http://scdbackup.sourceforge.net/main_eng.html). Á primeira visto algo "simplicista" faz precisamente aquilo que eu pretendo - para já. Mas para projectos de maior dimensao, vou continuar a testar...

Mais uma vez obrigado a todos
 
Back
Topo